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"Todos projetos não são unicamente meu, pois cada sugestão e critica, recursos e sugestões fazem me ver que ele leva um pedaço de cada pessoa nele"
- riquecamarg0

Perfect Day and Night

RyanKamos

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Introdução

Este sistema, como o nome já diz, serve você ter o livre arbítrio de trocar o dia pela noite e vice e versa no jogo apertando apenas uma tecla. Além disso, ele é feito totalmente por imagens e deixa a troca com um ar mais belo.
Você precisará baixar este packs com as imagens para o sistema:
Perfect Day and Night Pictures

Criando...

Bem, como todos meus tutoriais, vamos por partes...
1- Crie um evento comum que seja “processo paralelo”  e defina uma switch para ele ativar.
2- Agora, siga os paços abaixo:
  - Crie um Ciclo ;
  - Coloque Esperar – 1 frame ;
  - Crie uma condição para caso pressione o botão “L” (Este seria a tecla A, caso as teclas do seu jogo estejam diferentes, coloque a certa).
  - Coloque algum som para indicar que apertou o botão.
(Nesta parte você precisará de duas switchs, uma para DIA e outra para NOITE).

- Crie uma condição para Switch Dia (deixe marcada a opção de exceção) e dentro dela configure seguindo os passos asseguir:
  > Crie uma imagem , de número 91 (para que fique acima de tudo), deixe a posição X e Y = 0 e sua opacidade 0 (utilize a imagem ”Fundo” contida no Pack para download).
  > Movimente a imagem 91(criada anteriormente), não mudando a posição, apenas a opacidade para 250 e com o tempo de espera 30 frames (não deixe a opção “esperar até o evento acabar” marcada).
  > Vá em mover evento e coloque para o personagem esperar 60 frames (Deixe a opção de “aguardar até o fim marcada”).
  > Crie uma imagem de número 92, deixe a posição X = 130 e Y = 150 e a opacidade = 0 (utilize a imagem “Noite” contida no pack).
  > Crie uma imagem de número 93, deixe a posição X = -200 e Y = 180 e a opacidade = 255 (utilize a imagem “Traço” contida no pack).
  > Crie uma imagem de número 94, deixe a posição X = 600 e Y = 120 e a opacidade = 255 (utilize a imagem “Traço” contida no pack).
  > Mova a imagem 92 para a posição X = 230 e Y = 150, com tempo de espera 30 frames e a opacidade 255 (não deixe a opção “esperar até o evento acabar” marcada).
  > Vá em mover evento e coloque para o personagem esperar 30 frames (Deixe a opção de “aguardar até o fim marcada”).
  > Mova a imagem 93 para a posição X = 200 e Y = 180, com tempo de espera 30 frames (não deixe a opção “esperar até o evento acabar” marcada).
  > Mova a imagem 94 para a posição X = 250 e Y = 120, com tempo de espera 30 frames (não deixe a opção “esperar até o evento acabar” marcada).
  > Vá em mover evento e coloque para o personagem esperar 60 frames (Deixe a opção de “aguardar até o fim marcada”).
  > Desative a Switch DIA e ative a Switch NOITE.
  > Vá em mover evento e coloque para o personagem esperar 60 frames (Deixe a opção de “aguardar até o fim marcada”).
  > Mova a imagem 92 para a posição X = 230 e Y = 150, com tempo de espera 30 frames com a opacidade 0 (não deixe a opção “esperar até o evento acabar” marcada).
  > Mova a imagem 93 para a posição X = 600 e Y = 180, com tempo de espera 30 frames (não deixe a opção “esperar até o evento acabar” marcada).
  > Mova a imagem 94 para a posição X = -200 e Y = 120, com tempo de espera 30 frames (não deixe a opção “esperar até o evento acabar” marcada).
  > Vá em mover evento e coloque para o personagem esperar 30 frames (Deixe a opção de “aguardar até o fim marcada”).
  > Delete as imagens: 90, 92, 93 e 94.
  > Mova a imagem 91 apenas mudando a opacidade para 0 e tempo de espera 60 frames (deixe a opção “esperar até o evento acabar” marcada).
  > Delete a imagem 91 e depois coloque Esperar 60 frames.

Resultado:
vAUH5DU.png


3- Agora,  copie tudo o que fez dentro da condição de Switch DIA e cole na exceção. Na Exceção, mude na parte em que desativou a switch DIA, ativando-a e na parte em que ativou a Switch Noite, desative-a. Mude também a imagem 92, colocando a imagem “DIA” que está no Pack.
4- Copie toda a condição da tecla L e cole após toda esta condição, e modifique a tecla da condição para “R” (Este seria a tecla S, caso as teclas do seu jogo estejam diferentes, coloque a certa).

Resultado:
http://i.imgur.com/elWXfmJ.png
(Imagem grande demais, por favor clique no link).

5- Agora crie outro evento comum  sendo “Processo Paralelo” e ativado pela mesma Switch usada no evento comum anterior.
6- Siga os passos abaixo:
  - Crie um Ciclo ;
  - Coloque Esperar 1 Frame ;
  -  Crie duas condições, uma sendo para Switch DIA e outra para Switch NOITE.
  - Na Condição de Switch DIA, coloque para mostrar imagem de número 12 (você pode utilizar outro número) na  posição X = 450 e Y = 320 (utilize a imagem Day_Sun contida no pack).
  - Na Condição de Switch NOITE, coloque para mostrar imagem de número 12 (você pode utilizar outro número) na  posição X = 450 e Y = 320 (utilize a imagem Day_Night contida no pack).

Resultado:
aNHNKo1.png


DICA:
Você pode adicionar efeitos de iluminação para serem colocados de acordo com o DIA/NOITE neste evento comum, apenas adicione a imagem (perceba que neste sistema não há modificação da cor da tela para indicar quando é dia ou noite, pois utiliza-se imagens de efeito em todos os locais de acordo com a switch ativada). Não se esqueça de quando for a um mapa onde não há este sistema, desativar a switch que ativa o sistema e deletar a imagem 12.
Caso haja algum erro em relação a deletar a imagem, você pode criar um sistema de avisos, deletando a imagem caso a switch esteja desativada, utilizando evento comum. Este sistema pode ser muito útil para qualquer sistema do jogo, veja em:


q9UFKRg.png

emqXtOy.jpg

XGj0kLw.png

RyanKamos

Espero que tenham gostado, qualquer dúvida, entrem em contato comigo por PM ou podem perguntar no tópico mesmo. Visitem também Lost Memories para saber mais sobre os sistemas e podendo baixar o jogo e conferir eles no programa.
 
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