Prezados, bom dia!
É sabido que, para quem tem como hobby a criação de jogos, a rotina do dia a dia pode matar inúmeras ideias. As responsabilidades profissionais, familiares, acadêmicas e sociais, muitas vezes acabam por sepultar todo e qualquer estímulo para iniciar e terminar um projeto, seja no RPG Maker, ou ainda em qualquer outra plataforma. Até mesmo outros projetos relacionados com hobbies acabam sendo deixados de lado em prol da produtividade e as responsabilidades da vida adulta. Todos temos projetos mortos antes mesmo de ser iniciado, contudo, este não é foco deste tópico.
Por que você ainda não terminou um jogo? E, caso já tenha terminado a primeiro, por que ainda não lançou o segundo ? ou o terceiro? Na sua opinião, qual é o maior obstáculo na criação de jogos?
Então, qual a sua opinião?
Abraços.
É sabido que, para quem tem como hobby a criação de jogos, a rotina do dia a dia pode matar inúmeras ideias. As responsabilidades profissionais, familiares, acadêmicas e sociais, muitas vezes acabam por sepultar todo e qualquer estímulo para iniciar e terminar um projeto, seja no RPG Maker, ou ainda em qualquer outra plataforma. Até mesmo outros projetos relacionados com hobbies acabam sendo deixados de lado em prol da produtividade e as responsabilidades da vida adulta. Todos temos projetos mortos antes mesmo de ser iniciado, contudo, este não é foco deste tópico.
Por que você ainda não terminou um jogo? E, caso já tenha terminado a primeiro, por que ainda não lançou o segundo ? ou o terceiro? Na sua opinião, qual é o maior obstáculo na criação de jogos?
- Seriam os recursos gráficos? Personagens, cenários, ícones, menus. A customização ou a busca por novos recursos visuais geralmente consumem muito tempo, até mesmo para aqueles que já possuam certa experiência nesta área.
- Seriam os recursos sonoros? Músicas, efeitos, dublagem e/ou narração. Apesar de ser um ótimo recurso para trazer o jogador para dentro da ambientação do jogo, a criação e a busca pode trazer sérias dores de cabeças, em especial, quando visa transmitir aquele sentimento específico que na sua cabeça é tão claro, mas expressar é tão difícil.
- Seria o roteiro? A trama principal, as secundárias, as biografias e os diálogos. A superestimação desta parte dentro do todo que um jogo pode proporcionar geralmente faz com que acreditemos que a obra nunca está boa o suficiente, e, juntamente com o pavor de cair em gliches, costumam resultar pela reescrita de uma mesma história diversas vezes antes mesmo de ter sido divulgada.
- Seria a programação? Batalhas, exploração, criação de itens, habilidades, fórmulas matemáticas. A jogabilidade de um jogo é altamente dependente da programação, a qual é uma verdadeira arte à parte, principalmente quando se busca criar novas e específica mecânicas para o seu jogo ou adaptar uma já existente para ficar do seu agrado.
- Seria a motivação? Você se considera suficientemente motivado para criar o seu jogo? A falta de conhecimento em alguma das áreas anteriores, de organização, reescrever um roteiro diversas vezes, a falta de recursos gráficos e/ou sonoros, a frustração por não conseguir transmitir aquela super-ideia na sua cabeça de maneira satisfatória, a falta de ideias para continuar a obra e até mesmo a pressão por ter uma vida social ativa podem consumir suas energias e a motivação para criar um jogo. A procrastinação diante de um obstáculo costuma também ser um sinal da falta de motivação.
- Falta de interesse? A criação de jogos não é para todos, gostar de jogos não é suficiente para querer criar um jogo. Não há nada de errado em dizer que não tem interesse em criar um jogo. Talvez você apenas esteja interessado em uma parte específico da criação do jogo (gráfica, sonora, textual ou de mecânicas) e não tenha interesse em criar um jogo.
Então, qual a sua opinião?
Abraços.