🤔 Para Refletir :
"Já experimentou mudar a fonte do jogo?"
- Delayzado

PRA QUE e POR QUE usar a itch.io?

Eliyud Masculino

O Coringa
Membro
Membro
Quid ita serius?
Juntou-se
12 de Agosto de 2019
Postagens
1.245
Bravecoins
2.263
Estive pensando sobre o meu interesse de publicar o meu game na Steam quando já estiver próximo do lançamento, mas o atual preço pra isso me desanima muito. Por isso, estive pensando em alternativas. Entre elas, me sugeriram a plataforma itch.io.

Talvez seja até vergonhoso que eu, como indiedev, não conheça as vantagens de usar a plataforma, mas ela não me parece tão atrativa quanto, por exemplo, a GameJolt. Sendo assim, resolvi trazer essa discussão à tópico. Afinal, quem aqui não quer publicar games?

Para você, PRA QUE e POR QUE eu deveria usar a itch.io?

Não sei exatamente as vantagens do GameJolt em relação ao Itch.io, mas posso levantar pontos entre o Itch.io e a Steam.
  • Você não precisa pagar nada pra colocar seu jogo na database do Itch.io, diferente do Steam direct;
  • A customização das páginas (tanto de jogo quanto de time/companhia) é muito mais abrangente no Itch.io. O que pode ajudar a diferenciar seu jogo de milhares de Shovelware;
  • Itch.io te permite escolher o valor fixo do seu jogo e você mesmo decide o quanto você e a própria Itch.io vai ficar do valor de cada compra;
  • Você mesmo pode configurar "pacotes" do seu jogo sem interferência prévia do Itch.io, o que ajuda bastante nas vendas;

No geral, IMO, o Itch.io é mais friendly pra indie developers como a gente. Publicar um jogo no Steam Direct, no meio de tanto triple-A e Shovelware, é arriscado e nem sempre retorna o que você esperava. No itch.io você não corre esse risco.

Eliyud comentou:
Estive pensando sobre o meu interesse de publicar o meu game na Steam quando já estiver próximo do lançamento, mas o atual preço pra isso me desanima muito. Por isso, estive pensando em alternativas. Entre elas, me sugeriram a plataforma itch.io.

Talvez seja até vergonhoso que eu, como indiedev, não conheça as vantagens de usar a plataforma, mas ela não me parece tão atrativa quanto, por exemplo, a GameJolt. Sendo assim, resolvi trazer essa discussão à tópico. Afinal, quem aqui não quer publicar games?

Para você, PRA QUE e POR QUE eu deveria usar a itch.io?
Obrigado por compartilhar! Acabei de anotar mais uma integração com o RPG MAKER MV xD

Eliyud comentou:
[...] Para você, PRA QUE e POR QUE eu deveria usar a itch.io?

Eu sou da linha "se não está na Steam, não existe". itch.io, GoG, GameJolt ou o finado Desura tem o mesmo problema que é a baixa quantidade de usuários. É só parar para pensar quando que foi a última vez que compramos algo nesses sites. Não acredito que Indie Dev deveria perder tempo e recursos tentando inserir seus jogos nessas plataformas, a não ser que tenha o backing de um publisher.

Eu gosto de do tich.io por que posso deixar meu jogo disponível sem muita burocracia e a custo zero mesmo sem que ele esteja pronto. Dessa forma posso colher feedback do público e até mesmo doações em dinheiro enquanto desenvolvo o jogo.

Voltar
Topo Inferior