🤔 Para Refletir :
"Chamar o var é coisa do passado. Agora a gente chama o const e o let."
- Dr.XGB

Por que brasileiro não usa os forums dos jogos na Steam?

CleanWater

Marquês
Membro
Membro
Juntou-se
22 de Setembro de 2017
Postagens
659
Bravecoins
55
Sério, já vi gente reclamar de suporte técnico em review, perguntar onde que acha a tal área/item em review, discutir se vai ter continuação em review, mas fazer isso tudo nos forums (que o lugar certo pra isso), quase nunca vejo!

Alguém me explica isso?

Não posso responder por todos, mas eu acho os fóruns da Steam nada convidativos. Aliás, não foque o suporte do seu jogo ali, não me parece organizado o suficiente para manter uma linha de contato entre desenvolvedor e jogadores. Crie seu próprio fórum/site ou mesmo um e-mail. É mais prático pra quem usa e mais profissional pra quem cria.

[member=1211]Joseph Poe[/member] a parte do suporte eu concordo plenamente. Inclusive usei um email próprio pra isso durante um bom tempo, e assim que resolver umas pendências com meu provedor, vou voltar a usar.

Mas e a parte do pessoal ficar me perguntando como que passa da fase tal, consegue item tal, vence boss tal? Como dev, não posso parar pra responder essas coisas. Isso deveria ser discutido entre os jogadores, e os fórums da Steam estão lá pra isso.

Eu vejo os gringos usarem os forums e usufruírem muito mais que os brasileiros nesse quesito.

É por isso que você precisa de um fórum específico para que os jogadores interajam com outros jogadores. O pessoal é assim: vão enfiar a pergunta onde chegarem primeiro, então quanto mais você facilitar esse processo, melhor. Se você tiver seu próprio fórum o caminho fica mais claro. Feito isso, claro, você precisa parar de responder esses pontos em reviews - caso o faça. Responda só um "{comentário sobre os pontos da review} + 'Você pode postar dúvidas deste tipo aqui ou aqui.' Com o tempo os jogadores começarão a interagir entre si e você nem precisará se meter nas conversas mais.

Coisas que eu não recomendo para tentar conectar os jogadores:

Código:
>> Fórum da Steam;
>> Grupo no Facebook;
>> Grupo no Discord;
>> Grupo em qualquer outra coisa (exceto não oficiais, criados por jogadores);

Esse tipo de coisa passa a sensação de que o desenvolvedor - ou a equipe - está pouco se lascando para o público e não se preocupou em criar sua própria comunidade. Não que você tenha de tratar cada jogador como um floquinho de neve especial, isso vai te falir em duas semanas, mas é bom que os jogadores / membros da comunidade tenham essa impressão. Inclusive, antes não ter nenhum meio de contato do que ter algum desses.

Forums da Steam costumam ser péssimos (com algumas exceções).

Em geral, comunidades no reddit tem sido o melhor lugar atualmente para conversar sobre jogos específicos; maioria das empresas tem pessoal ou de development ou de PR ativos por lá também.

Ellye comentou:
Forums da Steam costumam ser péssimos (com algumas exceções).

Em geral, comunidades no reddit tem sido o melhor lugar atualmente para conversar sobre jogos específicos; maioria das empresas tem pessoal ou de development ou de PR ativos por lá também.

ODEIO Reddit. Tudo que eu posto lá relacionado a meu trabalho, eles bloqueiam alegando que é spam.

Já quanto a qualidade dos fórums, reparei que isso varia muito de quem é o dev do jogo. Como os fórums são responsabilidade de cada dev, tem uns que são bem largadões (especialmente os de jogos AAA e uns fake indies esnobes por aí).

Não que você tenha de tratar cada jogador como um floquinho de neve especial, isso vai te falir em duas semanas, mas é bom que os jogadores / membros da comunidade tenham essa impressão.

Cara, quanto a isso eu acho que o mínimo que qualquer dev deve fazer, seja indie ou AAA, é ter consideração e tratar com respeito seus "jogadores".
Afinal, são "eles" que pagam nosso salário, né? :XD:

Voltar
Topo Inferior