🤔 Para Refletir :
"Um artista precisa somente de duas coisas: Honestidade e fé."
- Carlos Davilla

Primeiro Game - Duvidas

skrot21

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
20 de Fevereiro de 2018
Postagens
24
Bravecoins
1
Boa Tarde a todos

Quero fazer um game, já tenho praticamente uns 50% da história pronta.
Já tenho materiais, porem não tenho base no RPG MAKER, e gostaria de tirar algumas duvidas e saber se é possível fazer o que estou pensando.

Duvidas:

1 - É possível fazer um game com o sistema de batalha Lateral como os do Final fantasy de SNES ?
2 - É possível usar mais do que essa quantidade de sprites que mostra na "imagem 1" em batalha ?
3 - No mapa, é possível usar mais do que 3 sprites para poder andar ( pelo que me lembro, "SE NÃO ME ENGANO" o máximo que consegui era 3 sprites...  ).... "Imagem 2"
4 - É possível utilizar sprites para os inimigos ? da mesma forma que pretendo usar nos "heróis" ? (Isso eu não consegui descobrir nada kkkkk o maximo que consegui foi colocar apenas 1 sprite)
5 - É possível não ter personagem principal ? pretendo deixar em determinadas partes, jogar com outros personagens pré-determinados, é possível ?
6 - Qual RPG MAKER vcs me aconselham a usar ? eu já tentei usar o MV... mas quero saber qual MAKER eu posso fazer essas minhas idéias sairem do "papel"...
7 - Vocês acham que estou pedindo muito ou isso é algo simples de se fazer ?

Imagem 1 - "Imagem Aleatória"

bisca_battler_rpg_maker_mv_by_retrospriteresources-dagd3xg.png

Imagem 2 - "Imagem Aleatória"

OBS: a imagem está com 4 sprites pois ficaria uma animação melhor...
já com 3 sprites da a impressão de que falta sprites.
Pain-Corpo2.png

Desde já Obrigado
Ficarei no aguardo

1- Sim, com scripts do RPG Maker XP ao VX Ace ou com o sistema de batalha lateral imbutido no RPG Maker MV.
2- Esses são sideviews do MV, pelo que vejo. Creio que não conheço nenhum plugin que faça isso, porque seria desnecessário ter mais que essas.
3- Sim, com scripts e plugins, mas no XP ele possui 4 frames.
4- Sim, com scripts e plugins²
5- Sim, você pode trocar sua equipe, seu personagem principal e todos os outros na hora que quiser.
6- Depende das suas necessidades. Cada maker tem seus altos e baixos, você precisa analisar o que se encaixa com suas necessidades.
7- Essa eu não entendi. Se está se referindo a suas perguntas anteriores, não é muito difícil não, só precisa ter um pouco de tempo e força de vontade.

Esse site aqui contém alguns plugins pro RPG Maker MV que atendem algumas das suas necessidades citadas acima, você pode dar uma olhada e encontrar o que você precisa: yanfly.moe

Se não encontrar o que precisa aqui, pode procurar por plugins do SmRndude e de outros criadores, com um pouco de pesquisa você pode encontrar tudo o que precisa pro seu jogo  :Okay_fix:

Olá, jovem!

1 - É possível fazer um game com o sistema de batalha Lateral como os do Final fantasy de SNES ?

Depende do seguinte. O seu ponto de vista quanto ao sistema que está procurando. O RPG Maker MV, é a que você está usando pelas imagens que você mandou, tem esse recurso de batalha lateral, só que não é IDÊNTICO ao sistema dos Final Fantasy, apenas ele aproxima um pouco desses sistemas, basta só ativar um botãozinho na aba "Sistemas" do banco de dados, como mostra a imagem no spoiler:

gmK8lZq.png

Você pode melhorar a mecânica desse sistema colocando plugins, eu recomendo os do Yanfly: http://yanfly.moe/ o site está em inglês, mas espero que você entenda algumas coisas de lá.

É possível usar mais do que essa quantidade de sprites que mostra na "imagem 1" em batalha ?

No mapa, é possível usar mais do que 3 sprites para poder andar ( pelo que me lembro, "SE NÃO ME ENGANO" o máximo que consegui era 3 sprites...  ).... "Imagem 2"

É possível com ajuda de plugins. O RPG Maker trabalha com 3 sprites (exceto o XP que trabalha com 4), mas ele se funciona muito bem.

É possível utilizar sprites para os inimigos ? da mesma forma que pretendo usar nos "heróis" ? (Isso eu não consegui descobrir nada kkkkk o maximo que consegui foi colocar apenas 1 sprite)

Sim, e também com ajuda de plugins, eu recomendo você usar esse: http://yanfly.moe/2015/12/13/yep-44-animated-sideview-enemies/ (Para RPG Maker MV)

É possível não ter personagem principal ? pretendo deixar em determinadas partes, jogar com outros personagens pré-determinados, é possível ?

É claro, isso sem ajuda de plugins. Você pode usar os eventos sem sprites para fazer isso. Basta você configurá-lo com os comandos que o programa fornece. Vou te dar essa dica:

tBtgFK1.png

Qual RPG MAKER vcs me aconselham a usar ? eu já tentei usar o MV... mas quero saber qual MAKER eu posso fazer essas minhas idéias sairem do "papel"...

Entre os RPG Makers, eu uso o MV, mas sobre os outros...

RPG Maker 2k e 2k3 - Para jogos estilo retrô
RPG Maker XP - Para mais controle de mapeamento de fases
RPG Maker VX e VX Ace - Para jogos em geral, para PC e Mac (recomendo o VX Ace, porque o VX tem mais limitações)
RPG Maker MV - Para jogos em geral em várias plataformas, como PC, Mac, Android e Browser (Internet).

Vocês acham que estou pedindo muito ou isso é algo simples de se fazer ?

Que nada! Estamos aqui pra ajudar nova gente que se interessa em desenvolver jogos.

Dependendo do seu ponto de vista, você pode escolher o que você sabe fazer melhor.

Espero que tenha ajudado.

~ Abraços!
Até mais! :)

Eu vou complementar o que a galera já respondeu, então pularei os tópicos que já foram respondidos.

2 - É possível usar mais do que essa quantidade de sprites que mostra na "imagem 1" em batalha ?

Sim. Eu não conheço nenhum plugin específico que faça isso, mas você pode editar o código do jogo. É algo completamente possível e viável.

3 - No mapa, é possível usar mais do que 3 sprites para poder andar ( pelo que me lembro, "SE NÃO ME ENGANO" o máximo que consegui era 3 sprites...  ).... "Imagem 2"

Sim. Existe esse plugin aqui https://galvs-scripts.com/2015/12/12/mv-character-frames/
Não é exatamente a quantidade de frames que você mostrou na imagem 2, mas acho que você pode aproveitar o código, ou adaptar o spritesheet.

5 - É possível não ter personagem principal ? pretendo deixar em determinadas partes, jogar com outros personagens pré-determinados, é possível ?

É. Você pode editar a party via events. E o bonequinho que move no mapa sempre é o personagem que está em primeiro lugar da lista.

6 - Qual RPG MAKER vcs me aconselham a usar ? eu já tentei usar o MV... mas quero saber qual MAKER eu posso fazer essas minhas idéias sairem do "papel"...

MV. Você vai ter mais suporte da comunidade, já que a maioria usa MV. Além disso, essa versão permite exportação pra Android.
Aconselho usar a versão 1.5.1 ou 1.4, que são as mais estáveis. A versão 1.6 está tendo problemas de compatibilidade com alguns plugins.

7 - Vocês acham que estou pedindo muito ou isso é algo simples de se fazer ?

Eu vou ser bem sincero contigo.

Querer usar spritesheet pra criar os inimigos e mais frames nas animações é algo que vai deixar a produção do seu projeto extremamente longa. Acho que você deveria manter o escopo do projeto mais simples, pra terminar alguma coisa e ter feedback. A não ser que você já tenha todos os sprites prontos...

Muitas vezes "menos" é "mais".

Você pode fazer algo mais simples e depois ir aprimorando. Mas não tenta cair de cabeça em algo complexo. Fazer um bom jogo no RMMV é mais complicado do que parece.

Obrigado "Crabs" pelas dicas...

Eu vou ser bem sincero contigo.

Querer usar spritesheet pra criar os inimigos e mais frames nas animações é algo que vai deixar a produção do seu projeto extremamente longa. Acho que você deveria manter o escopo do projeto mais simples, pra terminar alguma coisa e ter feedback. A não ser que você já tenha todos os sprites prontos...

Muitas vezes "menos" é "mais".

Você pode fazer algo mais simples e depois ir aprimorando. Mas não tenta cair de cabeça em algo complexo. Fazer um bom jogo no RMMV é mais complicado do que parece.

Concordo plenamente, porem tenho praticamente 95% dos sprites dos chefese e dos capangas.... pretendo add os sprites sheet em 1 dos capangas pra ver se consigo, se eu não conseguir ou perceber que vai fica muito complicado, dai eu abandono essa ideia, mas se eu perceber que fica de boa, dai eu coloco em todos...  :Okay_fix:

Creio que posso contribuir no que tange a escolha da engine. Honestamente, o que deve nortear a escolha de uma engine é a necessidade do desenvolvedor. Ele deve indagar-se qual engine é a melhor para realizar o seu propósito. Em termos puramente técnicos, você encontrará vantagens e desvantagens em qualquer uma das versões mais recentes do RPG Maker, de modo que se torna um tanto difícil dizer qual seria a melhor a priori. No entanto, se você já sabe o que quer fazer, então, busque a engine que melhor sirva na realização da sua ideia. Pois se a engine for demasiado limitada, você não terá o suficiente para realizá-la, e se ela for demasiado completa, isso também te prejudicará pois você perderá tempo com frivolidades. Em suma e por fim: o que você quer fazer? E, depois de responder essa pergunta: o que eu preciso para fazer o que desejo?​

Voltar
Topo Inferior