🤔 Para Refletir :
"Medo de usar script calls e plugins? Isso existe?"
- Delayzado

Preciso de Dinheiro (sério)

DadoCWB Masculino

Duque
Membro
Membro
"Esto no me gusta"
Juntou-se
02 de Setembro de 2018
Postagens
726
Bravecoins
1.846
Diferentemente de anos atrás, hoje com as plataformas de financiamento coletivo acredito que seja possível alguém tocar um projeto sem precisar tirar toda a grana do bolso. Muitas pessoas estão dispostas a investir dinheiro em um projeto para colaborar para que ele se torne realidade e passe da primeira (e normalmente única) demo.

Eu ando com muita vontade de criar algum tipo de projeto que seja do interesse da comunidade (não apenas do fórum) a ponto de que eu obtenha ajuda financeira (por menor que seja) para tocar o projeto a frente. Mas a questão é: que tipo de projeto a comunidade estaria disposta a financiar?

Esse foi um dos principais motivos que me trouxe de volta ao mundo do RPG MAKER após quase 10 anos de ausência. Eu sou ilustrador e tenho me arriscado em aprender a programação em JS no RPG MAKER MV, também sou mestre de RPG há bastante tempo além de estar focado em estudos de game desig (meu foco na faculdade).

Alguém tem alguma ideia? Consideração? Proposta de parceria? Testemunho? Obrigado a todos...

Hey, DadoCWB, tranquilo?

Nesses anos todos que você chegou a estudar e participar do "mundo do rpg maker", você já chegou a criar um projeto com o que tinha de material e conhecimento sobre? Você bem que poderia pegar um deles (o que mais te agrada) e tentar dar um "recomeço", vai que sua ideia seja boa. Isso já serviria para um "começo" quanto à "Mas a questão é: que tipo de projeto a comunidade estaria disposta a financiar?". Você pode ver pelo feedback da galera nos tópicos em seus respectivos jogos.

Você pode também procurar um projeto que te agrada e que o faz pensar que existe um potencial. mas que possa torná-lo melhor com seu talento e no final um ajuda o outro.

Disponibilizar seus mateiras de dev. na steam é uma boa também.

Boa sorte, cara. o/
Bom ver o pessoal voltando para o mundo maker.

Obrigado pelas boas vindas. Eu sou um dos fundadores da antiga Dungeon Makeres. Participava do Mundo Maker também e antes disso fui um dos membros da CENTRAL BRASILEIRA DE RPG MAKER e da "THE MAKER EX".  Eu me afastei do RPG MAKER pelos motivos da vida, família, casamento faculdade...
Acredito que jogos rpg RPG MAKER são bem mais aceitos hoje em dia. Não tenho intenção de "vender" um jogo feito nessa engine mas fazer uma coisa bacana tem seus custos e tirar tudo "do bolso" é algo ingrato.

Hoje estou em um ritimo bastante acelerado na produção de um jogo, simples, mas bem interessante do ponto de vista de fazer "algo diferente" do que tenho encontrado "a nível de Brasil". Um projeto que será constantemente atualizado e moldado até chegar em seu estágio final. Algo que estou fazendo por hobby e aprendizado.

Preciso de Dinheiro (sério)
Pois é, todos precisamos.  :Baixa_Bola:

80% das pessoas que apoiam o financiamento de um jogo só querem que o projeto seja concluído para que possam jogar. As próprias plataformas de financiamento impedem que isso seja visto como um investimento, pois os criadores de conteúdo não podem oferecer qualquer tipo de recompensa financeira aos seus apoiadores. Isso inclui parcerias com divulgação, porcentagens em vendas etc.

DadoCWB comentou:
[...]
Acredito que jogos rpg RPG MAKER são bem mais aceitos hoje em dia. Não tenho intenção de "vender" um jogo feito nessa engine mas fazer uma coisa bacana tem seus custos e tirar tudo "do bolso" é algo ingrato.

Errado. Independentemente do quanto foi investido, pergunte-se: o desenvolvimento foi feito sob demanda? Você foi contratado para fazer isso? Lembre-se de uma coisa, se você distribui seu jogo gratuitamente, não interessa ao público quanto esforço foi necessário. As pessoas não se importam com quanto você gastou no período. O resultado pode ser um AAA da vida, fazer um sucesso estrondoso internacionalmente e mesmo assim as pessoas não te devem nada. Talvez um muito obrigado por ter disponibilizado gratuitamente, mas só para manter a cordialidade. Não se esqueça de que elas não pediram o seu produto. Você ofereceu, elas gostaram e o assunto morre aqui.

Para exemplificar melhor, imagine que eu passe dois anos trabalhando na receita do melhor hambúrguer desse planeta. Gasto um absurdo em pesquisas, compro os melhores ingredientes e, ao fim do prazo, tenho um resultado perfeito. Então bato à porta de fulano, ofereço o alimento gratuitamente. Ele come, fica visualmente satisfeito e bate a porta na minha cara. Ingratidão? Não, ele nem me pediu esse hambúrguer. Não posso esperar que ele me taque a carteira.

DadoCWB comentou:
[...]
Hoje estou em um ritimo bastante acelerado na produção de um jogo, simples, mas bem interessante do ponto de vista de fazer "algo diferente" do que tenho encontrado "a nível de Brasil". Um projeto que será constantemente atualizado e moldado até chegar em seu estágio final. Algo que estou fazendo por hobby e aprendizado.

Então, basicamente isso é o que todos tentam fazer. Minha recomendação é que você venda seus serviços para cobrir os gastos do desenvolvimento. Não espere investidores caindo magicamente do céu, invista você mesmo. Aproveitando a oportunidade pra fazer jabá, há três anos eu me sustento trabalhando com roteiros, não fiquei milionário [ainda], mas me viro razoavelmente.

Ou que tal ser você o investidor? Conhece algum projeto interessante? Converse com os desenvolvedores e tente fechar um acordo. Qualquer um pode trabalhar com divulgação, principalmente quem já tem familiaridade com o público alvo. (Ou seja, nós que frequentamos fóruns de desenvolvimento). Três semaninhas pesquisando sobre marketing e vendas e você consegue fazer o trabalho de uma distribuidora das grandes sem precisar se matar. A vantagem delas é que já passaram anos construindo seu público mais específico, tem reconhecimento no mercado.

Agora, desculpe-me se pareço um pouco chato, é meu jeito de falar mesmo. No mais, boa sorte e bem vindo aos fóruns. o/

Olha, apesar de discordar de 90% do que vc falou eu respeito sua opinião e agradeço por ter respondido. A questão central é que se eu dispuser de grana posso pagar por serviços de terceiros, como ilustrações, serviços web, Marketing, etc. Nao quero dinheiro para pagarminhas contas. rs.

Olá DadoCWB tudo bom?
Seja Bem vindo ao fórum, espero que sua estadia aqui seja proveitosa ^^
Li seu post, e devo lhe dizer que todos os anos que venho vindo nesse cenário de games indie me ensinaram que você deve investir do seu bolso mesmo, embora isso não pareça legal no começo, ao longo prazo se mostra beeemmm eficiente, porque se você não acredita no seu projeto quem acreditará??
Outra coisa é que campanha de crowdfunding ou financiamento coletivo (como quiserem chamar) não é tão fácil, na verdade é muito difícil.
Eu mesmo já tentei e posso dizer que se você não tem uma boa base de seguidores nas redes sociais e investir um pouco(ou muito) em publicidade digital(embora a tradicional também de resultados, mas menores do que a digital[maioria dos casos]).
Acredito que você possa fazer o seu melhor, e tentar fazer sozinho por enquanto com pouco gasto ou gasto zero.Você é ilustrador, faça a arte e use o Rpg Maker que dá pra fazer jogos tranquilo sem programação.As músicas/sfx você pode usar de dominio publico(existem varios sites pra isso).O game design você mesmo faz e assim você vai embora.
Posta depois sobre seu projeto ai pra gente vê e trocar ideias.

Obrigado pelas palavras Cristiano. Sem dúvida acredito no meu projeto / trabalho. Apesar de estar em um estágio bem inicial, meus objetivos com ele está muito bem definido na minha mente. Tirando do bolso ou com patrocínio eu vou até o fim, isso por que considero que hoje, diferente de 10 anos atrás, tenho uma maturidade muito maior e alguma disponibilidade de tempo/recursos pra não depender do sucesso ou não desse projeto (que será o primeiro de muitos).

Mas dada a possibilidade do financiamento coletivo, eu gostaria de captar algumas ideias de quem já tem mais experiência com esse tipo de coisa para elaborar minha estratégia. Um jogo de um amigo meu vai entrar em campanha agora em novembro, tenho um outro amigo que tem 2 jogos bem sucedidos no FC e eu mesmo tenho 2 projetos de jogos para o próximo ano. mas no quesito RPG MAKER eu confesso que não tenho a menor ideia de como um financiamento poderia ser viável. 

Olá Dado. Apesar de não ter experiência com tal função (e ter investido do bolso no meu projeto), posso garantir que você precisa de algo que chame a atenção, algo que fuja dos padrões. Se seu jogo tiver um estilo de arte legal, uma história interessante e mecânicas legais, certeza que algumas pessoas vão se sentir interessadas em ajudar com o financiamento. Isso é meio vago, eu sei, mas creio que talvez possa lhe dar uma luz do que seu projeto deva ter para chamar a atenção dos jogadores a ponto de investirem dinheiro para a produção dele.

Essa é uma boa estratégia, aliás me parece ser a forma mais correta: mostrar o produto e deixas as pessoas avaliarem o seu potencial e decidirem se acreditam ou não na ideia.

DadoCWB comentou:
Obrigado pelas palavras Cristiano. Sem dúvida acredito no meu projeto / trabalho. Apesar de estar em um estágio bem inicial, meus objetivos com ele está muito bem definido na minha mente. Tirando do bolso ou com patrocínio eu vou até o fim, isso por que considero que hoje, diferente de 10 anos atrás, tenho uma maturidade muito maior e alguma disponibilidade de tempo/recursos pra não depender do sucesso ou não desse projeto (que será o primeiro de muitos).

Mas dada a possibilidade do financiamento coletivo, eu gostaria de captar algumas ideias de quem já tem mais experiência com esse tipo de coisa para elaborar minha estratégia. Um jogo de um amigo meu vai entrar em campanha agora em novembro, tenho um outro amigo que tem 2 jogos bem sucedidos no FC e eu mesmo tenho 2 projetos de jogos para o próximo ano. mas no quesito RPG MAKER eu confesso que não tenho a menor ideia de como um financiamento poderia ser viável. 

Como o HIzashi_Brum, você tem que ter algo que chame atenção.O FC é em suma trazer um projeto que não eh aceito comercialmente pelas vias tradicionais à vida. O público final não quer saber se é rpgmaker, ele quer saber de jogar! (tá bom tem gente que quer...)
Se você quiser pode olhar o site da minha campanha que não deslanchou:
www.catarse.me\leyria

Bom, minha tentantiva de financiamento coletivo foi um verdadeiro fiasco.
Não sei se o problema estava nas plataformas que usei, no planejamento da campanha, no público alvo do jogo, ou em tudo. :XD:

Só sei que: Lancei o jogo na Steam, agora estou vendendo muito bem por lá.

Sinceramente, hoje eu não tentaria financiamento coletivo de novo. Já dedicaria diretamente meu tempo e recursos na produção de um novo projeto e lançaria algo dentro dos limites da minha realidade (na verdade, é o que estou fazendo nesse exato momento).

O jogo que mencionei é o Fantasya Final Definitiva REMAKE, na Steam.
https://store.steampowered.com/app/656120/Fantasya_Final_Definitiva_REMAKE/

Voltar
Topo Inferior