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Plugin - RpgMV sem barras pretas

Crixus

Marquês
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Eu peguei um código pronto e removi tudo que não usaria, depois usando o "razo" conhecimento em Javascript eu fiz este simples código pra que evitasse barras pretas laterias no jogo, basta colocar na pasta Plugins e ativar.
Agora preciso que digam se funciona corretamente em seus Smartphones, se possível com ScreenShot e o modelo do seu aparelho, obviamente o teste deve ser feito com o celular de lado (Paisagem) por que os navegadores não vão reconhecer comando pra "auto landscape" por Javascript.

iphone6s-rpg-maker-mv.png

O fato é que a tela acaba mostrando mais do mapa que talvez deveria, como podem ver o resultado na imagem:
Padrão do Rpg Maker (816x624)

Na resolução da tela do computador ou Smartphone:
Resolução da minha tela (1366x768)


Download (GitHub): https://github.com/BossRpg/RpgMV-Relative

Demo: https://rpgmaker.000webhostapp.com/games/MV-Sample/
(O link é o mesmo do RTP Lite que eu estava produzindo, por isso as imagens estão em baixa qualidade)

Testado nos seguintes dispositivos:
[*]Notebook -> Resolução 1366 x 768 -> Firefox
[*]Notebook -> Resolução 1366 x 768 -> Chrome
[*]Samsung Galaxy S4 (GT-I9615L) -> 5" polegadas -> Android 5.0.1

Sobre a idéia:
Bem, à prinicipio eu queria "esticar" a tela com CSS3, o desfocamento eu corrijiria com próprio CSS3, mas ouve problema com os cliques do mouse pra apontar onde o personagem do jogador deve ir, pois as coordenadas são pelo tamanho real do Canvas, desconsiderando o tamanho dado pelo CSS.

Por fim acabei usando Javascript puro para ajustar a tela, o resultado é um teste apenas, vejam as imagens.

O problema é que os mapas menores de largura do que a resolução ainda sim vão mostrar barras pretas, mas neste caso serão partes do mapa que não existem e não a página fora do Canvas, pra ajustar isso pode usar Panorama.

Agora o sistema de batalha ficou bem estranho por que os BattleBack se encaixam apenas em 816x624, então a imagem fica toda confusa, confira na DEMO.

Vale lembrar que não tenho praticamente nenhum conhecimento com a API do Rpg Maker MV.

Obs: O nomei como RelativeScreen, mas não sei se na verdade deveria ser ResponsiveScreen, estou meio confunso no real significado de cada um.
 
Este é um tópico de avaliação e não de disponibilização, estava tentando uma solução sem precisar do Yanfly. Ficaria agradecido se você postasse o resultado no seu Smartphone acompanhado do modelo dele.

Edit:
Postei a DEMO pra poderem testar em seus Smartphones, ficaria agradecido.
Quem sabe se aparecem realmente várias pessoas eu não me empolgo com a solução para compilar pra Android sem aquele monte de Softwares.
 
E aíii, [member=136]Crixus[/member] , tudo bem?
Consegui encontrar um tempinho pra realizar os testes.

Abaixo vão as imagens.

VMQ6X2Y.jpg

diaKdhM.jpg

mtX5MIN.jpg

fx9h1H6.jpg

Marca: Asus
Modelo: Zenfone 5
Android: 9.0

Fiz vários testes: com a rotação da tela, sem a rotação, em pé e deitado.
O autofit realmente funciona, mas muitas funções, ao mudar a posição da tela, perdem a estrutura!
Talvez, se você colocar um update em todas as coisas no lugarzinho certo, resolva, mas é só um palpite.

Espero ter ajudado em algo!
 
Legal! Eu tenho que ver uma forma do sistema não funcionar no sistema de batalha. No titulo e no cenário desde que fique em modo "Paisagem" (Landscape) fica bom, como o APK é configurado pra ficar apenas nessa orientação então não corre o risco caso vire a tela.
 
Essa ideia de o RM funcionar em Android (ou até no navegador) ainda é muito nova pra mim! Hahahahha
Eu fiquei admirado ao ver essa demo rodando no meu celular!

Espero que você consiga configurar isso tudo que descreveu acima!
 
Crixus comentou:
Eu peguei um código pronto e removi tudo que não usaria, depois usando o "razo" conhecimento em Javascript eu fiz este simples código pra que evitasse barras pretas laterias no jogo, basta colocar na pasta Plugins e ativar.
Agora preciso que digam se funciona corretamente em seus Smartphones, se possível com ScreenShot e o modelo do seu aparelho, obviamente o teste deve ser feito com o celular de lado (Paisagem) por que os navegadores não vão reconhecer comando pra "auto landscape" por Javascript.

iphone6s-rpg-maker-mv.png

O fato é que a tela acaba mostrando mais do mapa que talvez deveria, como podem ver o resultado na imagem:
Padrão do Rpg Maker (816x624)

Na resolução da tela do computador ou Smartphone:
Resolução da minha tela (1366x768)


Download (GitHub): https://github.com/BossRpg/RpgMV-Relative

Demo: https://rpgmaker.000webhostapp.com/games/MV-Sample/
(O link é o mesmo do RTP Lite que eu estava produzindo, por isso as imagens estão em baixa qualidade)

Testado nos seguintes dispositivos:
[*]Notebook -> Resolução 1366 x 768 -> Firefox
[*]Notebook -> Resolução 1366 x 768 -> Chrome
[*]Samsung Galaxy S4 (GT-I9615L) -> 5" polegadas -> Android 5.0.1

Sobre a idéia:
Bem, à prinicipio eu queria "esticar" a tela com CSS3, o desfocamento eu corrijiria com próprio CSS3, mas ouve problema com os cliques do mouse pra apontar onde o personagem do jogador deve ir, pois as coordenadas são pelo tamanho real do Canvas, desconsiderando o tamanho dado pelo CSS.

Por fim acabei usando Javascript puro para ajustar a tela, o resultado é um teste apenas, vejam as imagens.

O problema é que os mapas menores de largura do que a resolução ainda sim vão mostrar barras pretas, mas neste caso serão partes do mapa que não existem e não a página fora do Canvas, pra ajustar isso pode usar Panorama.

Agora o sistema de batalha ficou bem estranho por que os BattleBack se encaixam apenas em 816x624, então a imagem fica toda confusa, confira na DEMO.

Vale lembrar que não tenho praticamente nenhum conhecimento com a API do Rpg Maker MV.

Obs: O nomei como RelativeScreen, mas não sei se na verdade deveria ser ResponsiveScreen, estou meio confunso no real significado de cada um.
Obrigado por compartilhar! Tanto tempo e nunca pensei em retirar essas barras e.e

OBS: Futuramente posso está usando o seu código?
 
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