🤔 Para Refletir :
"Nunca desista se tiver uma ideia em mente, se tiver inicie-a."
- Samuel Augusto

Os Quatro Guardiões

CalvinSena

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
06 de Julho de 2019
Postagens
2
Bravecoins
1
Whats-App-Image-2019-06-29-at-15-19-44.jpg

Ficha técnica:

Nome: Os Quatro Guardiões

Autor: Calvin Sena

Início do jogo: Junho/2019

Tipo do jogo: RPG

Engine: Rpg Maker Vx Ace

Fase do jogo: Atualmente versão Beta

Gameplay Demo: 40 min

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sinopse: Kashi é um garoto relativamente normal, ainda bebê perdeu seu pai, desde então, foi criado pela mãe.

Os pais de Kashi faziam parte de um clã, chamado "Os Quatro Guardiões", o objetivo principal deste clã era manter a paz e segurança em suas cidades.

Kashi cresceu sem conhecer esse lado de seus pais, porém isso muda quando após uma iminente falência de Ryocell, cidade natal do protagonista, o mesmo decide partir em viagem junto com sua melhor amiga, Karin, rumo a Capital, a fim de conseguir sustento para suas famílias, no caminho Kashi e Karin fazem amizades, como, Mindo, morador da Capital.

Tudo estava indo bem, até que um ataque repentino força Kashi e seus companheiros a lutarem e consequentemente, conhecerem a verdade sobre o clã dos heróis, que um dia protegeram suas cidades.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3.jpg

1.jpg

2.jpg

Link para download:https://www.mediafire.com/file/m68cncmpmpri2a8/Os+Quatro+Guardi%C3%B5es+-+DEMO+VERSION+-.exe

Link da página do jogo: https://www.facebook.com/pg/OsQuatroGuardioes/posts/?ref=page_internal

Fala [member=2705]CalvinSena[/member] !

Na primeira olhada que eu dei no tópico não esperei lá muita coisa, já que ele tá bem vaziozão, mas baixei o jogo mesmo assim e tenho que dizer que fui surpreendido positivamente! Tenta dar uma caprichada a mais na formatação e colocar uns screenshots, garanto que assim mais gente vai notar o projeto  :Okay_fix:

Dito isto, vamos falar do jogo agora. Eu não cheguei a terminar a demo por causa da correria, mas joguei até chegar na Capital. Aqui vão as minhas impressões:

Do que eu gostei:

- Feito com esmero: Deu pra perceber que você colocou bastante atenção e cuidado no projeto, as cutscenes estão bem feitas, o efeito sépia nos flashbacks tá bacana, e a programação dos eventos em geral parece bem feita e responsiva de acordo com o que acontece nas quests.

- Clima de Tom Sawyer: Um grupo de crianças/adolescentes saindo mundo afora pra se aventurar - apesar de simples, a história me passou um clima de Aventuras de Tom Sawyer bem bacana e aconchegante. Os diálogos entre os personagens tem uma fluidez muito boa, transbordando inocência e jovialidade, e você usou os diferentes facesets primorosamente para mostrar as emoções com clareza.

O que eu acho que pode melhorar:

- Mapeamento: Apesar de as áreas de floresta terem um mapeamento bacana, achei o das vilas bem fraquinho. As casas estão dispostas de uma maneira estranha, e falta bastante coisa para realmente deixar a impressão de que são vilarejos e não só um terreirão com construções espalhadas. Os aldeões ficam parados no mesmo lugar, sem vida. A Capital pareceu um pouco melhor nesse sentido, mas não cheguei a andar muito por lá.

- "Você não passar por aqui por X motivo": No começo eu até que tinha gostado disso, me impediu de sair andando pra longe de onde era a quest inicial e realmente parecia fazer sentido naquele momento, mas quando eu percebi que isso se estendia pela demo toda fiquei meio desgostoso. Acho que você poderia ter usado o mapeamento de maneira melhor pra evitar esses eventos que impedem quase completamente o jogador de explorar: no caso da casa abandonada na floresta, por exemplo, bastava colocar ela antes do caminho que levava para a ponte para não ter que jogar uma caixa de texto na cara do player dizendo que era pra ele ir pelo outro lado. Coisas desse tipo desestimulam muito a exploração e quebram a imersão bem rápido.

- Momentos inverossímeis na narrativa: De todos acho que esse é o mais sutil, mas não deixa de ser importante. Não sei isso acaba tendo uma explicação mais pra frente, mas achei bem estranho a mãe do protagonista deixar tranquilamente eles saírem da Vila em direção à distante Capital faltando poucas horas pra anoitecer, quando o jogo explicitamente menciona que as crianças nunca tinham saído do vilarejo antes! Outra coisa estranha foi o fato da aldeia vizinha inteira estar passando dificuldades por causa da ponte desmoronada, mas em vez de consertarem o problema por si mesmos, tiveram de pedir para um grupo de adolescentes fazer isso. Soa bem fora de lugar, não?  :Ahn:

Por enquanto é isso! Acho que o projeto tem um potencial bem legal, mas é importante você se atentar naqueles pontos que eu mencionei pra ele continuar evoluindo bem.

Um grande abraço, e continue mandando updates aqui pra gente!  :Okay_fix:

Bom dia Lord Wallace, tudo bem? Antes de qualquer coisa, muito obrigado, muito obrigado mesmo por dedicar parte do seu tempo, não só para jogar, mas também para mandar seu feedback.

Sobre o tópico estar vazio, preciso ser muito sincero, esse foi o primeiro tópico que fiz na vida, quando o fiz estava totalmente perdido, eu não sei como colocar screenshots, eu tentei colocar, as imagens estão aí, mas não aparecem (kkkk).

Sobre o mapeamento das cidades: Tenho em mente que muitas coisas estão faltando, como está na versão Beta meu foco é concluir a história principal e após isso, focar nos mapas, na versão final muitas coisas vão mudar. A diferença gritante do mapeamento da Capital em comparação das outras cidades foi proposital, a intenção é mostrar o quão simples eram os protagonistas, que eles eram apenas crianças em uma pequena vila mal construída, reforçando o espanto delas quando chegam na Capital, a intenção é que a Capital seja marcante para eles, não só como objetivo, mas também como descoberta do "novo".

Sobre a linearidade do jogo que impede do jogador "explorar" e andar para todo lugar: Também é proposital, pelo menos até esse ponto do jogo, "explorar" fará parte do enredo, minha intenção é que o jogador tenha empatia pelos protagonistas, em determinada parte do jogo a exploração será quase que obrigatória, o protagonista e o jogador vão se ver perdidos num mundo onde antes sabiam como andar.

Sobre a mãe do protagonista deixar eles saírem da vila mesmo nunca terem saído e quase anoitecendo, e também sobre a vila vizinha precisar de alguns adolescentes para construirem a ponte ao invés de eles mesmos fazerem isso: Esse com certeza esse é o maior clichê do jogo, já perdi a conta de quantos jogos ou animes já joguei/assisti, onde um grupo de adolescentes saem para se aventurarem e salvarem algo ou alguém, (kkkkkkkkk) brincadeiras a parte, de certa forma concordo com você, afinal que mãe em sã consciência permitiria isso? Bom como disse, o jogo ainda está em fase Beta, muitas coisas serão mudadas, isso pode ser uma das coisas.

Mais uma vez, muito obrigado pelo tempo que dedicou, sou muito grato mesmo. :)

PS:Se puder me ajudar quanto a por imagens no tópico, eu seria ainda mais grato. :v

CalvinSena comentou:
PS:Se puder me ajudar quanto a por imagens no tópico, eu seria ainda mais grato. :v

[member=2705]CalvinSena[/member] Peço desculpas pela demora, estive um pouco afastado e não pude responder antes!

Realmente, entender como funcionam os BB codes do fórum pode ser bem intimidador pra quem nunca usou antes, mas logo logo você acostuma e fica fácil fácil. Vi que você já conseguiu colocar umas imagens, ficou bem melhor!

Vou ver com a Staff da gente fazer um tópico-tutorial para servir de exemplo pros novos projetos aqui, incluindo um link para mostrar como funcionam os BB Codes.  :Okay_fix:

Não joguei até o final (Parei na parte do primeiro inimigo), mas tenho algumas considerações. O enredo é simples, porém tem potencial, apesar do jogo ser bem RPGzão, eu senti um clima natural e realista tipo um anime Slice of Life. Sem falar que eu gosto bastante de RPGs onde o grupo é um grupo de crianças/adolescentes. A única coisa que eu acho que poderia melhorar sobre isso é o diálogo com NPCs.
O mapeamento é Ok até certo ponto. Eu não tenho problemas com as casas serem pequenas no exterior, porém grandes no interior, mas deixe o teto maior que a parede, algumas casas tem o teto com o mesmo número ou menos de tiles que a base. Outra dica é evitar colocar árvores muito enfileiradas.
As músicas também estão Ok até certo ponto. A música da casa abandonada dá a impressão que alguma coisa muito tensa vai acontecer, seria melhor deixar um BGM mais calmo ou até mesmo deixar sem BGM. Pelo que eu vi, a Capital não tem um BGM próprio, já que eu fui no bosque ao sul e voltei e a música do bosque continuou. Ficaria melhor se você trocasse o BGM em diálogos específicos que nem vc fez nos flashbacks. O Inn da Capital tem um BGM bem calmo, quando ocorre aquela revelação sobre a vila do início, a música calma continua, a música só fica mais tensa quando vc sai do Inn. Vc deveria pausar o BGM na hora daquela conversa e depois tocar a música tensa.

O jogo tem potencial pra dar retorno aos JRPGs clássicos, então eu espero que continue e melhore cada vez mais.

E aí, [member=2698]Calvin Sena[/member] !
Tudo bem?

Como está o desenvolvimento do projeto?
Alguma coisinha nova pra mostrar?
Qual a parte mais difícil de se trabalhar, em sua opinião?

Aguardo novidades!

Voltar
Topo Inferior