E aí, pessoal, tudo jóia?
Vou compartilhar com vocês algumas reflexões que eu tive nos ultimos meses sobre a cena RPG Maker, principalmente a internacional-ocidental, onde eu me inseri tem pouco tempo, e pude perceber algumas coisas que acho que cabe discutir e ver o ponto de vista da comunidade br sobre. Alguns são pontos batidos mesmo aqui, mas mesmo assim são importantes pra contextualizar.
Recentemente um relevante youtuber de review de jogos de RM chamado ToastyTime postou um video dizendo que iria largar o conteúdo sobre jogos da engine. Ele citou uma série de razões, pessoais e até mesmo por conta de algumas controvérsias dentro da comunidade gringa que não é o que nos interessa aqui. Toasty disse no video sobre como é difícil fazer conteúdo de RPG Maker, porque a maioria dos jogos soa igual e\ou tem os mesmos problemas e vícios. Mesmo jogos bem feitos e tecnicamente impecáveis que, segundo alguém nos comentários do video, se preocupam mais em ser um bom Jogo de RPG maker do que um Bom jogo.
Essa colocação me deixou pensativo, porque de fato algumas produções investem muito na parte técnica e até na parte estética, mas são jogos sem atrativos pra quem é fora do nosso meio. É uma falta de saber avaliar um produto como jogador em vez de como desenvolvedor da engine. Eu tenho minhas discordâncias sobre dizer que isso é inteiramente culpa dos gráficos RTP ou do sistema de batalha, não acho que seja apesar de saber que geralmente isso não causa uma boa impressão.
Na minha opinião, se sintam livres para discordar, o problema é que as histórias estão padronizadas e presas à tropes clichês, que não inovam ou trazem alguma novidade ou surpresa, não subvertem ou são pretenciosas demais para ser apenas "um rpg simples inspirado em dragon quest". E quando digo isso eu não comparo com jogos AAA ou Telltale da vida. É só olhar para trás, para a era dos jogos de comédia! Quando os jogos eram menos presos a tentar ser um anime isekai genérico e os desenvolvedores queriam imprimir na suas obras sua marca, sua identidade e forma de ver o mundo, no caso através do humor. Não se trata de gráficos, gênero ou nível de produção, é basicamente botar mais alma nos projetos, sabe. Apesar de soar abstrato, em resumo "botar alma" é colocar no jogo um pouco de você, e não aquilo que você acha que os outros querem, é ser de fato um artista se expressando, seja criando algo novo ou dando uma nova visão para narrativas clássicas!
Acho que cabe a nós, comunidade, incentivar mais que os nosso devs usem dos jogos para criar histórias com um toque mais particular, não é cagando regra se pode ou não jogo medieval ou cópia de Earthbound, mas tipo, um mundo medieval do seu jeito, com suas regras e visão criativa. RPG Maker é uma comunidade moribunda por conta de termos ficado muito presos à feitos técnicos e não ter se preocupado com o que é a base de um bom jogo, que é uma boa ideia. Muitos criadores de conteúdo que cobriam o tópico foram desistindo, e na maioria dos casos nem foi exclusivamente por questões financeiras, mas por esse tipo de conteúdo ser exaustivo e gerar pouco interesse fora da nossa comunidade. RM é sim limitado, tem sim seus problemas estruturais, e por isso mesmo acho que deveríamos fortalecer o que a engine proporciona de melhor: A acessibilidade para quem quer contar boas histórias sem muito capricho técnico.
Essa é minha opinião como jogador, não como desenvolvedor. Espero ter contribuido pra discussão, e espero comentários pra ler mais pontos de vista sobre o assunto. Até mais!
Vou compartilhar com vocês algumas reflexões que eu tive nos ultimos meses sobre a cena RPG Maker, principalmente a internacional-ocidental, onde eu me inseri tem pouco tempo, e pude perceber algumas coisas que acho que cabe discutir e ver o ponto de vista da comunidade br sobre. Alguns são pontos batidos mesmo aqui, mas mesmo assim são importantes pra contextualizar.
Recentemente um relevante youtuber de review de jogos de RM chamado ToastyTime postou um video dizendo que iria largar o conteúdo sobre jogos da engine. Ele citou uma série de razões, pessoais e até mesmo por conta de algumas controvérsias dentro da comunidade gringa que não é o que nos interessa aqui. Toasty disse no video sobre como é difícil fazer conteúdo de RPG Maker, porque a maioria dos jogos soa igual e\ou tem os mesmos problemas e vícios. Mesmo jogos bem feitos e tecnicamente impecáveis que, segundo alguém nos comentários do video, se preocupam mais em ser um bom Jogo de RPG maker do que um Bom jogo.
Essa colocação me deixou pensativo, porque de fato algumas produções investem muito na parte técnica e até na parte estética, mas são jogos sem atrativos pra quem é fora do nosso meio. É uma falta de saber avaliar um produto como jogador em vez de como desenvolvedor da engine. Eu tenho minhas discordâncias sobre dizer que isso é inteiramente culpa dos gráficos RTP ou do sistema de batalha, não acho que seja apesar de saber que geralmente isso não causa uma boa impressão.
Na minha opinião, se sintam livres para discordar, o problema é que as histórias estão padronizadas e presas à tropes clichês, que não inovam ou trazem alguma novidade ou surpresa, não subvertem ou são pretenciosas demais para ser apenas "um rpg simples inspirado em dragon quest". E quando digo isso eu não comparo com jogos AAA ou Telltale da vida. É só olhar para trás, para a era dos jogos de comédia! Quando os jogos eram menos presos a tentar ser um anime isekai genérico e os desenvolvedores queriam imprimir na suas obras sua marca, sua identidade e forma de ver o mundo, no caso através do humor. Não se trata de gráficos, gênero ou nível de produção, é basicamente botar mais alma nos projetos, sabe. Apesar de soar abstrato, em resumo "botar alma" é colocar no jogo um pouco de você, e não aquilo que você acha que os outros querem, é ser de fato um artista se expressando, seja criando algo novo ou dando uma nova visão para narrativas clássicas!
Acho que cabe a nós, comunidade, incentivar mais que os nosso devs usem dos jogos para criar histórias com um toque mais particular, não é cagando regra se pode ou não jogo medieval ou cópia de Earthbound, mas tipo, um mundo medieval do seu jeito, com suas regras e visão criativa. RPG Maker é uma comunidade moribunda por conta de termos ficado muito presos à feitos técnicos e não ter se preocupado com o que é a base de um bom jogo, que é uma boa ideia. Muitos criadores de conteúdo que cobriam o tópico foram desistindo, e na maioria dos casos nem foi exclusivamente por questões financeiras, mas por esse tipo de conteúdo ser exaustivo e gerar pouco interesse fora da nossa comunidade. RM é sim limitado, tem sim seus problemas estruturais, e por isso mesmo acho que deveríamos fortalecer o que a engine proporciona de melhor: A acessibilidade para quem quer contar boas histórias sem muito capricho técnico.
Essa é minha opinião como jogador, não como desenvolvedor. Espero ter contribuido pra discussão, e espero comentários pra ler mais pontos de vista sobre o assunto. Até mais!