Acho que o
@Matheus/Felps/Delayzado resumiu muito bem o que seria sucesso no nosso meio. Vou me permitir desenvolver meu pensamento a partir de suas palavras...
Pra mim, arte é
comunicação. Arte é sobre transmitir uma ideia, um sentimento, um conceito.
Muito já se falou sobre a arte enquanto forma de produzir sentido do mundo, ou de organizar a realidade, mas eu vejo isso como um resultado tangencial; pra mim, a boa arte é a arte que
fala, que
transmite algo inclusive independentemente da vontade do autor.
Por isso, na minha concepção, ter sucesso é
conseguir se comunicar. Ser um comunicador de algo. Eu vejo valor mesmo nos projetos não-finalizados; eu vejo valor nos projetos em desenvolvimento, jamais concluídos. Eles estão concluídos, de alguma forma; estão postados.
Às vezes, o projeto de jogo existe só para que exista o tópico do projeto de jogo em desenvolvimento, e nesse ato algo é comunicado: algo da obra, algo das potencialidades do RPG Maker enquanto ferramenta, algo do autor, que agora pode bater no peito e dizer: eu sou um produtor de jogos, também. Algo de um mundo desenhado pelo desenvolvedor, algo pelas suas vivências de infância com videogames...
Sucesso não é só dar um ponto final, porque isso fica fora do nosso controle. O ponto final é imposto à obra. Seja quando paramos de desenvolver, ou paramos de jogar um jogo já totalmente pronto. Sem falar que, por exemplo, League of Legends é um jogo de sucesso, sem dúvidas, mas é um jogo
finalizado? O jogo sofre atualizações toda semana...é mais ou menos completo que The Witcher 3, por exemplo?
E sobre nosso meio em específico: o que mantém a Condado viva, outros tantos fóruns de RPG Maker pelo mundo afora, é um sentimento de
empurrar os limites da plataforma e de pertencer a uma comunidade. Eu cansei de ver projetos que existem meio que só pra provocar a dúvida do espectador:
"Dá pra fazer isso no RPG Maker?!"
Veja que o modelo de um post de projeto em desenvolvimento de RPG Maker é o mesmo tem pelo menos uns 10 anos: sinopse, personagens, screenshots...isso constitui uma mística em si, um objeto e um objetivo em si. Sim, videogame é arte, óbvio, mas eu vou além:
um tópico de projeto em desenvolvimento é arte. Um tópico de projeto em desenvolvimento é capaz de comunicar.
Sucesso é participar de uma comunidade de desenvolvedores, sucesso é poder dizer que participamos, muito mais do que completar um jogo ou sequer ter alguém pra jogar. Sucesso é curtir o post dos outros e receber comentários. Sucesso é ser artista; ter sucesso é conseguir se comunicar. Óbvio, mais que isso:
ter sucesso é ser compreendido.