🤔 Para Refletir :
"Se é seu amigo, não peça uma key do jogo dele: compre para apoiá-lo!"
- HenriqueGibi

O que eu ganho comprando o RPG Maker Oficial??

Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.

Ludovic Masculino

Conde
Membro
Membro
Juntou-se
19 de Junho de 2015
Postagens
493
Bravecoins
24
Comprei o RPG Maker MV na steam mas não encotrei informações importantes sobre algo como um contrato da venda ou descrição minuciosa da compra.

Então eu apenas comprei o programa ou eu tenho licença para vender os jogos etc...???
To em duvida.

Com o RPG Maker original você pode sim vender seus jogos, pelo menos aqueles com o que usou somente o RTP. Em relação a outros recursos que não sejam feitos por você mesmo, você tem que ver os termos do autor para isso, se ele permite que sejam usados comercialmente ou se ele cobra uma taxa para isso.

E para usar qualquer recurso do RTP de outras versões do maker, você também tem que ter comprado ele.

Em tese não existe nenhum aval/certificado/documentação que irá lhe deixar apto a comercializar
seus projetos. Na verdade, ter o programa na Steam só serve mesmo pra comprovar que teu jogo
foi feito numa engine comprada e que por isso tu tem direito sobre tal. Por exemplo, ao colocar um
jogo na Greenlight tu atesta que tudo usado no jogo fora feito sob legalidade, e infringir isso irá,
além de processos judiais cabíveis e a burocracia toda, custar a sua conta na Steam sem contra-
argumento nenhum. Mas transgredir tanto é algo mais difícil de se fazer do que andar na linha.

Pra saber melhor seus limites usando o programa, no menu de Ajuda do mesmo, láaaa no final
tem as condições de uso, direitos de marca e tals, daí pra dar uma lida. Não é nada muito fora
do que já sabemos, é mais pra quem usa muita .dll externa, outros executáveis exteriores, essas
coisas mais "hardcore".

Antes de mais, parabéns pela aquisição. Nada melhor do que ter o programa para sempre na tua conta da STEAM!

Ter a engine licenciada não implica que possas comercializar os teus os jogos nela. Se usares recursos de terceiros como áudio, gráficos e scripts onde o autor expressa que os mesmos recursos não são elegíveis para uso em projetos comerciais, então ou usas recursos que possam ser usados em projetos comerciais, ou não comercializas o teu jogo! :P Tem tudo a ver com aquilo que estás a usar dentro do teu jogo.

Isso aí, a resposta dos caras está correta.

Basicamente é isso: Vamos supor que você, sei lá, usa o Word pirata. O documento que você escreveu nele é seu e você pode vender se bem quiser, não tem nada a ver com o seu meio de uso. Você fez, é seu e acabou. Você faz o que bem entender com ele. O mesmo vale pro RPG Maker.

Agora jogos de RPG Maker geralmente fazem uso de vários recursos padrão (o RTP incluso). Basicamente a compra do programa garante a você, além da licença para uso legal do programa (incluindo atualizações, suporte, etc.) também garantem direitos para que você possa fazer e distribuir (ou vender) jogos feitos no RPG Maker que utilizem esses recursos, afinal você pagou para licenciá-los para utilizar no seus jogos.

Uma vantagem aqui é que geralmente a aquisição de diferentes versões do RPG Maker, eles permitem que você utilize recursos de uma na outra. Por exemplo, eu posso usar os recursos do XP no meu Ace, já que adquiri os dois. Porém isso está limitado somente ao RPG Maker, note bem.

Muitos DLCs e recursos (da Lunarea, por exemplo) custam um preço para uso no RPG Maker, mas podem também ser licenciados para uso em outros motores - custando mais caro.

Espero que isso esclareça as dúvidas.

Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.
Voltar
Topo Inferior