Aula #1: A arte dos pontos
~Pixel Art~
~Pixel Art~
Sejam todos bem vindos à Academia de Pixel Art!
Hoje estarei iniciando a primeira aula sobre este ramo da nossa arte, utilizado em vários jogos e basicamente no nosso dia a dia nos mais diversos tipos de lugares. Nesta aula iniciaremos todos que não conhecem ao mundo do Pixel Art ela será a aula Introdução.
Hoje estarei iniciando a primeira aula sobre este ramo da nossa arte, utilizado em vários jogos e basicamente no nosso dia a dia nos mais diversos tipos de lugares. Nesta aula iniciaremos todos que não conhecem ao mundo do Pixel Art ela será a aula Introdução.
Poxa? E como você quer ensinar assim?
Bem eu não sou profissional no sentido de trabalhar com isso e ter minha arte bastante reconhecida, mas não quer dizer que não posso ensinar pelo menos o bocado que sei não? Eu posso não saber tanto sobre o profissional da arte, mas eu sei o bastante para dar uma ideia a quem não nem se quer sabe o que é.
Bem você é livre para seguir as dicas e sugestionar e até debater sobre algumas coisas que falo, mas a questão é que mesmo que eu não use palavras muito avançadas ou profissionais sempre terá gente que conseguirá tirar um proveito do que vou ensinar aqui.
Essas aulas não terão o intuito de formar novos Leonardo da Vinci da Pixel Art, e sim deixar pessoas auto suficientes para que consigam criar seus próprios estilos e usa-los em seus jogos ou outras coisas que desejarem.
Por aqui encerro minha apresentação curta, mas que esclarecerá muitas dúvidas.
http://i.imgur.com/yqCZInD.png[/imgleft]
Super Mario World é um jogo feito com Pixel Art de um modo simples e até avançado digamos para época, hoje em dia muitos criadores indies criam gráficos com uma aparência "antiga" ele costumam dar um ar de nostalgia e tem seu charme também.
Você desenvolverá todas as competências necessárias para criar gráficos do mesmo tipo, tudo dependerá de quanto você se esforçar e poderá até ir além se quiser.
[center][img]http://i.imgur.com/vlGYqWg.png[/center]
Todas as Pixel Artes por NeoZ7
A arte dos pontinhos, ou melhor de fazer desenhos simples ou complexos com eles, se você não tem talento para desenhar pode ir se retirando. ~ Estou brincando não me abandonem.
Nas aulas nós aprenderemos técnicas para deixar nossos desenhos melhores no sentido de Pixel Art, não aprenderemos como desenhar um dragão, simplesmente se vocês querem algo do tipo vocês mesmos podem fazer e seguindo as dicas dessas aulas vocês verão o quão legal ele ficará. Por isso nós faremos desenhos simples, como uma bola, um slime, uma planta o que for mais fácil para todos desenharem. XD
Falarei simplificadamente por agora que algumas técnicas tendem a desclassificar a arte desta área, como dar um blush na imagem ou usar pincéis que deformem a imagem. Nós devemos usar ferramentas simples como Lápis e Borracha, usar atalhos para fazer linhas, etc. Desde que não usamos ferramentas avançadas para terminar rapidamente, Pixel Art exige paciência, não deformando a imagem e os pixels tá valendo.
Bem agora que já sabem o que é Pixel Art, precisamos do básico para começar... Um programa de edição de imagens.
Quem tem mesa digitalizadora pode usar também se sentir melhor, mas eu particularmente farei as práticas das aulas com o mouse. (Todo mundo tem um mouse e a maioria usa para fazer esse tipo de arte)
Bem vou dizer que todos. Em todos os programas que editam imagens nós podemos fazer nossas PAs. (Vou resumir a partir de agora)
Mas lembrando que mesmo que usemos ferramentas avançadas devemos usar as ferramentas básicas para não deformar nossa imagem. Abaixo seguirá alguns programas conhecidos e com isso estarei terminando a aula pois se não ficará meio extensa... Terminarei fazendo alguns pedidos e você pode responder nesse tópico como se fosse uma lição de casa:
*Que programa você pretende usar para praticar as aulas?
*Você pretende usar algum recurso original próprio com relação a Pixel Art em um jogo?
(Nem que seja só um personagem com template de character do RTP do rpg maker)
Alguns programas usados para fazer Pixel Art:
Nem todos os programas estão com o link de Download, alguns são pagos, e fica por sua conta pesquisar sobre eles.
Essa é a primeira aula a segunda sai logo logo, e nela já iremos iniciar nossos exercícios de desenhos, estejam preparados lano:
~Até