🤔 Para Refletir :
"Mais vale um jogo publicado que um jogo perfeito que não sai do projeto."
- HenriqueGibi

Preciso saber matemática para programar?

Mayleone Feminino

Conde
Membro
Membro
Console.Write("Hello World!");
Juntou-se
25 de Outubro de 2016
Postagens
267
Bravecoins
3.009
Matemática na programação. Necessária ou supérflua?

oN6WuP7.jpg

Uma pergunta muito frequente q eu me deparo de pessoas q querem iniciar na programação ou já estão nesse ramo mas ainda sim possuem essa dúvida: "Preciso saber matemática para programar?"
E a resposta é bem simples, mas dá margem para uma discussão bem interessante.
Em resumo, para APRENDER a programar (e essa é a dúvida de quem quer entrar nesse meio) a reposta é: não.
Para aprender a programar não precisa de matemática (a não ser as 4 operações básicas no mínimo), o que você precisa mesmo é de treinar e desenvolver a sua lógica, o que não tem relação direta com números e fórmulas (não a priori).
Masssssss... Se você desejar se tornar um programador mais completo e preparado, q pode solucionar problemas de uma forma mais eficaz e simples, ou se você está focado em entrar nesse ramo para estudar Data Science (Machine Learning e etc) ou para criação de games, a reposta é sim, você precisa e muito da matemática.


Isso porque a matemática é uma ferramenta que foi desenvolvida para ser utilizada no ramo das ciências exatas, incluindo a computação. Ela pode simplificar muitos cálculos q seriam complexos ou inapropriados, sem dizer que possui exatidão e regras.
Fórmulas, conceitos e teoremas, tudo isso pode te ajudar a resolver problemas de forma simples sem ter que gastar muitas linhas de código (e às vezes processamento).


Para mostrar pra você q isto q foi dito acima é verdade; não vou só apenas dizer "Ei, estude matemática", eu vou te mostrar quais assuntos dentro dessa área você pode estudar ou se aprofundar (segundo a minha opinião) para te auxiliar no ramo da programação, para q você suba um degrau a mais e possa se tornar mais preparado:


[size=14pt]Tópico 1- MATEMÁTICA BÁSICA É A BASE MATEMÁTICA[/size]

images.jpg

Claro, o primeiro passo seria entender q você precisa dominar a matemática elementar. Ela vai servir de base e pré-requisito para a compreensão em relação a assuntos mais avançados.
Quando digo "matemática elementar" me refiro aos seguintes assuntos (todos eles já vistos até o final do ensino fundamental):


Matemática elementar:
- Operações básicas(soma, subtração, multiplicação, divisão)
- Potenciação e radiciação
- Fração
- Operações com decimais e inteiros
- Porcentagem
- Divisor comum e números primos
- Médias
- Expressão numérica
- Álgebra


[size=14pt]Tópico 2- O QUE EU DEVO ESTUDAR ENTÃO?[/size]

DMSIcon.jpg

Em relação a assuntos de nível médio, a lista seria mais vasta quando se trata da área da matemática, mas acredito q estudar os seguintes assuntos sejam suficientes para te elevar ao nível necessário:


[size=14pt]- Probabilidade e Análise combinatória:[/size]
Muito utilizadas para mensurar decisões futuras e suas possíveis combinações.

analise-combinatoria-10.png

Por exemplo, num jogo de truco uma IA pode analisar a probabilidade do pedido de truco do jogador ser um blefe ou não, de acordo com as cartas que já foram jogadas ou a quantidade de vitórias dele, por exemplo.
Através dessas informações, a IA pode calcular qual a probabilidade do jogador estar mentindo e a partir disso tomar a decisão menos arriscada.


No caso de combinação, imagine um jogo de palavras onde você pode calcular previamente quantas combinações possíveis podem existir ao embaralhar as letras dessa palavra e depois saber quantas palavras possíveis o jogador poderá encontrar (talvez para criar níveis de dificuldades distintos a partir dos resultados dessas combinações, juntando isso a probabilidade do jogador vencer dentro de um tempo estipulado).

[size=14pt]- Conjuntos:[/size]

conjuntos-numericos-o-que-sao-classificacao-e-tipos-de-conjuntos.png

Já trabalhou com coleções ou banco de dados relacionais e precisou realizar consultas nesses meios? Talvez até utilizando cláusulas "delete, select, inner join e union?" Sim? Então você esteve utilizando o conceito matemático de conjuntos (agrupar elementos/informações e ou números dentro de um 'container') e manipula-los de formas diversas, tanto para consultas (condicionais ou não) quanto para operações entre esses conjuntos (union, join e etc)... Que inclusive são operações não só em programação, mas elas existem também na própria matemática na área de conjuntos.

[size=14pt]- Funções e equações:[/size]

Diagrama-de-flechas.jpg

Esse conceito é comumente utilizado na programação, inclusive o termo 'função' é bem recorrente na nossa área, principalmente quando se trata da criação de métodos.
A simples relação entre dois valores já nos dá o conceito básico de função.
Quando você cria um simples método (ou função) que recebe um valor 'x', e retorna a partir desse valor um elemento 'y', você está relacionando esses dois valores numa relação de dependência (o princípio de função matemática).

Por exemplo (Código em C#):
Código:
public int DobraValor(int x){ 
    int y = 2*x;
return y;
}

Criamos uma relação de dependência, onde para qualquer valor de x (dentro do conjunto dos números inteiros), temos um valor para y.


Isto é, se chamarmos essa função passando o valor 4, a função vai nos retornar 8, se passarmos 5 retorna 10 e assim sucessivamente.
Então perceba q criamos uma relação entre x e y. A variável "y" sempre será o dobro de "x", nesse caso.
Isso é o conceito básico de função em matemática, e podemos escrever essa função matematicamente assim:
y = 2*x
Ou
f(x) = 2*x


Ou seja, y será igual a x multiplicado por 2.
Perceba que a notação matemática é bem similar à sintaxe da programação!


Então o simples fato de você usar métodos na programação, já te faz utilizar os princípios de funções, mas claro, isso vai muito além, ainda mais quando se trata de Data Science, onde você vai se utilizar principalmente da parte gráfica dessas funções, muito comumente para mensurar dados.


[size=14pt]- Análise de Gráficos:[/size]

download.png

Como visto acima, é importante estudar não só a parte algébrica das funções, mas também a compreensão da analise gráfica a partir dessas.
Entender o que seriam retas, pontos, parábolas, eixos e etc.
Não só gráficos de funções mas também gráficos num geral.


[size=14pt]- Geometria analítica:[/size]

baricentro-do-triangulo-geometria-analitica.png

Como se utiliza da álgebra e principalmente do modelo cartesiano (utilizado na construção de jogos), é importante estudar esse assunto porque auxilia em tudo o que se diz respeito a geometria, como circunferências, distâncias, localização, áreas de polígonos e etc, tudo isso dentro do conceito de plano cartesiano (eixos de coordenadas).


[size=14pt]- Geometria espacial:[/size]

matematica_questao38-a2.gif

Se está querendo criar um jogo 3D q se utiliza de modelos tridimensionais, é importante estudar a parte espacial da geometria q lida com esses três eixos em relação a modelos gráficos em três dimensões.


[size=14pt]- Trigonometria:[/size]

350_225_1203D.jpg

Não precisa se aprofundar tanto, a parte de Pitágoras quebra muitos galhos. Principalmente suas relações matemáticas do triângulo retângulo para vários tipos de cálculos, além dos geométricos.
Em relação a outros tipos de triângulos, também é interessante dar uma olhada, principalmente para cálculos que envolvam distâncias, áreas e ângulos (Vais finalmente entender o tão temido quaternion do Unity?)


[size=14pt]- Logaritmos:[/size]

440px-Lognormal_distribution_PDF.png

Simplifica muitos cálculos exponenciais (complexos e longos).
Já vi sendo utilizado nas conversões de cores e pixels, criptografia, recursividade, grafos (uma área muito importante dentro da ciência de dados), e até para escalar valores numa base específica de uma forma beeeem prática, vide esse vídeo super legal aqui!


[size=14pt]- Matrizes e Determinantes:[/size]

matriz-determinantes-a-2.png

Tudo o que for relacionado a linhas e colunas vai usar matriz de qualquer forma, seja numa planilha Excel, numa tabela de banco de dados, os pixels do monitor do seu computador, ou na área de jogos, principalmente dos gêneros "tabuleiro" ou "puzzle", como os clássicos: jogo da velha, campo minado, sudoku, batalha naval, tetris, xadrez, damas, candy crush ou qualquer outro jogo '3match'... Tudo isso à base de matriz! Tudo é linha e coluna. Reflita.


[size=14pt]- Vetores:[/size]

download%2B%25281%2529.png

Se a própria Unity se utiliza dessa palavra-chave (Vector), nota-se q é importante dominar esse assunto.
Vetores são muito úteis dentro do âmbito da física e da matemática analítica, onde a gente pode calcular direção, distância e módulo de qualquer natureza.
Por exemplo, você sabia q o sistema de "Nav Mesh" no Unity se utiliza de operações vetoriais em sua essência, para calcular e mensurar distâncias e direções?
E para física além de cálculos matemáticos, como quando você empurra uma caixa num jogo, você calcula seu sentido (esquerda ou direita) e a força q você aplica pra empurrar (módulo) para saber se a caixa vai ser empurrada ou puxada.
Tudo isso se faz necessário o uso de vetores, e apesar da Unity já ter estruturado um sistema vetorial internamente, é importante dominar esses conceitos para saber quando e como usá-los a seu favor (e outra, quem disse q você vai usar Unity a vida toda, não é?)


[size=14pt]Tópico 3- OK E AÍ, QUAL O RESUMO DO DIÁLOGO?[/size]

Todas essas matérias são ensinadas em nível médio, porém caso queira programar para áreas específicas como ciências de dados, ainda recomendo alguns assuntos de nível superior como cálculo e estatísticas.
Então resumindo: Você precisa saber matemática pra aprender programação?
Reposta é: Não. Apenas lógica, muita lógica.
Mas se quiser ser um programador mais preparado ou se tem foco nas áreas de jogos ou ciências de dados, a resposta é sim, precisa.
Espero q eu possa ter ajudado com essa pequena postagem.

E aproveitando o gancho... Eu possuo um blog de ensino de matemática (e tem quase todos esses assuntos lá!) então se quiser dar uma olhada >> Aulas da May
 
Uau ... que postagem incrível! De fato programar não requer nenhum doutorado em matemática mas quanto maior for o seu domínio da matemática melhor será sua abordagem para resolver certos problemas com ferramentas computacionais de uma maneira geral.

E dependendo do problema a ser resolvido será necessário algum conhecimento extra de outras áreas. Recentemente me peguei estudando Biomas para implementar umas coisinhas em um jogo que estou desenvolvendo.

Adorei a postagem. Vou ficar no aguardo dos comentários do @BENTO já que ele também é matemático.

Meus parabéns...
 
Ooooiii @Mayleone !! Que saudade de você !! Já estava sentindo falta de seus tutoriais e conteúdo incrível pelas comunidades! Espero que esteja tudo muito bem contigo!

E, como não poderia ser diferente, parabéns por mais esse tópico sensacional!
 
Eu iria dizer que o conteúdo é maravilhoso... Mas minha mente colapsou nos primeiros números, na primeira tabela foi logo enviada para o meio das estrelas e engolfada pelo sultão demoníaco Lord Azatoth que permanece no centro do Universo ao lado dos hediondos deuses exteriores.

MAS PRECISO CONFESSAR UMA COISA!

Uma senhora aula... Se a Condado tivesse postagens com som (opa! Uma ideia jogada no vento?) haveria uma SE de aplausos rolando neste exato momento, nesta exata postagem, neste exato tópico.
 
Como sempre... Muito interessante o tópico da professora @Mayleon

Quando estudei - História da Matemática descobri que os povos das antigas civilizações desenvolveram os primeiros conhecimentos que vieram compor a Matemática conhecida hoje. Há menções na história da Matemática de que os babilônios, por volta de 2000 a.C., (outros dizem que na China) acumulavam registros do que hoje podem ser classificados como álgebra elementar. Foram os primeiros registros da humanidade a respeito de idéias que se originaram das configurações físicas e geométricas, da comparação das formas, tamanhos e quantidades dentre outros.​
As primeiras propostas de ensino de Matemática baseadas em práticas pedagógicas ocorreram no século V a.C. com os sofistas, considerados profissionais do ensino. O objetivo desse grupo era formar o homem político, que, pela retórica, deveria dominar a arte da persuasão. Aos sofistas, devemos a popularização do ensino da Matemática, o seu valor formativo e a sua inclusão de forma regular nos círculos de estudos. Para resumir a escrita sugiu da Matemática, como música, e outras diciplinas... Portanto, respondendo a pergunta:​

A resposta é sim. É preciso saber matemática para programar direito. Sem a base matemática é impossível compreender algoritmos como tabelas de hashing e árvores binárias, bem como algoritmos de ordenação. Todos estes algoritmos têm bases matemáticas. Claro! Não me refiro ao aprendizado e sim ao profissionalismo, contudo sei que muito do que se aprende não é "utilizado", mas promove e fortalece o raciocínio lógico.

Como você sabe que seu código executa com eficiência? A argumentação de algoritmos e a notação Big-O são criados com base na matemática. Ou seja, ignorar a matemática é ignorar uma parte considerável da programação de computadores. Segundo pesquisadores: " programação de computadores é matemática. Ao programar um computador você fará uso da matemática direta ou indiretamente. O seu programa, por si só, é uma entidade matemática pois trata-se de uma máquina de estados finitos".

Enfim, Não quer dizer que matemático é programador ou vice-versa. Considero essencial o conhecimento da matemática para que seja possível programar de forma realmente profissional. É possível programar sem saber matemática? Sim, é possível. Porém você ficará extremamente limitado se decidir trabalhar profissionalmente como programador de computadores. Meu amigo e professor Marcelo concorda e várias vezes discutimos sobre esse tema.

Desculpe qualquer coisa é apenas um debate/discussão. Excelente tópico!
 
Última edição:
Olá May! É muito bom te ver por aqui!

Primeiramente, Parabéns pelo tópico. Trabalho com programação já faz muito tempo e realmente só precisei usar matemática nos games. Um exemplo disso foi no meu game de Yugi para mover as cartas de um lugar para o outro.

Basicamente utilizei os Vetores que você mencionou e com isso eu preciso apenas passar o ponto de origem e o de destino e a carta se vira usando matemática para chegar até lá:

Ruby:
class Vector2d
  attr_reader :x, :y

  def initialize(x, y)
    @x = x
    @y = y
  end

  def to_s
    "Vector(#{@x}, #{@y})"
  end

  def self.from_points(point_1, point_2)
    self.new(point_2.x - point_1.x, point_2.y - point_1.y)
  end

  def add(vector)
    Vector2d.new(@x + vector.x, @y + vector.y)
  end

  def -(vector)
    Vector2d.new(@x - vector.x, @y - vector.y)
  end

  def multiply(scalar)
    Vector2d.new(@x * scalar, @y * scalar)
  end

  def magnitude
    Math.sqrt(@x * @x + @y * @y)
  end

  def normalize
    mag = magnitude
    @x /= mag
    @y /= mag
  end
end

No mundo real, Tanto no desenvolvimento Web ou Desktop, o mais comum é a utilização de API, Requisições e banco de dados. A matemática só será aplicada caso seja algo bem específico.

Dei uma olhada no seu site e gostei bastante, vou acompanhar!
 
Última edição:
Perfeito May \o/

Como estudante de graduação de matemática e computação (tô misturando os cursos, pra você ver kk), é bem legal ver isso comentado. Eu passei por três fases aprendendo a programar: a primeira achando que era matemática pura, porque sempre me diziam isso, a segunda achando que não, porque eu comecei e vi que não tinha quase nada a ver, e a última percebendo que na verdade era sim (mas que não tinha que me preocupar com isso) kkkk

E acho também que é uma via de mão dupla, já me vi várias vezes entendendo melhor um conceito de matemática depois de aplicar ele na programação de alguma coisa (acredite ou não, o update do ojima no rpg maker que me fez entender derivadas rsrs)

Acho que podia ter feito mais justiça às matrizes, principalmente na parte de programação gráfica (e algumas partes de Machine Learning também, em especial redes neurais), as operações com matrizes (multiplicação especialmente) tem tanta se não mais importância que a estrutura bidimensional delas. Entra um pouco em Geometria Analítica que você comentou e até Álgebra Linear, mas achei relevante comentar.

De menção honrosa também, algo que as pessoas costumam esquecer que é matemática e que absolutamente faz toda a diferença programando é a lógica (especialmente, álgebra booleana e cálculo proposicional), que é imprescindível pra determinar a corretez (correctness? como traduz isso? haha), tanto que tem aplicações diretas em testes automatizados, por exemplo.



@BENTO
Sem a base matemática é impossível compreender algoritmos como tabelas de hashing e árvores binárias, bem como algoritmos de ordenação.

(Árvore binária não é algoritmo mas essa vou perdoar)

Realmente, no geral é bem fácil usar essas coisas (pô, tabela de hashing no geral é mais fácil que array até, pode usar o que quiser de chave haha), mas basta procurar um artigo sobre hashing que você vê a quantidade de estatística e matemática aplicada ali.

O seu programa, por si só, é uma entidade matemática pois trata-se de uma máquina de estados finitos

Tecnicamente tá certo porque a memória do computador é finita, mas eu sou chato então vou discordar

Meio off topic, mas na real, a não ser que você esteja programando exclusivamente com Regex, seu programa é bem mais poderoso que uma máquina de estados finitos:

chomskey.png

Todas as linguagens de programação que você vê por aí são turing complete, e caem em Type-0. Mesmo coisas tipo HTML ou JSON são Type-2. É bem raro ver programas completamente regulares.



@Resque
No mundo real, Tanto no desenvolvimento Web ou Desktop, o mais comum é a utilização de API, Requisições e banco de dados. A matemática só será aplicada caso seja algo bem específico.

Acho que é uma matemática diferente do que a gente costuma ver na escola (de fazer conta até cair o braço e tal), mas ainda tem bastante sim, um exemplo são os testes que eu comentei. A forma como você escreve os testes e quais testes você escreve depende diretamente de lógica proposicional (afinal, de que serve um teste se não tem uma relação "implica que" com o programa estar funcionando?), e é algo que normalmente se faz o tempo todo no mundo real.

Fora isso, pensando em microsserviços, por exemplo, na minha experiência também não é raro ter que fazer contas mesmo e/ou aplicar estatística pra calcular os recursos ou implementar medidas de resiliência (embora bem a nível de estimativa, mas ainda acontece).
 
Acho que importante principalmente para não acabar refém das abstrações, conhecer a matéria ajuda ter alguma ideia de nível de implementação também e que certamente torna a vida mais fácil - especialmente se tratando de programação para jogos onde a liberdade criativa depende da tecnalidade (do contrario ficamos limitados ao genérico).
Também já é comum cursos de formação em tecnólogos (vi isso em ads) omitirem completamente a matéria. E mesmo o que possuíam não iam além do calculo.

Quanto aprender matematica, gosto bastante da linha do estudo especializado em casos de uso - que inclusive ficou bastante popular nos últimos tempos, basta procurar por "math for game programming" na Amazon que a lista de referencia é gigante. Ou mesmo "math for data science" como outro popular caso de uso.

Inclusive vou aproveitar a deixa do belo tópico para me aprofundar nos temas, perfeita abordagem May!
 
May-chan, olha aí, faz tempo que não falo contigo!

De fato já ia puxar tua orelha mas você falou tudo certinho mesmo. A priori, para programar, não é preciso saber matemática além das noções mais elementares de lógica e quantidades.

Mas claro, daí você expandiu com todo esse material recomendado, e é por aí mesmo. 3D você não segue adiante de forma alguma se não aprender matrizes e trigonometria, por exemplo. Em 3D "raiz" é impossível de escapar disso.

Kudos extras pelas recomendações extras de áreas como data science e machine learning que de fato precisam ter conhecimento de nível superior, senão o cara não faz uma regressão linear que seja.

Excelente postagem. Só completaria com conversões e trabalhos com bases diferentes (ao menos binário e hexa) e lógica/álgebra booleana, que é a grosso modo raciocínio lógico mesmo.
 
Para mim a matemática é indispensável não só na programação mas em TUDO. Até pra comprar bala no mercadinho da esquina a matemática está com você kkkkk !! Pra saber quanto custa a bala, quantas balas você quer levar e quanto você tem, já podemos aplicar função afim pra saber quanto eu preciso pra comprar n balas.

Talvez para desenvolvimento web você precise do básico para calcular as posições dos componentes, mas para desenvolvimento de jogos, aí sim você precisa ter uma boa noção de geometria, funções afim, quadráticas e logarítmicas, e assim vai.

Para mim ela é importantíssima. Fiquei 10 anos embrulhando blocos IF um dentro do outro pois eu desconhecia a importância da aplicação da matemática no desenvolvimento de jogos. E como isso me ganhou um bom tempo de desenvolvimento e um código bem mais limpo e organizado.

No meu jogo Cárcere Tenebroso, por exemplo, apliquei Teorema de Pitágoras para definir a intensidade do som dependendo de onde o jogador esteja posicionado no mapa. Quanto mais perto do local com som, mais alto ficaria, quando mais eu me afastava, o som sumia.
E também no último puzzle do jogo, usei função logarítmica para definir o intervalo do "pisca" entre os totens de acordo com o estágio em que o jogador estiver. Cada vez que o jogador acerta a sequência, o estágio aumenta e o intervalo diminui.
Nesse caso eu poderia muito bem ter feito isso aqui:

Código:
<> IF (v[0027: puzzleLevel] == 1)
  <> Wait: 1.0s
: END
<> IF (v[0027: puzzleLevel] == 2)
  <> Wait: 0.8s
: END
<> IF (v[0027: puzzleLevel] == 3)
  <> Wait: 0.5s
: END

...

Mas aí, graças à matemática, pude solucionar com poucas linhas com ajuda do Destiny:
Código:
$
// Intervalo de pisca dos totems de acordo com o nível
for(f[1] = 0.0; f[1] < 10.0 - (7.0 * Math.lg(v[27] + 1)); f[1] += 1.0)
    Command.wait(1);
    pause;
next;

Poderia colocar f(n) = 7log(n + 1) como argumento do método wait(), mas ele só aceita números inteiros neste caso, por isso coloquei dentro de um bloco FOR pois aqui os valores decimais me ajudariam a melhorar a precisão do intervalo. Mas olha quanta linha eu economizei com apenas uma fórmula.

Por isso que, pra mim, matemática e programação devem andar lado a lado, ainda mais agora que tô na vibe de estudar linguagem de baixo nível, ela me será muito útil.
 
Fico muito feliz com o feedback de cada um de vocês! Com certeza enriqueceram ainda mais a discussão com seus comentários, observações, exemplos práticos do uso da matemática na programação, e também as citações de outros assuntos que não foram mencionados inicialmente no tópico, como o uso da lógica booleana, o bê à bá da nossa lógica!!
Sensacional, muito obrigada por todos os comentários, não esperava menos da comunidade!!

De fato você pode programar sem usar muitos resquícios matemáticos além do mais básico, mas acredito que se estiver engajado em fazer coisas mais complexas, porém de uma forma mais limpa e inteligente, o "atalho" matemático seria indispensável para tal.
Os exemplos aqui no tópico mesmo dizem isso, como a estrutura vetorial do Resque para fazer com que objetos se movam de uma forma mais livre pela cena, ou a base logaritimica de exemplo do saudoso Dr.XGB.
Claro que existiam formas de construir tudo isso sem o uso da matemática, mas acredito que o resultado talvez não ficasse tão robusto e exato, e com certeza a quantidade de linhas de comandos seria imensamente maior.

A intenção do tópico foi justamente trazer esse assunto em vista, já que me deparo constantemente com pessoas tendo essa mesma dúvida, principalmente os quem desejam iniciar na área.
Sempre vejo respostas genéricas do tipo "Estude matemática para se aprofundar", mas normalmente não especificam o que exatamente estudar, são muitas coisas para conhecer dentro dessa maravilhosa ciência.
Por isso criei o tópico, para acabar com o famoso "Pra que vou usar isso?" E finalmente poder evidenciar alguns usos comuns da matemática na programação.
Claro que ainda poderia ter citado outros tópicos, até mais complexos como derivadas e números imaginários, mas acredito que dessa forma eu posso estar sanando as dúvidas de muitas pessoas de onde começar a estudar e para o quê.

Novamente agradeço aos comentários, é muito satisfatório que este tópico tenha gerado tantos comentários que agregam o seu conteúdo.
 
@Geral
Um grande salve para os programadores do recinto! Estamos aí na luta, até hoje ainda programo meio que por hobbie, é uma coisa que não te larga de deixo nenhum.

@Mayleone
Por nada, May. Não deixo de rir toda vez que acho uma postagem sua de trocadilho ou piada de programador que posta nas redes. Sabe como é, né, existem 10 tipos de pessoas, aquelas que entendem números binários e aquelas que não.

Eu vou dizer uma coisa aqui interessante e nisso o prof. @BENTO pode concordar comigo comigo: A verdade é que a matemática é uma espécie de linguagem (e não estou falando da notação, falo dela como um todo) e por isso mesmo aprender vai lhe trazer melhoras imediatas para você conseguir construir e expressar diversas coisas. O caso do @Dr.XGB é um ótimo exemplo.

Aprender matemática faz bem pra cabeça, alguns professores não ajudam a pessoa a criar interesse na matemática, daí isso incapacita ela pra muitas coisas. Como aqui temos vários professores e instrutores (também sou meio que da área da educação, história longa), vamos fazer o nosso melhor para mudar isso.
 
Voltar
Topo Inferior