http://store.steampowered.com/app/238960/
Path of Exile é um Action-RPG multiplayer totalmente Free-to-Play: as microtransações são apenas para estética (skins diferente para itens, efeitos visuais diferentes para skill) ou espaço extra no stash de armazenamento de itens (que já começa com 4 abas grandes de qualquer forma).
A principal inspiração para o estilo visual e de jogabilidade é, claramente, Diablo 2. Mas POE consegue ir além de ser um clone sem inspiração própria, e tem várias ideias novas bem legais também.
A mais interessante para mim, de longe, é a o sistema de combinar skills com efeitos de suporte, que lembra bastante o sistema de Materias do Final Fantasy VII. Um exemplo: você pode ligar efeitos de "Multiple Projectiles" em um skill de arco para atirar mais flechas com ela, e ainda ligar um efeito de "Chain" para que cada um desses tiros rebata entre alvos, etc.
Outro sistema interessante é a árvore de habilidades de passivas, que é bastante parecida, visualmente falando, com o Sphere Grid de Final Fantasy X.
Isso significa que o jogo tem bastante espaço para individualização de personagens, várias oportunidades de customização e personalização. Os itens também seguem essa filosofia, sem a existência de sets, e com Uniques que possuem uso bastante nicho ao invés de serem "best in slot" ou coisa assim.
Os personagens no jogo são divididos em "Leagues" que não interagem diretamente entre si; isso permite a criação de economias novas onde todos estão começando do zero no mesmo estado, e a criação de mecânicas temporárias para cada uma delas. Claro que existem também as ligas permanentes, que é para onde todos personagens são movidos após o fim das suas respectivas ligas temporárias.
Dia 04/03 (sexta-feira agora) irá lançar um patch grande, com a expansão Ascendancy, que adiciona mais oportunidades de customização de personagem (com sub-classes) e bastante conteúdo novo. E junto com isso, estreia também uma League nova, ou seja: uma boa hora para começar a jogar do zero.
Eu costumo jogar em Hardcore (se o personagem morrer, ele já sai da liga instantaneamente), mas se mais gente daqui for jogar, acho que criarei Softcore dessa vez (é melhor para jogar em grupo). Ah, também vale mencionar que recentemente abriram servidores no Brasil, então a latência de conexão está bem melhor agora.
Enfim, é um jogo que recomendo para quem gosta do gênero. Eu pensava que eu não gostava mais do estilo, mas pelo jeito é só questão de achar o jogo certo mesmo. Minha única ressalva é que o comecinho do jogo é bem lento, em todos sentidos: combate é devagar, movimento é lerdo, há poucas opções, etc.