🤔 Para Refletir :
"Mais vale um jogo pequeno completo, do que vários jogos grandes incompletos."
- Eliyud

Pisces

Crhis_87 Masculino

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
19 de Setembro de 2020
Postagens
14
Bravecoins
42
Intro.png

Pisces - Um coração vazio

Informações

Desenvolvido por: Crhistoffer
Data de Criação: 06/12/2020
Gênero: RPG
Engine: RPG Maker MV

O JOGO

Introdução

Um pesquisador encontra um templo onde uma deusa foi selada. Quebrando o selo, ele pretende dominar o poder da deusa e usa-lo em benefício próprio.​

Enredo

Uma deusa tem o seu selo quebrado e começa a procura pelo coração que lhe foi tirado, enquanto ajuda uma garotinha a encontrar o seu pai.​

Jogabilidade

Você interage com objetos e personagens do jogo, onde cada escolha resulta em uma ação diferente.​

DOWNLOAD

Créditos

Agradecimentos・Créditos
Crhistoffer - Músico

Tema

Apesar de eu ter gostado bastante do enredo, trata-se de outra confusão entre personagem vs jogador. Neste caso, o jogo é como um point&click, onde quem executa a ação ainda é quem está no controle, ou seja, o jogador. Conforme avalio os projetos, se alguém estiver lendo na sequência em que posto, vou detalhando melhor esta confusão.

Como disse, o jogo não está bem dentro da proposta da JAM. No entanto, o enredo e os personagens são bem interessantes. A criatividade só foi pro lado errado.

Jogabilidade

Aqui temos um problema, principalmente nos minigames. O dos trilhos, principalmente, te obriga a carregar um save por tentativa quando poderia ter vidas ou só mover os personagens para o mapa anterior, quando errarem. O RPG Maker não foi feito pra jogos de plataforma, calcular os saltos possíveis com essa física é um parto.

No mais, quanto à interação com objetos. Seria visualmente mais interessante se os personagens se movessem até um local antes de interagir com ele. Do contrário passa a impressão de que os NPCs estão falando sozinhos ou que o jogador - jogador, não personagens - está lendo placas.

No mais, o autor se esqueceu de um txt com comandos dentro da pasta do projeto.

Audiovisual

Visualmente, Ok. Os gráficos utilizados se mesclam bem com o RTP do MV, exceto pela HUD. As barrinhas cintilantes acabam chamando muita atenção, ocupando um bom espaço da tela. Poderiam ser comprimidas à um canto ou mostradas somente quando necessário. Mas isso é uma questão unicamente de estilo, o maior problema, de fato, são os efeitos visuais tirando a atenção do mapa.

A sonoplastia também funciona, embora algumas cenas pudessem ter uma trilha mais apropriada (vide cena de combate citada abaixo).

Bugs
A versão do jogo válida para as avaliações é a que esteve disponível até às 23:59 de ontem, dia 06/12/2020.

Neste mapa há um ogro. Se você interagir com ele duas vezes, ele ficará furioso e irá saltar na água. Porém, é possível interagir uma terceira vez, fazendo com que o jogo trave. Supeito de que ele está tentando se mover, mas a passabilidade dos tiles em torno não permitem, congelando todo o processamento dos eventos.

O autor também pode ter esquecido um comando de teleporte no mapa imediatamente à direita. Ao entrar nele, antes do fade in o menu de ações aparece, mas antes que você possa selecionar qualquer coisa, retorna ao mapa anterior.

1.png
Após testar as cenas do erro acima, retornei pelo único caminho disponível. Acontece uma cena no mapa anterior e, após um combate, o jogo trava exatamente da mesma forma. Talvez seja um evento comum compartilhado entre ambos os mapas. Estando travado em ambas as rotas disponíveis, não tive como continuar.

2.png

Bem, eu gostei muito do joguinho até, apesar de que o Joseph resume tudo que tenho a dizer, excetuando os gráficos, pra ele está ok, eu honestamente, achei um dos games de RPG Maker com os gráficos mais bonitos, mesmo que uma parte seja bem baseada no padrão, está lindo, embora o game visualmente falando, tenha cheiro gostoso como o de desinfetante de limão ou de maçã, os bugs dele são como jogar esses desinfetantes nos olhos.

Eu acho o projeto promissor, quero ficar sabendo quando já não houverem mais os bugs.

Minha crítica:
Bom, o que eu posso dizer desse joguinho, ele é tão lindo quanto bugado.

É como se visualmente dizendo, fosse transcrita a sensação do oufato de um doce aroma de um campo florido, só que para a visão, é um joguinho muito belo de fato.

Porém vou ser realista e encarar os fatos, o jogo tem muitos bugs, e não entendo porque, mas numa parte mais extremamente possível específica, que mostrei por
imagens, fonte da maior parte dos bugs que eu vi, e por mais incrível que pareça, não é a parte que me quebrou as pernas na experiência.

Nos primeiros cenários que eu andei, eu pude interagir bem com o jogo até, eu digo logo de ante-mão, controle o jogo e não o jogador, eu não creio que foi bem
repassada essa ideia, jogamos como Pisces, a ideia é que a garotinha está controlando ela, eu acho, mas no geral, a asensação que dá, é que literalmente estou
controlando o jogador e não o jogo, sei que Pisces é o jogo, mas ela muito mais me passa a sensação de que é a jogadora do jogo e não o jogo.

Já falei que esse jogo é lindo? Desculpa repetir o tópico, mas é porque é uma experiência visual muito gostosa, de verdade, eu nunca me imagino conseguindo colocar um
gráfico desse nível, eu achei muito bonitinho e bem mapeado.

Mas os bugs, novamente vencem, no mapa onde encontramos o sapo, o game se quebra todinho, não sei o que houve lá, mas vi interação dando errado, vi interação terminada
se repetindo, e após isso, me travando, eu consegui literalmente controlar a Pisces em um momento, não capturei tal direito, mas eu tirei uma screenshot, não sei como
eu fiz direito, mas tive uma brechinha e consegui esse bug, mas o pior de todos, quando termina a cena de pisces matando todos aquele goblins.

Eu gostei do Michael Goblin ou Goblin Jackson, pena que depois daquilo, o jogo travou e eu tentei apertar todos os botões, não funcionou.
Reiniciei o game e fui tentar passar pela mesma cena, eu apertei o botão de acelerar, e por alguma razão, só o Goblin Jackson apareceu, e depois da cena, além
do game travar, a camera ainda ficou mal posicionada.

Ou seja, no ponto em que parei, por alguma razão, eu quebrei o jogo, e se eu tentar voltar, até posso acessar o mapa de onde se começa, mas quando tento de novo
acessar outros mapas, mesmo que Pisces vá para um lado, a garotinha vai para o lado da "lagoa dos bugs" e o jogo quebra.

Eu não sei se o jogo foi testado devidamente, ou rushado, mas o prazo era curto, entendo bugs, embora era importante entregar algo jogável, gostei do mapeamento,
as músicas me agradaram, e isso consta mais pontos positivos, em vista que eu notei que nessa Jam, muitos jogos simplesmente estão capados de músicas ou efeitos
sonoros, joguei tudo no gamepad, mais uma vez, isso não retira pontos, mas adiciona, amei a arte no jogo, é uma pena que o que não dê para fazer com o jogo em
certo ponto, é jogar, não sei se foi culpa da maneira em que joguei, mas assim como eu fiz em Megaman X6, eu critiquei se alguma parte do jogo simplesmente me
impossibilitava de eu a jogar.

Nota final: 4
Essa nota se segura inteiramente em o jogo ser lindo, ter músicas legais e eu gostar de usar o gamepad para jogar, mais uma vez, não se encaixa no tema, mas o que me
dói, é que não dá para jogar, arrume esse mapa se possível, está bugado a rodo, qualquer coisa pode bugar, e não sei se foi culpa de lá o jogo ter quebrado, afinal
de contas, o jogo quebrar desse jeito por algo tão pouco explicável, no RPG Maker, é algo muito atípico, eu quero muto ver esse jogo em uma versão jogável, é lindo
demais, mas infelizmente, preciso que a proporcinalidade de beleza e bugsm seja inversa e não direta, o que puniu tanto o jogo, foi justamente o "O tanto que esse jogo
é bonito, ele é bugado", graças a Deus que ele é lindo, pois tem um bug que impede de jogar, pelo menos assim, para mim, ele não zera, não sei se você corrigiu a
tempo tal, talvez tenha corrigido, vou ver se teve update e tentar de novo em qaulquer caso, se não, essa é minha resenha.
Bugs:
0uuy9391s0iz2grzg.jpg

Travei.

bseeu6h3i97t5y0zg.jpg

Pisces sumiu, por alguma razão.

ontvjsc91eraoiizg.jpg

Hum... Travei hard .-.

Obrigado pelo feedback, Marinhomaker.
Eu não fiz uma boa escolha na maneira como fiz o jogo (nos comandos de eventos). Tentei corrigir o máximo de bugs possível. Vou ver o que ainda consigo fazer pra melhorar e faço um update.

Consegui corrigir os bugs que me reportaram e nisso encontrei mais um que não vou conseguir corrigir por agora mas não impede de terminar o jogo.

Não da mais game over quando não consegue pular o barril, apenas volta pro mapa anterior.

Se você quer ir até o final do jogo só pra ver tudo:
Ao entrar pela primeira vez na floresta, empurre o orc;
Siga o caminho da esquerda;
No vilarejo, siga o caminho de baixo;
Na praia, siga o caminho da direita, pegue 700 moedas;
Na praia ou no primeiro mapa da floresta, siga o caminho do meio.

Esse é o primeiro jogo que fiz questão de experimentar. Achei ele bem fofo e tranquilo. A harmonia da narrativa com os mapas e com a música ficou ótima. Eu só achei os controles um pouco confusos. Um belo trabalho, meus parabéns.

Obrigado pelo feedback, DadoCWB! \o
Sim, não consegui melhorar os controles a tempo. =/
O jogo que eu fiz usando o seu plugin pra cga também está disponível pra jogar, caso queira dar uma olhada. =]
Shiro-Tswiu

Obrigado pelo feedback, DadoCWB! \o
Sim, não consegui melhorar os controles a tempo. =/
O jogo que eu fiz usando o seu plugin pra cga também está disponível pra jogar, caso queira dar uma olhada. =]
Shiro-Tswiu

Essa semana foi bem corrida pra mim e joguei teu game por cerca de uns 30 e poucos minutos. Mas pretendo voltar nele. Uma coisa que eu curti foi que ele tem uma "pegada" muito boa pra jogar com crianças. Se você conseguir deixar os controles mais intuitivos vai ficar show!

No mais me senti dentro de um conto de fadas. Jogando uma fábula onírica. Eu me apaixonei pelo mundinho que você criou e fiquei muito surpreso com a homenagem ao rei do pop. Espero que esteja nos seus planos dar mais suor por esse projeto. Ele tem potencial.

Essa semana foi bem corrida pra mim e joguei teu game por cerca de uns 30 e poucos minutos. Mas pretendo voltar nele. Uma coisa que eu curti foi que ele tem uma "pegada" muito boa pra jogar com crianças. Se você conseguir deixar os controles mais intuitivos vai ficar show!

No mais me senti dentro de um conto de fadas. Jogando uma fábula onírica. Eu me apaixonei pelo mundinho que você criou e fiquei muito surpreso com a homenagem ao rei do pop. Espero que esteja nos seus planos dar mais suor por esse projeto. Ele tem potencial.

Fazer o jogo foi exaustivo justamente por conta da maneira como se usa os controles. Foi algo que eu nunca tinha feito.
Se eu conseguir pensar em alguma forma de contornar, pretendo dar continuidade.

Interessante e muito bonito!

Pra algo feito em 9 dias, parabéns! Gostei de como controlamos o jogo e achei divertido. Infelizmente encontrei alguns bugs, um que vou citar é quando passo do mapa do mar (vindo pelo minigame dos trilhos) para a jóia mais à esquerda, ao ser teleportado fico impossibilitado de realizar qualquer ação.

Boa sorte :okay:

Voltar
Topo Inferior