🤔 Para Refletir :
"A vida é a caçada e o agora é o nosso campo de caça, os nossos sonhos são o alvo e as nossas lembranças são os troféus... Pois o nosso destino é sermos caçadores."
- Frank

O que vocês mais gostam de comprar em jogos?

ドーベルマン

.
Administração
Administração
O cão.
Juntou-se
29 de Março de 2017
Postagens
530
Bravecoins
2.287
Prezados, boa noite!
Quem não gosta de dinheiro? Matar lobos coloridos, salvar "princesos", destronar tiranos, sempre por um bem maior, alguma experiência e várias moedas.​
As moedas, bem conhecidas em j-RPG e MMORPGs, são utilizadas em muitos jogos como uma forma de recompensar o jogadores pela realização das tarefas, sejam elas simples, como matar inimigos em batalhas aleatórias, sejam elas mais complexas, como uma grande corrente de missões, mas do que adianta acumular tantas moedinhas se não servem para comprar muita coisa?​
A lista de possibilidades é extensa: armas super poderosas; armaduras impenetráveis; cosméticos; poções de recuperação; aumentos de atributos; habilidades extras; mascotes; montarias; comida; classes; personagens; outras moedas; colecionáveis; acessórios; iscas e varas de pescar; armadilhas; bombas; munições; implementos mágicos; reparo de equipamento; taxa de uso do banco; taxa de leilão; transporte público; etc...
Certamente que essa situação depende muito do tipo do jogo, da forma em que as moedas são distribuídas, bem como a forma das escolhas de game design relacionadas à progressão do jogo. É uma questão muito subjetiva, de fato, e altamente dependente do estilo do jogo, mesmo assim, o debate é interessante.​
Por isso, gostaria de saber, na opinião de vocês, sobre o que é importante poder comprar com as moedinhas e o que não deve ser vendido? Seja por amor ao equilíbrio do jogo ou apenas por uma opção de game design. Gostaria ainda de solicitar, se possível, que mandem um TOP 5 dos itens que você mais compram nos jogos e daqueles que vocês menos tem interesse em comprar.​
À propósito, esse tópico é sobre o dinheiro ganhado in-game, não aquele pago com dinheiro da vida real, mas isso não impede vocês de dissertarem sobre isso também.​
Abraços.​

É realmente difícil responder essa questão, essa ideia de "dinheiro" e o que dá pra fazer com ele varia MUITO de jogo pra jogo mesmo, então nem sei se eu conseguiria fazer um TOP 5...
Ainda assim, existem algumas experiências e/ou situações bastante marcantes pela forma com que eu lido com isso como jogador:
  • Sei que é totalmente bizarro, mas uma mania desgraçada que sempre tive em RPGs é NUNCA, mas NUNCA usar dinheiro pra comprar itens de cura (exceto itens para reviver e ocasionalmente curas de status ruins). Na verdade, nem usar esses itens eu uso - prefiro magia. MP você recupera com uma soneca, aquela poção inútil que você roubou no armário do 1º vilarejo do jogo não volta nunca mais.😆 Dinheiro é pra comprar equipamentos de ponta, que podem fazer muita falta dependendo do nível de dificuldade do jogo.

• Itens de ataque (que você usa em batalha como se fossem magias ou bombas) eu também nunca compro, e costumo vender a maioria se estiver precisando de dinheiro. As exceções talvez sejam os RPGs táticos, em que você tem a vantagem de jogá-los à distância (como "shurikens").

• Jogos onde dinheiro é mais difícil de acumular costumam me deixar mais satisfeito quando faço alguma aquisição - ao contrário dos RPGs em que você consegue fazer um update de todos os seus equips sem o menor esforço assim que você chega em um novo shop. Me lembro de jogos como Dragon Quest te fazerem escolher o que você vai comprar, e para quem, porque a grana é curta. E isso acaba me levando a outro ponto: às vezes é necessário vender suas posses antigas pra conseguir novas - o que também odeio, porque jogos como Final Fantasy IX e o Tactics Advance, onde equipamentos estão relacionados ao aprendizado de skills/habilidades, me causaram um TOC de querer um item de cada no inventário se possível. E nunca se sabe se aqueles trapos daqueles equipamentos inicias podem ser úteis pra alguma coisa lá na frente...

• Uma coisa que costuma dar força ao uso de moeda é um sistema de alquimia/forja, porque eles acabam oferecendo muito mais variedade de itens para se comprar e terminam por oferecer mais opções ao jogador. Aliás, coloquei um sistema de forja no meu projetinho exatamente por isso - embora, pensando em game design, programar e balancear uma coisa desse tipo é uma tarefa cuja dificuldade cresce exponencialmente (ainda mais pra quem trabalha sozinho).

• Acessórios com efeitos únicos e apelativos, às vezes vendidos em lojas secretas, são os mais interessantes. Costumam custar pra caramba, o que vira um teste de paciência e persistência do jogador, embora quase nunca sejam imprescindíveis no progresso do jogo.

• Séries como Shin Megami Tensei usam do dinheiro pra montar sua party, invocando demônios ou fundindo-os pra conseguir monstros melhores e tal, e o gameplay gira em torno disso. Outro ótimo uso de dinheiro.

• Alguns jogos simplificam na questão do equipamento, como Suikoden 1, onde o personagem não pode equipar outra arma. Assim, o dinheiro é usado pra fazer o upgrade do nível delas. Simples e eficaz.

• Não costumo jogar RPGs de eras mais modernas, mas me vejo usando dinheiro pra comprar cosméticos (trajes, acessórios, mudanças de aparência) ou colecionáveis (pra montar um ambiente, colocar em display ou... colecionar). Os Phantasy Star modernos têm tudo isso. Um RPG não tão conhecido, Brave Fencer Musashi, de PS1, usa brinquedos colecionáveis como se fosse uma espécie de bestiário animado - absolutamente genial.

• Como detalhe menor, vale ressaltar que muitos jogos dão nomes próprios a suas moedas - no lugar das "gold pieces" genéricas - como uma forma de caracterizar o mundo. Final Fantasy tem o Gil, Breath of Fire e outros da Capcom usam Zenny, a série Mana/Seiken Densetsu usa Lucre e por aí vai...

Dito isso, me lembro de alguns jogos que abordaram o CAPITALISMO SELVAGEM de formas bastante inventivas:

o 1º jogo que me vem à cabeça quando falam em dinheiro nos RPGs é Secret of Evermore de SNES. É um dos poucos que me lembro que tem um sistema de currency: existem quatro tipos de moedas no jogo, de variadas regiões, e ao longo da aventura é até mesmo necessário fazer o câmbio entre eles. Isso porque o jogo também possui um sistema de alquimia - as magias são receitas que gastam itens, e não MP - e ingredientes diferentes são vendidos em regiões diferentes com moedas diferentes.
latest

Os quatro ícones representam os tipos de moeda do jogo
latest

Cada "magia" tem um custo em itens de alquimia - alguns bem raros - que podem ser comprados em lugares diferentes com preços diferentes dependendo da moeda.
Legend of Legaia possui um item especial meio secreto, um cartão onde você acumula pontos como se fossem milhas (lol) a cada compra e que pode ser usado em batalha pra causar um belo estrago. Funciona muito bem até contra chefes.
latest

Quero ver explicar a fatura pra esposa depois.
Grandia 2 tem três tipos diferentes de moeda: gold pra comprar equipamentos, magic coins pra dar upgrade nas magias e special coins pra comprar técnicas únicas de cada personagem.
20200426124758_1-1024x576.jpg
qrotdc66z7831.jpg
Amado por uns e odiado por outros, Final Fantasy VIII utiliza um sistema de salário em que você ganha uma quantia fixa em intervalos regulares de tempo (e nada nas batalhas). Para conseguir salários melhores é necessário subir de ranking, o que pode acontecer de algumas formas diferentes - mas dá pra cair de rank também. Muito esquisito.

85.jpg
Não necessariamente a ver com moeda, mas os jogos da série Lufia no SNES possuem um vendedor secreto - um pawn shop - pra onde vão TODOS os itens que você vendeu ao longo do jogo. Cada poção e equipamento que você se desfez em qualquer um dos shops fica disponível pra comprar de volta - na mesma quantidade inclusive. Acaba funcionando como um storage à base de dinheiro.

Vários RPGs têm ainda minigames pra se acumular pontos que podem ser usados pra comprar ou trocar itens únicos, raros ou de efeitos incomuns. De resto, não vejo muito segredo não.

Enfim, WTF, dessa vez me empolguei MESMO, e nem sei se respondi exatamente o tópico. 😆 Mas valeu a provocação, me fez parar e pensar em como tantos jogos sensacionais lidam com esse tipo de coisa, o que às vezes passa despercebido pra gente.

Até!

Em jogos assim geralmente eu gosto de gastar mais em armas e acessórios.
Se eu encontro uma arma específica com um salto grande nos atributos, ai eu sou levado a comprar mesmo.

Ou até mesmo um acessório dá um efeito legal, como alguma imunidade, ou um bom acréscimo em magia elemental.

Eu gosto também de exagerar em itens de cura, tanto para vida quanto para efeitos. Não gosto de depender do Healer para gastar sua mana em consequência de batalhas simples, usando mais suas habilidades em batalhas mais importantes.

Em RPGs eu gosto bastante farmar dinheiro quando eu encontro uma boa fonte, sempre ficando tranquilo financeiramente caso seja necessário um grande gasto. (Isso se o jogo permite)

Rapaz, eu gosto de comprar terreno, casa e cultivar minhas hortaliças. Uma pena que isso é raro nos joguinh.
Outra coisa legal de comprar com moedas é OUTRAS MOEDAS, as quais são necessárias pra trocar com algum tipo de NPC especial que só vende itens diferentes, muitos vezes raros também, em determinado local ou hora do dia in-game.

TOP 5 itens que eu gosto de comprar com as moedinhas:
- Casas
- Outras moedas
- Itens cultiváveis
- Montarias
- Outfits que representem melhor minha personalidade no jogo

É isso!

Geralmente eu sou um acumulador de gold, maaaas tem um caso especifico que eu torro todo o meu dinheiro...

Em Persona 3 Portable, se tu jogar na versão japonesa, existe um bug que te permite dar mais de um presente nos encontros. Então eu compro vários ursos e flores e deixo o social link da waifu full no quinto dia ^^'

Acho que os únicos exemplos de jogos que posso dar nesses estilos seriam: Genshin Impact e Final Fantasy XIV. Que joguei e usei o dinheirinho do jogo. No Genshin ainda não cheguei a gastar quase nada, mas no FFXIV eu gasto com:
- Teleporte;
- Minions;
- Comidas que dão boost (pra castar magia, dar velocidade etc);
- Montarias;
- Reparos nas ferramentas.

Creio eu que eu me divirto mais procurando Minions e Montarias pra comprar, tho.

Cara, realmente... Agora que você falou...

Acho que o mais interessante seria falar sobre oq não deveria ser vendido.
Ontem mesmo tive uma experiência com isso. Eu estava jogando meu StarCitizen-topzera-da-hora-e-do-momento qdo percebi que não tinha dinheiro suficiente para comprar um veículo do jogo. O dinheiro do SC é o aUEC e eu só tinha 56k. O valor do veículo é 172k... e as missões que eu estava fazendo me davam como recompensa 8k cada. Eu levava algo em torno de 15 a 20 minutos para completar uma dessas missões. Cada uma levava o mesmo tempo, em média. Long story short: Ia demorar muito pra eu conseguir juntar os 172k naquele rítimo.

Então eu pensei em pedir emprestado para o pessoal do servidor, o veículo em questão, pois ele é de mineração e eu poderia fazer muito mais dinheiro no mesmo tempo vendendo oq eu minerasse. Então alguém me emprestou o veículo dele, mas tbm me deu 110 mil aUEC pra que eu pudesse comprar meu próprio. Mas outra pessoa que estava vendo minha conversa no chat global tbm resolveu ajudar pq eu tbm iria precisar de uma nave grande para levar meu veículo aos locais de mineração. Então ele tbm me deu 3 milhões de aUEC! Graças a isso eu pude comprar meu veículo minerador e ser feliz.

Mas oq eu fiquei pensando aqui agora que vc falou é que tem algumas coisas que só podem ser compradas através do site do jogo. Compradas com dinheiro real. Mas aí eu fiquei pensando: Oq não deveria ser vendido? Mas sim ganhado dentro do jogo. Essa é uma boa pergunta.

E ao meu ver, acho que habilidades seriam o caso. Ficaria meio estranho eu ir até o npc, pagar pra ele me ensinar uma habilidade e, de repente, puff! Aprendi a habilidade. Legal é vc ter que evoluir até certo ponto para poder ter os pontos necessários pra poder usar a habilidade. Talvez, no máximo, comprar um livro/grimório que te permitisse aprender a habilidade. Mas, ainda assim, seria meio fácil demais. Livros assim deveriam ser encontrados em masmorras e cavernas pelo mapa.

Outra coisa que não seria tão legal de se vender seriam equipamentos OP. Equipamentos assim deveriam ser raríssimos! E, uma vez encontrados, já era. Era o único ali naquele local. Vá procurar outro! Tipo uma runa mágica que pode ser usada para encantar sua armadura e fazer que ela fique com um atributo OP. Ou uma poção da imunidade, que te deixa imune a qualquer tipo de dano durante um determinado tempo. Tem que ser muito difícil de encontrar.

Outra coisa que eu acho muito sem graça qdo vejo sendo vendido é o direito de ter acesso a determinados lugares do mapa. Eu acho muito ruim, isso. Tem outras coisas que poderiam ser vendidos pra gerar um caixa para a empresa que fez o jogo, não precisa ser algo assim. Quer que, para jogar seu jogo, todos tenham que pagar? Beleza. Assim tudo bem, mas limitar o mapa para quem não paga é sacanagem. Qdo eu fizer meu jogo online, não vai ter isso.

Mas enfim... As cinco coisas que eu mais costumo comprar nos jogos são:

01 - Equipamento melhores (armaduras, armas, acessórios, etc.)

02 - Assets (coisas que me farão ter mais dinheiro futuramente)
03 - Comidas e bebidas
04 - Facilidades (Entre ter que procurar a chave pra abrir a porta ou comprá-la do npc ou de algum player, eu prefiro comprar)

05 - Roupitchas (Gosto que meus personagens fiquem bonitinhos)

É isso. Bom tópico.
Até mais...

Última edição:
Voltar
Topo Inferior