🤔 Para Refletir :
"Quer ouvir um paradoxo? Desenvolvedores que fazem jogos envolventes."
- InterPlay

O que acham de livros para ajudar makers em suas áreas?

O que acham de livros para ajudar makers em suas áreas?

• Sim, acho uma ideia excelente...

Votos: 13 72,2%
  • Não, ridícula ideia...

Votos: 1 5,6%
  • Outro (Justifique)...

Votos: 4 22,2%

• Total de eleitores
    18
  • Enquete fechada .

DoctrineAgnes Feminino

Conde
Membro
Membro
Juntou-se
28 de Janeiro de 2017
Postagens
259
Bravecoins
153
OBS: caso meu tópico esteja no lugar errado, por favor, notifique a administração. Grato!

Bom, tive essa ideia pelo seguinte ocorrido: gostaria de ajudar meus companheiros que trabalham com música, com um material de qualidade, organizado, e bem dinâmico. Eu havia ganho dois livros de criação de games, e um deles havia a parte de criação de sons, entretanto, achei muito conceitual, e fraco o conhecimento (embora a área de design seja incrível, assim como no outro livro, a parte de programação é excelente!). Gostaria de trazer material, para inclusive, ajudar novatos na área. Outro incentivo, foi a revista Make The RPG.
Então, o que acham? Opinem, por gentileza, pois não quero fazer um livro para apenas ficar em uma estante vazia. Obrigado, e até!

Olha, particularmente eu acho que é uma boa ideia, embora dependa do que é passado ao leitor. Por exemplo, alguns cursos de game design ensinam do que é feito um jogo, mas raramente como fazer. Aliás, isso não é um problema só com esses cursos. Em todas as áreas você encontra esse tipo de material. Agora, se você planeja criar algo do tipo, eu sugiro que seja bem aprofundado mesmo para iniciantes. Por exemplo:

Vai falar de sonoplastia? Escreva primeiro sobre teoria musical, harmonia e até acústica. Depois passe para a criação de música digital. Vai falar sobre o enredo? Cursos de literatura ajudam bastante, mas não são ideais. Jogos são extremamente dinâmicos e interativos, logo roteiro de cinema se aplica melhor. Principalmente os módulos sobre construção de cena. Enfim...

Enfim, eu nunca tive uma revista/livro sobre o assunto, então não sei como era a qualidade destes. Se levar a ideia em frente, me avise quando tiver algo pronto o/

Acho vídeo-aulas melhor para área que envolve mexer no PC, mas livros/apostila também são uma boa ideia (com prints e etc).
Dar foco a qualidade de qualquer material é o que importa.

Bom eu uso livros mas eles são os mais detalhistas possiveis, pois quando os livros são curtos prefiro ver videos que é mais rápido, mas quando o livro esta dando detalhes que dariam horas em um video eu prefiro livros.

Mas já no caso de tutorais, que daria um tópico, uma ou duas páginas eu gosto de texto ao inves de videos pois o problema do video é que há grandes chances do autor mudar o assunto de uma hora para outro sem concluir o que estava falando.

resumindo é isso que eu pude observar até agora.

Joseph Poe comentou:
Olha, particularmente eu acho que é uma boa ideia, embora dependa do que é passado ao leitor. Por exemplo, alguns cursos de game design ensinam do que é feito um jogo, mas raramente como fazer. Aliás, isso não é um problema só com esses cursos. Em todas as áreas você encontra esse tipo de material. Agora, se você planeja criar algo do tipo, eu sugiro que seja bem aprofundado mesmo para iniciantes. Por exemplo:

Vai falar de sonoplastia? Escreva primeiro sobre teoria musical, harmonia e até acústica. Depois passe para a criação de música digital. Vai falar sobre o enredo? Cursos de literatura ajudam bastante, mas não são ideais. Jogos são extremamente dinâmicos e interativos, logo roteiro de cinema se aplica melhor. Principalmente os módulos sobre construção de cena. Enfim...

Enfim, eu nunca tive uma revista/livro sobre o assunto, então não sei como era a qualidade destes. Se levar a ideia em frente, me avise quando tiver algo pronto o/

Com certeza eu avisarei quando algo estiver pronto. Entretanto, irei refletir melhor se vale a pena ou não. Mas tenho quase certeza que seria uma boa uma penca de ensinamentos bem detalhados em um livro!

oldohammad comentou:
Acho vídeo-aulas melhor para área que envolve mexer no PC, mas livros/apostila também são uma boa ideia (com prints e etc).

Foi isso que fiquei me questionando, mas sendo o material de qualidade, não tem problema algum, certo? É que hoje em dia estou optando mais pelos livros, as vídeo-aulas (pelo menos as BRs, na minha área), não tem muito conteúdo, e o pouco que tem apenas raras exceções são boas.

Riven comentou:
Bom eu uso livros mas eles são os mais detalhistas possiveis, pois quando os livros são curtos prefiro ver videos que é mais rápido, mas quando o livro esta dando detalhes que dariam horas em um video eu prefiro livros.

Mas já no caso de tutorais, que daria um tópico, uma ou duas páginas eu gosto de texto ao inves de videos pois o problema do video é que há grandes chances do autor mudar o assunto de uma hora para outro sem concluir o que estava falando.

resumindo é isso que eu pude observar até agora.

Farei questão do livro ser grande o suficiente para dar muitos detalhes, caso eu faça algo do tipo.

Em resumo, obrigado por todo o apoio dado a vocês! Grato, e até!

Seria bem melhor fazer tutoriais complexos e postar na revista da condado, daria mais visibilidade pra ela e seus autores.

SimonMuran comentou:
Seria bem melhor fazer tutoriais complexos e postar na revista da condado, daria mais visibilidade pra ela e seus autores.

Acho a ideia interessante, porém, eu quero fazer um compilado de coisas em um único lugar, e que (embora seja ridículo o que eu vou falar) tenha meu nome para dar um pouco mais de gratificação, entende? Acho que vou ver qual é a melhor hipótese. Mesmo assim, obrigado pela sua colaboração Simon!

No geral eu concordo contigo.

Livros de desenvolvimento são bons como material suplementar, mas a experiência criando os jogos e participando de JAMs é muito melhor para qualquer tipo de desenvolvedor. Enfim, acho que matérias mais voltadas ao RPG Maker, tanto de ferramentas como Game Design, como a Make the RPG e as matérias dos portais de RPG Maker são mais efetivas aos makers.

makergame2000 comentou:
Eu sinceramete não acredito que os makers tenham paciência para ler, ahahah.
Acho que realmente sai do escopo de 90% dos projetos, até porque o RPG Maker é uma ferramenta pra uma criança conseguir usar. No entanto, também há muita gente talentosa usando a Engine, logo é algo a se considerar.

Zaggojhon comentou:
Achei uma ideia excelente bryan, ainda mais pra nossa área que não tem quase nada sobre. Se for fazer mesmo, procure dar dicas e exemplos bem didáticos, foi com isso que mais sofri quando estava aprendendo o básico, tive de me virar sem qualquer informação...
Só consegui fazer um jogo que deu certo ano passado, antes disso nunca tive oportunidade de trabalhar em nenhum projeto...
O FL tem que levar em consideração que a área de música não é tão requisitada, nem exaltada como as outras áreas.. concheço vários músicos que saíram do mundo maker porque não tinham oportunidade de se trabalhar em jogos ou não tinham como aprender...
Se no meu começo tivessem livros sobre isso, eu teria aprendido o básico em, no máximo, 1 ano ao invés dos 9 que venho trazendo na's costa.
Te darei o suporte que precisar!
Abraço cara!
De fato, não conheço o suficiente da área de sonoplastia para opinar, mas para essa subárea vídeos tutoriais aparentam ser bem mais eficientes.

Zaggojhon comentou:
concheço vários músicos que saíram do mundo maker porque não tinham oportunidade de se trabalhar em jogos
Ué? Não temos a área de criação de equipes? Sempre vejo gente precisando de tudo quanto é cargo lá. Acredito que falta esses músicos irem mais atrás.

Eu apoio, incentivo, agrado e até desfrutaria desse conteúdo caso viesse a existir, até porque sonoplastia é a única área que me resta desbravar. Todos tutoriais e aulas que tentei acompanhar até então findavam-se antes mesmo se colocar uma nota no programa.

Só que...

makergame2000 comentou:
Tu fará o conteúdo e eu lerei. O FL lerá. O Poe, o Falcon... bastante gente lerá. Mas a galera mais nova, ou talvez, nem tão mais nova assim, não têm mais essa paciência e dedicação de dar voltas e voltas até chegar nos finalmentes. Não possuem esse instinto de procurar saciar sua necessidade com conteúdo por extenso. Só o fazem quando as primeiras alternativas não existem, e nisso incluo os vídeos.
Seria legal sim ter esse material, mas se fazê-lo, faça-o de forma altruísta, pois, apesar da qualidade, não creio que o alcance será muito grande. A própria revista, apesar de ter muito conteúdo, diverso e bom, alcança um público bem menor do que eu julgaria recompensável.

A ideia é maravilhosa. Mas, gostaria de dar um up nesse comentário:
oldohammad comentou:

No caso, se fosse ensinar >sonoplastia< com FL Studio, seria bem mais interessante um vídeo acompanhando você no programa/pc com explicações boas. Caso seja um 'super curso', envolvendo teoria musical e tudo mais, aí já podemos entrar nos contrapontos. Ainda assim, ensinar dissonância, escala maior e acordes direto no FL Studio pode ser uma vantagem, se o objetivo for 'especializar' o pessoal na ferramenta. Tudo bem, dá pra tirar os prints e explicar por escrito bonitinho em várias páginas, só que aí:
makergame2000 comentou:

O caso da revista é bem interessante. Só pra dar um spoiler aqui, na edição 14, terá um tutorial básico de um programa, com o objetivo de fazer o pessoal dar uns primeiros passos na sonoplastia. Em sequência, uma matéria com dicas para o desenvolvimento de músicas.
Você poderia escrever um tutorial massa para a edição 16 ou 17, por exemplo. E dar sequência nessa ideia de desenvolvimento de sonoplastas por aqui, kkkkkk. Daí, nesse caso:
Acho a ideia interessante, porém, eu quero fazer um compilado de coisas em um único lugar, e que (embora seja ridículo o que eu vou falar) tenha meu nome para dar um pouco mais de gratificação, entende?
A matéria estaria no seu nome, assim como acontece com todo mundo. Claro, tem o detalhe de que não é uma coisa só sua, mas se estivermos falando sobre makers e leitura, a MTRPG é o local onde todos os makers que sabem de 'alguma coisa' se reúnem para compartilhar os conhecimentos e ideias.
Se você acabar pendendo para este lado (de escrever para a revista), pode ter certeza de que será bem-vindo!
:Okay_fix:

FL comentou:
Zaggojhon comentou:
conheço vários músicos que saíram do mundo maker porque não tinham oportunidade de se trabalhar em jogos
Ué? Não temos a área de criação de equipes? Sempre vejo gente precisando de tudo quanto é cargo lá. Acredito que falta esses músicos irem mais atrás.
Ok Fl, agora você conseguiu chamar a minha atenção.
Vou ponderar alguns pontos pra "reforçar" o que eu disse anteriormente, ok?
* Há algum tópico em todo o Condado Braveheart que ensine sonoplastia?
* Na área de recrutamento para equipes, com exceção do "Despertar de Aharoni" (que eu tô ajudando pq não tem mais músicos ativos no fórum) não há nenhum tópico que recrute membros músicos, mesmo que não seja em específico... Todos os makers só recrutam músicos por dois motivos:
1º: Porque não fazem a menor ideia de como iniciar na sonoplastia, pq não tem nada aqui em lugar algum explicando;
2º: Porque os vídeos de gameplay do youtube vão sofrer com direitos autorais;
Então sim, baseado nisso e na minha experiência, posso dizer que os músicos correm atrás sim,
tanto é que muitos migraram do Condado para o Centro rpg. E se não quiser que mais aspirantes a sonoplastas saiam desse fórum, deve-se tomar atitudes como essa do Bryan, que eu apoio 100%, e não ficar colocando a culpa neles.
Abraço!

Já que o Caio puxou já a sardinha pro lado da nossa revista, bem... Eu vou fazer o contrário: Puxar para o lado dos livros.

Apesar da bibliografia estar aumentando na parte de game design, infelizmente temos muito pouco ou nada na área específica do RPG Maker e da musical. Lá fora existem diversos livros lá. Exemplos?

https://www.amazon.com/Beginning-RPG-Maker-VX-Ace/dp/1484207858
https://www.amazon.com/RPG-Maker-Teens-Michael-Duggan/dp/1435459660
https://www.amazon.com/Make-2D-RPG-Weekend-Second/dp/1484217926
https://www.amazon.com/Beginning-RPG-Maker-Darrin-Perez/dp/148421966X

Isso só para citar alguns. O problema se volta para por quê não fazer. Verdade, o público alvo é pequeno, não espere sequer vender muitos milhares. Se estiver disposto a enfrentar essa nossa nação onde ninguém lê nada, vá em frente, precisamos de mais gente disposta a quebrar essas barreiras. Adoraria material de qualidade para referência de RPG Maker, tanto que é o que estou fazendo com a revista. (Cê é bem vindo lá, claro...)

Os livros são muito importantes, muito melhor do que tutoriais amadores no YouTube(no sentido de produção fraquíssimos) que ensinam algum passo-a-passo como se tivéssemos fazendo alguma receita de bolo.

O negócio é: para explicar bem detalhado, várias opções de um programa, ou todo um conceito, precisa ser um livro. Uma dica ou macete rápido, deve dar pra fazer em vídeo. Se você quiser ousar, junte as duas plataformas, um complementando a outra, mas jamais dispense a importância de um bom livro.

Caramba, quantas respostas! Bem, vamos lá:

Olhando pela questão de público, realmente não agradaria muito. Mas acho que este seria um dos poucos problemas que eu vejo NA MINHA VISÃO. Então, pelo fato dos argumentos que vi serem melhores para eu fazer um livro, sem contar na votação, acredito que farei COM QUASE TODA CERTEZA um livro! Muito obrigado por toda esta contribuição a todos vocês! Grato, e continue votando/argumentando!

eh uma otima pedida! Acredito q os livros de criação de jogos nao entrem muita nessa area pq, eh algo bem separado da TI, assim como na parte de desenho eles nao entram a fundo tbm.Musica dá trabalho,compor entao? mais ainda
Mas se o [member=1133]SilenceBryan[/member] escrever vou ler tudinho^^

Aproveitando o gancho, eu já esquematizei um livro online de Ruby bem amplo com +/- 35 capítulos, mais 7 para os RGSSs, mas deixei quieto porque era muito tempo investido para pouco retorno e saiu o MV que deixou o Ruby de lado T__T

Zaggojhon comentou:
Há algum tópico em todo o Condado Braveheart que ensine sonoplastia?
Não questionei (nem quotei) a dificuldade de aprendizado.

Zaggojhon comentou:
Porque os vídeos de gameplay do youtube vão sofrer com direitos autorais;"
? Tem várias músicas que dá pra usar nesses vídeos, tipo as do Kevin MacLeod

Zaggojhon comentou:
Na área de recrutamento para equipes, com exceção do "Despertar de Aharoni" (que eu tô ajudando pq não tem mais músicos ativos no fórum) não há nenhum tópico que recrute membros músicos, mesmo que não seja em específico...

Alguns tópicos que precisam/precisaram de sonoplasta esse ano:
  1. http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=2615.0
  2. http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=1424.0
  3. http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=2491.0
  4. http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=2519.0
  5. http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=1024.0
  6. http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=2131.0
Chuto que cerca 25% dos tópicos de recrutamento lá aceitam alguém da sonoplastia. Aliás, não vi nenhum sonoplasta oferecendo serviços. É por isso que digo que é necessário ir mais atrás.

E o RPG Maker é uma ferramenta que permite você fazer um jogo sem manjar de área alguma (menos um pouco de Game Design). Logo, no pior dos casos dá pra você fazer tudo sozinho, inclusive os sons. Sem comodismo.

Rafael_Sol_MAKER comentou:
Os livros são muito importantes, muito melhor do que tutoriais amadores no YouTube(no sentido de produção fraquíssimos) que ensinam algum passo-a-passo como se tivéssemos fazendo alguma receita de bolo.
Eu acho que varia MUITO da mídia. Para scripts, acho que o formato de texto é muito melhor, até para copiar os códigos. Já para sonoplastia, que é vital saber mexer nos softwares e ouvir os sons produzidos, tenho uma preferência muito maior por vídeo tutoriais. E sim, hoje dá pra encontrar bons vídeos tutoriais no Youtube para cada área, ainda mais se você não se importar em pegar tutoriais em inglês.

FL comentou:
Então pra isso não precisa de sonoplastia? ¬¬

FL comentou:
Alguns tópicos que precisam/precisaram de sonoplasta esse ano:
http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=2615.0
http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=1424.0
http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=2491.0
http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=2519.0
http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=1024.0
http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=2131.0
Bela pesquisa, porém: (vou responder por itens)
1 - Esse projeto o criador veio me pedir por mp para ajudá-lo a fazer, o Senaka. Então é um dos projetos que assumi.
2 - Esse tópico é de 13 de agosto de 2016, e já tinha sonoplastas esgotados, porém o Bryan conseguiu preencher uma vaga para ajudar no jogo.
3 - Ele não tá recrutando sonoplastas.
4 - O cara criou o tópico dia 15 e a última visita no fórum foi dia 16., portanto, projeto morto.
5 - O Construindo um império na realidade é da Mundo Rpg Maker, começou em 2016, do qual eu tb fazia parte. Tenho as músicas até hoje. (saudoso kilerr :^)
6 - O último tópico até me impressionou por não ter lembrado de tê-lo visto antes. Porém, na págian do criador do tópico tem os seguintes dados: "Data de Registro: 23 de Fevereiro de 2017, 13:39:29; Última vez ativo: 24 de Fevereiro de 2017, 00:33:32"
Portanto, projeto morto.
(Me desculpe, mas não finja que não sabe do que eu estou falando)
FL comentou:
Chuto que cerca 25% dos tópicos de recrutamento lá aceitam alguém da sonoplastia.
Apesar da sua pesquisa um tanto falha, mesmo que seu chute estivesse certo, 25% é pouco, você não acha?
FL comentou:
E o RPG Maker é uma ferramenta que permite você fazer um jogo sem manjar de área alguma (menos um pouco de Game Design).
Nossa, nunca fiz música no rpg maker. Ele tem músicas próprias, mas não maneira de se COMPOR músicas ou fazer DESIGN de som. Me desculpe, mas isso não faz o menor sentido.
FL comentou:
Logo, no pior dos casos dá pra você fazer tudo sozinho, inclusive os sons. Sem comodismo.
Essa sua frase responde todas os outros pontos que você levantou. Quando um aspirante a músico entra no fórum e se depara com um pensamento assim, vindo de alguém da staff, um cara respeitado no fórum, que é editor da revista conceituada entre os makers (que eu adoro também), um pensamento de desprezo em relação à sonoplastia, aí é que nunca vai estudar isso mesmo. Tá na hora de parar de exaltar umas áreas e rebaixar outras. Deve-se mostrar respeito pelo trabalho de todos, e ao invés de culpar os iniciantes por não correrem atrás, incentivá-los a criar. Enquanto essa mentalidade se manter pela staff, nunca as áreas de pós-produção de um jogo como, música, edição, marketing vão florescer.
É a primeira vez que me sinto desconfortável no fórum. Sinto muito, mas tinha de ser dito. Até porque, como dizia um grande amigo meu da centro, o Lego IV, "Músico em terra de maker é dinossauro"
Abraço.
------------------------------
Continuo apoiando o bryan e acho que isso já foi longe demais

Zaggojhon comentou:
FL comentou:
Então pra isso não precisa de sonoplastia? ¬¬
Não foi o que eu quis dizer. Só quis fazer uma observação.

FL comentou:
Bela pesquisa, porém: (vou responder por itens)
1 - Esse projeto o criador veio me pedir por mp para ajudá-lo a fazer, o Senaka. Então é um dos projetos que assumi.
2 - Esse tópico é de 13 de agosto de 2016, e já tinha sonoplastas esgotados, porém o Bryan conseguiu preencher uma vaga para ajudar no jogo.
3 - Ele não tá recrutando sonoplastas.
4 - O cara criou o tópico dia 15 e a última visita no fórum foi dia 16., portanto, projeto morto.
5 - O Construindo um império na realidade é da Mundo Rpg Maker, começou em 2016, do qual eu tb fazia parte. Tenho as músicas até hoje. (saudoso kilerr :^)
6 - O último tópico até me impressionou por não ter lembrado de tê-lo visto antes. Porém, na págian do criador do tópico tem os seguintes dados: "Data de Registro: 23 de Fevereiro de 2017, 13:39:29; Última vez ativo: 24 de Fevereiro de 2017, 00:33:32"
Portanto, projeto morto.
(Me desculpe, mas não finja que não sabe do que eu estou falando)
3. Ele tá recrutando de tudo pelo o que entendi.
4 e 6. O que impede o cara de entrar como visitante? E equipes que não vão pra frente tem em tudo quanto é lugar. É algo corriqueiro

Zaggojhon comentou:
FL comentou:
E o RPG Maker é uma ferramenta que permite você fazer um jogo sem manjar de área alguma (menos um pouco de Game Design).
Nossa, nunca fiz música no rpg maker. Ele tem músicas próprias, mas não maneira de se COMPOR músicas ou fazer DESIGN de som. Me desculpe, mas isso não faz o menor sentido.
FL comentou:
Logo, no pior dos casos dá pra você fazer tudo sozinho, inclusive os sons. Sem comodismo.
O que tentei dizer é que uma das grandes qualidades do RPG Maker é que ele te permite fazer um jogo sem depender de outras pessoas. Logo, se ninguém te estende a mão, não é motivo para desistir.

Zaggojhon comentou:
Essa sua frase responde todas os outros pontos que você levantou. Quando um aspirante a músico entra no fórum e se depara com um pensamento assim, vindo de alguém da staff, um cara respeitado no fórum, que é editor da revista conceituada entre os makers (que eu adoro também), um pensamento de desprezo em relação à sonoplastia, aí é que nunca vai estudar isso mesmo. Tá na hora de parar de exaltar umas áreas e rebaixar outras. Deve-se mostrar respeito pelo trabalho de todos, e ao invés de culpar os iniciantes por não correrem atrás, incentivá-los a criar. Enquanto essa mentalidade se manter pela staff, nunca as áreas de pós-produção de um jogo como, música, edição, marketing vão florescer.
Eu não estou exaltando algumas áreas e em nenhum momento desprezei a sonoplastia. Aliás, como você mesmo explicou, a realidade é que tem muito maker que não liga para a sonoplastia, mas isso não deve ser utilizado como impedimento e muito menos como justifica para desistir, que é justamente o que eu estou buscando argumentar desde o começo.

E, como dizia uma amigo meu, antes de ser Staffer eu sou membro. Não é porque entrei para uma equipe que perdi minha opinião própria. Caso eu ache que a galera precisa reclamar menos e fazer mais, é uma opinião minha.

Aliás, chega de offtopic aqui. Quem quiser continuar esse assunto faça por MPs ou crie outro tópico.

Voltar
Topo Inferior