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"Mudar não é fraqueza, pelo contrário, é um sinônimo de superação"
- Ricky O Bardo

Pintei uma página do Death Note

Jazz Masculino

Saiyajin
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Salve, pessoal!

Recentemente tive contato com uma mesa Wacom (One).

Logo baixei o KRITA para poder fazer uns desenhos.

Rabisquei um pouco e daí pensei:
1. (Quase) Nunca pintei meus desenhos na vida;
2. Sou daltônico;
3. Os mangás não são coloridos;
4. Death Note é bacana.

Baseado nesse brainstorm, decidi usar o KRITA para 'pintar' uma página do mangá do Death Note.

Segue os resultados:
AQX9wnJ.jpg
EpjmPa0.jpg
NBIekOn.jpg

HpMXBSd.jpg
Z0PuyhM.jpg


Então, eu achei o resultado interessante. CLARO, quis pintar as cores que me vieram na cabeça; meu nível de daltonismo não me impede de reconhecer bem a maioria dos esquemas de cores; mas eu quis pintar com cores diferentes porque fiquei curioso (por exemplo o Shinigami Hulk ali, auehaueha).

Foi muito divertido e confesso que é bem difícil. No processo, dividi as layers e pintei as cores na layer 'dominante', onde diminui a opacidade para que elas não ficassem 'saturadas'. Não sei se essa foi uma boa ideia, e gostaria de opiniões a respeito disso, caso vocês estejam interessados em partilhar conhecimento.

Também aceito bons sources sobre esse tipo de assunto.

Quase nunca colori um desenho que eu fiz; portando decidi pegar uma coisa pronta e pintar; e me diverti muito com essa experiência.

É isso. =)
 
Não tenho um pingo de conhecimento sobre pintura pra compartilhar, mas em minha humilde opinião está ótimo pra quem diz nunca ter desenhado ou não estar habituado a isso! Hahahahaha
 
Bacana seu experimento. O problema é que acontece uma coisa meio maluca nisso tudo. Veja bem.
A saturação remete ao grau de pureza da matiz(cor base) determinando a quantidade de cinza presente na matiz. um vermelho com 100% de saturação vai ser um vermelho muito vibrante, um vermelho com 50% de saturação vai ser um vermelho mais acinzentado e quando o vermelho tiver 0% de saturação ele vai ser totalmente cinza. Entretanto isso só ocorre se você estiver utilizando o sistema de cor HSL onde o fator luminosidade é medido separado e não afeta a pureza da matiz.
Nos programas de pintura/edição de imagem o sistema de cor padrão usado(pelo menos no Photoshop) é o HSB. No HSB a Luminosidade influencia na quantidade de cinza, então se você botar uma cor com 100% de saturação ela automaticamente estará com a luminosidade no 100%. Então se você pegar um Vermelho com 100% de saturação no sistema HSB ele vai ser muito vibrante, um vermelho com 50% de saturação vai ser um vermelho claro e um vermelho com 0% de saturação vai ser totalmente branco pois a luminosidade dele se encontrará ainda em 100%. Para atingir o cinza no HSB você alem de reduzir a saturação também deve reduzir a luminosidade. E quanto menor a luminosidade mais escuro será o cinza, até chegar no totalmente preto.
Quando você usa a opacidade da camada pra reduzir a saturação de uma cor com saturação muito alta, funciona mais ou menos. Ao em vez de você estar adicionando cinza a sua matiz você estará clareado e o clareamento só ocorre se o fundo da sua imagem for branco. Caso o fundo da sua imagem for de outra cor a transparência acaba por contaminar a sua matiz original mudando ela para a cor do fundo.

Não sei se vai dar pra entender esse textão maluco, eu mesmo não entendo e nem sei como eu sei disso.
 
Eliyud comentou:
Não tenho um pingo de conhecimento sobre pintura pra compartilhar, mas em minha humilde opinião está ótimo pra quem diz nunca ter desenhado ou não estar habituado a isso! Hahahahaha
Salve, meu querido! Eles dizem que a beleza está nos olhos de quem vê.

Obrigado pelo feedback! :D

patriciomi comentou:
Bacana seu experimento. O problema é que acontece uma coisa meio maluca nisso tudo. Veja bem.
A saturação remete ao grau de pureza da matiz(cor base) determinando a quantidade de cinza presente na matiz. um vermelho com 100% de saturação vai ser um vermelho muito vibrante, um vermelho com 50% de saturação vai ser um vermelho mais acinzentado e quando o vermelho tiver 0% de saturação ele vai ser totalmente cinza. Entretanto isso só ocorre se você estiver utilizando o sistema de cor HSL onde o fator luminosidade é medido separado e não afeta a pureza da matiz.
Nos programas de pintura/edição de imagem o sistema de cor padrão usado(pelo menos no Photoshop) é o HSB. No HSB a Luminosidade influencia na quantidade de cinza, então se você botar uma cor com 100% de saturação ela automaticamente estará com a luminosidade no 100%. Então se você pegar um Vermelho com 100% de saturação no sistema HSB ele vai ser muito vibrante, um vermelho com 50% de saturação vai ser um vermelho claro e um vermelho com 0% de saturação vai ser totalmente branco pois a luminosidade dele se encontrará ainda em 100%. Para atingir o cinza no HSB você alem de reduzir a saturação também deve reduzir a luminosidade. E quanto menor a luminosidade mais escuro será o cinza, até chegar no totalmente preto.
Quando você usa a opacidade da camada pra reduzir a saturação de uma cor com saturação muito alta, funciona mais ou menos. Ao em vez de você estar adicionando cinza a sua matiz você estará clareado e o clareamento só ocorre se o fundo da sua imagem for branco. Caso o fundo da sua imagem for de outra cor a transparência acaba por contaminar a sua matiz original mudando ela para a cor do fundo.

Não sei se vai dar pra entender esse textão maluco, eu mesmo não entendo e nem sei como eu sei disso.
Holy Jesus.
Acredito que tenha abstraído alguns pontos.
O HSL e o RGB são esquemas diferentes. No meu caso, seria mais interessante ter configurado diretamente a saturação das cores, em vez da opacidade da camada. E se o fundo da imagem fosse azul e eu colocasse as cores com pouca opacidade ia acontecer algo não muito agradável; tipo a 3a guerra mundial.
(é isso? uheauehauehu)

De qualquer forma, eu agradeço pelo feedback técnico, patriciomi! o/
 
Caio Varalta comentou:
Holy Jesus.
Acredito que tenha abstraído alguns pontos.
O HSL e o RGB são esquemas diferentes. No meu caso, seria mais interessante ter configurado diretamente a saturação das cores, em vez da opacidade da camada. E se o fundo da imagem fosse azul e eu colocasse as cores com pouca opacidade ia acontecer algo não muito agradável; tipo a 3a guerra mundial.
(é isso? uheauehauehu)

De qualquer forma, eu agradeço pelo feedback técnico, patriciomi! o/

É mais ou menos isso ai.  O sistema HSL e HSB ambos funcionam em RGB, eles apenas são formas diferentes de escolher as cores dentro do RGB.
Se você diminuir a opacidade da camada e o fundo for azul, as suas cores bases irão ficar mais azuladas. Se o fundo for uma cor escura as suas cores bases irão ficar mais escuras.
Não sei se seu daltonismo vai conseguir enxergar as diferenças nas cores mas eu fiz esse exemplo de mais ou menos o que acontece.

yKZ4wo9.jpg
 
patriciomi comentou:
Caio Varalta comentou:
Holy Jesus.
Acredito que tenha abstraído alguns pontos.
O HSL e o RGB são esquemas diferentes. No meu caso, seria mais interessante ter configurado diretamente a saturação das cores, em vez da opacidade da camada. E se o fundo da imagem fosse azul e eu colocasse as cores com pouca opacidade ia acontecer algo não muito agradável; tipo a 3a guerra mundial.
(é isso? uheauehauehu)

De qualquer forma, eu agradeço pelo feedback técnico, patriciomi! o/

É mais ou menos isso ai.  O sistema HSL e HSB ambos funcionam em RGB, eles apenas são formas diferentes de escolher as cores dentro do RGB.
Se você diminuir a opacidade da camada e o fundo for azul, as suas cores bases irão ficar mais azuladas. Se o fundo for uma cor escura as suas cores bases irão ficar mais escuras.
Não sei se seu daltonismo vai conseguir enxergar as diferenças nas cores mas eu fiz esse exemplo de mais ou menos o que acontece.

yKZ4wo9.jpg
[member=753]patriciomi[/member], você é o cara.

Com esse exemplo ficou bem clara a diferença [opacidade vs saturação].

Gratidão pela lição e por dedicar um momento seu para isso.

Arigatou!!  _b
 
Que legal! Apesar de você ter dito não ter experiência colorindo, você já tem bastante experiência com sombreamento e tal pelo que eu vi...então achei que ficou bem legal! Se você não dissesse que nunca tinha feito algo assim eu nem suspeitaria c:
 
Coralium comentou:
Que legal! Apesar de você ter dito não ter experiência colorindo, você já tem bastante experiência com sombreamento e tal pelo que eu vi...então achei que ficou bem legal! Se você não dissesse que nunca tinha feito algo assim eu nem suspeitaria c:
Fico feliz com o seu comentário, Coralium! Obrigado pelas palavras. Eu (tentava) sombrear alguns desenhos que fazia com o lápis preto mesmo. Sei bem pouco sobre o assunto, mas dá para quebrar um galho; tipo botar uma pizza de leve nas axilas do Light kkkk.

Obrigado. =D
 
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