🤔 Para Refletir :
"Publique seu jogo. Dê a cara a tapa. Vai ter hater? Sim, porque você foi lá e fez, tem gente que nem faz!"
- HenriqueGibi

O que odeia no RMXP

HermesPasser Masculino

Duque
Membro
Membro
Vícios e amores servem para preencher o vazio
Juntou-se
23 de Março de 2017
Postagens
836
Bravecoins
92
Eu estou com essa pulga atrás da orelha já a algum tempo, desde o RM95 ele teve esse sistema de layers  estilo gráfico que lembrava o Final Fantasy.  Então chegou o VX e mudou tudo; os gráficos ficaram sds e mais parecidos com o Fantasy Star III,  o tamanho da tela diminuiu e veio esse infamo sistema de layers baseado em vários tilesets.

Obviamente que MUITA coisa foi melhorada no VX em relação ao XP, mas como eu sou Xpfag minha visão tende a ser mais enviesada então quero que me digam: qual o pior defeito do XP e maior atrativo do RM que usas.

Os únicos RMs que eu experimentei foi o XP,XV ace e o MV. O XV ace é o meu favorito por ser o primeiro que eu usei,mas eu tenho que admitir que o XP é superior,apesar de ter menos conteúdo.
As coisas que eu não gosto no XP é a especificação absurda nos tilesets,isso deixa o cara que tá trabalhando no próprio jogo,digamos que mal-acostumado. Ex: Você vai fazer uma casa,use o tileset x. Quer fazer um navio,use o tileset y. Quer fazer uma floresta,use o tileset z. Daí os mapas dos jogos que só usam RTP ficam muito parecidos uns com os outros.

Extra: Não é que eu não goste,mas acho muito desnecessário os charsets do XP terem 4 divisões de sprite ao invés de 3.

Irineu comentou:
Extra: Não é que eu não goste,mas acho muito desnecessário os charsets do XP terem 4 divisões de sprite ao invés de 3.

A única defesa que posso dar é que permite fazer que os lados fiquem diferentes, mas no fim concordo com você e digo mais, por que animação de andar para os dois lados? Faça para um lado e espelhe para o outro!

Brincadeira a parte, esse é o tipo de customização minima e levemente inútil que gosto do XP. O tileset do RTP pode ser especifico mas também infinito.

Agradeço a contribuição o/

Eu amo o XP de paixão, mesmo o Ace sendo meu favorito, sempre dou um jeito de usar o XP, nem que pra brincar de fazer mapas (Coisa que ele é incrível), mas existem uns pontos que eu odeio de mais no XP, que são:
-Os 4 frames dos chars são uma dor de cabeça.
-O calculo de dano da batalha padrão é absurdamente confuso e difícil de controlar.
-Atualmente é complicado achar a maioria dos bons sistemas da comunidade que tinham pra ele.
-O "Mover Evento" precisa de um comando manual para ser parado, o que causa uma confusão em relação aos outros makers.
-O sistema padrão de mensagens é horrível, nos fazendo ter que correr atrás de um melhor, voltando novamente no terceiro ponto.
-Nas animações de batalha você só pode usar 1 set de gráficos, o que atrapalha bastante no que você pode ou não fazer.

AbsoluteXandy comentou:
Eu amo o XP de paixão, mesmo o Ace sendo meu favorito, sempre dou um jeito de usar o XP, nem que pra brincar de fazer mapas (Coisa que ele é incrível), mas existem uns pontos que eu odeio de mais no XP, que são:
-Os 4 frames dos chars são uma dor de cabeça.
-O calculo de dano da batalha padrão é absurdamente confuso e difícil de controlar.
-Atualmente é complicado achar a maioria dos bons sistemas da comunidade que tinham pra ele.
-O "Mover Evento" precisa de um comando manual para ser parado, o que causa uma confusão em relação aos outros makers.
-O sistema padrão de mensagens é horrível, nos fazendo ter que correr atrás de um melhor, voltando novamente no terceiro ponto.
-Nas animações de batalha você só pode usar 1 set de gráficos, o que atrapalha bastante no que você pode ou não fazer.

Você sintetizou bem os piores pontos do XP. As vezes o Mover Evento até da umas bugadas estranhas aqui.

O XP é lindo, muito amor envolvido, mas pegar ele hoje e ver que falta coisas básicas e simples é um defeito. Comparado com o MV ele perde muito em questões técnicas (Na minha opinião baseada em p0rr@ nenhuma). Tudo isso se arruma com scritps, mas mesmo assim não apaga o fato de que a engine, comparada com as novas versões, é defasada em alguns aspectos. Meu sonho é um RPG Maker com sistema de mapeamente e gráficos do XP e com todas as funcionalidades do MV, seria perfeito (CHEGA DE CHARS CABEÇUDOS E DEFORMADOS E TILES QUADRADOS!!!) kkkkkkkkkkkkkkk

Eu nem usei muito o XP (meio que pulei pois fiquei um tempo sem PC na época), mas me lembro que o XP, apesar de ter muita funcionalidade legal que não se vê *por padrão* nos makers até hoje, ainda assim era muito mal polido em vários detalhes, desde o funcionamento dos eventos até o jogo padrão. É difícil de explicar, mas, de fato, ele é o maker que mais avançou de uma versão pra outra, mas mesmo assim o que veio mais *aparentemente*  feito às pressas. Ainda assim adoro ele, mesmo tendo lá suas confusões.

Para mim, pouco importa o gráfico padrão porque, contanto que não use uma resolução incomum (como 48x48 do MV), dá para usar outros.

O XP, assim como os RPG Maker pré-MV, possuem esses terríveis defeitos:

1. Portabilidade: Windows only, e ainda dá uns problemas estranhos em alguns windows mais recentes por problemas no DirectDraw.
  2. Ruby interpretado: Não me leve a mal, eu prefiro muito mais o Ruby do que linguagens como JavaScript, mas usar ele intrepretado nos dias de hoje dá uma mudança brutal na performance em muitos algoritmos como um pathfinding.
  3. Formato de arquivos binário: Ou seja, nada de usar um sistema de versionamento como Git e Mercurial ou um editor comum de Scripts.
  4. Limitação de mapas: 999 no máximo incomoda se você fizer um interior por mapa.

Nem vou colocar defeitos como o sistema de mensagem fraco que nem possui Faces e falta de veículos porque dá pra contornar de boas com scripts.

Irineu comentou:
As coisas que eu não gosto no XP é a especificação absurda nos tilesets,isso deixa o cara que tá trabalhando no próprio jogo,digamos que mal-acostumado. Ex: Você vai fazer uma casa,use o tileset x. Quer fazer um navio,use o tileset y. Quer fazer uma floresta,use o tileset z. Daí os mapas dos jogos que só usam RTP ficam muito parecidos uns com os outros.
Ué, faça como eu e junta tudo. Tirando casos bem específicos, só uso três tilesets: Exterior, interior (casas) e interior (dungeon).

AbsoluteXandy comentou:
Os 4 frames dos chars são uma dor de cabeça.
Fazer um programinha/mod para lidar com isso é easy, não?

FL comentou:
Fazer um programinha/mod para lidar com isso é easy, não?
Mas ter que cogitar isso sempre que for criar um projeto é bem incômodo, me faz na hora perder a vontade e ir pro Ace, que já tem isso arrumado sem precisar de nada.

Voltar
Topo Inferior