Prezados, boa noite!
Quem não gosta de dinheiro? Matar lobos coloridos, salvar "princesos", destronar tiranos, sempre por um bem maior, alguma experiência e várias moedas.
As moedas, bem conhecidas em j-RPG e MMORPGs, são utilizadas em muitos jogos como uma forma de recompensar o jogadores pela realização das tarefas, sejam elas simples, como matar inimigos em batalhas aleatórias, sejam elas mais complexas, como uma grande corrente de missões, mas do que adianta acumular tantas moedinhas se não servem para comprar muita coisa?
A lista de possibilidades é extensa: armas super poderosas; armaduras impenetráveis; cosméticos; poções de recuperação; aumentos de atributos; habilidades extras; mascotes; montarias; comida; classes; personagens; outras moedas; colecionáveis; acessórios; iscas e varas de pescar; armadilhas; bombas; munições; implementos mágicos; reparo de equipamento; taxa de uso do banco; taxa de leilão; transporte público; etc...
Certamente que essa situação depende muito do tipo do jogo, da forma em que as moedas são distribuídas, bem como a forma das escolhas de game design relacionadas à progressão do jogo. É uma questão muito subjetiva, de fato, e altamente dependente do estilo do jogo, mesmo assim, o debate é interessante.
Por isso, gostaria de saber, na opinião de vocês, sobre o que é importante poder comprar com as moedinhas e o que não deve ser vendido? Seja por amor ao equilíbrio do jogo ou apenas por uma opção de game design. Gostaria ainda de solicitar, se possível, que mandem um TOP 5 dos itens que você mais compram nos jogos e daqueles que vocês menos tem interesse em comprar.
À propósito, esse tópico é sobre o dinheiro ganhado in-game, não aquele pago com dinheiro da vida real, mas isso não impede vocês de dissertarem sobre isso também.
Abraços.