Há argumentos a favor e contra a ideia de que todos os jogos devem permitir que o jogador opte por uma dificuldade mais baixa. E o debate se tornou ainda mais polarizado com os jogos indies, em que os desenvolvedores tem uma liberdade ainda maior de definir o quão difícil seus jogos serão.
Alguns dos argumentos a favor de que os jogos, ou pelo menos os que tem uma dificuldade alta, tenham um modo mais fácil inclui:
- Permitir que todos possam jogar e concluir o jogo, independente do nível de habilidade. Não torna a jogatina uma tarefa frustrante e sim algo divertido. Uma atividade que você pode participar sem ter a necessidade de provar nada para alguém. E isso não atrapalharia a experiência dos jogadores mais hardcore, já que esses podem escolher uma dificuldade maior.
- O desenvolvedor deve ser livre para criar o jogo com a dificuldade que preferir e oferecer aos jogadores a experiência planejada. Ser obrigado a jogar numa dificuldade maior incentiva o jogador a melhorar suas habilidades e dá um sentimento de satisfação ao concluir os desafios. Incentiva o jogador a tentar algo diferente e ser criativo à frente da adversidade.