🤔 Para Refletir :
"Quando um mar de ideias aparecer, pesque todas com a rede e faça o banquete"
- Samuel Augusto

Paralaxe bugando ao carregar Jogo

Ludovic Masculino

Conde
Membro
Membro
Juntou-se
19 de Junho de 2015
Postagens
493
Bravecoins
24
Estava fazendo um projetinho de estudo aqui (que irei lançar logo, logo) quando encontrei esse erro. (RPG MAKER VX ACE)

Acontece da seguinte forma:
Estou usando um mapa por paralaxe, mas esse paralaxe muda durante o jogo, via evento. Até aí beleza.
Então eu salvo o jogo.
Se eu fechar a janela do jogo e depois carregar o save o Paralaxe volta a ser o primeiro.

OBS: Se eu não fechar a janela do jogo e apenas pressionar F12 para voltar ao titulo e carregar o jogo, então não
acontece o problema.

Então, eu simplesmente queria poder usar o comando "mudar panorama" e que ele continuasse após mudar para o resto do jogo.

Use variáveis padrões do maker pra tentar sei lá, salvar um número pra imagem e fazer condições \o/

Tipo: Se variavel == 1
        Então é parallax 1
        Se variavel == 2
        Então é parallax 2
                ...

Eu tenho problemas parecidos com esse, mas eles ocorrem em maioria porque eu crio variáveis globais via script pra usa-las mais rapidamente. O problema é que o maker não mantém salvo os valores delas depois de sair do jogo, então ocorrem alguns problemas... (Por isso que digo que nesses casos é mais fácil usar uma var padrão do maker mesmo)

Pra fazer salvar os valores tem que fazer outros paranauê, mas não acho muito legal não. (Eu salvei só três, que na verdade são usadas no meu Load/Save pra mostrar o progresso)

PS: Resposta pra maker VX Ace, talvez possa ajudar no MV.

Acho que o certo a se acontecer seria mesmo o panorama voltar a ser o primeiro,
fechando a janela do jogo ou somente "resetando-o". Porque o panorama escolhido
é meio que uma propriedade do arquivo do mapa, daí para alterá-lo permanentemente
teria que se mexer no arquivo, ou seja, pelo editor.
Creio que só não está acontecendo isso ao apertar F12 pelo mapa ainda ficar em
cache e a limpeza de memória do MV ainda não está boa das pernas, daí não tá
“esquecendo” as mudanças que tu fez no mapa.

O que acontece é o mesmo que acontece quando usamos o comando de mudar a
posição de um evento. Essa mudança é temporária e só é válida enquanto estivermos
no mesmo mapa que esse evento. Quando saímos e retornamos, o evento está na
mesma posição que estava antes.

Pra contornar isso, existem scripts que carregam uma nova posição do evento após
carregar o mapa, e antes do fade in em que o jogo fica visível. Acho que seria a mesma
alternativa pra tu escolher o panorama nesse momento, ou deixar um fade out antes
do comando que salva e colocar uma condição que mude o panorama antes do fade in.

Ou melhor, esquece ou apaga, se puderem tudo isso. Achei que era no MV e-e

É para VX ACE mesmo.
eu concordo com os dois, pensei em fazer as condições mas acontece que quando se faz loading vai aparecer primeiro o mapa inicial depois as mudanças, e isso é inviável.

Por isso o fade in/fade out, para esconder as mudanças enquanto o mapa tá sendo "configurado".
Ou esse seria o caso de implementar uma barra de loading, ela servirá para ocultar os ajustes do
jogador.

Voltar
Topo Inferior