🤔 Para Refletir :
"Escrever para o seu jogo já começa nas mecânicas"
- AbsoluteXandy

O palhaço que não lê e indicações de livros

Eliyud Masculino

O Coringa
Membro
Membro
Quid ita serius?
Juntou-se
12 de Agosto de 2019
Postagens
1.245
Bravecoins
2.263
Em toda a minha vida, sempre admirei - e até invejei - aqueles que tem um imenso prazer no ato de ler. Vejo a leitura como um hábito de pessoas intelectualmente saudáveis e mais propensas a um diálogo rico em eloquência, ideias e conteúdo. Por isso, adquirir o hábito da leitura é uma meta antiga minha. Mas, como tudo na vida tem um porém, eu sempre achei o ato de ler entediante. Depois de poucas tentativas, passei a questionar a necessidade de criar um hábito que eu não gosto.

Para o meu infortúnio - não como se eu não esperasse -, após dar início aos meus estudos, me deparei com a obrigação de ler, e ler muito. Eis que surgiu o desafio: adotar o hábito de leitura por obrigação.

Na ocasião, até que estou gostando do conteúdo que estou lendo, mesmo que o esteja fazendo por obrigação. Isso me deu uma ideia: por que não resgatar aquela antiga meta do hábito de leitura, enquanto aproveito o gancho da necessidade, visando encontrar conteúdos que me dão prazer de ler, tanto quanto o conteúdo do curso me dá? É nisso que venho pedir a ajuda de vocês.

A meta é ler um livro completo por mês (além dos livros da faculdade), durante os doze meses do ano. Abaixo, eu vou listar os livros que escolhi para começar e os motivos pelos quais os escolhi. Isso pode ajudar na hora de indicar outros.

JANEIRO: Razão e Sensibilidade, de Jane Austen
Eu comprei este porque pensei que era mais voltado pra filosofia, e não um romance. Achei desperdício não ler, principalmente depois de perceber que o livro aborda as personalidades contrastantes de duas irmãs.

FEVEREIRO: Humano, Demasiado Humano, de Nietzsche
Escolhi este para fevereiro porque, como já descrito acima, estava muito interessado em um livro voltado pra filosofia. Estava em dúvida entre este e Assim Falou Zaratrusta, mas este venceu.

Atualizarei o tópico com os livros escolhidos para os próximos meses.

Eu costumava ter o hábito de ler, mas admito que o perdi pela quantidade de séries boas que saíram, ainda mais depois dos serviços de streaming de hoje em dia... É uma forma "mastigada" de absorver "bom conteúdo", mas se tratando de literatura, acho que o foco é o mesmo: que tipo de informação você busca, o que te interessa?

Na minha adolescência eu curtia muito suspense e histórias de investigação, porque apesar de eu considerar a literatura uma mídia de entretenimento "passiva", era divertido para mim tentar desvendar um mistério antes de chegar ao desfecho de uma obra, talvez essa seja a forma mais próxima de interação nesta mídia, exceto por aqueles livros com enredo de "múltipla escolha".

O que me vem a mente agora é a série de livros "Os Karas", li "A droga da Obediência" e "A droga do Amor" quando estava no ensino médio e lembro de ter gostado bastante de ambos... Não sei dizer se isso reflete meus interesses "adultos" de agora, mas acredito que o "mistério não resolvido" de ambas essas obras é o bastante pra manter qualquer um investido nelas.

Não sei se você também inclui "quadrinhos" ou "novelas gráficas" nessa lista de recomendações, mas como um bom apreciador de terror cósmico e folclore japonês, não posso deixar de sugerir as obras de Junji Ito: "Uzumaki", "The Enigma Of Amigara Fault" e "Hanging Blimp" são ótimos... Não sei descrever, o horror de Junji Ito tem uma característica quase... Tosca! Mas pra mim funciona quase como uma "piada de mau gosto", ele extrapola tanto o lado sobrenatural que chega ao nível de uma "ironia extremamente infeliz".

Prezado, boa noite!
Duas coisas me chamaram atenção em sua introdução: "achei o ato de ler entediante"; e "ler um livro completo por mês". Não necessariamente nessa ordem.​
Minha primeira sugestão é alterar um pouco essa sua meta, alterando o objeto e a frequência.​
Digo isso pelo simples fato de que Coraline, de Neil Gaiman, tem uma edição de 164 páginas. É uma leitura bastante agradável de final de semana, em especial para quem não possui o hábito de ler com tanta frequência. Hobbit, de Tolkien, um pouco mais denso, possui cerca de 296 páginas. Ambos são facilmente lidos dentro da sua meta, mas talvez você tenha um pouco de dificuldade de consumir o segundo. Por sua vez, Don Quixote, de Miguel Cervantes, possui cerca de 1.236 páginas. Esse sim eu acho que seria bastante difícil de você consumir de forma agradável dentro de sua meta.​
Minha sugestão inicial seria focar em horas de leitura ou número de páginas semanais. É uma meta mais palpável e que pode ser concluída mais vezes durante um ano exercitando a sua capacidade de ler por mais tempo e gerando a "recompensa" por bater a meta mais vezes durante a experiência.​
Recomendaria livros menos densos para que você possa ter uma experiência agradável sem sobrecarregar a sua rotina de estudos:​
Coraline, de Neil Gaiman.​
Não é um livro caro ou raro, já vi ele em diversos sebos e mercado. É uma leitura bem gostosa e fluida, sem falar que é escrito pelo mestre (tem uma versão em HQ, caso queira complementar a leitura do livro).​
Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.​
Sério. Deixe seu preconceito de lado e experimente o livro. Apesar de que provavelmente você já conheça a história garanto que vai se surpreender com a leitura. É um livro barato, de fácil disponibilidade e muito agradável de ler.​
The Hobbit, de J. R. R. Tolkien.​
Nenhuma lista de leitura seria completa, na minha opinião, sem colocar o Hobbit. Esse foi o livro que me introduziu ao grande mundo de Tolkien e o primeiro escrito por ele, sem falar que todo o meu amor por Dungeons e Dragons também teve origem nesse pequeno livro. Confesso que é uma indicação extremamente pessoal, mas ainda é um ótimo livro.​
Você pode também intercalar algumas semanas com leituras de contos de Lovecraft, de Stephen King de Robert W. Chambers ou de outro autor que você goste. É um bom exercício também.​
Por fim, um livro que não deve faltar na sua biblioteca é:​
71ry8mYYPDL.jpg
Apenas a capa já é suficiente e dispensa qualquer comentário adicional.​
Gostaria de destacar que o cérebro funciona igual a outro músculo do seu corpo. Se você está com dificuldade em manter a concentração — e dai que vem o sentimento de tédio — pense e tente identificar o motivo desse "tédio". Muitas vezes está na complexidade ou no número de palavras que você está tentando devorar sem mastigar. Dê tempo ao tempo. Se isso é uma atividade de lazer, tente extrair algum prazer nela, não apenas ler por ler. Gostei bastante de Don Quixote, mas não recomendo para ninguém que esteja iniciando esse hábito, pois há capítulos de sete páginas com apenas um parágrafo, o que é assustador para muita gente.​
Por fim, apesar de que o saudosismo faça nascer aquela vontade de ter um milhão de livros físicos, pois assim já fui, é importante se acostumar com a leitura digital também para evitar uma montanha de livros no seu quarto, e o Kindle ajuda bastante nisso — há bastantes clássicos brasileiros que podem acabar conquistando o seu coração — e toda semana a Amazon disponibiliza livros gratuitos para serem baixados e lidos. Livros muito bons. Hoje eu só compro a versão física dos livros que gostei ou que sei que vou gostar. Do contrário dou preferência para a versão digital.​
Espero ter lhe ajudado.​
Abraços.

Concordo com as recomendações do Dob, exceto quanto à Dom Quixote. Entre obras grandes, acho que é uma das melhores para se começar porque, apesar dos capítulos serem blocos de texto consideráveis, são fáceis de entender. O único problema são os seis primeiros parágrafos intencionalmente escritos de forma mais complexa, mas depois deles a coisa anda. Particularmente, achei mais leve até que O Senhor dos Anéis. Tolkien que me perdoe, mas ninguém tolera as cantorias do Tom Bombadil. Pra me redimir eu recomendo o Folha, de Migalha e Roverandom. Ambos não tem relação com a Terra Média.

Do Gaiman, eu recomendo alguns ainda menores. Instruções e Os Lobos Dentro das Paredes são dois mini contos infantis, menos de mil palavras cada um, mas dá pra achar mais literatura neles do que em bibliografias inteiras de outros autores. Né Martin? Neil também publica visual novels, uma das minhas preferidas é Mr.Punch. Outras opções de livros são O Oceano no Fim do Caminho e O Livro do Cemitério.

Agora, alguns livros aleatórios que gostei bastante. O Circo Mecânico Tresaulti, da Genevieve Valentine, fantasia aos moldes do próprio Neil, mas um pouco estilizada. Os três volumes da Terra de Elyon, do Patrick Carman: No Limiar das Colinas Sombrias, Além do Vale dos Espinhos e A Décima Cidade. Também fantasia, qualquer coisa entre Crônicas de Nárnia e Harry Potter. Aliás, Nárnia também fica como recomendação. Mas não compre aquele volume único se encontrar outras opções. Nele, comeram o final de Príncipe Caspian e o começo de A Viagem do Peregrino da Alvorada. Trinta e três páginas do livro que literalmente foram pra Nárnia e sumiram por lá. E tem também as infinitas edições dos Contos de Grimm dos contos do Hans Christian Andresen, contos de fada em geral. A maioria tem uma página e meia. Não espere narrativas elaboradas, mas são histórias curiosas e dá pra ler na fila do pão.

Acredito que para pegar no tranco eu escolheria estes. :reading:

Fiquei de atualizar esse tópico aqui, mas acabei desandando - mais uma vez - no tópico, na leitura e na vida.

Eu acabei não curtindo o livro Razão e Sensibilidade e o joguei de lado. Sendo assim, pulei para o Humano, Demasiado Humano, e sigo nele até hoje, lendo um pouco sempre que sinto vontade. Eu acho que, mesmo que a passos largos, dessa vez vai! O livro do Nietszche realmente chamou minha atenção e pretendo lê-lo até o final.

Voltar
Topo Inferior