🤔 Para Refletir :
"Chamar o var é coisa do passado. Agora a gente chama o const e o let."
- Dr.XGB

Por que as equipes fracassam?

DadoCWB Masculino

Duque
Membro
Membro
"Esto no me gusta"
Juntou-se
02 de Setembro de 2018
Postagens
726
Bravecoins
1.846
Ao longo de minha trajetória como entusiasta nessa brincadeira de criar jogos, notei que grande maioria das vezes em que equipe são formadas para desenvolver um projeto, elas acabam meio que fracassando. Por vezes um ou outro membro da equipe “toca” o projeto em frente de maneira solitária e quando não desanima também, consegue finalizar a duras penas, o jogo.

Me pergunto: porque isso é tão recorrente?

Em partes, acredito que tem muito a ver com duas coisas principalmente: (1) Problemas com o escopo do projeto; (2) Falta de comprometimento dos membros da equipe; (3) Falta de organização e planejamento, bem como má divisão das tarefas.

Quando uma galerinha se junta em um projeto, tá todo mundo motivado e cheio de ideias. Essa é a fase mais gostosa do projeto: a de ter ideias e fantasiar que tudo será mil maravilhas. Mas quando chega a hora de por a mão na massa e o pessoal se depara com o fato de que concretizar uma ideia é um trabalho árduo e que requer além de trabalho, muito tempo e dedicação, bate o desanimo.

Se a equipe possuir um líder, ou dono do projeto, ele certamente deverá fazer o papel do “cara chato” cobrando prazos e cumprimento das tarefas. E é aqui que os membros do grupo devem mostrar maturidade para entender que em uma equipe, se cada um não cumprir o seu papel, o projeto não “anda”.

Se a equipe não tiver um líder, aí o desastre está feito: ninguém cobra nada de ninguém e os prazos geralmente ficam “ao deus dará”. E se o projeto não tiver fins comerciais é capaz que o caos dentro da equipe seja ainda maior.

O que fazer, então, para que a equipe “dê certo”? Essa pergunta, eu deixo com vocês...

Em partes, acredito que tem muito a ver com duas coisas principalmente: (1) Problemas com o escopo do projeto; (2) Falta de comprometimento dos membros da equipe; (3) Falta de organização e planejamento, bem como má divisão das tarefas.
Concordo com você nesses três pontos.

O fator para transformar um projeto em realidade é seguir metodologia, existem varias formas de se fazer um trabalho, mas existem as formas padronizadas, testadas, validadas e que funcionam em todo o mercado. As pessoas querem ver resultados, nosso cérebro é dentre varias coisas um viciado em dopamina, enquanto você estiver dando isso a ele você continuara fazendo mais e mais dessa tarefa, sabendo disso devemos explorar essa mecanica organica.

Construa o escopo e monte em alguma ferramenta como trello, asana, monday e etc. Defina tarefas e cuide do ciclo de vida delas, ou seja, quais estão "A Fazer", "Em Andamento" e "Finalizadas", hoje você irá me falar que isso é bobagem, mas aos poucos sua motivação no projeto será perdida, porque você começou a trabalhar e parou de imaginar o que poderia ser o projeto, seu cérebro parou de receber dopamina e agora você está sem ânimo para prosseguir, isso é extremamente normal, agora não desista! A situação ficará ainda mais complicada, você terá dificuldades e muitas vezes não saberá como resolve-las e nessas horas muitos estão frustrados e fazem o famoso "Engavetar Projeto". Depois de alguns meses eles voltam a ter novas ideias e que agora o projeto será finalizado, mas o ciclo será o mesmo.

Para a entrega de um produto, seja ele qualquer tipo de software, você terá que estudar o mínimo necessário em gestão de projetos, lembrando que desenvolver por hobby ou de forma profissional é definida pela responsabilidade, comprometimento e remuneração, mas ainda é essencialmente o desenvolvimento de um software. Vocẽ gosta de ter ideias e criar historias, sistemas, mecanicas e afins, mas ainda isso não é o suficiente, não deixe que seu cerebro faça de você um "cachorrinho sedento por biscoitos", tudo irá se tornar uma tarefa em troca de recompensa, quebre isso agora, ainda da tempo.

1. Estabelecer um escopo do projeto
  2. Escolher uma metodologia de trabalho (Scrum, Kanban, Scrumban, XP, PMBOK e etc)
  3. Definir as tarefas e cuidar do ciclo de vida delas
  4. Estabelecer metas sobre as tarefas, ou se prefirir os marcos
  5. Mantenha um rotina saudável, você não é um robô e trabalhar o dobro não torna seu resultado melhor na verdade vocẽ terá resultados piores em dobro.
  6. Estude sobre saude mental o maximo que conseguir, estou falando serio
Existem outras coisas nesse mundo do desenvolvimento, mas você acabará aprendendo naturalmente enquanto estuda esse universo.

Última edição:
Voltar
Topo Inferior