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- Ricky O Bardo

Problemas com o gênero Visual Novel

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A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
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Olá meus amigos como vão!

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Death Note em desenvolvimento:​

Estou de féria e estudando e desenvolvendo o gênero Visual NoveL e indaguei algumas pessoas e alunos com a seguinte pergunta: Curti jogos no estilo Visual Novel? 

Respostas:

“aqueles bem pervertidos e pornográficos como - Você gosta de coelhinhas safadas 1,2 e 3?" ou "Resort dos Peitos?"
“Não que eu conheça nenhuma dela não senhor!”
“Não mesmo, eu sou uma pessoa direita!”

“Sabe, nada contra visual novels professor, mas ficar lendo é um saco. Eu gosto de games que sejam um pouco mais desafiadores?”

“não muita safadeza.”

Mesmo sendo comentários tão negativos, eles traz um tópico geral interessante: Um visual novel realmente precisa ser erótico?

O que são Visual Novels?

"São jogos focados no enredo (uma espécie de ficção interativa), nos quais o jogador acompanha uma história por meio de textos, músicas e imagens, cutscenes”. Em momentos-chaves desses jogos o jogador deve decidir que rota (caminho) o protagonista deve seguir e, desta forma, o jogo avança. O desenvolvimento da trama destes jogos costuma depender das escolhas que os jogadores fazem durante o jogo. São como filmes ou livros interativos; daí o nome "visual novel".

Visual Novels se popularizou no geral no Japão, que produz toneladas desses jogos anualmente, seja para PC ou para os consoles de mesa e portáteis. E os mais populares dessas são adaptados para Light Novel (Livro Físico), Mangá ou Anime, como é o caso de séries como Sono Hanabira ni Kuchizuke Wo, Uta no Prince-sama ou Fate/Stay Night. Mas, como muitos pensam esse gênero não se trata apenas de Eroge, no caso, os jogos de conteúdo erótico, mas enganam-se por aí, porque foi com uma Visual Novel que experimentei um dos jogos mais aterrorizantes que já tive o prazer de jogar. Chamado The Letter

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=dhu_okmREBw[/youtube]​

Aspectos Técnicos

Visual Novels são jogos com aspecto mínimo e limitado de gameplay. Na grande maioria dos casos você só deve pressionar o botão para avançar o diálogo ou pressionar o direcional para escolher uma opção enquanto lê os diálogos e vê a mudança de cenário ou a reação dos personagens via sprites.

E mesmo assim, essas possuem um grande fator replay, pois é bem comum existirem várias narrativas e múltiplos finais. E a mecânica se baseia na escolha de reação de personagem e/ou resposta de certa pergunta. Mas, mesmo sendo um gênero não popular, pessoalmente digo que é uma das formas mais simples e mais efetivas de levar o jogador a famigerada imersão, afinal, por essa grande capacidade de escolha: VOCÊ é o personagem.

É por isso que normalmente a Visual Novel possui narração em primeira pessoa e os eventos presentes possuem a narração de certo personagem que tende a se alternar por outro em certos pontos da história.

Genericamente os cenários são pré-estabelecidos e estáticos com o sprite de personagem imposto nele, a perspectiva geralmente é em primeira pessoa, com o protagonista não sendo visto pelo jogador. Em certos momentos chave do jogo, existem os chamados CG, uma certa imagem em especial ou cutscenes, detalhada e desenhada especialmente para aquela situação e com efeitos, jogo de câmera e incluem o protagonista do jogo. Esse é um dos fatores que influenciam o replay já que normalmente é impossível se ver todos os eventos especiais em uma jogada apenas.

Simples e fácil, sem grandes desafios tirando a longa leitura. Isso é o que basicamente uma Visual Novel é e ao mesmo tempo não é. Assim como num livro, tudo depende da narrativa em geral. O mesmo assunto pode virar uma grande decepção na mão de um autor e uma obra prima nas mãos de outro.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=9ps9z8KJxaE&t=1591s[/youtube]​
Doki Doki Literature Club - Visual Novel PT-BR GamePlay canal do amigo [member=1528]Player Banzai[/member]​

Conclusão

Enfim, é incrível que para muitos visual novel seja apenas jogos com apelo erótico, mas no quesito terror, por exemplo, para chegarmos a ter medo, aliás, qualquer outro sentimento em uma obra, não é necessário basicamente um tiroteio, retaliação com gráficos ou uma movimentação absurda. Tudo que precisamos é um pouco de imersão. Sim, imersão.
Também não vai ser o texto no geral que trará o medo, mas também tudo aquilo que está a sua volta. Os sons, o cenário, a dublagem, não é tão difícil assim chegar ao ponto chave do coração humano e seus sentimentos.

Cite um visual novel que você conheça que não possui apelo erótico!

Muito Obrigado pela Atenção!
 
Word End Economica 1, 2 e 3 e o clássico Saya no Uta. Eu poderia citar pseu-novels como Princess Maker e os games de RPG Maker do CHARON.
 
Excelente matéria.

A parte principal num game pra mim é a historia, mestro rpg a mais de 10 anos, e sou simplesmente fascinado em Visual Novels. Mas infelizmente acho que o Brasil não é um grande mercado para esse tipo de jogos, posso estar enganado mas quase nenhum pais da a devida atenção a esse segmento de jogos a não ser o Japão.

Eu considero os jogos da Telltale visual novels, assim como Life is Strange e similares, quando estes sairam fiquei extasiado. Lembro até que derramei um suor pelo olho em várias ocasiões jogando o primeiro TwD e life is strange.

 
Você conhece, já que me indicou, mas vou contribuir assim mesmo o Soul Gambler pt-br

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=CLzK4prAzqM[/youtube]

O enredo é baseado no "Fausto", de Goethe. Nesse vídeo, Fausto faz o pacto com uma belíssima versão feminina de Mefistófeles em troca de uma parte de sua alma. Parece ser um jogo muito interessante.
 
Ace Attorney e Zero Escape.
Ouvi falar muito bem de ambas e até onde eu saiba não tem conteúdo sexual, mas não joguei nenhuma.

É um gênero de jogo que realmente não me interessa :/ Apesar de que é mais por preconceito mesmo, curiosamente pelos mesmos motivos apresentados no tópico. Não tem como não ter preconceito quando o povo só faz jogar VNs como Amor Doce e Dramatical Murder pra cima de mim (por algum motivo as pessoas acham que eu tenho cara de quem gosta de VN). Tentei jogar o primeiro por uns 5 minutos mas não aguentei, é muito cringy ( @?_?@ )

Ainda estou inclinada a dar uma chance ao Ace Attorney, though. Parece bem legal :3
 
Muito Obrigado pelos comentários [member=1330]HermesPasser[/member] [member=994]Tsuya[/member] [member=1548]Bruna[/member] e [member=28]Pretty-Belle[/member]

Indicações construtivas... Valeu! 
 
[member=164]BENTO[/member]
Bom, visual novel eu o percebo como uma vertente de livros, assim como os ebooks, e é bem mais antigo que ebook. Que não chega a ser filmente, e é mais rico do que filme, então está mais proximo dos livros.

Eu acho que tem mais qualidade do que filmes, pois é necessario interação, e fazer escolhas, ou seja, assim como todo jogo, o telespectador está ativo e não passivo.

Quando e por que eu jogaria um visual novel?
Eu jogaria para me imergir em gêneros que eu gosto, por exemplo: cyberpunk, e ver as surpresas que o desenvolvedor preparou para mim.  Inclusive eu já joguei um de cyberpunk, e achei muito legal.Eu adoraria jogar um dos Cavaleiros do Zodiaco, com uma aventura nuca vista antes.

A e respondendo, por que jogar isso ao invés de jogar um outro tipo mais comum de jogo?
Pois, se você já é adulto é muito mais "estimulante" do que ficar farmando level sem qualquer reação do ambiente, e muito mais estimulante do que ficar passivamente assistindo um filme e recebendo informações sem desenvolver um olhar critico, ou pensar no que está fazendo.



 
Valeu por divulgar o meu vídeo [member=164]BENTO[/member] !

Bom, vejo que aqui no Brasil não faz muito sucesso, pois visual novel é um gênero mais como você participasse de uma história e vai tomando as decisões. Eu ainda acredito que este gênero vai popularizar aqui com o tempo com alguns visual novel bem diferente.
 
Bom, visual novel eu o percebo como uma vertente de livros, assim como os ebooks, e é bem mais antigo que ebook. Que não chega a ser filmente, e é mais rico do que filme, então está mais proximo dos livros.

Eu acho que tem mais qualidade do que filmes, pois é necessario interação, e fazer escolhas, ou seja, assim como todo jogo, o telespectador está ativo e não passivo.

Quando e por que eu jogaria um visual novel?
Eu jogaria para me imergir em gêneros que eu gosto, por exemplo: cyberpunk, e ver as surpresas que o desenvolvedor preparou para mim.  Inclusive eu já joguei um de cyberpunk, e achei muito legal.Eu adoraria jogar um dos Cavaleiros do Zodiaco, com uma aventura nuca vista antes.

A e respondendo, por que jogar isso ao invés de jogar um outro tipo mais comum de jogo?
Pois, se você já é adulto é muito mais "estimulante" do que ficar farmando level sem qualquer reação do ambiente, e muito mais estimulante do que ficar passivamente assistindo um filme e recebendo informações sem desenvolver um olhar critico, ou pensar no que está fazendo.

Muito obrigado pelo comentário [member=1196]Riven[/member]
Logo vou lançar uma Demo do visual Novel do Death Note e espero que goste.

Bom, vejo que aqui no Brasil não faz muito sucesso, pois visual novel é um gênero mais como você participasse de uma história e vai tomando as decisões. Eu ainda acredito que este gênero vai popularizar aqui com o tempo com alguns visual novel bem diferente.

Mas parece que no seu canal e em alguns que vi tem bastante visualização e comentários... Gostei bastante!
 
Hnn, problema é que os que não são eróticos normalmente envolvem aquele negócio de uma menina com vários meninos para conseguir o amor (ou vice versa), ou temas romanticos.
Mas não é regra. Acho que um jogo pra ser visual novel só tem que ter essa estrutura de diálogos, não precisa necessariamente tratar desse tema.

A [member=28]Pretty-Belle[/member] citou o Ace Attorney, e de fato é excelente! Já joguei os 3 primeiros jogos da série, e amo demais <3 Recomendo 100%, todos os personagens são amáveis (exceto os vilões, claro kk) e não tem como não se apaixonar por cada um deles. O humor é excelente e na medida certa e a jogabilidade incrível.
 
Quando vi esse título, pensei que tivesse achado a falha máxima em jogos do gênero ou sei lá, achei o título meio exagerado, mas isso não realmente importa kkkkkkkk

Bom, a parte mais informativa foi simplesmente incrível, mas não achei o ponto sobre o erotismo ser algo tããããooo problemático assim. Digo, falar disso como um problema, é quase como dizer que é um problema do gênero RPG ser visto como apenas coisas medievais por causa de sua superfície, sendo que é mais do que óbvio pra quem procura um pouco que é muito mais do que isso.

Eu diria que Visual Novel é um gênero "difícil", principalmente pela visão inicial de "parede de textos e desenhinhos", mas esse tipo de jogo tem um charme incrível. Você mesmo disse sobre o lance das escolhas, que torna esse tipo de jogo muito prazeroso, pois é realmente como você ler um livro, onde ao invés de você amaldiçoar a linhagem inteira do autor por causa de um acontecimento, você mesmo pode fazer suas escolhas e levar a história pra um rumo extremamente diferente do que ela caminhava antes, isso é simplesmente mágico.

A questão da carga pesada de jogos eróticos neste formato, é mais pela conveniência mesmo, digo, se o jogo só quer fazer uma historinha e deixar o sexo rolar solto de acordo com a preferência do jogador, pra quê ele vai programar altos lances sem sentido pra atrasar isso? O método mais direto e efetivo que consigo pensar reside exatamente nas Visual Novels, e mesmo dentro desse tipo de jogos eróticos ou simplesmente tão imorais que você perde a sua cor normal e se torna um tomate jogando, temos algumas surpresas com mecânicas interessantes.​

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Alguém aí conhece essa pérola?​

Bem, vamos pensar em Doki Doki! Não o atual, me refiro a franquia morta da SNK e Playmore, Doki Doki Majo Shinpan! Ele era um desses jogos onde você era um protagonista genérico de anime e tinha que fazer coisinhas com meninas fofas de idades bem cadeia, mas o jogo não se contentava só com isso.

Em sua época de lançamento, o jogo prometia algo revolucionário para nossos japoneses sem limites, você teria um jogo de interagir com menininhas no Nintendo DS! Não só vendo uma imagem dela depois de seguir sua rota, mas tendo a possibilidade de toca-la com o sistema touch do portátil, coisa que até então, era simplesmente loucura. Pensando assim, o jogo parece a coisa mais trash do mundo meramente feita para japoneses tarados e não há nenhuma forma disso ser bom, né?

Bom, a parte de ser coisa de japonês tarado é bem real, mas o incrível, é que o jogo é bom, e excede sua proposta. Ele poderia MUITO bem ser só um jogo sem graça com interação com meninas via touch screen que MUITA gente ia ser satisfeita, mas ele fez questão de trabalhar uma comédia simplesmente genial, com temas non sense, colocando sistemas de lutas contra as menininhas (Que por acaso são todas bruxas) e até de investigação, onde você mesmo deveria ir atrás da garota e procurar por pistas no colégio que poderiam a incriminar como uma bruxa!

Não é só VN eróticas que podem ser cheias dos sistemas não, eu tenho CERTEZA ABSOLUTA, que você já jogou uma Visual Novel não-hentai extremamente famosa, só que você não se deu conta.​

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As condições que esse jogo alcança são meio peculiares, não?​

Já faz muito tempo onde diversos jogos da franquia Yu-Gi-Oh! levam essa vibe de Visual Novel em seus jogos, já que a maior necessidade do jogo é realmente o duelo de cartas, não há grandes motivos pra enfeitar o resto, podendo dar a devida atenção para o que realmente importa, claro, futuramente veio a série Tag Force que por muito usava um lance mais RPG, só que mesmo após dela a Konami ainda faz jogos no estilo VN pra Yu-Gi-Oh!

E se pensa que para por aí, não para não. Shin Megami Tensei é outro jogo que ama levar esse lado mais VN quando está fora dos combates, e por mais que seja pesadão em seus temas, não acho que seja mais um dos citados até então.​


Niara comentou:
Hnn, problema é que os que não são eróticos normalmente envolvem aquele negócio de uma menina com vários meninos para conseguir o amor (ou vice versa), ou temas romanticos.
É só mais conveniente para esse tipo de jogo ser uma visual novel. Digo, o gênero faz com que ele tenha uma base sólida e PERFEITA para trabalhar, sem precisar criar diversas mecânicas exaustivas e até desnecessárias pra contar sua história. É praticamente o mesmo motivo por trás de RPGs normalmente serem aqueles jogos mais contemplativos cheio de coisas místicas/ fantasiosas. Não é que seja uma necessidade, é só que funciona perfeitamente assim, e eles fazem!

Não só isso, como esse tipo de jogo rende, por mais vergonhosos que eles sejam pras pessoas de fora.
Digo, apenas olhe o tanto de fama que Amor Doce tem, por exemplo. Existe uma massa de pessoas que ama ele DE VERDADE.​


Yeeey!~ Peace, peace!~
 
Hnn, problema é que os que não são eróticos normalmente envolvem aquele negócio de uma menina com vários meninos para conseguir o amor (ou vice versa), ou temas romanticos.
Mas não é regra. Acho que um jogo pra ser visual novel só tem que ter essa estrutura de diálogos, não precisa necessariamente tratar desse tema.

Muito obrigado pelo comentário [member=611]Niara[/member]

Como muito bem colocado pelo [member=126]Xandy1608[/member] Ele é propício para o estilo simulador de namoro. Uma febre no Japão, em que os jogadores assumem o papel de um personagem e procuram o par perfeito para sua identidade no game. Mas fazendo uma analogia ao Mangá (que existe para todo o tipo de público e não apenas homens adolescentes... Como muito infelizmente vê, apesar de que está mudando...) 

Novamente excelente contribuição [member=126]Xandy1608[/member]

Bom, a parte mais informativa foi simplesmente incrível, mas não achei o ponto sobre o erotismo ser algo tããããooo problemático assim. Digo, falar disso como um problema, é quase como dizer que é um problema do gênero RPG ser visto como apenas coisas medievais por causa de sua superfície, sendo que é mais do que óbvio pra quem procura um pouco que é muito mais do que isso.

Concordo plenamente, por isso escrevi o informativo... Como mencionei é o mesmo que dizer que mangá é para homens (adolescente), já ouvi isso! O tópico surgiu pelas respostas de algumas pessoas após minha pergunta inicial: Curti jogos no estilo Visual Novel?

Bem, vamos pensar em Doki Doki! Não o atual, me refiro a franquia morta da SNK e Playmore, Doki Doki Majo Shinpan! Ele era um desses jogos onde você era um protagonista genérico de anime e tinha que fazer coisinhas com meninas fofas de idades bem cadeia, mas o jogo não se contentava só com isso.

Em sua época de lançamento, o jogo prometia algo revolucionário para nossos japoneses sem limites, você teria um jogo de interagir com menininhas no Nintendo DS! Não só vendo uma imagem dela depois de seguir sua rota, mas tendo a possibilidade de toca-la com o sistema touch do portátil, coisa que até então, era simplesmente loucura. Pensando assim, o jogo parece a coisa mais trash do mundo meramente feita para japoneses tarados e não há nenhuma forma disso ser bom, né?

Bom, a parte de ser coisa de japonês tarado é bem real, mas o incrível, é que o jogo é bom, e excede sua proposta. Ele poderia MUITO bem ser só um jogo sem graça com interação com meninas via touch screen que MUITA gente ia ser satisfeita, mas ele fez questão de trabalhar uma comédia simplesmente genial, com temas non sense, colocando sistemas de lutas contra as menininhas (Que por acaso são todas bruxas) e até de investigação, onde você mesmo deveria ir atrás da garota e procurar por pistas no colégio que poderiam a incriminar como uma bruxa!

Muito bacana! E obrigado pela excelente contribuição ao tópico...


Já faz muito tempo onde diversos jogos da franquia Yu-Gi-Oh! levam essa vibe de Visual Novel em seus jogos, já que a maior necessidade do jogo é realmente o duelo de cartas, não há grandes motivos pra enfeitar o resto, podendo dar a devida atenção para o que realmente importa, claro, futuramente veio a série Tag Force que por muito usava um lance mais RPG, só que mesmo após dela a Konami ainda faz jogos no estilo VN pra Yu-Gi-Oh!

E se pensa que para por aí, não para não. Shin Megami Tensei é outro jogo que ama levar esse lado mais VN quando está fora dos combates, e por mais que seja pesadão em seus temas, não acho que seja mais um dos citados até então.

É verdade! Para trabalhar com diálogos o estilo VN é muito bom. Assim como Shin Megami Tensei o [member=39]Ludovic[/member] trabalhou o VN no enredo do Maker Zone quando está fora fora dos combates táticos e puzzles.

Muito Obrigado novamente pela sua contribuição!

 
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