Introdução
Este sistema, como o nome já diz, serve você ter o livre arbítrio de trocar o dia pela noite e vice e versa no jogo apertando apenas uma tecla. Além disso, ele é feito totalmente por imagens e deixa a troca com um ar mais belo.
Você precisará baixar este packs com as imagens para o sistema:
Perfect Day and Night Pictures
Criando...
Bem, como todos meus tutoriais, vamos por partes...
1- Crie um evento comum que seja processo paralelo e defina uma switch para ele ativar.
2- Agora, siga os paços abaixo:
- Crie um Ciclo ;
- Coloque Esperar 1 frame ;
- Crie uma condição para caso pressione o botão L (Este seria a tecla A, caso as teclas do seu jogo estejam diferentes, coloque a certa).
- Coloque algum som para indicar que apertou o botão.
(Nesta parte você precisará de duas switchs, uma para DIA e outra para NOITE).
- Crie uma condição para Switch Dia (deixe marcada a opção de exceção) e dentro dela configure seguindo os passos asseguir:
> Crie uma imagem , de número 91 (para que fique acima de tudo), deixe a posição X e Y = 0 e sua opacidade 0 (utilize a imagem Fundo contida no Pack para download).
> Movimente a imagem 91(criada anteriormente), não mudando a posição, apenas a opacidade para 250 e com o tempo de espera 30 frames (não deixe a opção esperar até o evento acabar marcada).
> Vá em mover evento e coloque para o personagem esperar 60 frames (Deixe a opção de aguardar até o fim marcada).
> Crie uma imagem de número 92, deixe a posição X = 130 e Y = 150 e a opacidade = 0 (utilize a imagem Noite contida no pack).
> Crie uma imagem de número 93, deixe a posição X = -200 e Y = 180 e a opacidade = 255 (utilize a imagem Traço contida no pack).
> Crie uma imagem de número 94, deixe a posição X = 600 e Y = 120 e a opacidade = 255 (utilize a imagem Traço contida no pack).
> Mova a imagem 92 para a posição X = 230 e Y = 150, com tempo de espera 30 frames e a opacidade 255 (não deixe a opção esperar até o evento acabar marcada).
> Vá em mover evento e coloque para o personagem esperar 30 frames (Deixe a opção de aguardar até o fim marcada).
> Mova a imagem 93 para a posição X = 200 e Y = 180, com tempo de espera 30 frames (não deixe a opção esperar até o evento acabar marcada).
> Mova a imagem 94 para a posição X = 250 e Y = 120, com tempo de espera 30 frames (não deixe a opção esperar até o evento acabar marcada).
> Vá em mover evento e coloque para o personagem esperar 60 frames (Deixe a opção de aguardar até o fim marcada).
> Desative a Switch DIA e ative a Switch NOITE.
> Vá em mover evento e coloque para o personagem esperar 60 frames (Deixe a opção de aguardar até o fim marcada).
> Mova a imagem 92 para a posição X = 230 e Y = 150, com tempo de espera 30 frames com a opacidade 0 (não deixe a opção esperar até o evento acabar marcada).
> Mova a imagem 93 para a posição X = 600 e Y = 180, com tempo de espera 30 frames (não deixe a opção esperar até o evento acabar marcada).
> Mova a imagem 94 para a posição X = -200 e Y = 120, com tempo de espera 30 frames (não deixe a opção esperar até o evento acabar marcada).
> Vá em mover evento e coloque para o personagem esperar 30 frames (Deixe a opção de aguardar até o fim marcada).
> Delete as imagens: 90, 92, 93 e 94.
> Mova a imagem 91 apenas mudando a opacidade para 0 e tempo de espera 60 frames (deixe a opção esperar até o evento acabar marcada).
> Delete a imagem 91 e depois coloque Esperar 60 frames.
Resultado:
3- Agora, copie tudo o que fez dentro da condição de Switch DIA e cole na exceção. Na Exceção, mude na parte em que desativou a switch DIA, ativando-a e na parte em que ativou a Switch Noite, desative-a. Mude também a imagem 92, colocando a imagem DIA que está no Pack.
4- Copie toda a condição da tecla L e cole após toda esta condição, e modifique a tecla da condição para R (Este seria a tecla S, caso as teclas do seu jogo estejam diferentes, coloque a certa).
Resultado:
http://i.imgur.com/elWXfmJ.png
(Imagem grande demais, por favor clique no link).
5- Agora crie outro evento comum sendo Processo Paralelo e ativado pela mesma Switch usada no evento comum anterior.
6- Siga os passos abaixo:
- Crie um Ciclo ;
- Coloque Esperar 1 Frame ;
- Crie duas condições, uma sendo para Switch DIA e outra para Switch NOITE.
- Na Condição de Switch DIA, coloque para mostrar imagem de número 12 (você pode utilizar outro número) na posição X = 450 e Y = 320 (utilize a imagem Day_Sun contida no pack).
- Na Condição de Switch NOITE, coloque para mostrar imagem de número 12 (você pode utilizar outro número) na posição X = 450 e Y = 320 (utilize a imagem Day_Night contida no pack).
Resultado:
DICA:
Você pode adicionar efeitos de iluminação para serem colocados de acordo com o DIA/NOITE neste evento comum, apenas adicione a imagem (perceba que neste sistema não há modificação da cor da tela para indicar quando é dia ou noite, pois utiliza-se imagens de efeito em todos os locais de acordo com a switch ativada). Não se esqueça de quando for a um mapa onde não há este sistema, desativar a switch que ativa o sistema e deletar a imagem 12.
Caso haja algum erro em relação a deletar a imagem, você pode criar um sistema de avisos, deletando a imagem caso a switch esteja desativada, utilizando evento comum. Este sistema pode ser muito útil para qualquer sistema do jogo, veja em:
RyanKamos
Espero que tenham gostado, qualquer dúvida, entrem em contato comigo por PM ou podem perguntar no tópico mesmo. Visitem também Lost Memories para saber mais sobre os sistemas e podendo baixar o jogo e conferir eles no programa.