"Esto no me gusta"
A afirmação do título é bastante clichê, e em uma pesquisa rápida na internet veremos a autoria desse pensamento sendo a atribuído a personalidades como Alan Moore, Henry Ford e Steve Jobs. Fato é que por mais que esse seja um "pensamento clichê", ele é uma das mais puras verdades.
Não é um trabalho de um artista dar ao público o que o público quer. Se o público soubesse o que quer, eles não seriam o público, e sim seriam o artista. É o trabalho de um artista dar ao público o que ele necessita. (Alan Moore)
Segundo a Rádio Agência Nacional em artigo publicado em outubro de 2021, "No Brasil 44% das compras realizadas pela internet são feitas por impulso. É o que mostra uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil, em parceria com o Sebrae" . Então pode-se induzir que a exposição de publicidade na internet possui uma eficiência de pelo menos 44%.
Quantos de nós não temos jogos, ou algum outro produto adquirido pela internet e que mal jogamos ou fizemos uso? Por vezes adquirimos esses produtos apenas para aproveitar um desconto especial ou por recomendação de algum influenciador digital. Por mais prazeroso que seja o momento da compra, "quando o sangue esfria" podemos vir a ponderar que talvez aquela compra não fosse tão necessária.
Poucas sensações são tão prazerosas quanto a de uma compra por impulso. Comprar pode melhorar o humor, segundo um estudo publicado na revista científica Psychology and Marketing, e gera em nosso cérebro um efeito semelhante ao sentido por usuários de drogas.... (Economia UOL)
Não é a toa que as grandes empresas de jogos investem tanto em publicidade, antes mesmo de terem uma data de lançamento de seus jogos. Criar expectativas no público não é apenas uma maneira de dizer a eles que a empresa está prestes a lançar seu mais novo produto, mas é também uma maneira de fazer o público acreditar que ele precisa daquele produto e por vezes comprar de forma antecipada, mesmo sem nenhum a garantia da qualidade final do produto.
E as empresas não fazem isso por que são "malvadonas", mas por que essa estratégia pode ser a diferença entre se manter no mercado ou fechar as portas. No jogo do mercado, quem não da as cartas tem que dançar conforme a música e ao longo dos anos as empresas aprenderam que é impossível agradar ao mesmo tempo todos os consumidores. Então é mais fácil padronizar suas vontades e desejo usando sofisticadas técnicas da psicologia do marketing.
Expor o consumidor o quanto antes ao seu produto é uma das grandes regras do marketing atual. É a maneira que as empresas tem de dizer ao consumidor o que ele deve ou não desejar, afinal se ele soubesse o que quer, ele seria a empresa e não o consumidor.
Referências.
Pesquisa mostra que 44% das compras pela internet são por impulso
O que leva às compras por impulso, e como educar a mente para fugir delas
Publicado originalmente no blog Tecnoanalogica.