Se é que eu entendi direito, acho que, não só pode, como dá certo, mas não dá maneira como fez e não sei se tão bem em 8 quanto em 16bits. Até porque eu também tento fazer uso dessa técnica. Talvez o cenário que utilizou não tenha contribuído, por estar muito vazio e o padrão extenso da grama ter contribuído para visualização clara de onde fora aplicada o sombreamento. Pode ser que a pixel art dos tiles seja demasiadamente "suja" para ficar boa com esse efeito também. Enfim, é um trabalho em conjunto, com pixel art limpa, com baixo uso de cores, e a aplicação de uma iluminação/sombreamento suave.
É um casamento de pixel art com deferred lighting. Penso que o significado seja algo como ao pé da letra mesmo, iluminação diferida, como se ela se prolongasse, se estendesse para longe do objeto que a propaga, diferente da iluminação convencional que utilizamos em pixel art onde a parte iluminada se limita à área ocupada pelo objeto - salvo casos onde o objeto está mesclado ao cenário, fazendo parte de uma única pixel art.
Bastante jogos já fazendo uso disso, entretanto, como irá ver, de forma bem mais tênue, como
Hyper Light Drifter,
Dead Cells, e de uma forma bem menos contida (na iluminação),
Duelyst.
Não sei quanto às limitações do tamanho da tela do RPG Maker 2003, mas por se tratar de uma dimensão bem menor, pode ficar mais destoante mesmo esse efeito, tal como o
Poe falou, e aí não vai cair bem. Por exemplo, um degradê radial partindo do centro em direção às bordas da tela, com o intuito de iluminar o centro, a posição do personagem, ficará muito mais suave em uma dimensão de 1280x720 do que em uma tela de 544x416 (peguei a do VX como exemplo, mas imagino que as anteriores não eram maiores). Então, se na tela maior tu usaria 50% de transparência, nessa menor tu vai tentar fazer com 25%, 30%, pra ficar menos evidente mas ainda passar a informação que deseja. Enfim, só para reforçar que é prática e estudo de cada caso, cenário.
Pra fins de estudo, aconselho dar uma olhada no jogo
Eastward. É um que eu acompanho a algum tempo e ambas pixel art e iluminação do jogo são muito lindas, para servir como referência são excelentes. Tá aí a página no
Steam,
Facebook e no
IndieDB.
E se quiser dar uma lida a mais, tem
esse meio que... guia, eu acho (ignora os erros no cabeçalho da página). Tá em inglês, mas acho que jogando o Google dá para entender, se for o caso, só ficar atento aos jargões da área.