A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Osamu Tezuka (considerado o pai do MANGÁ), em seu livro: Mangá no Kakikata diz que o desenho tanto faz. Se você consegue transmitir a história para seu leitor, isso é mais que suficiente.
Preparação VS Execução
Vejo muito comentários a respeito de o roteiro está pronto agora falta começar. Na realidade não é tão fácil! A resposta para levantar meus argumentos vem de décadas lendo, jogando, assistindo séries/filmes, animes, ouvindo músicas, desfrutando conversas e até mesmo acompanhando os melodramas das novelas da televisão aberta, ou seja, se por ventura você leitor buscar o conselho de um entusiasmado estudante de roteiro... Acredito que seria reiterado por qualquer pessoa com experiência semelhante: na maioria das vezes, os projetos não são malsucedidos porque foram mal desenvolvidos em diversas áreas do desenvolvimento, mas porque todos os aspectos que diz respeito à infraestrutura conceitual do roteiro são fracos:
[info]O universo e as personagens da história não são verossímeis nem interessantes (é preciso trabalhar muito para entender os processos da percepção humana e a interação com o jogador).[/info]
[info]Não há individualidade ou força no conceito da história (temos que mostrar originalidade e criatividade no texto, algo profundo que valha a pena ser dito).[/info]
Para se desenvolver um bom RPG eletrônico é preciso acima de tudo, um bom roteiro. Mas como mencionado eles, por exemplo, confundido aprender um língua como contar história. A língua facilita o ato de contar história, mas aprender japonês, por exemplo, não o torna apto a cativar um público. A habilidade narrativa, no meio complexo e ilusório do RPG, é uma capacidade rara e mal compreendida. Nós a desenvolvemos quando analisamos Filmes, séries, HQs, Livros e jogamos diversos jogos bons (no quesito roteiro). Quando produzimos/desenvolvemos uma série de trabalhos criativos, analíticos e consequentemente aprendemos a pensar como um roteirista engajado.
Os aspirantes só se aperfeiçoarão se entenderem que a identificação roteiro com as demais áreas de desenvolvimento o que sugere um esforço contínuo que adentra em todos os aspectos de vivencia e experiência adquirida durante sua evolução.
Enfim, muitos ficam impacientes ao iniciar um projeto e acham essa etapa estranha, vago e até mesmo ameaçador para o ego, mas essa é a parte escondida do iceberg e precisa de mais atento do que aparenta. Até a próxima!
[info]O universo e as personagens da história não são verossímeis nem interessantes (é preciso trabalhar muito para entender os processos da percepção humana e a interação com o jogador).[/info]
[info]Não há individualidade ou força no conceito da história (temos que mostrar originalidade e criatividade no texto, algo profundo que valha a pena ser dito).[/info]
Para se desenvolver um bom RPG eletrônico é preciso acima de tudo, um bom roteiro. Mas como mencionado eles, por exemplo, confundido aprender um língua como contar história. A língua facilita o ato de contar história, mas aprender japonês, por exemplo, não o torna apto a cativar um público. A habilidade narrativa, no meio complexo e ilusório do RPG, é uma capacidade rara e mal compreendida. Nós a desenvolvemos quando analisamos Filmes, séries, HQs, Livros e jogamos diversos jogos bons (no quesito roteiro). Quando produzimos/desenvolvemos uma série de trabalhos criativos, analíticos e consequentemente aprendemos a pensar como um roteirista engajado.
Os aspirantes só se aperfeiçoarão se entenderem que a identificação roteiro com as demais áreas de desenvolvimento o que sugere um esforço contínuo que adentra em todos os aspectos de vivencia e experiência adquirida durante sua evolução.
Enfim, muitos ficam impacientes ao iniciar um projeto e acham essa etapa estranha, vago e até mesmo ameaçador para o ego, mas essa é a parte escondida do iceberg e precisa de mais atento do que aparenta. Até a próxima!
Sou formado pela Academia Internacional de Cinema e colaborador da Encine - Encontro de Cineastas, Roteiristas e Produtores de Audiovisual do Alto Tietê com apresentação e debates sobre os filmes, palestras e discussões sobre assuntos de interesse da comunidade.