🤔 Para Refletir : "Deus ajuda quem cedo farma." - Gui (Lummie)

Phil Alone + Game Dev Book - Jogo na Steam!

Membro Membro
G A M E D E S I G N E R
Postagens
334
Bravecoins
501
IMAGEM PARA OS FORUNS.png


Desenvolvido por: Gabriel Dias

Data de Criação: 2020

Gênero: Puzzle/Terror

Engine: RPG Maker MV

Idiomas: Inglês e Português

Sobre o Jogo


Phil está sozinho em casa quando acorda e hoje ele quer sair com seus amigos! Mas antes ele deve completar todas as suas tarefas! Ajude ele a terminar todas antes que o dia acabe... ou talvez não?! O jogo tem como base os antigos jogos chamados Escape the room, jogos aonde o personagem se encontra preso em um local e deve descobrir a forma correta de sair de lá.

Sua meta é descobrir como quebrar o loop que está acontecendo dentro do quarto! Você poderá encontrar pistas lá para descobrir qual é a saída correta, procure por dicas em todos os locais, talvez você encontre dicas valiosas na sala? Ou quem sabe no próprio quarto?! O jogo possui apenas uma sala, há pessoas quem conseguem descobrir a verdadeira saída de primeira, a pessoas que só conseguem na 30ª vez... Quanto tempo você demora para conseguir descobrir?!

"Um jogo bem rápido para se fazer todos os finais, porem faz vc pensar em como conseguir eles, principalmente o verdadeiro."
- feedback de jogador na Steam -


Phil Alone - Game Dev Book DLC

O livreto sobre o desenvolvimento do jogo é algo a mais para aqueles que gostaram do jogo, e acaba incluindo diversos detalhes do desenvolvimento do jogo desde o começo da sua produção na Ludum Dare até o resultado após 30 dias na Steam. É um ebook em formato A5 (um arquivo em PDF) com mais de 20 páginas e nele você irá encontrar:

- Explicações de decisões tomadas no período de produção.
- Mudanças realizadas graças aos feedback de jogadores.
- Explicações sobre como funcionou e funciona questões de financiamento coletivo.
- Experiência de 30 dias após o lançamento na Steam do jogo.
- Informações detalhadas dos personagens.
- Novas artes.

"Ao ler, fui capaz de compreender os processos que foram surgindo para o jogo se expandir, entre outras coisas e mostrando que foi feito com muita dedicação, carinho e empenho tanto o jogo como a DLC e mostrando suas melhorias, boa leitura aos demais! "
- feedback de jogador da Steam -


Aviso de Conteúdo

O jogo possui conteúdo que pode gerar gatilhos: Suicídio.
Não jogue se sentir que esse é um tópico sensível para você.

Comandos

Setas - Move o cursor e o personagem principal!
Enter ou Z - Confirma!
Backspace ou X - Cancela!
F4 - Fullscreen! (Por sinal, eu acho melhor jogar desse modo!)


Download e DLC

Clique aqui para baixar Phil Alone na Steam!

Clique aqui para comprar a DLC do Phil Alone na Steam!
 
Última edição:
Dale, Gabriel.
Eu não prometo jogar agora, porque tô com uma listinha de projetos bem grandinha pra dar um feedback.
Mas vou jogar *:)

@Alkemarra obg! Depois quero sua opinião real! Estou atualizando ele agora com algumas coisas e decidi colocar o jogo em português e tô revisando o game em inglês!
 
Curti o jogo! Pude jogar nesse final de semana.

O conceito do loop temporal na casa pra você impedir de ser morto é bacana e deixa a gameplay interessante, mas eu senti um pouco de falta de contexto pra deixar as coisas mais verossímeis ou dar um sentido à narrativa do jogo. Tudo o que eu sei é que tem um cara na casa que vai me matar se eu fizer as tarefas que preciso, mas não há qualquer explicação sobre o motivo do loop ou quem o homem poderia ser. Dá a entender que é algum tipo de entidade sobrenatural, já que ele pode te atacar da janela mesmo estando trancado no guarda-roupa, mas na primeira vez que você morre tocam umas sirenes e piscam luzes vermelhas, o que daria a entender que é um ladrão ou invasor...Meio difícil de conectar os pontos.

No geral, achei a experiência próxima de algo surreal, como se fosse um mundo de sonhos ou um purgatório, mas se essa realmente era a intenção eu senti falta de mais foreshadowing nos eventos e interações com os itens que reforçassem esse tipo de narrativa. Pra mim, é o aspecto onde o jogo mais pode melhorar: aumentar a coesão das interações com cenário de modo a fornecer as pecinhas certas pro jogador encaixar o que está acontecendo. É claro que é bacana deixar um certo mistério com perguntas sem resposta, mas pra isso é preciso responder pelo menos algumas delas antes para deixar o jogador mais engajado.

Ah, e curti o easter egg do seu outro projeto ali no meio, o Luke Inn. Não cheguei a dar uma olhada mais aprofundada nele ainda, mas vou fazer isso em breve o/

Espero que continue atualizando o jogo! Pra mim tem bastante potencial aí *:)
 
E hoje postei um devlog sobre o tema da página que se encontra o jogo no Itch . io, foi algo que notava a muito tempo que precisava atualizar mas estava sem ideias e acho que a forma que ele se encontra atualmente reflete bastante o tema e a proposta do jogo. Para quem quiser ler mais sobre, só entrar nesse link:

Theme Update - Phil Alone
 
Boas notícias galera, abri um mini crowd funding para o Phil Alone e estou postando aqui para quem tiver interesse de saber mais como ajudar! Aqui estão as informações que vocês precisam saber sobre a campanha! <3

1500x500



Phil Alone é um jogo produzido na Ludum Dare 47, ele pode ser jogado gratuitamente em diversos idiomas como inglês, português, espanhol, francês e coreano. Mas o meu desejo com esse jogo e a proposta envolvendo ele é maior (tanto em arte, game design, música e história), então eu decidi criar uma campanha para quem deseja dar um “Suporte” para o jogo, para trazer o game para um novo patamar! Agora vamos para algumas perguntas:

1) Como posso ajudar na campanha?

É muito simples! Indo na página do itch.io você pode clicar no botão DOWNLOAD na página principal do game e uma tela irá abrir: Nesta tela você escolhe o quanto você quer doar para o jogo, não importa o valor! (O valor enviado se encontra atualmente em dólares, que podem ser pagos via cartão de crédito ou Paypal - Quem não tiver conta no Paypal ou Cartão Internacional, pode me mandar no PV que envio o PIX também que facilita para muitos).

2)Quais são as metas da campanha?

Existe apenas UMA META PRINCIPAL da campanha: Lançar o jogo na Steam (o valor para lançar um jogo na Steam é de 100,00 dólares) e após essa meta ser batida, iremos lançar um novo jogo do Phil Alone (não sabemos informar ainda se será um novo jogo completo, um remake, um Director’s Cut). O primeiro projeto do Phil Alone foi todo trabalhado gratuitamente, mas amamos tanto o projeto que percebemos que ele merece mais conteúdo! Mais puzzles, mais história e ainda muito mais conteúdo, mas isso é com os jogadores!

3)Meu nome entrará nos créditos do jogo?

Claro que sim! Queremos achar formas de agradecer a todos que irão ajudar a trazer esse jogo para Steam!

Obrigado por tirar um tempo pra ajudar a gente! Talvez Phil Alone consiga ser uma franquia algum dia?! Vamos ver…

Site do jogo: Phil Alone by Gabriel Dias
 
Nem acredito que já chegamos em 60% da meta arrecadada para o Phil Alone entrar na Steam! Falta pouco pessoal para batermos a meta e torcer para finalizar essa meta antes do final do ano!

Pra quem ainda não sabe sobre a campanha aqui está todos os detalhes:

Phil Alone é um jogo produzido na Ludum Dare 47, ele pode ser jogado gratuitamente em diversos idiomas como inglês, português, espanhol, francês e coreano. Mas o meu desejo com esse jogo e a proposta envolvendo ele é maior (tanto em arte, game design, música e história), então eu decidi criar uma campanha para quem deseja dar um “Suporte” para o jogo, para trazer o game para um novo patamar!
Agora vamos para algumas perguntas:

1)Como posso ajudar na campanha? É muito simples! Indo na página do itch.io você pode clicar no botão DOWNLOAD na página principal do game e uma tela irá abrir: Nesta tela você escolhe o quanto você quer doar para o jogo, não importa o valor! (O valor enviado se encontra atualmente em dólares, que podem ser pagos via cartão de crédito ou Paypal). Se você desejar pagar em PIX também é possível, só me mandar uma mensagem que envio a chave!
😃


2)Quais são as metas da campanha? Existe apenas UMA META PRINCIPAL da campanha: Lançar o jogo na Steam (o valor para lançar um jogo na Steam é de 100,00 dólares) e após essa meta ser batida, iremos lançar um novo jogo do Phil Alone (não sabemos informar ainda se será um novo jogo completo, um remake, um Director’s Cut). O primeiro projeto do Phil Alone foi todo trabalhado gratuitamente, mas amamos tanto o projeto que percebemos que ele merece mais conteúdo! Mais puzzles, mais história e ainda muito mais conteúdo, mas isso é com os jogadores!

3)Meu nome entrará nos créditos do jogo? Claro que sim! Queremos achar formas de agradecer a todos que irão ajudar a trazer esse jogo para Steam! Obrigado por tirar um tempo pra ajudar a gente! Talvez Phil Alone consiga ser uma franquia algum dia?! Vamos ver…

Site do jogo: https://gabrieldevbr.itch.io/phil-alone
Mais informações no Post.png
 
Campanha de Crowdfunding do Phil Alone para Steam - 100% concluída!

Oi galera, então… a campanha foi um sucesso e conseguimos arrecadar todo o valor para colocar o jogo na Steam!

Mais informações no Post(1).png


Crowdfunding - Apenas uma meta!

Como todos sabiam, a única meta era: Lançar o Phil Alone na Steam e conseguimos bater essa meta! Obrigado a todos que doaram para a campanha! Em alguns dias vocês irão saber qual a data oficial para o lançamento da versão da Steam com os nomes de todos que ajudaram nesse achievement enorme!
 
Phil Alone - Lançamento na Steam e Updates

Introdução


Então, o Phil Alone quando for lançado para Steam terá diversas modificações surpresa que decidi implementar graças ao suporte de todos que fizeram parte do crowdfunding como uma forma de agradecer a todos! Então, vamos começar os updates!

Atualizações Visuais
  • Nova logo: Enquanto o jogo estava sendo feito para a Ludum Dare, utilizei para divertimento a fonte Comic Sans, que é um meme geral para todas as pessoas, por diversos fatores, mas com o crescimento do jogo, decidi reformular a logo para algo que trouxesse um pouco do estilo do jogo e remete-se a relógios digitais.​

Antiga logo

GMGLax6lp3NQCb_26AzQ_p4FCiRHUhR0Y_AQbkBPCh1-GimIzlpHI6SwgDgqppBfCagFT1UFsVtKq-e-MEjDq2TO8UyvnpbpG3qycpDa1ewShdP2NnyQbenVXXMUGP1Y02nhQCrn


Nova logo

BprtNJaAWrn4_NesaYuVxTLkvBbfn0jeVMh2XtA3OV9Zhzi8ixXJmmIxFXxvHkjryMCkw31-Uy6s3nxpQrL-j2pHPqsLvihTIC4qshXOsQ0OzPkzI62hvVjbwoIcLVQeBVvdmCzY

  • Nova fonte e mudança de cor: A fonte antiga não batia então decidi alterar para a fonte da logo e para deixar mais legível, além disso a paleta de cores não estava nem um pouco agradável.​

Antigo texto e fonte

E85eBt1CBKT8i5q4yXSOiT51PFSgR5KobFSK5LQ5d2_DTI49f-KIwKEUcj0k-1VNwfe4jPu6wT_zvppuRN2tnNcmef59pJeHV2vf69UN52H7JqvB9qLJ3OyzIn1mjl88QwhxttSK


Novo texto e fonte

aa5NwU96LqBR2OARWRnI-ST9Qig6gP_KyN1vPcBMXZWIUF4U1vkxUsh3bMDDgeq4Atym3ELAbhQUaW915r4R32rdGPJ8b7anhQ1MrRvQ1zPaWCOR-woxynvavpCCxHoALDLuUdPe

  • Retirada das imagens do computador: Para facilitar a gameplay, decidi tirar aquela imagem do computador com as tasks e acabou se tornando uma caixa de texto para que pudesse ser lido de forma rápida e direta sem quebrar muito o loop de gameplay.​

Atualizações de Textos
Os textos foram atualizados para facilitar um pouco a gameplay e explicar melhor sobre o jogo trazendo detalhes que possam ajudar ainda mais a pessoa a responder o puzzle, além de entender mais sobre a história do jogo.​

Atualizações de Áudio
  • Volume de músicas e sons: Algumas músicas e efeitos sonoros estavam muito altos e não batiam com o resto do jogo, todos esses áudios tiveram mudanças.​
  • Novas músicas: Existem áudios novos no jogo foram alocados para trazer mais o estilo do jogo à tona.​
“Bem pessoal, é isso! Obrigado a todos e esperem mais atualizações!”

- Gabriel Dias, Game Designer
 
Primeiramente, parabéns pelo sucesso na campanha de crowdfunding. Sem sombra de dúvidas, isso é um feito muito gratificante para qualquer desenvolvedor, pois, além do dinheiro arrecadado, isso também simboliza que mais pessoas acreditam no potencial do seu trabalho.

Quanto às atualizações, eu achei a nova logo do jogo mais bonita. E eu também acho que ela casa melhor com a identidade do seu projeto, vez que uma das tarefas do protagonista é justamente consertar o relógio dia após dia.

Porém, quanto à fonte das caixas de diálogo, na minha opinião, eu achei a antiga melhor (tanto em aparência, quanto em legibilidade), mas acho que ela ficaria ainda melhor, se fosse na cor branca, ao invés de azul.​
 
Primeiramente, parabéns pelo sucesso na campanha de crowdfunding. Sem sombra de dúvidas, isso é um feito muito gratificante para qualquer desenvolvedor, pois, além do dinheiro arrecadado, isso também simboliza que mais pessoas acreditam no potencial do seu trabalho.

Quanto às atualizações, eu achei a nova logo do jogo mais bonita. E eu também acho que ela casa melhor com a identidade do seu projeto, vez que uma das tarefas do protagonista é justamente consertar o relógio dia após dia.

Porém, quanto à fonte das caixas de diálogo, na minha opinião, eu achei a antiga melhor (tanto em aparência, quanto em legibilidade), mas acho que ela ficaria ainda melhor, se fosse na cor branca, ao invés de azul.​

Valeu @Moge ! Exatamente o que você disse, acho que de pouco em pouco a gente alcança o que nós queremos e mais pessoas começam a ver mais ainda nosso trabalho como Game Dev!

Obrigadão mesmo pelos feedbacks tanto da logo, quanto da fonte, são detalhes que fazem muita diferença no jogo e estou tentando achar sempre a melhor forma de lidar com como o jogo irá ficar, principalmente agora que o produto final irá para Steam!

Espero que jogue a versão que estará na Steam e deixe um feedback que é muito importante pra mim <3
 
Phil Alone na Wishlist da Steam!
Tenho o maior prazer de anunciar o lançamento oficial do Phil Alone na Steam. Quem puder já deixar na wishlist, agradeço de verdade pois ajuda bastante e você receberá um e-mail na hora que o jogo for liberado para download!

 
Phil Alone - Lançamento Oficial na Steam

Tenho o prazer de anunciar meu primeiro jogo na Steam oficialmente, o Phil Alone. Depois de anos trabalhando apenas em jogos mobile, decidi que era hora de fazer algo diferente e tentar em um mercado que nunca tinha adentrado. Quero agradecer a todos que participaram da campanha de crowdfunding, que graças a vocês foi possível o lançamento desse jogo na Steam.

Quero aproveitar esse momento para contar da minha experiência como desenvolvedor e como tudo começou para que outros desenvolvedores que tenham vontade de produzir seu jogo para Steam possam se sentir motivados.

Como tudo começou:

Bom, Phil Alone foi criado em uma game jam chamada Ludum Dare 47 e no começo foi apenas um projeto teste que fiz pois nunca tinha feito algo do gênero terror. Me diverti bastante com a proposta do evento que era “Loops” e acabei criando um jogo onde você entra em um loop de mortes e a sua meta com o personagem é descobrir como sair dessa situação.

Na Game Jam os outros desenvolvedores acabaram soltando vários feedbacks que me fizeram perceber os pontos positivos e negativos do jogo, inclusive o fato da proposta ser algo bem diferente pra uma game jam mas bem interessante por ser tão único.

Após a Ludum Dare:

Depois dos feedbacks, percebi que o jogo tinha um certo apelo, mesmo que algo simples o jogo deixava o jogador intrigado por conta do puzzle e da história do jogo, para ver o que realmente iria acontecer com Phil no final verdadeiro do jogo (sim, o jogo possui diversos finais pequenos).

Por conta de tudo isso, decidi dar uns upgrades nos detalhes do jogo e alterar o que mais o pessoal teria reclamado, como questões de bugs, áudios, fontes, cores e outros detalhes que incomodam os jogadores, deixando o jogo o mais limpo possível.

E o resultado final, vocês verão ao jogar a versão da Steam a partir do dia 22/07!

O que aprendi com o lançamento do Phil Alone na Steam:

Apesar do jogo ter sido acabado de ser lançado na Steam, já aprendi bastante coisa por conta dele. A primeira foi a questão de como a Steamworks é até complicada de utilizar pela primeira vez, são muitos detalhes que você precisa pensar para lançar o jogo e isso muitos desenvolvedores acabam esquecendo principalmente os iniciantes por não pensarem no marketing logo.

Outra coisa foi a importância da wishlist, acabei até tendo uma quantidade grande de pessoas na wishlist mesmo não divulgando tanto o jogo. Talvez se tivesse tirado mais tempo para a produção desse material poderia puxar mais pessoas para conhecer o jogo, mas com tantos projetos e tantas coisas para fazer ficou muito complicado de colocar isso para frente.

Além disso, decidi colocar o jogo de forma gratuita por ser um jogo curto e que as pessoas possam conhecer esse universo e posteriormente lançar um jogo grande com essa proposta tendo um número bom de pessoas interessados no jogo e nesse estilo, enquanto vou trabalhando em outros projetos.

Agradecimentos:

Bem, para finalizar, quero agradecer a todos que estiveram aqui desde o começo do projeto e aqueles que foram conhecendo ao longo do caminho, que tiraram um tempo para jogar, conhecer e também aqueles que divulgaram para seus amigos e conhecidos. Obrigado a todos que estão conosco nessa jornada e tenho certeza que esse jogo e os próximos serão um sucesso!

Aproveitem e joguem bastante!

#PhilAlone #PhilAlonenaSteam

 
Phil Alone - Game Dev Book : Lançamento na Steam!

Hoje, dia 07/10/2022, venho informar a todos que está lançado meu livreto falando sobre o desenvolvimento do Phil Alone e como foi a produção na game jam, resultados, feedbacks e tudo que aconteceu nesses últimos tempos de desenvolvimento.

O livreto se encontra na Steam para compra por um valor de apenas R$4,50!

Não deixe de adquirir sua cópia!

 
Voltar
Topo