🤔 Para Refletir :
"O poder da criação está em suas mãos, escreva sua própria história e abra as portas para aventuras inesquecíveis."
- Versyoh

Pixel Art do Jeito Simples - JonathanBarcellos

Jonhs Barcellos

Cidadão
Membro
Membro
POWERED by IMAGINATION
Juntou-se
26 de Agosto de 2018
Postagens
73
Bravecoins
137
Fala pessoal, boa tarde!
Estou abrindo esse espaço para compartilhar com vocês aquilo que aprendi em Pixel Art desde o ano de 2018 até agora.

COMECE DO ZERO! APRENDENDO NA HORA
O que diferencia este tutorial dos demais ( pelo menos sempre foi minha intenção) é explicar COMO o efeito que vemos é feito e por que ele FUNCIONA.
Para exemplificar, imagina um tutorial sobre 'pintar' uma pixel arte MAS que não explica COMO pintar para dar efeito de volume e FORMA.
Esse exemplo, na real nasceu de uma interação que tive com pessoas que acompanharam meus tutoriais na época.

ENTÃO, fiquem a vontade para perguntar COMO funciona e quem sabe, isso não vira um tutorial =)

Fluxo dos Tutoriais
Irei Postar 1 tutorial por semana (dentre todos que já tenho) de modo crescente e que você aí, mesmo começando do Zero irá evoluir semanalmente!

Espero que esses tutorias ajudem a todos em seus jogos e projetos.

TUTORIAL 1 - CRIANDO SUA PRIMEIRA PIXEL ART - DO JEITO SIMPLES =)

PAtutorial01.jpg

TUTORIAL 2 - COR ,PERCEPÇÃO E TEMPERATURA PRIMEIRO CONTATO COM AS CORES.
PAtutorial02.gif

TUTORIAL 3 - DESENHO SOLIDO - Pixel Art menos "flat" e mais profundas.
PAtutorial03.gif

TUTORIAL 4 - ONDE E COMO PINTAR PIXEL ART- Volume e Onde vão as cores!

PAtutorial04.gif

Última edição:
Mas que iniciativa dahora, man! HAHAAHAHA

Realmente, a forma como você aplica o tutorial é diferente do que já vi por aí! Obrigado pela paciência e dedicação a esse tipo de conteúdo!

Pretende trazer mais pra gente? * . *

Caramba, valeu pessoal! Não imaginei que ia dar esse feedback assim. To curtindo demais o Condado, galera aqui realmente participa. Muito motivador!
Respondendo as perguntas:
@Eliyud Vou sim man! Na verdade eu já tenho uns 13 tutoriais prontos e tipo eu vou criar mais. Eu meio que tinha parado , mas a página está me motivando a voltar e registrar aqui tudo \o. Fico até aberto a sugestão que possa vir, tipo, sei lá, dúvidas que a galera tem não fala e nem ve ninguém falando.

@NolanHawk Valeu man! Fico felizão porq a idéia é essa mesmo! Quebrar essa barreira inicial logo de cara xD

- Gostei do jeito que este tutorial foi feito... meus parabéns, será que você poderia preparar um para sacrifícios ritualísticos na próxima? Preciso ensinar aos novatos do culto Cthulhista.

Fala pessoal, boa tarde!
Estou abrindo esse espaço para compartilhar com vocês aquilo que aprendi em Pixel Art desde o ano de 2018 até agora.

COMECE DO ZERO! APRENDENDO NA HORA
O que diferencia este tutorial dos demais ( pelo menos sempre foi minha intenção) é explicar COMO o efeito que vemos é feito e por que ele FUNCIONA.
Para exemplificar, imagina um tutorial sobre 'pintar' uma pixel arte MAS que não explica COMO pintar para dar efeito de volume e FORMA.
Esse exemplo, na real nasceu de uma interação que tive com pessoas que acompanharam meus tutoriais na época.

ENTÃO, fiquem a vontade para perguntar COMO funciona e quem sabe, isso não vira um tutorial =)

Fluxo dos Tutoriais
Irei Postar 1 tutorial por semana (dentre todos que já tenho) de modo crescente e que você aí, mesmo começando do Zero irá evoluir semanalmente!

Espero que esses tutorias ajudem a todos em seus jogos e projetos.

TUTORIAL 1 - CRIANDO SUA PRIMEIRA PIXEL ART - DO JEITO SIMPLES =)

Visualizar anexo 1713
Curti o tuto. Eu adoro pixel art e o que acho mais difícil é uma paleta de cores. Tipo eu nunca sei que cor usar. Kkkk

- vou acompanhar esses tutos, está decidido, irei começar a praticar Pixel Art, quem sabe não comece a usar coisas minhas em jogos futuros...

Cor ,percepção e Temperatura. Ta no ar o segundo tutorial de Pixel Art!

Irei colocar uma explicação detalhada por escrito abaixo da Gif do tuto 2, MAS ANTES, vou deixar em aberto caso surjam duvidas aqui que possam figurar nessa explicacao detalhada.

Bons estudos!

PAtutorial03.gif

Fala meus amigos. Perdoem-me a demora para postar o terceiro tutorial. Fiquei meio doente na ultima semana e na real ainda tô, mas voltei para dar continuidade.
Sobre o tuto de hoje uns Highlights:
Solid Drawing é um técnica de desenho que faz parte dos princípios da animação. Ela auxilia dentre varias coisas, criar uma sensação de profundidade em objetos planos.
Foi uma tecnica inovadora/mao na roda para a Disney na epoca que nao tinhamos toda essas modernidades.
Basicamente , procuramos retratar figuras bidimensionais com algum "ângulo" para retirar o execesso de planicidade, revelando detalhes, volume, e auxiliando inclusive na ambientação do personagem em um mundo com "parallax". Visto aqui em video da Disney com o Mickey caminhando pelo bosque :
Espero que curtam esse tutorial.

TUTORIAL 4 : EXPLICAÇÃO DETALHADA
PAtutorial04.gif
Fala galerinha! Quem é vivo sempre aparece né! Infelizmente ando com tempo curto! Trabalho e mais tarefas! Quem sabe um dia crio um curso e além de ajudar novos artistas consiga mais tempo livre não é mesmo? Considerando fortemente!

MAS vamos as explicações:
Uma das primeiras perguntas que nos fazemos ao criar Pixel Art é: Onde e como pintar uma Arte em Pixel?
Não é que exista uma regra única (até por que isso vai do estilo da arte) MAS o mais crível aos nosso olhos e nos basear na
profundidade do objeto:

No Tutorial acima eu separei 3 Tons de Verdade (Médio, Claro e Escuro):

. Parte clara
Pintamos as partes do Sprite que estão 'mais altas' no corpo (Cabeça e ombros) do personagem E também porções de realce (eu escolhi o peito e braços). Os Realces servem para destacar alguma característica. No caso os músculos do personagem.

. Parte Média
Em geral é sempre a cor que predomina no corpo inteiro. Agindo como uma cor base. Essa é a primeira cor que irá preencher todo o sprite.

. Parte Escura
Usamos esta cor para pintar as regiões que estão mais no 'fundo'/ longe da luz nesse objeto. Nesse caso eu escolhi a barriga e pontos onde personagem tem relevo profundo nos músculos.

É isso aí! Estudem! Estou aberto a analisar Artes! Mandem o resultado de vocês!
Até a próxima!

Johns, eu já havia acompanhado alguns tutoriais (de como fazer seu fakemon) nesse estilo perdidos no Deviantart.

Eu acho esse formato muito organizado, ligeiro e fácil de acompanhar.

Achei seu estilo minimalista de apresentar muito bacana, com os gifs das pixels individuais explicando os conceitos (como os de luz) muito bem pensadas e estruturadas.

Parabéns pela organização desse trabalho e pela iniciativa de partilhar seu conhecimento com a comunidade. Tá mandando bem demais! Valeu!! =)

Poxa galera, muito obrigado! Eu fico muito feliz que vocês notaram exatamente onde andou toda minha preocupação na hora de criar esses tutoriais! Estruturar, ser simples , fácil e dar capacidade quase que imediata pra qualquer um aprender! Muito obrigado por perceberem isso :)
Oia, Vou dar uma olhada Gab!
Muito obrigado aos dois pelos comentarios! Valeu Caio e Gab :)

Voltar
Topo Inferior