🤔 Para Refletir :
"Zzz... Zzzz... Opa! A cutscene já acabou?"
- Delayzado

Pixels - Aula #2: Ferramentas, Formatos e Formas

FelipeFalcon

Duque
Membro
Membro
Juntou-se
09 de Abril de 2015
Postagens
706
Bravecoins
5
ArpQpUc.png
Aula #2: Ferramentas, Formatos e Formas
~Pixel Art~
vlGYqWg.png
Sejam todos bem vindos à Academia de Pixel Art!
Hoje estaremos iniciando a segunda aula sobre pixel art, nós começaremos com o que devemos saber de teoria (Atalhos, formatos, formas, etc) e iremos começar o prático, colocando toda a experiência que iremos adquirir em ação.
vlGYqWg.png
Ferramentas Básicas

Lápis: Ferramenta básica quase todas as ferramentas já se iniciam nela quando criamos uma nova área de imagem. As suas configurações devem ser as mais simples possíveis, nada de colocar uma opacidade ou outro efeito no mesmo.
Aviso: No Photoshop e no paint, geralmente se tem a ferramenta Pincel e a Lápis. Não confundam as duas.

Borracha: Ferramenta básica também, mas “dispensável” no Pixel Art. Eu por exemplo costumo usar um lápis com a cor do fundo da minha arte, pois meus fundos geralmente não são de cor branca. Acho mais prático assim por usar o programa Graphics Gale.

Lata de Tinta ou Preencher: Ferramenta básica, ajudará muito na hora de preenchermos internamente ou externamente — para fundos — um objeto completamente.

Conta Gotas: Ferramenta básica, não sei se todos os programas vêm com a ela embutida. De qualquer modo nós a usaremos como atalho para pegarmos cores rápidas que usamos na própria arte e não salvamos no programa. (Lembrando que se deixarmos uma paleta “pintada” na própria imagem poupará muito tempo)

Lupa ou Zoom: Ferramenta básica, lembrando que algumas ferramentas permitem ampliar ou diminuir ainda mais a visão, isso ajuda vermos como fica nossa imagem vista de longe — não parecer pontinhos — ou perto para termos um controle maior sobre nossa edição.

Selecionar, Inverter, Girar:  Ferramenta básica, nós a usaremos muito para mover pedaços do objeto, copiar e colar. Isso agilizará muito quando fizermos objetos simétricos, por exemplo copiaremos e colaremos na tela invertendo horizontalmente.

Linhas, Círculos, Quadrados e Outras formas: Adicional, não é obrigatório usar ferramentas que agilizem isso. Porém isso ajuda muito para fazer bases que ajudam a criar formas e corpos de objetos.

Paleta à vista: Adicional, praticamente todas as ferramentas dispõem de uma seleção de cores rápidas. Mas deixarei como adicional pois como disse só usaremos em casos específicos para criarmos nossas próprias cores. Como disse antes, tentaremos deixar a paleta pintada na própria imagem.

Bem essas serão as ferramentas que iremos dispor para fazermos nossas artes. Me desculpem se eu esqueci alguma, você pode comentar aqui mesmo qual ferramenta acha que deveria estar aqui.

vlGYqWg.png
Formatos

Essa parte falarei bem simplificadamente...

No Pixel Art costumamos salvar nossas artes em formato .PNG ou .GIF; Não darei detalhes do porque mas deixarei aqui como exemplo o formato .JPG um formato que diminui a qualidade das imagens e deixa seu peso menor, mas no entanto ele modifica os pixels da imagem o que faz nossa imagem meio que não ser considerada Pixel Art por essas modificações que acabam deformando.

Iremos deixar como padrão o formato .PNG pois o .GIF nós limitaremos a artes com poucas cores ou animações.

vlGYqWg.png
O Traçado

Nada de nossas linhas se distorcerem nas bordas ou coisas do tipo.

Nosso traçado será simples de modo que mais tarde usaremos técnicas para o deixar mais nítido e suaviza-lo. Aqui irei explicar alguns detalhes sobre nossas linhas e pequenas regras que iremos seguir — não é obrigatória a siga dessas regras — para deixarmos nosso desenho mais harmonizado.

As linhas não ficam nada legais quando mudamos o seu padrão. Siga sempre reto quando estiver usando uma linha em sua inteira forma. — a não ser que queira fazer um efeito diferente.

Em curvas é muito legal seguir uma ordem para os tamanhos dos pixels, um exemplo é fazer uma linha de 3 pixels e ir decrescendo, a próxima de 2 pixels e a próxima de 1 pixel... depois voltar crescendo, 1, 2 e 3. (Regras das Curvas)

Em linhas laterais também é legal seguir o número de pixels ou como na regra anterior fazendo curvas só quando quiser um efeito diferente.

Bem ligeiramente e exemplificando, é legal manter um padrão no número de pixels em algumas linhas. Lembrando que não serão todas as linhas e curvas que serão assim. Um exemplo é um monstro deformado, pode ser que o autor queira dar uma deformada proposital. Lembrando que essa regras se aplicam também na animação da imagem.

Anti-Aliasing (AA)

Aqui começaremos com o primeiro termo que ninguém precisa memorizar pelo nome, mas quando alguém falar nisto é legal que você já saiba do que se trata.

Anti-Aliasing traduzindo ao pé da letra é Anti-Serrilhado. Bem com isso nós usamos o AA para serrilhar a imagem pixel art propositalmente.

?????? WAT ??? Nós vamos borrar propositalmente nossa arte?

Bem isso é uma explicação básica, é meio contraditório dizendo assim mas você verá nas seguintes imagens (que esclarecerão praticamente tudo com relação à isso) que não será nenhum borrão e isso ajudará muito nossa arte a se encaixar em cenários ou misturar suas cores.
Nós podemos usar essa técnica internamente no objeto ou externamente à ele.(Quando tivermos um fundo é melhor)

Será muito bom usar AA em algumas linhas quebradas. Geralmente AA é usado nas bordas do objeto/linha e a cor deve ser também bem pensada para que harmonize com a troca de cores entre fundo e objeto.

Você pode até usar um AA mais profundo usando mais cores, mas lembre-se isso afetará diretamente na qualidade de visão e nitidez. O AA também pode ser usado internamente para uma suavização em outra forma do objeto.

Abaixo segue uma imagem traduzida, tirada da Pixel Joint, um fórum de exposição, avaliação e... resumindo um fórum de Pixel Art XD
39TqYRr.png

Sem: AA nem sempre é usado e isso não interfere sempre na qualidade das linhas, algumas vezes é melhor não usar.

Cheio: AA colocado exageradamente. Lembrando que o AA externo quase sempre terá que combinar com o fundo, se a imagem é transparente e for “postada” por exemplo num site com fundo escuro pode ser que não combine muito.

Interno: AA interno é muito usado quando se pensa em colocar cenários separados, assim praticamente todos os fundos irão combinar se estiverem nos mesmos tons de cores claro.

Diferença de Cores: Mostra como algumas cores afetam na visão, por isso as cores do AA devem ser bem escolhidas.

Bem já sabemos um pouco de AA e a aula não irá se alongar mais do que isso, por isso vamos a parte que saímos da teoria, e será a nossa lição de casa.

vlGYqWg.png
Vamos Treinar

* Faça um círculo simples e simétrico. ( Imagem 1 – Dica: Use a regra das curvas)

* Copie e cole o círculo até ter três na mesma imagem, use Anti-Aliasing(AA) nesses círculos.
— Use AA Interno em um deles, em outro AA Externo e o último com ambos AA — (Imagem 2)

* Pinte o fundo de uma cor que não seja a do círculo, e com dois círculos na mesma imagem aplique AA.
—Use AA Interno em um e o outro AA Interno e Externo ao mesmo tempo. — (Imagem 3)

*Crie uma forma sem usar atalhos e que não seja nenhuma forma existente neles, de um objeto. Use somente a cor preta e não sombreie. Pinte o fundo de uma cor que não seja preto e aplique o AA que achar necessário. (Imagem 4)

Aviso: Esses “Imagem 1” á “Imagem 4” são os números de imagens que vocês terão que fazer.
O tamanho da imagem fica a seu critério, mas aconselho a não fazer muito grande. As imagens não precisam ter o mesmo tamanho.
PYlpUeN.png
djnpE7A.png
yE7b79I.png
abqX3v6.png

Essa tarefa valerá 60 Bravecoins, claro que você só receberá se você fizer corretamente ou mostrar desempenho em querer fazer. Lembrando que este não é o Desafio da Academia, são coisas distintas.

vlGYqWg.png

Bora praticar pessoal, quem sabe faz ao vivo e quem não sabe aprende, a terceira aula começaremos a falar de cores, então nossos desenhos começarão a ganhar vida.  :Palmas: 

~Até

Nandikki comentou:
Mas como se faz o AA? Eu não entendi :/

Clique nas imagens que dará pra entender XD
(Esqueci de mencionar no tópico que ao clicar vai pra imagem ampliada, para ver melhor aí é só deduzir o que é AA)

Mas se não conseguir entender só poderei te dizer que você faz o AA pintando em "volta" da linha, aí só olhando as imagens mesmo pra ver \o/ (lembrando que não é em todo lugar que tem se aplicar)

Edit: Anexando uma arte representativa. ( AA <<    >> Sem AA)

AA.gif

Affs, parece que anti-aliasing vai ser a matemática do pixel art pra mim, xD
Eu desisti da tarefa de classe da aula, sim larguei os bravecoins mas valeu a pena eu não me cansar :'o.o:
Acho que com o desafio 2, quando eu tiver tempo, eu faço ele. (Só espero)
Mas então, quer dizer que AA pode servir pra destacar um cenário do outro (um borrado e outro não)?

Voltar
Topo Inferior