🤔 Para Refletir :
"Publique seu jogo. Dê a cara a tapa. Vai ter hater? Sim, porque você foi lá e fez, tem gente que nem faz!"
- HenriqueGibi

Por que você ainda não lançou um jogo?

Qual o maior obstáculo, para você, na criação de um jogo?

• Total de eleitores
    17
  • Enquete fechada .

ドーベルマン

.
Administração
Administração
O cão.
Juntou-se
29 de Março de 2017
Postagens
530
Bravecoins
2.287
Prezados, bom dia!

É sabido que, para quem tem como hobby a criação de jogos, a rotina do dia a dia pode matar inúmeras ideias. As responsabilidades profissionais, familiares, acadêmicas e sociais, muitas vezes acabam por sepultar todo e qualquer estímulo para iniciar e terminar um projeto, seja no RPG Maker, ou ainda em qualquer outra plataforma. Até mesmo outros projetos relacionados com hobbies acabam sendo deixados de lado em prol da produtividade e as responsabilidades da vida adulta. Todos temos projetos mortos antes mesmo de ser iniciado, contudo,  este não é foco deste tópico.

Por que você ainda não terminou um jogo? E, caso já tenha terminado a primeiro, por que ainda não lançou o segundo ? ou o terceiro? Na sua opinião, qual é o maior obstáculo na criação de jogos?

• Seriam os recursos gráficos? Personagens, cenários, ícones, menus. A customização ou a busca por novos recursos visuais geralmente consumem muito tempo, até mesmo para aqueles que já possuam certa experiência nesta área.​

• Seriam os recursos sonoros? Músicas, efeitos, dublagem e/ou narração. Apesar de ser um ótimo recurso para trazer o jogador para dentro da ambientação do jogo, a criação e a busca pode trazer sérias dores de cabeças, em especial, quando visa transmitir aquele sentimento específico que na sua cabeça é tão claro, mas expressar é tão difícil.​

• Seria o roteiro? A trama principal, as secundárias, as biografias e os diálogos. A superestimação desta parte dentro do todo que um jogo pode proporcionar geralmente faz com que acreditemos que a obra nunca está boa o suficiente, e, juntamente com o pavor de cair em gliches, costumam resultar pela reescrita de uma mesma história diversas vezes antes mesmo de ter sido divulgada.​

• Seria a programação? Batalhas, exploração, criação de itens, habilidades, fórmulas matemáticas. A jogabilidade de um jogo é altamente dependente da programação, a qual é uma verdadeira arte à parte, principalmente quando se busca criar novas e específica mecânicas para o seu jogo ou adaptar uma já existente para ficar do seu agrado.​

• Seria a motivação? Você se considera suficientemente motivado para criar o seu jogo? A falta de conhecimento em alguma das áreas anteriores, de organização, reescrever um roteiro diversas vezes, a falta de recursos gráficos e/ou sonoros, a frustração por não conseguir transmitir aquela super-ideia na sua cabeça de maneira satisfatória, a falta de ideias para continuar a obra e até mesmo a pressão por ter uma vida social ativa podem consumir suas energias e a motivação para criar um jogo. A procrastinação diante de um obstáculo costuma também ser um sinal da falta de motivação.​

• Falta de interesse? A criação de jogos não é para todos, gostar de jogos não é suficiente para querer criar um jogo. Não há nada de errado em dizer que não tem interesse em criar um jogo. Talvez você apenas esteja interessado em uma parte específico da criação do jogo (gráfica, sonora, textual ou de mecânicas) e não tenha interesse em criar um jogo.​

Então, qual a sua opinião?

Abraços.

Acho que o maior problema para terminar um jogo é sim a motivação de um modo geral, mas o que vejo que desmotiva é você se empurrar a fazer coisas que não tem prazer em fazer. Quando falamos do nosso meio indie, o criador do jogo precisa realizar tarefas multidisciplinares e ai que vejo aonde o pessoal mais desmotiva, eu incluso, um artista na maioria das vezes não consegue sentar na frente do computador para programar sistemas pro seu jogo mesmo por eventos, um programador várias vezes não gosta de sentar e escrever a história do seu jogo.

Por isso a maioria do pessoal que lança uma quantidade bem grande de jogos, costuma ser o pessoal que é multidisciplinar, aquele que sente prazer um dia estar mexendo em pixel-art e no outro estar programando e depois estar criando o roteiro etc. Para quem tem essa dificuldade multidisciplinar, vide eu e ainda sim quer desenvolver um jogo, acho que o melhor caminho e no qual eu escolhi também, seja pegar um jogo que exige em sua maioria da área que você gosta, por exemplo um desenhista poderia optar a fazer um visual Novel, um programador algo como um tower defense. A maioria aqui usa o RPG Maker então a tendência é que queira fazer um RPG, RPG é um dos gêneros que mais força essa multidisciplina, são muitas áreas juntas no jogo, então eu por exemplo não me arrisco muito a criar RPGs por causa que sei que vou me desmotivar quando me deparar com todas essas áreas distintas.

Baseando-se em minha própria experiência pessoal, sendo maker a mais ou menos uns 14 anos, eu acho que as opiniões podem até variar, mas tudo vai se resumir a falta de motivação. A desmotivação pode vir de diversas formas, dependendo do nível atual de conhecimento do desenvolvedor.

Quando eu conheci a engine, eu fiquei simplesmente fascinado com o que ela proporcionava. Por ser amante da criação desde pequeno (comprava cadernos de 40 folhas pra criar quadrinhos de personagens que eu criava), eu me apaixonei e me dediquei a aprender cada vez mais sobre o RPG Maker. Quando conheci as comunidades, passei a criar apenas alguma coisinha básica na engine e já partia pra ideia de criar um tópico, pois tinha imensas esperanças de ser visto pela staff e ser selecionado pra participar dos eventos que escolhiam os melhores projetos para irem a votação. Óbvio que a frustração era certa. Isso me desmotivava. Mas os tempos foram passando, e eu passei a aprender mais e mais, e logo estava trabalhando com a Unity. Aprendi a fazer meus próprios códigos, até fiz a arte dos meus próprios jogos, tudo sozinho. Dessa vez, a minha motivação estava em fazer algo, e não mostrar esse algo pra alguém. E eu consegui. Hoje, como alguém que já sabe mais ou menos como criar um jogo (desde a documentação à produção, apesar de não ter nenhum curso e ainda ser um baita amador), diria que as maiores dificuldades são financeiras, pois eu não tenho o conhecimento necessário pra atuar em todas as áreas (não sou um multi-tarefas, como descrito pelo Raizen). Então, diria que a falta de dinheiro, hoje, seria a minha maior desmotivação.

Portanto, acho que varia bastante, mas tudo acaba caindo pra esse lado.

Nenhuma das opções que você deu.

Até hoje não consegui terminar o Porradaria 3 e nem o Fantasya Final Definitiva 3, por 2 motivos.

1 - Falta de tempo

Sim, como você mesmo disse, a rotina da vida adulta te consome muito. Se eu não trabalhasse justamente com desenvolvimento de jogos, não teria tempo de fazer nada na área. O problema é que mesmo trabalhando com isso, surgem problemas no trabalho, imprevistos, daí você tem que parar o que estava fazendo pra resolver. Quando você tem que assumir a responsabilidade da casa, os imprevistos são dobrados, pois você tem imprevistos do trabalho + da casa. Cheguei a ter desgaste emocional por causa disso (várias vezes).

2 - Desgaste Emocional

Já falei antes no final do problema anterior, mas isso em particular é um problema bem sério. Você senta na frente do PC, pra fazer aquilo que já sabe fazer, que já fez várias e várias vezes, e não faz nada. Por quê? Não sei. Só sei que você dá mancadas, faz cagadas, de coisas que se estivesse no seu estado normal, nunca faria. Daí você gasta o dobro do tempo pra fazer o mesmo algo de antes, da primeira pra errar e da segunda pra consertar o erro. Isso se torna um círculo vicioso e só piora ainda mais seu esgotamento. Você tem que fazer, pois seu sustento depende disso e você ainda tem que aguentar outras coisas que sinceramente prefiro não citar pra não gerar discussão desnecessária aqui (entendedores entenderão).

Enfim, existe solução pra esses problemas que citei. A tríade sagrada: 8 horas de trabalho, 8 horas de sono, 8 horas de lazer; mas nem sempre dá pra fazer isso.

Pra quem nunca termina nada, só posso recomendar esse vídeo do Arata. Ele é bem curto e grosso, mas só diz verdades que precisam ser ouvidas.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=43w4PlPCVJM[/youtube]

Prezados, boa tarde!

Inicialmente gostaria de agradecer a todos pela participação. Essa enquete é bastante importante para mim, e a opinião de vocês é ainda mais valiosa.

[member=223]Raizen[/member]
De fato, fazer por obrigação uma tarefa é algo muito cansativo e desmotivador, principalmente quando ela está ligada diretamente a um hobby. Portanto, eu torno a lhe perguntar, já pensou em formar/participar de uma equipe para desenvolver um jogo, ou oferecer suas habilidades para alguém em troca das habilidades que você não domina?
De modo geral, você estaria disposto a oferecer suas habilidades para ajudar alguém em um jogo que não é seu?

[member=2745]Eliyud[/member]
Não existe uma fórmula matemática para se manter motivado, fato. Porém não entendi ao que você se referia ao dizer que a falta de dinheiro é o problema. Você pretendia dizer que a falta de dinheiro para adquirir recursos (para usar na criação do jogo) lhe desmotiva? ou talvez que a falta de dinheiro, de um modo geral, para suprir suas necessidades particulares, te desmotiva em se dedicar ao hobby. Ou, ainda, que dedicar-se a criação de um jogo e não ser remunerado por isso é algo que lhe desmotiva.
Faço-lhe a mesma pergunta que fiz ao Raizen, já pensou em formar/participar de uma equipe para desenvolver um jogo? você estaria disposto em oferecer suas habilidades para alguém em troca das habilidades que necessita em seu jogo? De modo geral, você estaria disposto a oferecer suas habilidades para ajudar alguém em um jogo que não é seu?

[member=1673]CleanWater[/member]
Inicialmente eu gostaria de lhe agradecer pela participação e a exposição da sua opinião. Pelo que pude perceber dos seus motivos, acredito que a opção que você descreveu se enquadra na "motivação", e este fato fica bem evidente nos seus argumentos do segundo ponto.
No que tange a "falta de tempo", eu, conscientemente, deixei de fora esta opção da enquete em virtude de se tratar de uma grandeza física ao qual não possuímos qualquer controle. O tempo é o tempo. Todos temos 23 horas e 56 minutos por dia, as quais se renovam todos os dias. A única coisa que podemos fazer para "ganhar tempo" é se organizar. O "tempo que perdemos" sendo improdutivos (no sentido capitalista) é que gera a sensação de "falta de tempo", o qual, nada mais é do que um sentimento de "desmotivação".
Outrossim, mais uma vez, agradeço pela opinião e o desenvolvimento do seu raciocínio, e, para não perder o hábito, questiono, já pensou em fazer/participar de uma equipe para desenvolver um jogo? Ou, de modo geral, estaria disposto a oferecer suas habilidades para alguém em um jogo que não é seu?

Abraços.​

Dobberman comentou:
Inicialmente eu gostaria de lhe agradecer pela participação e a exposição da sua opinião. Pelo que pude perceber dos seus motivos, acredito que a opção que você descreveu se enquadra na "motivação", e este fato fica bem evidente nos seus argumentos do segundo ponto.
No que tange a "falta de tempo", eu, conscientemente, deixei de fora esta opção da enquete em virtude de se tratar de uma grandeza física ao qual não possuímos qualquer controle. O tempo é o tempo. Todos temos 23 horas e 56 minutos por dia, as quais se renovam todos os dias. A única coisa que podemos fazer para "ganhar tempo" é se organizar. O "tempo que perdemos" sendo improdutivos (no sentido capitalista) é que gera a sensação de "falta de tempo", o qual, nada mais é do que um sentimento de "desmotivação".

Talvez você tenha razão, impossível se sentir "motivado" quando você já está no limite, tem que cumprir metas, horários e trabalhar em excesso (mesmo fazendo algo que goste). Eu continuo trabalhando as vezes me sentindo como um zumbi praticamente.

Outrossim, mais uma vez, agradeço pela opinião e o desenvolvimento do seu raciocínio, e, para não perder o hábito, questiono, já pensou em fazer/participar de uma equipe para desenvolver um jogo? Ou, de modo geral, estaria disposto a oferecer suas habilidades para alguém em um jogo que não é seu?

Já, mas nunca achei alguém com o mesmo nível de comprometimento e seriedade pra desenvolver um projeto em conjunto. As experiências que tive como freelancer também não foram lá muito boas, o pessoal quer pagar merreca e ainda reclamam do resultado final usando isso como desculpa pra não te pagar. -_-

Contudo, eu toparia fazer se encontrasse alguém sério e disposto a pagar um preço razoável.

[member=1349]Dobberman[/member] eu quis dizer exatamente isso: que, atualmente, meus objetivos são tentar concluir um projeto e lançá-lo comercialmente. Pra isso, eu tenho a intenção de investir o que for possível pra ter o melhor produto possível. Então, uma eventual falta de recursos (grana) resultaria em... falta de recursos (assets). Hahahaha Logo, se eu não me organizar e economizar, eu não vou conseguir seguir o ritmo que planejo. Isso me desmotivaria. Mas como eu disse, é um caso a parte. A desmotivação pode vir de diversas formas, dependendo do nível de conhecimento de cada um, do seu objetivo, se faz por hobby, etc.

Respondendo a pergunta: sim. Eu faria o que está ao meu alcance pelo projeto de outra pessoa, não necessariamente em troca do mesmo, mas simplesmente por disposição mesmo. Mas, em relação a alguém me ajudar, eu acho que sou um pouco chato com isso! Eu só aceitaria a ajuda de alguém que fosse exatamente aquilo que eu estou procurando no momento. Eu sou muito sistemático e gosto de agir seguindo todos os passos que eu estipulei. Isso pode ser tanto bom quanto ruim, mas é assim que funciona pra mim.

CleanWater comentou:
Pra quem nunca termina nada, só posso recomendar esse vídeo do Arata. Ele é bem curto e grosso, mas só diz verdades que precisam ser ouvidas.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=43w4PlPCVJM[/youtube]
O canal desse cara é muito bom! Eu assistia bastante em uma época da minha vida, ele de fato ajuda muito a entender as coisas por um ponto de vista de fora da tempestade, além de se expandir bastante na vida pessoal, sendo coisas úteis meio que a qualquer momento. Foi uma ótima recomendação da sua parte!

Bom, retirando projetos bem iniciantes que os links se perderam principalmente na MRM, eu tenho oito jogos terminados.

A coisa que pessoalmente me assombra mais é falta de retorno, mas eu também não ajudo. Gosto de fazer projetos muito específicos pra atender minhas próprias necessidades muito específicas, já que desde cedo eu tinha essa mentalidade de: "Se eu quero jogar algo e esse algo ainda não existe, eu farei existir". O problema com isso é que quando seus jogos saem, ninguém ou quase ninguém realmente se importa, o que desanima bastante na hora de fazer o próximo.

Bom, eu sei que isso poderia ser ajustado comigo fazendo jogos pensando mais nos outros, mas levando em consideração que eu não tenho interesse de vender meus jogos, não teria ponto em os desenvolver em primeiro lugar.

Outra coisa bem forte em mim é perda de interesse. Sempre acontece de eu iniciar um projeto, ir relativamente longe nele e simplesmente dropar por ter perdido a vibe ou o jogo não ser mais tão importante pra mim, nisso já foram vários projetos direto pro limbo e é uma das coisas que me impede de fazer tópicos pra projetos, então normalmente se eu postei algo é por ele estar em um estágio onde eu já realisticamente consigo pensar em terminar, e mesmo assim eu ainda estou enganado de vez em quando.

Problemas de hobistas provavelmente não são iguais aos de profissionais, no entanto. Se alguém for igual a mim e se pergunta o motivo de nunca terminar nada, recomendo começar se limitando. Dando uma quantidade x de dias pra terminar, tipo, sim, dias, nada de meses ou anos, dias, de preferência no máximo uma semana. Isso vai evitar você ter tempo de ter medo ou de ser perfeccionista, e se você tiver a experiência o suficiente, o projeto vai se sair melhor do que você imagina que sairia com o curto tempo de produção.

Pode parecer meio clichê, mas desenvolver coisas que são divertidas pra você é um passo muito bom na direção certa. Eu mesmo entupo meus jogos de referências ultra específicas que eu não espero que ninguém entenda, além de atualmente usar monster girls nos meus jogos unicamente por ser algo que eu tenho forte interesse e sei que vai ser algo mínimo que vai me deixar sempre tendo vontade de voltar pra aquele jogo.

Interesse anormal em vida animal? Taca no jogo. Interesse em armamentos da Segunda Guerra? Taca no jogo. Interesse em garotas fofinhas de anime? Taca no jogo. Se eu fosse ter uma frase de maker ela seria: "Um jogo é feito para os jogadores, mas o primeiro jogador de seu jogo é você."​

Eu estava acompanhando a discussão e o que eu anteriormente achava ser um problema exclusivo meu, agora vejo que se trata de um problema geral de todos os desenvolvedores indies.

Na lista do Dobberman acho que o único motivo que pode ser excluído é a falta de interesse, uma vez que somos usuários de ferramentas de desenvolvimento de games, mas eu entendi o que ele quis dizer, por exemplo, eu posso me interessar por fazer Pixel Arts mas não necessariamente me interessar por criar jogos.

No meu caso existe um outro motivo em específico que não está na lista e que também é bem particular meu (se mais alguém se identificar com isso eu me sentirei menos esquisito). Não existe um nome pra isso mas eu vou tentar explicar...
Eu tenho ideias pra jogos a todo momento, estou observando um carro e já imagino um jogo sla, de carros com armas acopladas, numa arena, se digladiando até a morte... eu costumo escrever as ideias que eu tenho mas nem sempre dá pra fazer isso então eu acabo perdendo muitas ideias que seriam interessantes para um jogo... mas esse não é o tal problema específico que eu iria falar, o problema é o seguinte: Eu tenho uma ideia super empolgante para um jogo, corro pro computador, abro o RPG Maker ou o Construct (que são as 2 ferramentas que costumo usar), começo a trabalhar freneticamente, crio um roteiro, defino o design, vou atras de recursos gráficos, sonoros etc... aí eu começo a trabalhar no projeto, crio as mecânicas, os personagens, as fases, os mapas, o menu, a introdução, fico trabalhando no projeto durante várias horas por dia, se passa 1 semana e alguns dias e de repente PÁ.... eu paro tudo... fico olhando pra tela, o maker aberto ali, e eu encarando a tela e pensando "isso aqui está horrível, quem é que vai querer jogar uma bosta dessas se nem mesmo eu estou gostando?" não sei explicar... no dia anterior eu estava todo empolgado trabalhando no projeto e no dia seguinte todo o meu ânimo se vai e eu passo a sentir meio que uma vergonha alheia do meu trabalho... eu juro que eu tento retomar o trabalho mas vocês conhecem o quão forte é o "desânimo de maker"... isso sem contar os outros motivos como as tais "obrigações da vida adulta" kkkk

Enfim, é isso o que mais me assola nessa penada vida de maker, um misto de um "hiper desânimo" misturado com uma estranha vergonha alheia daquilo que estou fazendo, mas...
Eu posso dizer que tenho sim projetos terminados u.u não são necessariamente jogos completos mas sim mini-games.
Um deles foi um jogo de um gato que eu fiz no RPG Maker para a minha namorada, era um jogo bobo no qual você tinha que passar 4 fases, correndo de um cachorro pra chegar no final e resgatar a gata que havia sido sequestrada pelo líder da mafia como forma de pagamento para uma dívida do pai da gata, enfim... era um jogo simples e bobo mas era bem feito  ^^' (eu acho). E o nome do jogo era Gato's Quest... me orgulho desse título criativo.
O outro foi um "jogo" de questionário que eu também fiz para a minha namorada  ^^' sim, ela é a minha beta tester u.u
Acho que já estou fugindo do assunto...

Então é isso, contei um pouco do Porquê eu ainda não postei um jogo e lendo os depoimentos da galera dá para se ter uma noção de que o maior problema (para a maior parte dos makers que usam a ferramenta como Hobby) é o desânimo, e isso é bem comum do ser humano... em qualquer coisa que você for fazer uma hora ou outra ele vai aparecer, aí vai da pessoa estar preparado mentalmente para vence-lo ou não... eu admito que ja fui vencido varias vezes por ele nesses meus mais de 10 anos de uso da ferramenta mas eu tenho consciência de que não devemos nos deixar abater pelo cansaço mental e devemos focar nos nossos objetivos. Você que está lendo isso e ja venceu esse monstro e conseguiu terminar algo no maker, eu te admiro, parabéns  :Palmas:

Bom, é isso rapaziada... forte abraço e até mais!

Me falta um scripter meu caro, ta osso achar estas perolas de pessoas pra me ajudar no projeto :/. Falando nisso tem algum ai pra me dar uma mão? kekekekekekekekeke

[member=2621]Mestre R.[/member] fik em paz seu caso não é nada tão grave que tenha que ir para um psiquiatra ksksksksksk passo por isso tbm, pra falar a verdade meu caso era ainda mais sério pois eu pensava tanto em historia de jogos que já cheguei a perder a noção da realidade, do tipo a ponto de não prestar atenção em nada quando falam comigo ou mesmo não ter noção nenhuma do que esta fazendo por conta de estar tão envolvido em uma historia kkkkk, mas posso te dizer que dentre as minhas experiências de ideias de jogos muitas também ja foram descartadas (MUITAS MESMO) a dica que te dou é você sempre criar historias constantemente e parar um dia para pensar qual é valida para ser feito um jogo  qual é descartável, no  meu caso tinha jogos que pensei que tinham ideias horríveis mas alguns aspectos que tinha imaginado nele eram interessantes, dai eu tirava este elemento bom e as vezes encaixava em algum outro jogo que tinha um desenvolvimento melhor. Acho que tudo vai de você sempre questionar seu projeto e sua historia para ver o que pode ser util em sua narrativa e o que não serve, sempre crie regras logicas para o seu universo e não fuja delas, isso ajuda a fazer com que sua história tenha uma estrutura, meio que um alicerce que molda todo o seu enredo. E eu não minto viu, estou trabalhando em um projeto hoje e tem horas que me vem a mente do tipo: "Mano ta uma merda isso daqui" mas ai eu paro revejo todo o avanço que tive com o projeto em todos estes anos e reavalio: - Não pera ai, a estrutura deste projeto ta perfeita, tem sim algumas coisas no enredo que ficaram ruins mas o que eu posso fazer para melhorar? É tudo uma questão de adaptação  e de você saber identificar o que pode melhorado ou descartado. Mas meu conselho de ouro é NUNCA FAÇA UM JOGO APENAS PARA AGRADAR O PUBLICO. Confesso que é legal ter reconhecimento e tudo mais, mas se vc se deixar levar por isso vai acabar fazendo um projeto para os outros e nunca para você., e isso com o tempo se torna desgastante e cansativo ao meu ver.​

E é claro por fim faço das palavras do mestre [member=126]AbsoluteXandy[/member] as minhas:

se eu postei algo é por ele estar em um estágio onde eu já realisticamente consigo pensar em terminar

Estou a quase 2 anos pensando em meu projeto, juntando recursos e moldando a narrativa, ainda nem lancei nada sobre ele porque quero ter a total certeza de que estou pronto para fazer isso (e pode ter certeza que agora estou ksksksk)

Já lancei jogos, mas o não lancei muitos, nenhum nos últimos anos. O que me impede de lançar mais é o tempo.

Nisso, falo da falta de tempo, que não vou dissertar muito para não desviar o assunto do tópico. Tenho poucas horas livres por semana e, quando tenho tempo livre costumo:
  • Focar em auto-aperfeiçoamento como entender melhor o funcionamento de um Garbage Collector para conseguir resolver melhor seus picos/memory leaks e ser um profissional melhor.
  • Participar de uma das várias comunidades que eu faço parte.
  • Descolar um freela para ajudar em algo que eu queira comprar, como um PC novo.

Outra coisa é que jogos tomam muito tempo. Ilustrações tops difícilmente demoram trinta horas ou mais, mas um jogo de Jam simples pode necessitar desse tempo para sua conclusão. Que dirá um jogo maiorzinho.

Eu busco meios de fazer jogos interessantes e que não me consumam muito tempo. Por isso não tento fazer algo super detalhado ou um sistema bem complexo. O uso do RPG Maker, kits e assets (tanto sistemas quanto gráficos) ajuda horrores, mas mesmo assim eu não consigo criar o RPG que quero sem gastar mais de cem horas, e é complicado alocar um tempo desses.

E antes que me pergunte sobre equipes, eu tenho sim planos para tentar recrutar alguém para fazer algumas tarefas/artes, ou seja, no esquema que o [member=2745]Eliyud[/member] propôs. Se eu estiver em uma equipe e não puder fazer o jogo que eu quiser, ou tiver que ceder por decisões de outras pessoas, boa parte da graça se perde para mim.

A falta de conhecimento em alguma das áreas anteriores, de organização, reescrever um roteiro diversas vezes, a falta de recursos gráficos e/ou sonoros, a frustração por não conseguir transmitir aquela super-ideia na sua cabeça de maneira satisfatória, a falta de ideias para continuar a obra
Isso não acontece comigo. Eu prefiro fazer algo mediano, obter feedback e evoluir como desenvolvedor do ficar anos reinventando um jogo que não sai nunca. No Indie Game The Movie vemos que os criadores fizeram vários jogos antes de um deles ganhar o público. Criar um deadline, como o [member=126]AbsoluteXandy[/member] comentou também ajuda bastante.

De minha parte, a maior dificuldade é ser multitarefas, como já disseram acima. Ter de aprender sobre coisas que você não gosta, não sente prazer fazendo, é algo que gera desânimo, ainda que momentâneo. Eu, particularmente, detesto programação e pixel art, edito scripts com a força do puro ódio e quando preciso mexer com pixel arte bate um desânimo profundo, pois estarei dedicando meu tempo a uma atividade que não me desperta nenhum interesse.

Via de regra, os devs tendem a se especializar em áreas que são do seu interesse, é muito raro um dev que domine todas as áreas e, acima de tudo, sinta-se engajado em todas elas. Minhas áreas de interesse sempre foram roteiro, level design e  desenho/ilustração (aliás, comecei a desenhar por causa do RM, mas desenho é algo que eu gosto, não é cansativo tampouco desmotivador dedicar horas do dia para aprender algo nessa área). Meu planejamento costuma ser atropelado por essa razão.

Fazer um RPG, do começo ao fim, sozinho, não é nem de longe a tarefa mais fácil. Já considerei tentar montar uma equipe, mas há o problema que o [member=1673]CleanWater[/member] abordou: falta de comprometimento. Gerenciar uma equipe é complicado, porque lidar com pessoas é complicado, acabo preferindo atrasar meu projeto por culpa minha, pois pelo menos eu tenho um controle da minha responsabilidade, do que atrasar o projeto por culpa de outras pessoas sobre as quais eu não teria controle e dependeria delas.​

[member=2621]Mestre R.[/member] , esse problema que você citou, acho que todo mundo tem, seja em maior ou menor grau, e não só com game dev. Isso é apenas insegurança. Basta desenvolver sua auto-crítica. Onde está realmente ruim? Onde está bom? Onde eu posso melhorar? Talvez postar seus projetos em uma comunidade e pedir a opinião de outras pessoas possa lhe ajudar nisso. Muitas vezes o que lhe parece ruim, na verdade não é tão ruim assim.

Mas, em relação a alguém me ajudar, eu acho que sou um pouco chato com isso! Eu só aceitaria a ajuda de alguém que fosse exatamente aquilo que eu estou procurando no momento. Eu sou muito sistemático e gosto de agir seguindo todos os passos que eu estipulei. Isso pode ser tanto bom quanto ruim, mas é assim que funciona pra mim.

[member=2745]Eliyud[/member] , isso pode ser apenas uma questão de comunicação. Se você sabe expressar bem o que quer e a pessoa sabe ouvir, é só uma questão de conversar e ir ajustando os detalhes. Se não der certo de primeira (e provavelmente não vai) é só o caso de dialogar de novo, de novo, de novo… Uma hora sai. Só não vai sair se a pessoa pisar na bola mesmo.

Se quiser fazer um teste comigo, é só chamar!

Me falta um scripter meu caro, ta osso achar estas perolas de pessoas pra me ajudar no projeto :/. Falando nisso tem algum ai pra me dar uma mão? kekekekekekekekeke

Projeto comercial [member=648]Cross Maker[/member]? RGSS ou Javascript?

Gerenciar uma equipe é complicado, porque lidar com pessoas é complicado, acabo preferindo atrasar meu projeto por culpa minha, pois pelo menos eu tenho um controle da minha responsabilidade, do que atrasar o projeto por culpa de outras pessoas sobre as quais eu não teria controle e dependeria delas.

[member=1916]RaonyFM[/member] , resumiu tudo. Eu ainda poderia acrescentar que quando acontece algum erro ou falha, nem sempre depende apenas de você para corrigir e ainda sobra pra você ter que assumir a responsabilidade de terceiros. Quando a "cagada" é sua (e somente sua) fica mais fácil de limpar, pois você sabe onde o erro está, sabe como consertar e pode consertar.

O maior obstáculo é encontrar tempo livre pra mexer. Fazer um jogo sozinho é bastante trabalhoso. Pensar em lore, chars, mapas, programação. Você acaba sabendo mexer em tudo, mas não se torna especialista, né? Daí vem as frustações e a perda da motivação. Meus últimos projetos assassinados foram por conta da história que chegava em certo ponto não me agradava. Sei lá... Eu sempre fui bem criativo pra criar histórias, mas histórias curtas que as coisas acontecem rápido. Meus jogos teriam 5 minutos de gameplay hahaha

Mas agora, mais vivido, estou sabendo lidar bem com elas e acho que vão sair coisas boas. :D

Projeto comercial [member=648]Cross Maker[/member]? RGSS ou Javascript?

RGSS3

Prezados, boa tarde!

É com enorme satisfação que venho agradecer mais uma vez pelas participações. Até o momento, a enquete indica que a desmotivação é o maior obstáculo para a criação de jogos. Debates como esse, ao meu ver, são importantes em razão de que a identificação de um problema é o primeiro passo para conseguir superar ele, e, se vocês conseguem identificar tão facilmente assim o obstáculo que lhes impede de seguir em frente, basta, agora, encontrar um jeito de superar.

[member=1673]CleanWater[/member]  [member=2745]Eliyud[/member]
Existem bons e maus profissionais em todas as áreas. Trabalhar em equipe, quando bem liderada, costuma render bons frutos, sem falar que é uma perícia exigida em todos os setores do mercado de trabalho.

[member=126]AbsoluteXandy[/member]
Ótimas dicas, em especial, a de colocar um prazo definido. O simples fato de você adicionar um prazo para terminar uma tarefa é algo que condiciona a sua mente em se dedicar para terminar, ademais, isso é algo que você deverá respeitar caso queira entrar no mundo profissional. Afinal, uma empresa desenvolvedora de jogos não é diferente de outras empresas, ela também irá lhe exigir trabalho, tempo e dedicação, assim como metas!
Quanto a falta de retorno, criar um diário do desenvolvedor (em um tópico no Condado ou até mesmo em um blog) é algo que pode ajudar. Outra sugestão seria formar um equipe, já pensou nisso?
Por fim, minha curiosidade me obriga a lhe perguntar quais são esses oito jogos que você já terminou?

[member=2621]Mestre R.[/member]
Não, você não é nenhum alienígena, já passei por isso de começar um projeto motivado e deletar ele por achar ruim após alguns dias. Isso se chama desmotivação. Não desista, e evite tomar decisões importantes por impulso ou em um dia ruim. A reflexão é um ótimo aliado para esses dias, assim como o Cross disse, é melhor você consertar o que está errado do que, por impulso, abandonar tudo.

[member=648]Cross Maker[/member]
Ótimas dicas. No processo criativo, inúmeras ideias vêm em nossas cabeças, contudo nem todas elas podem ser aproveitadas de imediato, por isso é importante refletir e extrair a parte proveitosa de cada uma delas e aprender com isso.

[member=779]FL[/member]
Realmente, a dedicação temporal necessária para criar um grande jogo é colossal, por isso é interessante trabalhar em uma equipe. Um dos maiores benefícios é que cada um doando um pouco do seu tempo, conseguem, juntos, atingir resultados inimagináveis para uma pessoa sozinha. Entregando um produto de qualidade em um tempo razoável. Além do mais, uma equipe heterogênea acrescenta bastante para a criação de um projeto, posto que há inúmeros pontos de vistas cobrindo várias áreas do projeto, enriquecendo diversos aspectos.
Trabalhar em equipe, contudo, também tem os seus problemas, haja vista que a pessoa do outro lado também é uma pessoa, com ideias e desejos próprios, por isso, trabalhar em equipe também significa "ceder", ajustar e conciliar. É importante que a equipe tenha um líder, e não apenas um "dono do projeto". Assim como escrever, trabalhar em equipe é algo que também requer experiência e paciência.

[member=1916]RaonyFM[/member]
De fato, acredito que seja impossível alguém dominar todas as áreas do desenvolvimento de um jogo, sozinho. Trabalhar em equipe requer qualidades diferentes daquelas necessárias para trabalhar sozinho, entretanto evita que você tenha que se dedicar em áreas que não tenha afinidade ou que tenha puro ódio mesmo, sem falar que o esforço e tempo necessário é dividido entre os membros, facilitando todo o desenvolvimento da obra. É certo que ambas as modalidades tem seus prós e contras, se você deseja criar algo rápido, o ideal é fazer em equipe, mas se você tem tempo suficiente para se dedicar, talvez seja melhor fazer algo sozinho.

[member=2821]MarceloAltran[/member]
Certamente que um projeto ambicioso é uma tarefa árdua para alguém sozinho. Tornar-se um especialista em todas as áreas é ainda mais complicado. Já pensou em participar de uma equipe? Seja para ajudar em um jogo seu, ou um jogo de outra pessoa?

Abraços!​

[member=1349]Dobberman[/member] , achei interessante o debate e a conclusão. Acho que seria legal abrir outro discutindo sobre como recuperar a motivação. Haha…

Dobberman comentou:
Ótimas dicas, em especial, a de colocar um prazo definido. O simples fato de você adicionar um prazo para terminar uma tarefa é algo que condiciona a sua mente em se dedicar para terminar, ademais, isso é algo que você deverá respeitar caso queira entrar no mundo profissional. Afinal, uma empresa desenvolvedora de jogos não é diferente de outras empresas, ela também irá lhe exigir trabalho, tempo e dedicação, assim como metas!
Quanto a falta de retorno, criar um diário do desenvolvedor (em um tópico no Condado ou até mesmo em um blog) é algo que pode ajudar. Outra sugestão seria formar um equipe, já pensou nisso?
Por fim, minha curiosidade me obriga a lhe perguntar quais são esses oito jogos que você já terminou?
Eu tinha/tenho um grupo de facebook onde eu na época publicava as atualizações dos jogos e conversava diretamente com alguns jogadores mais dedicados. Era sim um pessoal legal, mas o nível de interesse deles era muito mais focado nos fan games, então quando eu tentava algo original ainda faltava interesse, infelizmente.

Sobre equipes, já pensei e já tentei, diversas vezes. Se me permite dizer, apesar de conhecer algumas pessoas incríveis no processo, acabou sendo uma experiência que variava de traumática pra decepcionante. Além de que é bem difícil pegar pessoas interessadas pra jogos free onde ninguém exatamente tá ganhando dinheiro e ainda esperar que todo mundo vá se aplicar até o jogo finalizar, não é raro pessoas entrarem, mudarem o estilo do jogo adicionando sua própria personalidade (O que honestamente, é fantástico se ela ficar até o fim) e depois vaza por N motivos, então você fica com um projeto muito mais complicado pra manter uma consistência quando outra pessoa entrar no projeto, isso é, assumindo que você conseguiria uma nova pessoa. Também existiam as pessoas que entravam e saiam do projeto muito rápido, esses machucam bem menos, mas ainda contribuem pro desanimo de geral.

Agora, sobre os oito jogos, você pode ver todos eles na minha profile, na aba de "MEUS PROJETOS E JOGOS". Vale lembrar que a maioria deles tem tópico aqui na condado mesmo.

Dobberman comentou:

[member=2821]MarceloAltran[/member]
Certamente que um projeto ambicioso é uma tarefa árdua para alguém sozinho. Tornar-se um especialista em todas as áreas é ainda mais complicado. Já pensou em participar de uma equipe? Seja para ajudar em um jogo seu, ou um jogo de outra pessoa?

Abraços!​

Já e até fiz parte de algumas e criei outra, mas sempre fracassamos. Eram projetos pequenos que tinha ambições muito fora de nossos leigos conhecimentos pra época. Hoje em dia estou só, mas não levei em consideração montar ainda não, até pq não é sempre que eu consigo dedicar meu tempo pro rpg maker.

Voltar
Topo Inferior