🤔 Para Refletir :
"Está faltando "animação" no projeto? Use um "estimulante"!"
- Core32

O que é Indie?

FL

Coração Valente
Colaboração
Colaboração
Juntou-se
04 de Agosto de 2016
Postagens
1.443
Bravecoins
2.582
O que é um jogo/estúdio Indie? Isso começou com uma discussão com a [member=1052]Kawthar[/member] e o [member=3]RyanKamos[/member] e se tonou uma pesquisa com alguns dos grandes nomes Indies brasileiros. Nisso cheguei a boas métricas, mas preciso admitir que definir Indie não é fácil e mesmo alguns desenvolvedores Indies possuem definições diferentes.

3295237-cupheadscreenshot9_28_176.46pm1.jpg

• Um jogo Indie é feito por um estúdio pequeno. Mas pequeno quanto? Não há uma definição clara. O Sebrae define empresas brasileiras pequenas com até 49 funcionários (no ramo de serviços que é onde games se encaixam) e com receita bruta anual inferior à R$ 3.600.000,00. No BIG Festival (Brazilian Indie Games Festival), havia jogos competindo cujas empresas certamente passavam desse valor e da quantidade de integrantes.
  • Um jogo Indie é feito sem investimento (exceto crowdfunding). Mas quanto de investimento? Também não há uma definição clara. Se eu der cem, dez mil, cem mil ou um milhão de reais para investir num jogo que eu gosto, ele deixa de ser Indie por isso? Cuphead recebeu um bom investimento da Microsoft, logo ele não é mais Indie.
  • Um jogo Indie não liga para o mercado. Eu particularmente acho que não existe empresa que não toma nenhuma decisão com base no mercado. Enfim, mesmo um desenvolvedor solo com 18 anos que está na faculdade, se ele lançar um aplicativo na Google Play com integração com o Facebook, daquelas que dá mais moedas in-game se o jogador fizer mais pessoas baixarem o jogo com sucesso, logo ele não é um desenvolvedor Indie. Enfim, tirando alguns casos óbvios, não dá para ter certeza, dentro dos supostos estúdios Indie, quais decisões são tomadas visando o mercado.
  • Um jogo Indie possui liberdade autoral. Quer dizer então que se a Capcom formar um time pequeno e eles lançarem um jogo autoral, como Viewtiful Joe, ele é Indie.
  • Um jogo Indie pode possuir uma estética diferenciada, característica desse meio. Segundo esse raciocínio, Okami, da Capcom, é Indie.
OkamiHD.jpg

No final, cheguei a conclusão que nenhuma dessas métricas é boa (apesar de simpatizar com a última). O que eu acho mais errado é essa rotulação de jogos Indies poderem figurar nas categorias Indies das competições de games (como Game of Year) e das lojas. Quer dizer então que se uma empresa injetar um milhão na Capcom para criação de novas ideias e ela formar um time de 7 pessoas. Essa equipe possui carta branca para desenvolver o game que eles quiserem, entretanto o produto criado não será considerado Indie. No entanto, se em um universo alternativo a mesma galera se juntar, sair da Capcom e fizer o mesmo jogo, apesar de ser o mesmo produto, ele será considerado Indie e poderá participar das competições e lojas como tal.

Minha visão atual do que é Indie:

Para ficar claro a ideia que vou passar, no restante do texto, usarei a palavra independente, e não Indie. A visão que eu acho mais correta, diz respeito aos aspectos do jogo/estúdio. Ou seja, um jogo pode ser Indie em uma coisa, mas outra não.
  • Um jogo pode ser independente em investimento se não receber investimento de uma fonte. Dinheiro vindo de Crowdfunding conta como doação, já que os backers não possuem poder de decisão e datas de lançamento combinadas são auto-impostas pelos desenvolvedores. No entanto, o projeto pode ser dependente desse dinheiro para sair. Mas se o game tem um investidor pedindo mudanças no projeto ou até fechando datas para lançamentos, ele não é independente nem mesmo em outros aspectos.
  • Um jogo pode ser independente mercadologicamente se ele não toma ações visando um maior lucro no mercado. Como eu expliquei anteriormente, algumas ações visando o lucro são fáceis de perceber. Outras, nem tanto.
  • Um jogo pode ser independente artisticamente se ele quiser criar algo autoral. Logo uma equipe na Rare que tem carta branca para criar algo autoral é independente artisticamente.
Logo, ser independente não tem necessariamente haver com o tamanho da empresa ou estética. Geralmente empresas grandes tem mais patrocinadores/parceiros/investidores que as pequenas. Consequentemente a empresa não possui mais liberdade para tentar ideias que essa galera não gosta, e os investidores costumam gostar de negócios mais seguros e estáveis. Da mesma forma, ele dificilmente vai tentar arriscar em uma estética mais restrita ou sem saber da sua efetividade. São consequências.

Logo, um jogo pode ter um investidor (não sendo independente em investimento), mas ser independente artisticamente, como o que aconteceu com o Inside.

Segundo essa visão que acabei de explicar, caso eu tivesse, eu poderia gastar 1 bilhão de dólares para formar uma equipe de 200 pessoas que fizesse o game que me desse na telha. O jogo e o estúdio seriam independentes em todos os aspectos.

Por isso que eu não gosto do termo jogo/estúdio Indie. Prefiro a nomenclatura projeto/estúdio pequeno.

Rapaz, na minha concepção diante do cenário de games atual, um jogo indie é tudo que você citou, mas não obrigatoriamente.

Um jogo indie pode ou não ser produzido por uma empresa pequena, pode ou não ligar para o mercado, pode ou não ter investimento, pode ou não ter estéticas diferenciadas... Creio que hoje o que classifica um jogo indie é seu pontapé inicial, se vem de uma empresa de renome ou não, se é apresentado ao público como algo estabelecido ou como uma experimentação.

Creio que indie seja o conceito do criador. Do resto, os jogos podem ou não se encaixar nas características funcionais do termo. Definir indie realmente não é fácil, mas acho que justamente por isso os jogos desse nicho não se classificam como mainstream.​

Faço da maioria das palavras do Matt, as minhas.

Matt RvdR comentou:
Creio que hoje o que classifica um jogo indie é seu pontapé inicial, se vem de uma empresa de renome ou não, se é apresentado ao público como algo estabelecido ou como uma experimentação.

Creio que indie seja o conceito do criador. Do resto, os jogos podem ou não se encaixar nas características funcionais do termo. Definir indie realmente não é fácil, mas acho que justamente por isso os jogos desse nicho não se classificam como mainstream.

Por mais que eu discorde o resto(não citado) pois só prolonga a discussão com respostas vagas.

O problema desses pontos de avaliação é que as pessoas tentam ver como preto e branco. 0 e 1. Quando você avalia o peso disso é que começa a abrir possibilidades pra se analisar se é ou não algo independente.

Começar dizendo que realmente é difícil de chegar numa conclusão e que, pra mim, não existe uma resposta concreta pra isso ainda(a não ser que eu desconheça).

Cuphead recebeu um investimento da Microsoft. Mas até onde eu sei o Studio MDHR não depende da Microsoft pra existir.
Agora, no seu exemplo, caso a Capcom separasse uma equipe de 7 pessoas pra desenvolver, temos que analisar mais a fundo.

Essa equipe DEPENDE da Capcom pra existir?

Essa primeira pergunta já define muito se o jogo e o time de desenvolvimento é ou não independente.

E é através dessas perguntas e respostas que vamos minando as opções até chegarmos a uma decisão confortável entre dependente ou independente.

De resto, ótima matéria/debate [member=779]FL[/member].

Edit:
Acrescentando aqui que esse Overview da Wikipédia é um ótimo resumão de tudo isso:
There is no exact, widely accepted definition of what constitutes an "indie game", however, indie games generally share certain characteristics. Indie games are developed by individuals, small teams, or small independent companies; companies that are often specifically formed for the development of one specific game. Typically, indie games are smaller than mainstream titles. Indie game developers are generally not financially backed by video game publishers (who are risk-averse and prefer big-budget games) and usually have little to no budget available. Being independent, indie developers do not have controlling interests or creative limitations and do not require publisher approval[6] as mainstream game developers usually do. Design decisions are thus also not limited by the allocated budget. Furthermore, smaller team sizes increase individual involvement.

Small teams, scope, and no creative restrictions have made indie games known for innovation, creativity, and artistic experimentation. Developers limited in ability to create graphics can rely on gameplay innovation. Both classic game genres and new gameplay innovation have been seen. However, being "indie" does not imply that the game focuses on innovation. In fact, many games attributed the "indie" label can be of poor quality and may not be made for profit.

Further, indie games do not need to be completely isolated from large publishers to be considered indie. For example, Bastion, developed by Supergiant Games, was published by Warner Bros. Interactive. Though Warner Bros. paid for the distribution and marketing of the title, Supergiant Games refused any funding for development costs, building the game on their own, and the resulting title is considered an indie game by the industry.

Matt RvdR comentou:
Rapaz, na minha concepção diante do cenário de games atual, um jogo indie é tudo que você citou, mas não obrigatoriamente.

Um jogo Indie pode ou não ser produzido por uma empresa pequena, pode ou não ligar para o mercado, pode ou não ter investimento, pode ou não ter estéticas diferenciadas... Creio que hoje o que classifica um jogo indie é seu pontapé inicial, se vem de uma empresa de renome ou não, se é apresentado ao público como algo estabelecido ou como uma experimentação.​
Segundo essa definição, jogos mais experimentais de empresas grandes como a Capcom, como Okami, não são Indies. E jogos de desenvolvedores menores, mesmo se tiverem um investidor obrigando mudanças e datas, são Indies, desde que seja algo mais experimental. Logo, Oniken, jogo brasileiro produzido pelo estúdio pequeno JoyMasher não é Indie, por ser meio que um Contra com jogabilidade que lembra Ninja Gaiden. Ou seja, conceitos estabelecidos. Enfim, assim como a Wikipedia, não gosto de inovação como uma definição para considerar um jogo ser Indie.

Kawthar comentou:
O problema desses pontos de avaliação é que as pessoas tentam ver como preto e branco. 0 e 1. Quando você avalia o peso disso é que começa a abrir possibilidades pra se analisar se é ou não algo independente.
Concordo. Mesmo analisando cada aspecto, alguns jogos são mais Indies que outros.

Kawthar comentou:
Cuphead recebeu um investimento da Microsoft. Mas até onde eu sei o Studio MDHR não depende da Microsoft pra existir.
Nesse aspecto, concordo contigo. Mas acredito que uma coisa é o estúdio ser Indie e outra é o jogo ser Indie. Cuphead não depende da Microsoft para existir, no entanto apenas é da forma que conhecemos graças a Microsoft, já que era para ser apenas lutas contra chefes ao invés de um jogo de plataforma. Isso se não houveram mais mudanças.

Kawthar comentou:
Acrescentando aqui que esse Overview da Wikipedia é um ótimo resumão de tudo isso:
Ótimo achado! Não sabia que também havia essa dúvida na wikipedia. Enfim, como ela afirma e eu explico no texto, acredito que muitas das características que elas cita são consequências de orçamento menor.​

FL comentou:
Kawthar comentou:
Nesse aspecto, concordo contigo. Mas acredito que uma coisa é o estúdio ser Indie e outra é o jogo ser Indie. Cuphead não depende da Microsoft para existir, no entanto apenas é da forma que conhecemos graças a Microsoft, já que era para ser apenas lutas contra chefes ao invés de um jogo de plataforma. Isso se não houveram mais mudanças.
Nesse aspecto concordo.
Outra coisa que gostaria de puxar disso é crowdfunding. Eu não considero um jogo que arrecadou X por crowdfunding não mais indie simplesmente pela estrutura da campanha. Geralmente a ideia do jogo já existe e a campanha ta ali pra sustentar aquilo e não aumentar o escopo(o que acontece as vezes) que, por exemplo, foi o que aconteceu com o Cuphead(receber o investimento e aumentar escopo que não estava nos planos).

FL comentou:
Kawthar comentou:
Acrescentando aqui que esse Overview da Wikipedia é um ótimo resumão de tudo isso:
Ótimo achado! Não sabia que também havia essa dúvida na wikipedia. Enfim, como ela afirma e eu explico no texto, acredito que muitas das características que elas cita são consequências de orçamento menor.
É. No final das contas o dinheiro é um dos maiores influenciadores nessa "categoria" xP

Kawthar comentou:
Outra coisa que gostaria de puxar disso é crowdfunding. Eu não considero um jogo que arrecadou X por crowdfunding não mais indie simplesmente pela estrutura da campanha. Geralmente a ideia do jogo já existe e a campanha ta ali pra sustentar aquilo e não aumentar o escopo(o que acontece as vezes) que, por exemplo, foi o que aconteceu com o Cuphead(receber o investimento e aumentar escopo que não estava nos planos).
Mas ai, segundo sua própria lógica, o jogo pode depender da campanha para existir. Fora que se o cara ganhar dez vezes mais do que pediu, pode ser sim que o escopo seja expandido.

FL comentou:
Mas ai, segundo sua própria lógica, o jogo pode depender da campanha para existir. Fora que se o cara ganhar dez vezes mais do que pediu, pode ser sim que o escopo seja expandido.
Por isso eu usei "Geralmente" no começo da frase
Nesses casos eles não são mais, na minha opinião, independentes(o que não torna o estúdio dependente tho).
Quando citei Cuphead não tava defendendo dizendo que ele é indie, depois de discutir contigo não consigo mais considerar, por mais que o estúdio seja.
Também disse que acontece as vezes de aumentar o escopo e é ai que eu começo a duvidar da independência do jogo e seus elementos.

Por exemplo o Neon Fusion que teve sua campanha postada aqui no fórum pelo nosso caro Pgaf não está arrecadando dinheiro pra aumento de escopo ou pra que o jogo exista e sim pra ele que seja publicado na Steam(pagar o direct).
Independente dele atingir a meta ou não, o jogo vai estar pronto. Talvez só não disponível na steam.

Creio que o termo indie só seja mais um termo que não significa nada. Ele começou a ser usado por meia dúzia de pessoas e quando se popularizou percebeu-se que tinha muito mais exceção que regra, entendo o motivo de querer classificar jogos menores para criar uma comunidade entre eles mas isso acabou fugindo do controle e no fim, indie não quer dizer nada.

Voltar
Topo Inferior