🤔 Para Refletir :
"Deus ajuda quem cedo farma."
- Gui

Peter contra os Clichês

Bruno7570

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
11 de Outubro de 2015
Postagens
58
Bravecoins
0
[redalert]Projeto em fase de conceituação![/redalert]

http://i277.photobucket.com/albums/kk54/bruno7570/Peter%20Contra%20os%20Cliches%20_TOPICO_/fabulous-star-games-logo-equipe.png[/imgleft]
Esse é o nome da equipe,[font=comic sans ms][color=#ff0000]fabulous[/color][/font] [color=#ffa500][b]STAR[/b][/color] [color=#ff0000]games[/color], desenvolvido em meados de 2010, cuja intenção era organizar e reunir um grupo de pessoas que pudessem colaborar com ideia de criar jogos!

A medida que o tempo passou, os projetos foram sendo engavetados, ficando apenas por mim a ideia que 300mb em materiais, desde o conceito de história a elaboração de um design e estudo de interação entre o jogador e jogo, ainda vale o esforço para trazer a tona esse projeto:

[center][img]http://i277.photobucket.com/albums/kk54/bruno7570/Peter%20Contra%20os%20Cliches%20_TOPICO_/Logo%20Jogo%20trade.png[/center]




Como esse projeto do Peter contra os CLICHE'S™ teve inicio?

No período que estava como maker, sempre desenvolvendo e ajudando outros maker ativamente, comecei a observar alguns padrões de histórias, ideias e gráficos em jogos, que me divertiam muito. Eram jogos sensacionais, porém comecei a notar que o nome nos jogos eram sempre os mesmo:
  • A história de X: a vingança
  • Pokémon Y (que ironia não)
  • As Crônicas de não-sei-quem
  • As Aventuras de alguém-mas-quem
Isso era a uns 3 - 4 anos atrás. Então observando meu projeto engavetado e retornando as comunidades makers para saber o que se passa, descobri uma coisa logo de cara:
não mudou nada.

Projetos e mais projetos pipocam pelas comunidades sempre, com a mesma ideia, os mesmos gráficos (não crítico o RTP, mas sim o porquê da sua finalidade) e aí temos aquela máxima mais um do mesmo.

Então, Peter vem justamente com essa ideia de quebrar alguns paradigmas, adotando como principio o menos é mais, que assumirá de maneira repetida e clichezaça, um bom jogo, notório pela ironia que trará ao universo maker e pela tragédia cômica que a história desenrolará.


[bluealert]
H  I  S  T  Ó  R  I  A
[/bluealert]


Num antigo reino com muitas riquezas, havia um garoto, não muito inteligente, mas sabia fazer conta com três casas decimais, que morava em uma das vilas mais ricas situadas na periferia de todo o reino. Seu nome era Peter e tinha 16 anos; seus pais, Carl e Jane, mesmo morando em um lugar nobre, não passavam de mera costureira e trabalhador de campo que junto ao seu filho mantinha toda a renda oferecendo serviços às enormes fazendas e casarões, as vezes a família não conseguia o dinheiro, já que Peter se atrapalhava todo com as ferramentas, destruindo plantações e matando galinhas.

Em horas vagas, Peter costumava imaginar com coisas que jamais poderia ser, como um grande herói servindo o mundo, se tornar um grande fazendeiro-comerciante inteligente e até ser um vilão para saber a sensação de fazer maldades as pessoas. Gostava de se divertir com seus amigos em esportes de atletismo e disputa de gladiadores, mesmo só ele saindo com hematomas. E como era de se esperar, ele era apaixonado por uma garota que nunca deu a mínima para ele.

Loira, um pouco menor que Peter, Olhos azuis-esverdeados e filha de um dos grandes fazendeiros que o reino tinha, Peter havia visto pela primeira vez na grande feira que seu pai sempre participa com a venda de frutas. Carl evitava sempre sair com seu único filho em lugares de negócio, justamente por ter fama de encrenqueiro e desorganizado, mas depois daquele dia tudo mudou.  Através de amigos do pai de Peter, que trabalhavam dentro da corte do reino, ele conseguiu descobrir o nome de quem amava tanto, chamava-se Helena.

Num belo dia, onde o sol iluminava até as águas do profundo lago Jensen, localizado numa distante região distante do centro,  habitados por muitas espécies de criaturas desconhecidas, e de qualquer outra vila periférica, Peter queria fazer algo diferente do que costumava fazer em seu tempo livre, decidiu se aventurar na floresta próxima da vila.

Escondido, por medo de apanhar da sua mãe, pegou um punhal, um arco e flecha e entrou entrou floresta adentro. Ele ficou deslumbrado, pois nunca tinha entrado assim numa mata nativa, cheio de pássaros, pequenos seres e insetos das mais variadas cores e formas. Mas logo parou de se distrair com a natureza e observou um forte clarão entre as palmeiras que estavam em sua frente. Foi se aproximando...cada vez mais...a luz ia diminuindo de intensidade...até que avistou algo.

Era uma velha cabana, ainda por cima mal-acabada, com apenas um báu cheio de pó e uma cadeira de balanço. Peter então chegou perto, olhou para os lados e com sua mão tremendo abriu o baú. Dentro tinha duas coisas: um colar e uma carta, que pegou para ler.

Assim que você terminar o que deve ser feito,
olhe para a luz mais forte, que você conhece, para voltar.


Obviamente, não entendeu o que a carta quis dizer, mas não se importou, apenas pegou o colar com pedra de ouro. Curioso, foi chegando a porta para abri-la, antes olhou novamente se não havia alguem espiando e dessa foi observou o céu  também, foi quando ele olhou para o Sol...o que ele pode ver: foi um vulto vindo em sua direção, depois disso desmaiou...

O Sol começava a se pôr quando voltou a sua consciência, desesperadamente, Peter levantou e retornou para casa correndo. Quando chegou na vila, todos os moradores, artesões, fazendeiros, trabalhadores, estavam fora de suas casa discutindo sobre algum algo misterioso, nem mesmo sua mãe desconfiou da sua ausência durante o período que ficou fora, o assunto principal era a sombra que cobriu a vila e até mesmo o reino.

Passado a semana seguinte, Peter foi à feira para acompanhar seu pai e dessa vez criou coragem para falar com garota, com medo de inicio de levar um fora e seus amigos zombarem pelo resto da vida, logo ele se soltou para conversar e o assunto se tornou mais interessante para Helena, já na hora de partir eles combinaram de se encontrar toda a semana após a escola e deveres na praça central. Claro que Peter não estudava, por isso já ajudava de vez seu pai e ia direto ao local de encontro, nem se encontrando mais com seus amigos.

Finalmente chegou um dia tão esperado por ele. Iria entregar o colar com pedra de ouro como forma de selar sua amizade com ela e tentar se aproximar. Helena aceitou com muito orgulho o colar, aquilo significa para ela algo importante, pois ela era tímida e nunca recebia nada de ninguém. Naquele mesmo dia, Peter apanhou de sua mãe que percebeu que ele estava demorando para chegar e portanto ela também o castigou proibindo ele de sair durante duas semanas.

No dia da feira, Peter insistiu à sua mãe para que ele saísse para ajudar seu pai, mas a intenção dele era poder ver Helena...Não havia nenhum comércio no Centro, ela estava lotada de guardas, cavalos e carroças cercando o local. Carl ficou indignado com a situação e viu uma mensagem em uma placa em uma das entradas do Centro

Agora eu voltei para dominar o Mundo e todos os reinos.
Começando pela chave do mistério. Se insistirem eu explodirei tudo.
att. Akkos

Peter sabia que Helena corria o perigo, foi um dos motivos que o rei permitiu toda aquela segurança. Agora Peter partirá para sua aventura com único objetivo de salvá-la e proteger o mundo, essas eram as únicas coisas que ele podia fazer para tentar amenizar as tantas confusões que causou.

Mas há dúvidas no ar: O que tinha na cabana? O que era essa chave do mitério? o que estava relacionado com Helena: a própria pessoa ou colar com pedra ouro?


[bluealert]
S  I  S  T  E  M  A  S
[/bluealert]

O projeto contará com alguns sistemas específicos para a jogabilidade principal, por isso ainda não será detalhada, apesar de já haver estudos progressivos.

Sistemas por eventos em desenvolvimento
[PxC] Music-Display - LOG de atualização

  • Menus por eventos. Isso inclui
    • Tela de título
    • Menu de status
    • Menu de sistemas específicos, que ainda não estão detalhados.
  • Sistemas secretos e únicos. Ao menos dois já estão na lista e em desenvolvimento
  • HUD por eventos

Outros sistemas entrarão com parte da jogabilidade secundária.
  • Sistema de minimapa
  • Sistema avançado de mensagem
  • Sistema avançado de tempo
  • Translucidez de personagem
  • MOG Fog Effects
  • Passos

Estou revendo muitas coisas em minha pasta de projeto e a corrigindo muitas outras como inconsistência na história e missões, complementando alguns ideias de sistemas e aguardando principalmente o novo RPG Maker VM e pensar qual das plataformas irei utilizar, o RMXP ou o RMMV.
 
:XP: Depois de um longo tempo em trabalhando e estudando o projeto (e obviamente aguardando mais detalhes sobre o RPG Maker MV).
[greenalert]O projeto agora está, de fato, retomado!
já prevejo altas horas fazendo o que gosto =)[/greenalert]
Isso quer dizer:
  • Já comecei a converter do RPG Maker XP ao RPG Maker MV;
  • já adicionei na storyline as primeiras missões e o roteiro do jogador;
  • já foi implementado um novo sistema, simples, porém muito agradável;
  • estou customizando todo gráfico, ou seja, podem esperar por gráficos bem exclusivo no game, que inclusive pretendo colocar a versão do RPG Maker XP como preview para efeitos de comparações; e por fim
  • aguardando plug-ins equivalentes do RPG Maker MV em relação ao RPG Maker XP

 
Hmm, parece interessante a idéia (meu jogo deve ser o único na comunidade RM que não é clichê, pois Elkiria Land), espero poder jogar uma versão DEMO ou Alpha ou até Beta do jogo logo.
Os sistemas e a história estão bons, estão cativantes, e a passagem pro MV meu amigo, foi fenomenal! :XD:
 
[member=312]Bruno7570[/member]
Cara, esse negócio de combater os clichês não vem lá da época da DM? Não me recordo bem agora, mas na época alguém estava comentando sobre isso (nem lembro se era você) como uma matéria ou projeto (também não lembro ao certo do que se tratava kkkkkk).
Agora, falando sobre essa ideia em questão, ela já evoluiu ou realmente é só uma ideia já bem elaborada?
 
AGS comentou:
Hmm, parece interessante a idéia (meu jogo deve ser o único na comunidade RM que não é clichê, pois Elkiria Land), espero poder jogar uma versão DEMO ou Alpha ou até Beta do jogo logo.
Os sistemas e a história estão bons, estão cativantes, e a passagem pro MV meu amigo, foi fenomenal! :XD:
Grande [member=124]AGS[/member]  , tranquilo!

Quando lançou o RMMV, fiquei com pé atrás, mas se quisesse continuar com o projeto, percebi que precisava abandonar a plataforma antiga RMXP. E concordo contigo, para mim, está sendo fenomenal, melhor ainda, trabalhar com o MV.

Quem diria eu poder estar com uma versão jogável alpha nas mãos para apresentar a vocês! Mas estou desenvolvendo horas e horas a fio para apresentar um bom projeto quando oficializar, por isso, quero deixá-lo apenas como um conceito, apenas.

Yoshi comentou:
[member=312]Bruno7570[/member]
Cara, esse negócio de combater os clichês não vem lá da época da DM? Não me recordo bem agora, mas na época alguém estava comentando sobre isso (nem lembro se era você) como uma matéria ou projeto (também não lembro ao certo do que se tratava kkkkkk).
Agora, falando sobre essa ideia em questão, ela já evoluiu ou realmente é só uma ideia já bem elaborada?
kkkk acertou em cheio [member=1]Yoshi[/member]  Eu como era redator da Dungeon Magazine havia escrito algumas matérias sobre o assunto. E hoje tenho eles guardados comigo. Percebi que essa ideia de clichês-clichês-clichês nesse contexto do RPG Maker não muda e nessa onda estou colocando pedra sobre pedra e desenvolver esse projeto.

Mesmo eu voltando depois de uma longa peregrinação nos caminhos mais sombrios e ocultos kkkk com o RPG Maker e clichês posso parafrasear tranquilamente Falamansa: "O tempo passa mas eu vejo como nada mudou."

Sobre a ideia/conceito estou com ela bem estruturada, ela não está totalmente completa, mas isso é gradual. Como desenvolvi no RPG Maker XP, que faz muito tempo e agora ao MV começa a desenvolverem recursos equivalentes que usavam na antiga plataforma, significa que tem muito chão pela frente, mas já tenho o planejamento e digo que isso é mais que uma mão na roda.
 
Depois de um longo período de avanços aqui nos bastidores, praticamente em todas as áreas:
  • gráfica
  • jogabilidade
  • eventos
  • mapeamento
  • roteiro

Estou organizando alguns sistemas para melhorar e para isso defini alguns logs de atualizações, que irei lançar aos poucos, até chegar o anúncio do projeto, oficialmente.

Um dos sistemas é chamado de [PxC] Music-Display

Eu o classifico como não essencial, mas incrementa na experiência da jogatina. Joguei diversos títulos, desde consoles a mobiles e computadores e uma coisa que chama atenção é quando tenho controle da playlist no jogo.

Pensando nessa situação, estou lançando diversas atualizações para esse sistema via eventos para que traga mais funcionalidades e não apenas um pop-up notificando que música está tocando agora. Para quem estiver interessado pode acompanhar, o LOG de atualização desse sistema no link.
 
Olá cavalheiros e damas!

Há muito que não posto algo (inclusive ansioso aqui na madruga para fazer essa postagem XD), mas agora desses tempos para cá, uma correria danada e aí também conhecendo outros jogos, que acabam influenciando, aqui no projeto do Peter x Clichês.

Meu real motivo é trazer para vocês um vídeo (agora oficial) que diria estar 99% pronta: a adaptação de gráficos/sistemas de grande parte da tela de título do RPG Maker XP e MV.
Na última atualização que passei por aqui, dediquei trabalhar o projeto com o RMMV, possibilidades absurdas que vocês podem conferir no vídeo comparativo logo abaixo, que mantenho engavetado o projeto quando produzia no RMXP e com a versão mais nova:

Peço para que vejam o vídeo em tela cheia, numa qualidade de no mínimo 720p, já que a resolução do projeto no MV é maior.

[youtube]https://www.youtube.com/embed/zDrVvEs1RNA[/youtube]


[info]Em outros tempos[/info]
Como disse, nem todos os sistemas que havia implantado no XP está no MV, ainda. Estou querendo inclusive aprender programar (apesar do curto tempo) e procurar algumas soluções. No momento, sistemas principais que estou aguardando.
  • ABS
(para ver se encaixaria melhor no projeto)
  • Melhor Sistema de Mensagem
  • e alguns outros também

Enquanto isso algumas coisas já estão em andamentos, que creio, estarei liberando uma versão alpha (podemos chamar assim? XD) desse projeto quando tiver 100hs de jogo aberto no RPG Maker (na última atualização que verifiquei está pouco menos de 31hs e meia. Então ainda tem chão pela frente.)

O que vocês acharam dos resultados? O que passou pela sua cabeça quando assistiu a todo vídeo? Teria alguma outra ideia?  :awesome:
 
Saudações Turma do Condado  :Okay_fix:

Estive desaparecido, sim é verdade. Assim como todos que imagino aqui, minha vida também tem sido extremamente programada: trabalho, provas de faculdade, trabalhos de conclusão de curso, dieta, design (minha paixão), exposições, festas com amigos, esportes. E claro o RPG Maker sempre presente, ainda sobra um tempinho para o vídeo games e os livros.

Como diria Ben Parker, Com grandes poderes vem grandes responsabilidades e tenho trabalhado com tempo reduzido que nas minhas férias, porém constante no Peter contra os Clichês, e por mais que eu ache que a produção esteja devagar em relação as minhas férias, ainda me dá um orgulho por estar conseguindo aplicar algumas ideias que anoto no meio do caminho e edições no jogo, acreditando ai levar mais uns 2 - 3 anos para finalmente finalizá-lo. Sei que lá na frente a gratificação será grande, para mim e espero que para vocês muito mais.

Beleza, Bruno 75-alguma coisa, o que você tem para mostrar?

Terminei hoje o mapeamento do primeiro mapa do projeto, meio inusitado a temática, uma cidade urbana em um jogo de fantasia, que fará parte do tutorial  e epílogo do jogo.
Como podem ver, faltam muitos detalhes: iluminação, eventos paralelos, o efeitos de partículas e animações.

first-map.png


Aqui vai um brinde. Já estou cuidando da parte de animação, em que algumas coisas vão ser mudadas, mas o mapeamento que fiz dos objetos será mantida, apenas os gráficos irei trabalhar neles individualmente para que estejam harmonizados entre si.

E deixo aqui um das primeiras animações que estou trabalhando, minha intenção será deixar o parquinho desse primeiro mapa super animado, fazer a magia acontecer lá :hocuspocus:

first-animation.gif

Até a próxima!
 
Bom te ver amigo! Cara curti o mapa em geral mesmo em sua fase crua e sem efeitos de fog e isso faz uma grande diferença mostrando que você não se esconde em usando muitos efeitos para refinar melhor o mapa. Parabéns!
 
Voltar
Topo Inferior