🤔 Para Refletir :
"No alto daquela ideia, plantei um projeto de jogo. A empolgação da ideia bate, o fracasso da ideia cheira."
- DanTheLion

PADRÃO DE MOVIMENTOS PARA O INIMIGO - EVENTOS

herrmarcus

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
19 de Dezembro de 2016
Postagens
18
Bravecoins
0
Boa tarde, pessoal. Estou montando um jogo com sistema ABS, e gostaria de saber como criar um padrão de movimentos para o inimigo que se repetisse como um ciclo. Por exemplo: gostaria que por um tempo o inimigo perseguisse o herói (pois quando toca nele mostra a animação de ataque), mas queria também que a certo tempo o inimigo usasse uma magia (activada por um switch, p. ex.). Entretanto, não sei ao certo como fazer isso. Não sei se fui muito claro, mas agradeço se puderem me ajudar.
 
Qual Maker está usando para fazer esse ciclo.

Mas, pode ser que você esteja usando a partir do RPG Maker 2k3 pra cima (XP, VX, VX Ace ou MV). Se for um desses casos você pode fazer o seguinte.

Você pode utilizar um comando que pode fazer essa repetição a que se refere:


Z9iGnJH.png
RPG Maker 2003
vHpU39D.png
RPG Maker XP
XZau63L.png
RPG Maker VX
cqo8jNI.png
RPG Maker VX Ace
M7SGESx.png
RPG Maker MV

No RM 2k3, você pode utilizar os comandos Loop e Break Loop

No RM XP, a mesma coisa do 2k3

No RM VX também, mas se estiver em português, o comando se chamará Iniciar Ciclo e Romper Ciclo:

No RM VX Ace é a mesma coisa do VX

No RM MV que também é a mesma coisa só que traduzido para Loop e Quebra de Loop


Para que isso funcione, você deve adicionar o comando Loop/Iniciar Ciclo e colocar outros comandos dentro dele. Assim, os comandos colocados dentro do Loop vão se repetir quando todos eles inseridos forem executados, porém eles podem se repetir infinitamente, por isso existe o Break Loop/Romper Ciclo/Quebra de Loop que termina imediatamente o Loop atual e segue para outros comandos fora dele, portanto, utilize uma Condição para que ele possa executar os comandos até parar.

Um exemplo disso simples no RM VX Ace:

HbqMioB.png


Alternativamente, você pode utilizar a rota do personagem para fazer isso:

xU1r010.png


E no Editar Rota... você deixe marcado a opção "Repetir Movimento".

HaFO2zM.png


É isso. Espero ter te ajudado.

Até mais! :)
 
Você pode alternar por váriaveis no lugar de alternar pro switch assim teria mais opções, já pra inimigos mais simples usaria um switch.
E ai trocaria a cada pagina você podia adicionar 1 na variavel, e ai zerava a variavel quando quisesse recomeçar.

Acho que é assim,nunca fiz abs, mas testa o que falei.
 
Opa, desculpa minha ausência, estava fazendo algumas outras coisas, pode me explicar melhor o que pretende fazer, posso tenta simular algo =D

[member=426]Bruce Azkan[/member] valew por me indicar ai =D
[member=468]Daniel M. Neto[/member] gostei da dica, porem acho mais complicado, [member=264]Robercletzon[/member] sua ideia funciona também mais explique ela melhor pra ele, caso ele tiver uma noção menor pode se perder, isso funcionaria bem com minha ideia abaixo:


Pelo que entendi, você pode usar a ideia de condições tipo, se 1 inimigo erra > se 2..4 inimigo ataca normal > se = 5 solta magia.
cria uma variável chance de ataque 1..5 

com isso sempre que ele toca o herói vai buscar o valor de 1 a 5 aleatório fazendo a magia que você procura...
acho que seria isso que você procura, mais aguardo uma resposta pra ajudar melhor =D
 
JulioRPGCriator comentou:
Opa, desculpa minha ausência, estava fazendo algumas outras coisas, pode me explicar melhor o que pretende fazer, posso tenta simular algo =D

[member=426]Bruce Azkan[/member] valew por me indicar ai =D
[member=468]Daniel M. Neto[/member] gostei da dica, porem acho mais complicado, [member=264]Robercletzon[/member] sua ideia funciona também mais explique ela melhor pra ele, caso ele tiver uma noção menor pode se perder, isso funcionaria bem com minha ideia abaixo:


Pelo que entendi, você pode usar a ideia de condições tipo, se 1 inimigo erra > se 2..4 inimigo ataca normal > se = 5 solta magia.
cria uma variável chance de ataque 1..5 

com isso sempre que ele toca o herói vai buscar o valor de 1 a 5 aleatório fazendo a magia que você procura...
acho que seria isso que você procura, mais aguardo uma resposta pra ajudar melhor =D

Bom dia. Desculpem. Fiquei um tempo afastado do maker. Minha ideia é criar um jogo estilo do DBZ. Só que quero que o inimigo faça ataques diversos a cada tempo. Por exemplo: mais frequentemente ele se aproxime de mim (para fazer ataques físicos), mas intermitentemente ele lance magias (kamehameha, p. ex), mas isso se ele estiver na mesma direcção que eu e olhando para mim. Acho que é meio impossível né? kkkk. Ou alguém consegue me salvar? Obrigado a todos pelas ideias.
PS: RPG MAKER VX ACE
 
herrmarcus comentou:
JulioRPGCriator comentou:
Opa, desculpa minha ausência, estava fazendo algumas outras coisas, pode me explicar melhor o que pretende fazer, posso tenta simular algo =D

[member=426]Bruce Azkan[/member] valew por me indicar ai =D
[member=468]Daniel M. Neto[/member] gostei da dica, porem acho mais complicado, [member=264]Robercletzon[/member] sua ideia funciona também mais explique ela melhor pra ele, caso ele tiver uma noção menor pode se perder, isso funcionaria bem com minha ideia abaixo:


Pelo que entendi, você pode usar a ideia de condições tipo, se 1 inimigo erra > se 2..4 inimigo ataca normal > se = 5 solta magia.
cria uma variável chance de ataque 1..5 

com isso sempre que ele toca o herói vai buscar o valor de 1 a 5 aleatório fazendo a magia que você procura...
acho que seria isso que você procura, mais aguardo uma resposta pra ajudar melhor =D

Bom dia. Desculpem. Fiquei um tempo afastado do maker. Minha ideia é criar um jogo estilo do DBZ. Só que quero que o inimigo faça ataques diversos a cada tempo. Por exemplo: mais frequentemente ele se aproxime de mim (para fazer ataques físicos), mas intermitentemente ele lance magias (kamehameha, p. ex), mas isso se ele estiver na mesma direcção que eu e olhando para mim. Acho que é meio impossível né? kkkk. Ou alguém consegue me salvar? Obrigado a todos pelas ideias.
PS: RPG MAKER VX ACE

Não é impossível, isso se chama IA (inteligência artificial), você pode fazer no rpg maker, basta pensar no algoritmo e usar variáveis, switch case,loop e ir fazendo.
 
Voltar
Topo Inferior