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Pixel Art - Alguém aí entende ou tem tutorial e português de sombreamento??

Crixus

Marquês
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Oia só, não achei área especifica pra isso, então achei melhor postar aqui, eu quer ter uma base de como fazer esse tipo de sombra:
pixel-art-curves.gif

http://www.drububu.com/tutorial/images/pixel-art-curves.gif

Achei essa, mas não é muito pra iniciantes e está em inglês, apesar de não ter dificuldades, sei lá, preferia ver um vídeo quem sabe.
 
Este site tem alguns tutoriais muito bons. Não especificamente sobre o sombreamento, mas sobre as técnicas aplicadas nele tem um monte: Pixelaria

Ps: se conseguir se registrar nele, me avise por favor. Não estou recebendo e-mail de confirmação da conta.
 
Crixus comentou:
Oia só, não achei área especifica pra isso, então achei melhor postar aqui, eu quer ter uma base de como fazer esse tipo de sombra:
pixel-art-curves.gif

http://www.drububu.com/tutorial/images/pixel-art-curves.gif

Achei essa, mas não é muito pra iniciantes e está em inglês, apesar de não ter dificuldades, sei lá, preferia ver um vídeo quem sabe.
vc tem q pesquisar sobre luz e sombra pra desenho no geral, são as mesmas tecnicas.
agr se oq vc qr eh fazer esse sombreamento claro(da terceira img) eh so aplicar um filtro de camada de luz no photoshop, tipo o multiply

 
[member=1211]Joseph Poe[/member] acho que era isso mesmo que eu precisava, vou ver e depois aviso, pelo que li o método se chama Dithering.
 
Olha, em português, além dos links que o Poe já passou da Pixelaria, só me lembro destes dois aqui:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=6zpQs9yRCjg[/youtube]




Tutorial para Iniciantes - Parte III - The8bitzone



'Dithering' também é conhecido como 'pontilhado' por estas bandas, então vale a pena dar uma googleada usando essa variante. Anyway, não é difícil de aprender e, como tudo na vida, praticando você eventualmente melhora. Só recomendo pesquisar bastante como outros artistas usam e em quais situações, porque excesso de dithering acaba por deixar a imagem poluída ao invés de embelezar.
 
'Dithering' também é conhecido como 'pontilhado' por estas bandas, então vale a pena dar uma googleada usando essa variante. Anyway, não é difícil de aprender e, como tudo na vida, praticando você eventualmente melhora. Só recomendo pesquisar bastante como outros artistas usam e em quais situações, porque excesso de dithering acaba por deixar a imagem poluída ao invés de embelezar.

Não vejo muito uso no Dithering hj em dia(salvo se vc tem poucos pixels pra trabalhar),esse metodo era usado pra "criar" uma nova cor, normalmente mais escura no pixel art , essa tecnica era muito usada na era 8 e 16 bits de console ,por causa do numero limitado de pixels nos sprites e paletas de cores da época,ao menos q vá usar sprites com baixa resolução, acho q fica melhor mesmo trabalhar com luz e sombra em degrade comum.
 
[member=306]Cristiano Sword[/member] é exatamente o que eu quero, usar menos cores possível em tornando os gráficos mais leves e dando aquele ar de nostalgia e por que lembra a técnica de mangás:
https://inimangaka.files.wordpress.com/2012/04/faster-then-a-kiss-angry-eye.png

Que justamente deram essa ideia para os graficos de jogos (PC98 por exemplo):
http://www.neogaf.com/forum/showthread.php?t=1202626

Mas é pra alguns desenhos específicos, pra Sprites de jogos eu quero fazer assim:
http://orig11.deviantart.net/5dd5/f/2013/114/6/6/berry_old_pixels_by_khioora-d62vaxe.png
http://piq.codeus.net/static/media/userpics/piq_57261_400x400.png

Apesar que muitos sprites ficam bons assim:
http://68.media.tumblr.com/c59528f08c00678d9916e1ec26112345/tumblr_inline_nplj99hdaO1sy6l7b_500.png
 
Crixus comentou:
[member=306]Cristiano Sword[/member] é exatamente o que eu quero, usar menos cores possível em tornando os gráficos mais leves e dando aquele ar de nostalgia e por que lembra a técnica de mangás:
https://inimangaka.files.wordpress.com/2012/04/faster-then-a-kiss-angry-eye.png

Que justamente deram essa ideia para os graficos de jogos (PC98 por exemplo):
http://www.neogaf.com/forum/showthread.php?t=1202626

Mas é pra alguns desenhos específicos, pra Sprites de jogos eu quero fazer assim:
http://orig11.deviantart.net/5dd5/f/2013/114/6/6/berry_old_pixels_by_khioora-d62vaxe.png
http://piq.codeus.net/static/media/userpics/piq_57261_400x400.png

Apesar que muitos sprites ficam bons assim:
http://68.media.tumblr.com/c59528f08c00678d9916e1ec26112345/tumblr_inline_nplj99hdaO1sy6l7b_500.png

uma dica q posso da eh vc trabalhar com espaços limitados de pixel como no snes e mega drive, vou dar como exemplo o mega drive q eu conheço mais no gamedev(programar pra aquele negocio eh um milagre tecnologico.....kkkkk)

vamos la entao:

Na vram(memoria de video) do mega podia gerar ate 512 cores, mas destas apenas 64 podiam ser usadas na tela simultaneamente(na vdd quatro paletas de 16 cores cada)

Cada tile tinha 8x8 pixels q dava 64 pixels no total
um sprite podia ter até 4 tiles(embora tinhas as gambiarras)
o Sonic tinha 16x32 pixels q era a soma de 2 sprites.

tente criar um template com um numero limitado de pixels como no rpg maker2000/2003
ai trabalhe em cima,nao eh dificil so meio chato.....kkkkk


espero ter ajudado.


obs: esses jogos de pc98 eram lindos de morrerrrrrr!!!! obrigado por mostrar o link! :Chorar: :Palmas: :XD:









 
Ahh, PC98, troço lindo...

Bem, eu sou muito suspeito pra falar qqr coisa aqui pq eu sempre fugi de tutoriais por teimosia, eu meio que ""aprendi"" na marra (pegar ref, "imitar", rince and repeat 999x), ou seja.. eu sou um horror pra falar de "teoria" x.x

Mas pra mim, dithering em sí é muito tentativa e erro... as vezes um pixel escuro mal posicionado caga o desenho todo.. dai você tem que apagar e testar em outros lugares até ficar aceitável... é uma "be-le-za" xD

Só posso te dizer pra praticar mesmo, sem medo de errar, que a coisa acaba vindo naturalmente com o tempo.
Claro que referências/tutoriais ajudam, o vídeo que a Yuna mandou msm é ótimo.
 
Sabem que antes eu conseguia fazer isso com o Paint do Windows 95/98, acho que o XP também, quando eu convertia pra monocromático a imagem no momento de salvar, então tinha os níveis de sombra, mas na época eu nem pensava em desenhar e nem sabia o que era internet direito (Coisa de gene rica).

[member=306]Cristiano Sword[/member] obrigado pelas dicas, eu não pretendo trabalhar com áreas limitadas, somente desenhos especificos, tipo um arte.

Agora pelo que eu entendi o template de cores seria um conjunto de paletas de cores únicas que eu usaria para criar os gráficos do jogo, essa dica é ótima. Virá e mexe quando uso CSS esqueço o código especifico de uma cor e tenho que usar um plugin do Firefox que me passa isso:
https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/colorpicker/?src=api

[member=209]Luko[/member] Então me deseje sorte, eu bolei outra maneira, eu faria a sombra com duas cores, uma escura e outra mais clara aproximando da luz, nessa eu colocaria os pontinhos da cor mais escura e depois substituria a cor da sombra mais clara pela mesma cor da área sem sombra, então o que sobrou da sombra clara sumiria. Kkkkkk

Vou fazer um vídeo por que nem eu entendi o que escrevi, mas só de teste:
https://youtu.be/0mbb7IGmKpo

(Chegou a subir o puera quando abri minha conta no Youtube)

E mais tarde vou tentar seguir o vídeo da [member=1239]Yuna[/member]
 
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