Vou escrever minhas opiniões sobre a série Core dos games de pokémon e a direção que ela está indo.
A primeira e segunda gerações são minhas favoritas, apesar de ambas terem várias falhas de Game Design, especialmente a primeira que você precisa aprender um golpe novo apagando um dos 4 antigos, sem poder ver antes o que o novo faz.
A terceira eu achei um pouco mais fraca que a primeira, apesar de adorar introdução de Abilities, Double Battles e Battle Frontier. Curti bastante os remakes, pra mim eles são ainda hoje a melhor forma de começar na franquia.
A quarta começou com os jogos que eu considerado, dentre as duplas que começam uma geração, a pior de todas disparado: Diamond e Pearl. Eles não introduziram praticamente nada relevante pro jogador normal, exceto batalhas Wi-Fi de uma forma extremamente básica. São jogos muito parecidos com Ruby/Sapphire, tanto na parte gráfica quanto na história. Os recursos do DS foram muito mal explorados, basta comparar com o que os jogos seguintes fizeram, como box funcionando na touch screen. Em contrapartida vieram os remakes da segunda geração que são meus jogos favoritos da série. Eles respeitaram o ambiente dos jogos, trazendo de volta lugares de Kanto como Viridian Forest, Seafoam Cave e Cerulean Cave, trouxeram novidades como Pokéathlon, um dos meus favoritos minigames da série e trouxeram até a Battle Frontier de Platinum.
A quinta geração, junto com as duas primeiras, são as minhas favoritas. Tem minha história favorita e locais favoritos nos jogos: Pokéstar Studios, World Tournament, White Treehollow/Black Tower e Join Avenue.
A sexta eu achei bem mediana, só que um erro de Game Design com o Exp Share fez essa geração ser, disparada, a mais fácil. Eu cheguei na E4 com equipe level 95-100. Isso, pra mim, ofuscou um pouco as Mega-Evoluções, que também tinham outros problemas.
A sétima eu curti o Sun/Moon, acho que são os jogos iniciais de geração mais diferentes. Não curti o Let's Go, achei um remake muito inferior ao FireRed e LeafGreen. Achei bizarro nesses jogos você ter Mega Forms, Alola Forms, mas não poder ter um Crobat e um Steelix. Eles bem que podiam ter pelo menos 200 pokémon, mas quiseram usar só os 150 primeiros. E também achei que faltaram locais e coisas para fazer pós game. Os Master Trainers não são tão legais assim (quem achou que fazer uma luta de Metapod vs Metapod sem itens foi um bom negócio?).
A oitava vamos por partes:
Sword/Shield eu curti, mas pra entender esses jogos precisa ter em mente que a Nintendo adotou a prática de DLCs, que é tendência do mercado. O jogo sem as DLCs é bem "meh". Só acho que tão demorando muito pra trazer todos os Pokémon, especialmente os antigos, pra esse jogo.
Brilliant Diamond e Shining Pearl eu achei que pecou em 2 coisas: Não usar coisas de Platinum, especialmente o pokédex, já que o de DP é o pior de todos, só tem 2 famílias de pokémon de fogo e uma é a inicial. A outra falha é só ter os 493 primeiros pokémon, sendo que eles já tem muita coisa pronta dos outros jogos. Tirando isso, achei os jogos "ok". Não me incomodei com o estilo chibi.
Legend of Arceus é genial em muitos aspectos, nas mecânicas, na história, nos lugares. Fico contente de poder ver algo assim.
Em todos os jogos dessa geração, acho que teve hate demais pela galera esperar algo grandioso tecnicamente, especialmente o Legends Of Arceus, mas nunca investiu muito em gráficos (tem um vídeo que explica vários problemas gráficos só no trailer). Eu gostaria que fosse investido na parte gráfica dos jogos de pokémon como é investido na série Zelda, até porque vende mais.
Scarlet e Violet tudo leva a crer que irá seguir o estilo de Legend of Arceus, o que pra mim é ótimo. Acho até que Legend of Arceus foi um pouco um protótipo desses jogos.
Provavelmente os próximos remakes não terão todos os pokémon, como Brilliant Diamond e Shining Pearl. E isso é algo que me incomoda, tanto para não poder capturar, quando enfrentar oponentes que usam eles.
Mas, tirando alguns "poréns", estou satisfeito como a franquia está caminhando.
Última edição: