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Aula #2: Ferramentas, Formatos e Formas
~Pixel Art~
~Pixel Art~
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Sejam todos bem vindos à Academia de Pixel Art!
Hoje estaremos iniciando a segunda aula sobre pixel art, nós começaremos com o que devemos saber de teoria (Atalhos, formatos, formas, etc) e iremos começar o prático, colocando toda a experiência que iremos adquirir em ação.
Hoje estaremos iniciando a segunda aula sobre pixel art, nós começaremos com o que devemos saber de teoria (Atalhos, formatos, formas, etc) e iremos começar o prático, colocando toda a experiência que iremos adquirir em ação.
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Essa parte falarei bem simplificadamente...
No Pixel Art costumamos salvar nossas artes em formato .PNG ou .GIF; Não darei detalhes do porque mas deixarei aqui como exemplo o formato .JPG um formato que diminui a qualidade das imagens e deixa seu peso menor, mas no entanto ele modifica os pixels da imagem o que faz nossa imagem meio que não ser considerada Pixel Art por essas modificações que acabam deformando.
Iremos deixar como padrão o formato .PNG pois o .GIF nós limitaremos a artes com poucas cores ou animações.
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Nada de nossas linhas se distorcerem nas bordas ou coisas do tipo.
Nosso traçado será simples de modo que mais tarde usaremos técnicas para o deixar mais nítido e suaviza-lo. Aqui irei explicar alguns detalhes sobre nossas linhas e pequenas regras que iremos seguir não é obrigatória a siga dessas regras para deixarmos nosso desenho mais harmonizado.
![]() | As linhas não ficam nada legais quando mudamos o seu padrão. Siga sempre reto quando estiver usando uma linha em sua inteira forma. a não ser que queira fazer um efeito diferente. |
![]() | Em linhas laterais também é legal seguir o número de pixels ou como na regra anterior fazendo curvas só quando quiser um efeito diferente. |
Bem ligeiramente e exemplificando, é legal manter um padrão no número de pixels em algumas linhas. Lembrando que não serão todas as linhas e curvas que serão assim. Um exemplo é um monstro deformado, pode ser que o autor queira dar uma deformada proposital. Lembrando que essa regras se aplicam também na animação da imagem.
Aqui começaremos com o primeiro termo que ninguém precisa memorizar pelo nome, mas quando alguém falar nisto é legal que você já saiba do que se trata.
Anti-Aliasing traduzindo ao pé da letra é Anti-Serrilhado. Bem com isso nós usamos o AA para serrilhar a imagem pixel art propositalmente.
?????? WAT ??? Nós vamos borrar propositalmente nossa arte?
Bem isso é uma explicação básica, é meio contraditório dizendo assim mas você verá nas seguintes imagens (que esclarecerão praticamente tudo com relação à isso) que não será nenhum borrão e isso ajudará muito nossa arte a se encaixar em cenários ou misturar suas cores.
Nós podemos usar essa técnica internamente no objeto ou externamente à ele.(Quando tivermos um fundo é melhor)
![]() | Será muito bom usar AA em algumas linhas quebradas. Geralmente AA é usado nas bordas do objeto/linha e a cor deve ser também bem pensada para que harmonize com a troca de cores entre fundo e objeto. | ![]() |
Abaixo segue uma imagem traduzida, tirada da Pixel Joint, um fórum de exposição, avaliação e... resumindo um fórum de Pixel Art XD
![]() | Sem: AA nem sempre é usado e isso não interfere sempre na qualidade das linhas, algumas vezes é melhor não usar. Cheio: AA colocado exageradamente. Lembrando que o AA externo quase sempre terá que combinar com o fundo, se a imagem é transparente e for postada por exemplo num site com fundo escuro pode ser que não combine muito. Interno: AA interno é muito usado quando se pensa em colocar cenários separados, assim praticamente todos os fundos irão combinar se estiverem nos mesmos tons de cores claro. Diferença de Cores: Mostra como algumas cores afetam na visão, por isso as cores do AA devem ser bem escolhidas. |
Bem já sabemos um pouco de AA e a aula não irá se alongar mais do que isso, por isso vamos a parte que saímos da teoria, e será a nossa lição de casa.
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* Faça um círculo simples e simétrico. ( Imagem 1 Dica: Use a regra das curvas)
* Copie e cole o círculo até ter três na mesma imagem, use Anti-Aliasing(AA) nesses círculos.
Use AA Interno em um deles, em outro AA Externo e o último com ambos AA (Imagem 2)
* Pinte o fundo de uma cor que não seja a do círculo, e com dois círculos na mesma imagem aplique AA.
Use AA Interno em um e o outro AA Interno e Externo ao mesmo tempo. (Imagem 3)
*Crie uma forma sem usar atalhos e que não seja nenhuma forma existente neles, de um objeto. Use somente a cor preta e não sombreie. Pinte o fundo de uma cor que não seja preto e aplique o AA que achar necessário. (Imagem 4)
Aviso: Esses Imagem 1 á Imagem 4 são os números de imagens que vocês terão que fazer.
O tamanho da imagem fica a seu critério, mas aconselho a não fazer muito grande. As imagens não precisam ter o mesmo tamanho.
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Essa tarefa valerá 60 Bravecoins, claro que você só receberá se você fizer corretamente ou mostrar desempenho em querer fazer. Lembrando que este não é o Desafio da Academia, são coisas distintas.
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Bora praticar pessoal, quem sabe faz ao vivo e quem não sabe aprende, a terceira aula começaremos a falar de cores, então nossos desenhos começarão a ganhar vida.

~Até