🤔 Para Refletir :
"Escrever para o seu jogo já começa nas mecânicas"
- AbsoluteXandy

Old Maid - Tentativa de Sombreamento

Jazz Masculino

Saiyajin
Membro
Membro
Juntou-se
01 de Julho de 2015
Postagens
1.362
Bravecoins
1.692
Área
Sonoplastia
Motor de jogo
RPG Maker 95
Boa tarde, pessoal!

Recentemente, abri um tópico em uma tentativa de colorir um desenho. Fui no zóio, sem assistir vídeos etc. e acabei tentando encarar o Krita. Achei muito divertido e gostei do resultado.

Assisti uns vídeos no Youtube sobre como colorir, quais ferramentas usar (e qual o processo da galera). E dessa vez foi mais rápido (cara, como tem conteúdo excelente no youtube a respeito). Por isso, decidi também tentar fazer o sombreamento nesse desenho.

A ilustração foi feita por Harrison Weir para o livro Lily's Screen. Está em domínio público e pode ser checada aqui.

Resultados e processo:
Kn3nwmZ.jpg
hKrzKRa.jpg
DIX9XpK.jpg
PYbPI9F.jpg

Foi muito divertido fazer esse. A ilustração é muito engraçada, e o autor já deixou várias deixas de sombreamento. Eu quis imaginar uma luz vindo do fundo e à esquerda do desenho, principalmente porque eu queria dar um ar 'trevosão' pra empregada, deixando só o nariz iluminado pra fora do gorro (aeuauehauehaueh).

Eu aproveito para agradecer imensamente o feedback no outro tópico e a grande ajuda do [member=753]patriciomi[/member] com relação à saturação e opacidade de cores e layers.

Por favor, sintam-se livres para opinar à respeito da imagem e onde ela pode ser aprimorada. Já percebi com relação ao sombreamento uns pontos à melhorar, mas a opinião de alguém que tem um olhar mais especializado no assunto pode ajudar muito.

É isso, valeu. =)

Acho bem legal essa ideia de pegar ilustrações por aí pra colorir, é uma boa maneira de se treinar técnica de pintura sem ter o overhead de ter que fazer o desenho inteiro  _b

Gostei bastante das cores nessa, antes de estar sombreado até parece algo que poderia estar originalmente no livro.

Não entendo de desenhos e colorização, então vim aqui só pra falar que na minha visão de leiga FICOU MUITO BOM *o* evoluiu muito depois do desenho do death note. Sério, muito bom, principalmente porque com as cores fica mais fácil perceber os objetos e limites dos traços do desenho, a paleta de cores achei que você escolheu uma perfeita e o sombreamento ao meu ver ficou um chuchu

Lord Wallace comentou:
Acho bem legal essa ideia de pegar ilustrações por aí pra colorir, é uma boa maneira de se treinar técnica de pintura sem ter o overhead de ter que fazer o desenho inteiro  _b

Gostei bastante das cores nessa, antes de estar sombreado até parece algo que poderia estar originalmente no livro.
Realmente, Lord. Você trazer vida às formas de um desenho é um processo fantástico, mas bem cansativo. Você pintar é fantástico e também cansativo. Aí achei melhor focar em um só kkkkk

Valeu pelo feedback. =)

HermesPasser comentou:
Só faltou uma texturazinha pra a roupa parecer desbotada. Em geral ficou legal
Salve, Hermes! Interessante você apontar a questão da textura... estou por fora mas vou tentar dar uma pesquisada sobre.

Valeu pelo feed =)

patriciomi comentou:
Muito bacana a colorização, ficou muito bom
Valeu, mestre! Obrigado pelo reforço no outro post. Já deu pra trabalhar melhor considerando as suas dicas. =)

Coralium comentou:
Não entendo de desenhos e colorização, então vim aqui só pra falar que na minha visão de leiga FICOU MUITO BOM *o* evoluiu muito depois do desenho do death note. Sério, muito bom, principalmente porque com as cores fica mais fácil perceber os objetos e limites dos traços do desenho, a paleta de cores achei que você escolheu uma perfeita e o sombreamento ao meu ver ficou um chuchu
Haha, valeuu Cora! Fico feliz que tenha gostado. Depois de colorir esses dois comecei a notar como às vezes passamos despercebidos por mínimos detalhes em desenho sem cor. Onde tem cabelo e onde não tem; no caso desse, se o pé direito está descalço ou com sapato; etc.

Obrigado pelo feedback! =D

Caio, gostei muito do resultado! Parabéns!  :^-^: Gostei especialmente das cores de flat que você escolheu. São excelentes!

Se me permite, vou te dar só uma dica para ajudar nas próximas vezes! Me parece que você fez o sombreamento só diminuindo o valor da cor local. Quero dizer, me parece que você aproximou a cor do preto absoluto. Geralmente, para sombras parecerem mais vivas, nós precisamos também alterar a matiz (hue) da cor. Vou exemplificar:​

9jQjAPp.png

Essas foram as cores que você escolheu. Se formos analisá-las,

blg6YpT.png

Percebemos que você trouxe a sua cor base mais perto do preto absoluto. Entretanto, uma sombra não é simplesmente isso. A sombra também reflete propriedades da luz que a atinge. Costumeiramente, as sombras refletem cores mais frias que a cor base. Portanto, a base lateral da direita, de matiz (hue), também precisa ser alterada. Para cores mais frias, descemos a base. Para cores mais quentes, subimos.

FhHsmlE

Refiz o seu sombreado escolhendo uma cor mais fria do que a cor base.

FhHsmlE.png

Perceba que ela ainda é uma aproximação do preto absoluto, mas eu mudei a base da matiz (hue; barra lateral direita).

qpjdlnH.png

Para fazer highlights (focos de claridade) na sua imagem, é só fazer o processo reverso. Ao invés de buscar cores mais frias, busque cores mais quentes.

zEwDG1a.png

p9jsF6z.png

Espero que possa lhe ser útil! Qualquer dúvida, sinta-se livre para entrar em contato. Recomendo muito o canal do Marco Bucci no Youtube para aprender tudo sobre luz e cores. Basta buscar por "Marco Bucci" no Youtube. Grande abraço!​

[member=2924]Jovee[/member] você instruiu o Caio de uma forma muito mais didática do que eu vi em tutoriais por aí, e é bem o que eu estou me matando de aprender agora! Portanto, sua dica serviu muitíssimo pra mim também! Muito obrigado! Hahahaha o/

[member=2924]Jovee[/member], muitíssimo obrigado pelo input!

Os pontos ressaltados estão perfeitamente explicados. Recentemente assisti uns vídeos no youtube e tudo o que você falou resume muito bem o conteúdo sobre o assunto.

Agradeço muito a disposição para ajudar.
Jovee comentou:
Caio, gostei muito do resultado! Parabéns!  :^-^: Gostei especialmente das cores de flat que você escolheu. São excelentes!

Uma dúvida minha é com relação às cores de flat, o que isso significa? :hahahaah

No mais, [member=2745]Eliyud[/member], eu e os novatos de plantão agradecemos imensamente!

::P:​

[member=123]Caio Varalta[/member] Fico feliz que tenha te ajudado! Qualquer dúvida, estou à disposição!

Flats são as cores bases de uma pintura. Elas não podem ser muito saturadas nem muito "cinzentas", nem muito claras nem muito escuras. São às vezes conhecidas como "midtones", ou seja, os tons médios, que não são nem pontos de claridade nem sombras.

Existem centenas de técnicas de pintura digital, mas, até onde sei, para arte ocidental, é muito comum a utilização de flats, cores bases para se pintar em cima. Esse vídeo (embora em inglês) pode lhe elucidar bastante coisa! Recomendo:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=J4Qg6Svszy0[/youtube]

Jovee comentou:
[member=123]Caio Varalta[/member] Fico feliz que tenha te ajudado! Qualquer dúvida, estou à disposição!

Flats são as cores bases de uma pintura. Elas não podem ser muito saturadas nem muito "cinzentas", nem muito claras nem muito escuras. São às vezes conhecidas como "midtones", ou seja, os tons médios, que não são nem pontos de claridade nem sombras.

Existem centenas de técnicas de pintura digital, mas, até onde sei, para arte ocidental, é muito comum a utilização de flats, cores bases para se pintar em cima. Esse vídeo (embora em inglês) pode lhe elucidar bastante coisa! Recomendo:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=J4Qg6Svszy0[/youtube]
Faz todo sentido agora, [member=2924]Jovee[/member]!

Meu, muito obrigado pelos comentários. Já iluminaram boa parte do caminho kkkkk

Valeuu =)

Voltar
Topo Inferior