Princípios básicos que um desenvolvedor deve ter.
Olá a todos que estão lendo isso, estou fazendo essa matéria para todos os desenvolvedores que não tenham muito conhecimento sobre o Game Design, para começar a estudar isso é preciso primeiro saber o que é.
Game Design é o principio, a raiz de desenvolvimento na hora de se criar o jogo, como assim? Não podemos simplesmente abrirmos a engine desejada (no caso o foco daqui é o Rpg Maker), criar um novo projeto e sair pela engine fazendo o jogo, por que? Pois assim o jogo terá uma chance muito elevada de nunca ser finalizado, se se for, não vai sair algo legal, e sim algo mal feito, mal pensado, vamos ver como se deve iniciar um game:
Nos jogos de RPG
RPG --> Um game RPG, é um estilo de jogo voltado a batalhas, história, e sonoplastia, esses são os três grandes fortes de um bom RPG, por onde devemos começar a pensar na hora de iniciar um jogo RPG? A PRIMEIRA coisa é sem dúvidas a história, pois é isso que vai levar o jogo até o fim, mas como devo desenvolver a minha história? Bem, eu vou falar como EU começo.
A primeira coisa que eu faço é a historia principal, uma introdução a como vai ser o trama do jogo, após isso faço a história do protagonista, e depois começo a escrever arcos(capítulos) das aventuras que vão ter no jogo. É importante ter uma boa base na cabeça para depois escrever, pense, escreva no papel, Word, e depois que tiver a história do seu jogo, com todos os furos nela, até mesmo finais diferentes, diálogos e tudo prontinho é a hora de ir ao próximo passo, e uma das coisas mais importantes em todos os RPGs, o sistema de batalha.
Existem três estilos de sistema de batalha, o Sistema de Batalha Lateral/Frontal(SBL), o Sistema Ativo(ABS) e o de Sistema Tático de Batalhas(TBS), qual deve ser o melhor para meu jogo?
Isso é uma questão de puro gosto, mas em minha opinião, em jogos de RPGs mais clássicos estilo Final Fantasy, eu prefiro o SBL, pois fica mais legal, e assim poderá criar várias situações que o jogador não vai só pressionar "atacar" "atacar" "atacar" para ganhar a luta, e sim ter que criar uma estrategia para vence-lo e prosseguir o game.
Em jogos de aventura, estilo Zelda, eu gosto mais do ABS, pois em uma aventura, ação, e em momentos críticos de uma luta o ABS se encaixa melhor, pois tem toda ação, e o jogador controla tudo isso em tempo real, sem esperar a barrinha carregar para atacar ou aquelas batalhas "chatinhas" por turnos.
E por ultimo, em jogos mais táticos, voltado a puzzles, o TBS se encaixa perfeitamente, pois como o próprio nome já diz, é de extrema importância que o jogador crie uma tática para vencer o inimigo para poder prosseguir no game.
E depois de achar o melhor sistema de batalha para seu game, é uma outra hora muito crítica, as músicas, isso é algo que todo game deve ter, pois já imaginou um To The Moon mudo? Sim, ficaria muito sem graça, sem drama e não seria um game tão lindo como ele é.
Para se escolher as músicas de um game é de extrema importância saber primeiro do que se trata o game, e assim vamos ver na história que você fez.
Se for um RPG voltado a ação/aventura, músicas mais agitadas, num estilo mais rápido, para games de drama é importante músicas mais tristes e calmas.
E em certos momentos do game, independente do gênero do seu RPG é importante variar nas músicas, por exemplo, mesmo o jogo sendo de aventura, em momentos tensos ou tristes do jogo uma músicas mais calma ira fazer a diferença quando for jogar o jogo, o mesmo vale para jogos tristes quando tiver momentos mais alegres ou agitados.
Depois de planejar tudo isso é a hora de caçar recursos gráficos, scripts para deixar o jogo bonito e tudo mais, mais isso é você que decide xD
Nos jogos de Terror
Isso vale principalmente para jogos de RPG, e nos jogos de terror? Vamos ver o que precisamos planejar para isso.
Jogos de terror são voltados a jogabilidade, alguns a história e outros as músicas, alguns os três juntos.
Para iniciarmos um jogo de terror a melhor coisa a fazer é ter uma história legal, como já expliquei isso acima não preciso falar aqui.
Depois de ter sua história feita, vamos pensar na jogabilidade e músicas, no gênero terror temos que juntas os dois para realmente assustar o jogador.
Para inicio devemos pensar que jogos de terror não tem muitas músicas, e sim o silencio, o sons dos passos do jogador, e quando chega o momento em que o jogador já está cagado de ouvir ruídos, sons de madeira, vozes, você NÃO deve usar o famoso bicho que aparece do nada na tela.
Pois isso não vai dar medo no jogador e sim um susto, que logo vai passar, para dar realmente um clica de medo é importante focar mesmo é nos sons de fundo e em coisas macabras no cenário do jogo, monstros parados frente do jogador, e não algo saldando do nada na tela, pois isso chega a ser até sem graça.
Quando chegar em momentos mais críticos do game, em cenas, diálogos é importante colocar uma música de fundo, não muito alta, porém a música deve ser arrepiante para o jogador, e assim vai conseguir causar um medo de verdade nele e não um susto passageiro.
Finalizando
E é assim que eu termino essa matéria por aqui, se ficou com alguma duvida ou tem alguma duvida sobre o desenvolvimento do seu game, ou quer adicionar alguma coisa aqui, ou viu algum erro é só responder que eu vou te ajudar ou melhorar o tópico aqui, até a próxima.