🤔 Para Refletir :
"No alto daquela ideia, plantei um projeto de jogo. A empolgação da ideia bate, o fracasso da ideia cheira."
- DanTheLion

O que vocês fazem quando estão sem criatividade?

processinho

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
26 de Março de 2018
Postagens
1
Bravecoins
0
Gente, o q vcs fazem quando não conseguem criar um mapa por falta de criatividade ou vc tem planos pra fazer, mas não consegue fazer do jeito que quer?

Procuro inspirações na arte alheia. Leio comics ou livros, ouço música, vejo videoclips, assisto a filmes ou séries, jogo videogames, vejo desenhos no instagram ou deviant art. Não aconselho ir pras redes sociais procrastinar. Quando estiver em art block, ajuda bastante buscar outras obras para exemplo - no caso de um mapa, talvez jogar jogos que tenham uns mapas bonitos, ou vasculhar os mapas que o pessoal posta nos fóruns. Pode fazer você ter uma ideia, e ao mesmo tempo você se diverte e relaxa.

Antes de qualquer coisa: Movi o tópico para a área de "Debates e Estudos" pois acredito que possa realmente gerar um debate interessante e se tirar bastante proveito e conhecimento daqui. Além disso, modifiquei o ícone para padronização.

Atenciosamente,
NineK :3

É basicamente o que falaram, principalmente como a Belle exemplificou mais.

Outra coisa, em minha opinião, não é que estamos "sem criatividade", mas, sim, nossa mente que está extremamente cansada e/ou desgastada no(s) problema(s) que estamos aficionado(s) ao máximo em tentar resolver.

Recomendo muito buscar inspiração em algo não totalmente voltado ao que procura (tutorias de mapeamento, mapas no rpgmaker, ou a engine que vai fazer), mas também não deixando isso totalmente de lado, porém, por exemplo: Quer fazer um mapa-múndi de algo? Olhe o nosso atual, alguns feitos eras passadas, por historiadores, arqueólogos, mapas da época das grandes navegações. Quer fazer a decoração medieval do interior de um castelo? Assista filmes com temáticas medieval, se atente aos detalhes estruturais não só do castelo como da época, estude um pouco mais sobre o mesmo, busque referências de design de interiores. E assim por diante.

Veja, diversos jogos ganham inspirações e ideias fora de referências de outros jogos. No vídeo do Nautilus sobre Manifold Garden, por exemplo, foi uma simples dúvida que o criador teve vendo um filme, juntando com algum estudo sobre física e por aí vai.

Quando mais nos desfocamos do problema, maior será o horizonte para novas alternativas. Então, como o Hermes falou, pare e faça outra coisa. O que tiver de vim, virá. Parar o que se estar fazendo não é de modo algum errado. No vídeo do Ludoviajante sobre Okami, já no início ele fala que Hideki Kamiya resolveu tirar umas férias em um local tranquilo em um campo rural porque estava saturado de fazer jogos e, mesmo "fugindo"  disso, foi onde surgiu o conceito de Okami. Seja como for, onde e como, você dá um tempo não significa que não conseguirá inspiração e/ou ideias em outros lugares, fontes e/ou pausas que dará no projeto, tudo que precisa é saber o momento de parar, desligar um pouco e buscar outras formas de inspirações e descanso.

Que consiga quebrar esse momento de "sem criatividade", jovem! No mais, espero que se inspire e que comsiga absorver o que foi dito pelos membros e vídeos que aqui postei também. Boa sorte! :3

Beijo da Andarilha! :Beijinho2:

Opa, beleza?

Já falaram bastante coisa aqui sobre isso. Mas tentando complementar:
Depende se está com a mente cansada ou só sem inspiração.
Se já estiver cansado mesmo, eu vou jogar um pouco, mesmo algo bobo e que não tenha nada a ver, só pra distrair. Ou assisto um episódio de uma série, ou um filme, ou anime. Em alguns casos vou tirar um cochilo quando é umas 3h da madruga.
Mas se apenas falta inspiração, procuro trabalhos de outros autores no mesmo assunto. Se quero fazer um mapa, procuro na comunidade alguns mapas bonitos, procuro até no google imagens mesmo, aparece trabalhos de vários autores de vários países de vários tipos de engines diferentes. Se quero escolher um tipo de musica pro projeto. Escuto músicas aleatórias do tema no youtube. Procuro listas de músicas de um game no estilo, etc.
E como dito antes, se uma ideia tem que vir, ela virá. Cedo ou tarde. Mas mais importante que isso, sempre tenha uma forma de anotá-la. Seja num caderninho que carregue no bolso, num gravador de voz ou num grupo solo do whats (essa é uma boa dica, no whatsapp, crie um grupo e fique sozinho nele, sempre que tiver uma ideia, seja por texto, imagem, vídeo ou áudio, você pode arquiva-lá lá).
Enfim, espero que tenha sido útil de alguma forma.

Abraço.

Busco inspiração em outras mídias, geralmente jogando jogos do mesmo gênero do meu para buscar ideias, ou vendo filmes e lendo livros que possam ter algum tipo de ligação com o que quero criar. Por exemplo, se eu eu estivesse fazendo um game Medieval e perdesse a inspiração, veria Senhor dos Anéis, Game of Thrones, jogaria um The Witcher 3, um Skyrim, leria as Crônicas de Arthur do Bernard Cornwell... Essas coisas.

O que vocês fazem quando estão sem criatividade?

Lendo a Revista Make The RPG, jogando jogos com temáticas parecidas e procurar algo nos fóruns e conversar com alguém e até mesmo o que você fez, promovendo um debate. Abraço!   

Voltar
Topo Inferior