🤔 Para Refletir :
"No alto daquela ideia, plantei um projeto de jogo. A empolgação da ideia bate, o fracasso da ideia cheira."
- DanTheLion

Os sons de Mani, uma caminhada por minhas composições

HermesPasser Masculino

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Vícios e amores servem para preencher o vazio
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23 de Março de 2017
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Introdução
Resolvi compartilhar com vocês algumas das trilhas que constituem a OST de um de meus jogos em andamento. Já que o jogo provavelmente não verá a luz do dia e eu não quero elas sejam perdidas já que me afeiçoei a elas.

Já digo que não tenho experiencia e nem conhecimento técnico nas artes da composição então talvez elas soem um tanto amadoras.

As músicas

[soundcloud]https://soundcloud.com/hermes-passer/tema-do-mal?in=hermes-passer/sets/os-sons-de-mani[/soundcloud]
Eu poderia ter feito essa maior, gosto principalmente do inicio.

[soundcloud]https://soundcloud.com/hermes-passer/uma-batida?in=hermes-passer/sets/os-sons-de-mani[/soundcloud]
Nem me lembro mais em que contexto uso essa.

[soundcloud]https://soundcloud.com/hermes-passer/battle-boss?in=hermes-passer/sets/os-sons-de-mani[/soundcloud]
Gostava dessa mas depois de ouvir ela em cada batalha contra chefe passei a odiá-la.

[soundcloud]https://soundcloud.com/hermes-passer/a-castle-over-the-abyss?in=hermes-passer/sets/os-sons-de-mani[/soundcloud]
Essa é uma das "diferentonas" já que fiz ela após a finalização do jogo (modo história, digo)  pois eu estava repetindo muito uma música genérica e achei que o mapa onde esta toca deveria ter trilha própria. E só gosto muito do nome que dei a ela.

[soundcloud]https://soundcloud.com/hermes-passer/city-solevier?in=hermes-passer/sets/os-sons-de-mani[/soundcloud]
Nessa eu usei outra técnica para produzi-la. A "segunda parte" da música é a melhor então recomendo paciência.

[soundcloud]https://soundcloud.com/hermes-passer/inside?in=hermes-passer/sets/os-sons-de-mani[/soundcloud]
Com certeza a música que mais se repete ao longo do jogo e inesperadamente, sem ficar massante.

[soundcloud]https://soundcloud.com/hermes-passer/sin?in=hermes-passer/sets/os-sons-de-mani[/soundcloud]
Essa música de sete minutos é usada somente uma vez em uma cena de vinte segundos. Desperdício? talvez mas gosto do resultado que ficou.

[soundcloud]https://soundcloud.com/hermes-passer/intro-disharmony?in=hermes-passer/sets/os-sons-de-mani[/soundcloud]
Com certeza além de minha música favorita de meu jogo uma das minhas músicas favoritas de todos os jogos (nem um pouco de ego aqui :) ). É o tema de introdução.

[soundcloud]https://soundcloud.com/hermes-passer/final-disharmony?in=hermes-passer/sets/os-sons-de-mani[/soundcloud]
Tema de encerramento. Não gosto tanto dessa, exagerei na lentidão.

[soundcloud]https://soundcloud.com/hermes-passer/renuncia?in=hermes-passer/sets/os-sons-de-mani[/soundcloud]
Outra de minhas favoritas. Não me lembro onde é usada mas da para ter uma ideia pelo tom.

[soundcloud]https://soundcloud.com/hermes-passer/low?in=hermes-passer/sets/os-sons-de-mani[/soundcloud]
Provavelmente a segunda música mais tocada no jogo. Essa é mais enjoativa que a Inside.

[soundcloud]https://soundcloud.com/hermes-passer/cavernas-lentas?in=hermes-passer/sets/os-sons-de-mani[/soundcloud]
Desde que removi 90% das durgeons não se ouve essa com frequência, ela basicamente é uma versão alternativa da música de inicio de capítulo que não irei mostrar aqui. Gosto dela.

[soundcloud]https://soundcloud.com/hermes-passer/cotidiano-noite?in=hermes-passer/sets/os-sons-de-mani[/soundcloud]
Adicionei essa muito no final do processo de desenvolvimento para não reciclar as músicas de uma vila na outra. Me lembra a City Solevier só que melhor

[soundcloud]https://soundcloud.com/hermes-passer/negro?in=hermes-passer/sets/os-sons-de-mani[/soundcloud]
Gosto do ritmo dessa. O nome acabou perdendo seu sentido ao longo do desenvolvimento.

Encerramento
Espero que tenham gostado e por favor, me digam sua favorita. Se o feedback for interessante posso acabar postando mais algumas.

Até o/
 
Fala maninho.

Gostei muito de algumas músicas, algumas eu não simpatizei muito. Lembrando que minha opinião é puramente feeling de alguém que manja nada de música.

Minhas preferidas foram:
Inside - Pra mim ficaria muito boa numa cidade pequena, da uma sensação Breath of Fire 3 (Jogo que amo por sinal).
Intro Disharmony - Muito boa pra menu, eu usaria fácil na intro ou no menu no meio do jogo.
Renúncia - Combinaria muito com um diálogo com um NPC contando sua historia, uma historia divertida não dramática.
Negro - Aqui eu gostei da melodia e da batida, acho que contrasta de uma maneira boa.

As que eu não gostei:
Final Disharmony - Achei super lenta, chega a dar sono. Bom não sei o contexto da cena que ela seria usada mas mesmo assim podia ser um pouco mais rápida.
Low - A melodia é muito aguda e irritante.
Sin - Achei repetitiva, mas como você disse que só usou 20 segundos deve se encaixar melhor.

As outras eu achei OK, boas mas nada que me chamasse atenção. Abraço. o/
 
Primeiramente, segue um disclaimer para o textão abaixo: isso é somente uma opinião de quem tem um parco conhecimento de teoria musical que foi aplicado só para tocar um instrumento específico e não para compor; ou seja, posso estar completamente equivocada do ponto de vista de composição musical. Muito menos tenho conhecimento sobre manipular um daw, então só por isso já te parabenizo por conseguir fazer músicas coerentes e completas para um jogo com um programa que parece mais um monte de botão e painéis de uma nave espacial alienígena... rsrsrs Ou seja, fique à vontade para ignorar esse post.

Mas vamos lá, segue meu feedback:
TL;DR
Interessante que em muitos tracks as batidas fortes da percussão parecem ser no 2º e 4º tempo (assumindo q vc tenha usado ritmo quaternário na maioria das músicas), em vez de ser no 1º tempo.

Entretanto, acho q vc poderia variar um pouco no ritmo ou então diminuir o volume da percussão (nas músicas q têm uma percussão, é claro) quando não é música de batalha, para que ela não se sobressaia à melodia e harmonia. Acho q alguns tracks podem nem precisar de percussão e, em vez disso, dar mais ênfase num baixo, por exemplo. Em músicas de batalha, aí sim, acho que dá pra dar ênfase nas batidas pra gerar mais movimento para a música e uma sensação de ação. No caso, acho que o Battle Boss ilustrou bem isso.

É legal que há coesão entre os tracks na parte melódica, acho q vc deve ter usado a mesma base entre alguns dos tracks, né?
Só que alguns tracks parecem soar muito parecidos uns com os outros, muito embora tenha usado instrumentos e samples totalmente diferentes, não por causa da melodia, mas pq utilizou atributos muito similares (ou às vezes os mesmos atributos).
Por exemplo, o tempo (medido em bpm) de City Solevier, Sin e Intro Harmony parece estar muito próximo um do outro, o ritmo costuma ser de 2 ou 4 batidas por compasso, há uma preferência por arpejos (quando vc toca as notas de um acorde separadas e sequencialmente) na parte da harmonia e, sobretudo na tonalidade de uma escala menor que dá aquela impressão melancólica/triste da música.

Para evitar isso, vc pode brincar c outros tipos de escala, cada um tem um "sabor" diferente e pode te dar aquele clima q vc quer pro ambiente do jogo. Vc pode fazer variações na melodia em termos de valor da nota, ou seja, deixar algumas notas mais compridas (soar por mais tempo) e em contrapartida deixar outras mais curtas (soar por menos tempo) para caber no mesmo compasso.

No mais, é um OST bem completo, parece ter tudo o que precisa para o seu jogo e acredito que foi um ótimo exercício para vc ganhar experiência e continuar compondo tracks cada vez mais interessantes! E por favor, continue produzindo músicas, acho que tem um bom potencial...
Por fim, o track que mais gostei foi Uma batida, pois era o que soou para mim o mais diferentão e parecia um ambiente mais relaxado, mais "chill".

 
Gostei de cada uma delas, algumas mais outras menos, mas gostei de todas.
Muitas apenas com o sonzinho já dá pra imaginar um cenário, principalmente na "A castle over the abyss" e a "Intro Disharmony" que em minha opinião são as melhores.

Estarei no aguardo de outras eim.
Um abraço.
 
TsuYa comentou:
Fala maninho.

Gostei muito de algumas músicas, algumas eu não simpatizei muito. Lembrando que minha opinião é puramente feeling de alguém que manja nada de música.

Minhas preferidas foram:
Inside - Pra mim ficaria muito boa numa cidade pequena, da uma sensação Breath of Fire 3 (Jogo que amo por sinal).
Intro Disharmony - Muito boa pra menu, eu usaria fácil na intro ou no menu no meio do jogo.
Renúncia - Combinaria muito com um diálogo com um NPC contando sua historia, uma historia divertida não dramática.
Negro - Aqui eu gostei da melodia e da batida, acho que contrasta de uma maneira boa.

As que eu não gostei:
Final Disharmony - Achei super lenta, chega a dar sono. Bom não sei o contexto da cena que ela seria usada mas mesmo assim podia ser um pouco mais rápida.
Low - A melodia é muito aguda e irritante.
Sin - Achei repetitiva, mas como você disse que só usou 20 segundos deve se encaixar melhor.

As outras eu achei OK, boas mas nada que me chamasse atenção. Abraço. o/

Opa, obrigado pelo feedback. o/ Realmente fico contente que eu tenha conseguido passar o feeling que queria com a inside. Essa final passava em uma tela de créditos longa mas como eu já disse no post realmente também acho que exagerei na lentidão.

Nan comentou:
Primeiramente, segue um disclaimer para o textão abaixo: isso é somente uma opinião de quem tem um parco conhecimento de teoria musical que foi aplicado só para tocar um instrumento específico e não para compor; ou seja, posso estar completamente equivocada do ponto de vista de composição musical. Muito menos tenho conhecimento sobre manipular um daw, então só por isso já te parabenizo por conseguir fazer músicas coerentes e completas para um jogo com um programa que parece mais um monte de botão e painéis de uma nave espacial alienígena... rsrsrs Ou seja, fique à vontade para ignorar esse post.

Mas vamos lá, segue meu feedback:
TL;DR
Interessante que em muitos tracks as batidas fortes da percussão parecem ser no 2º e 4º tempo (assumindo q vc tenha usado ritmo quaternário na maioria das músicas), em vez de ser no 1º tempo.

Entretanto, acho q vc poderia variar um pouco no ritmo ou então diminuir o volume da percussão (nas músicas q têm uma percussão, é claro) quando não é música de batalha, para que ela não se sobressaia à melodia e harmonia. Acho q alguns tracks podem nem precisar de percussão e, em vez disso, dar mais ênfase num baixo, por exemplo. Em músicas de batalha, aí sim, acho que dá pra dar ênfase nas batidas pra gerar mais movimento para a música e uma sensação de ação. No caso, acho que o Battle Boss ilustrou bem isso.

É legal que há coesão entre os tracks na parte melódica, acho q vc deve ter usado a mesma base entre alguns dos tracks, né?
Só que alguns tracks parecem soar muito parecidos uns com os outros, muito embora tenha usado instrumentos e samples totalmente diferentes, não por causa da melodia, mas pq utilizou atributos muito similares (ou às vezes os mesmos atributos).
Por exemplo, o tempo (medido em bpm) de City Solevier, Sin e Intro Harmony parece estar muito próximo um do outro, o ritmo costuma ser de 2 ou 4 batidas por compasso, há uma preferência por arpejos (quando vc toca as notas de um acorde separadas e sequencialmente) na parte da harmonia e, sobretudo na tonalidade de uma escala menor que dá aquela impressão melancólica/triste da música.

Para evitar isso, vc pode brincar c outros tipos de escala, cada um tem um "sabor" diferente e pode te dar aquele clima q vc quer pro ambiente do jogo. Vc pode fazer variações na melodia em termos de valor da nota, ou seja, deixar algumas notas mais compridas (soar por mais tempo) e em contrapartida deixar outras mais curtas (soar por menos tempo) para caber no mesmo compasso.

No mais, é um OST bem completo, parece ter tudo o que precisa para o seu jogo e acredito que foi um ótimo exercício para vc ganhar experiência e continuar compondo tracks cada vez mais interessantes! E por favor, continue produzindo músicas, acho que tem um bom potencial...
Por fim, o track que mais gostei foi Uma batida, pois era o que soou para mim o mais diferentão e parecia um ambiente mais relaxado, mais "chill".

Que isso, acho que deves ter mais conhecimento de teoria musical que eu. Fico feliz por você ter conseguido achar alguma coesão entre essa OST.

Rhit comentou:
Gostei de cada uma delas, algumas mais outras menos, mas gostei de todas.
Muitas apenas com o sonzinho já dá pra imaginar um cenário, principalmente na "A castle over the abyss" e a "Intro Disharmony" que em minha opinião são as melhores.

Estarei no aguardo de outras eim.
Um abraço.

Realmente um nome dá um Q a mais para as coisas né? Tecnicamente o castelo fica sobre uma montanha, mas abismo é mais legal hehehe. Sobre as outras hum... não sei, poderia soar um pouco repetitivas mas quem sabe o amanhã né?



Agradeço ao feedback, com isso deu para perceber mais ou menos onde acertei.
 
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