A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Olá meus amigos como vão!
Death Note em desenvolvimento:
Estou de féria e estudando e desenvolvendo o gênero Visual NoveL e indaguei algumas pessoas e alunos com a seguinte pergunta: Curti jogos no estilo Visual Novel?
Respostas:
aqueles bem pervertidos e pornográficos como - Você gosta de coelhinhas safadas 1,2 e 3?" ou "Resort dos Peitos?"
Não que eu conheça nenhuma dela não senhor!
Não mesmo, eu sou uma pessoa direita!
Sabe, nada contra visual novels professor, mas ficar lendo é um saco. Eu gosto de games que sejam um pouco mais desafiadores?
não muita safadeza.
Não que eu conheça nenhuma dela não senhor!
Não mesmo, eu sou uma pessoa direita!
Sabe, nada contra visual novels professor, mas ficar lendo é um saco. Eu gosto de games que sejam um pouco mais desafiadores?
não muita safadeza.
Mesmo sendo comentários tão negativos, eles traz um tópico geral interessante: Um visual novel realmente precisa ser erótico?
O que são Visual Novels?
"São jogos focados no enredo (uma espécie de ficção interativa), nos quais o jogador acompanha uma história por meio de textos, músicas e imagens, cutscenes. Em momentos-chaves desses jogos o jogador deve decidir que rota (caminho) o protagonista deve seguir e, desta forma, o jogo avança. O desenvolvimento da trama destes jogos costuma depender das escolhas que os jogadores fazem durante o jogo. São como filmes ou livros interativos; daí o nome "visual novel".
Visual Novels se popularizou no geral no Japão, que produz toneladas desses jogos anualmente, seja para PC ou para os consoles de mesa e portáteis. E os mais populares dessas são adaptados para Light Novel (Livro Físico), Mangá ou Anime, como é o caso de séries como Sono Hanabira ni Kuchizuke Wo, Uta no Prince-sama ou Fate/Stay Night. Mas, como muitos pensam esse gênero não se trata apenas de Eroge, no caso, os jogos de conteúdo erótico, mas enganam-se por aí, porque foi com uma Visual Novel que experimentei um dos jogos mais aterrorizantes que já tive o prazer de jogar. Chamado The Letter
Visual Novels se popularizou no geral no Japão, que produz toneladas desses jogos anualmente, seja para PC ou para os consoles de mesa e portáteis. E os mais populares dessas são adaptados para Light Novel (Livro Físico), Mangá ou Anime, como é o caso de séries como Sono Hanabira ni Kuchizuke Wo, Uta no Prince-sama ou Fate/Stay Night. Mas, como muitos pensam esse gênero não se trata apenas de Eroge, no caso, os jogos de conteúdo erótico, mas enganam-se por aí, porque foi com uma Visual Novel que experimentei um dos jogos mais aterrorizantes que já tive o prazer de jogar. Chamado The Letter
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=dhu_okmREBw[/youtube]
Aspectos Técnicos
Visual Novels são jogos com aspecto mínimo e limitado de gameplay. Na grande maioria dos casos você só deve pressionar o botão para avançar o diálogo ou pressionar o direcional para escolher uma opção enquanto lê os diálogos e vê a mudança de cenário ou a reação dos personagens via sprites.
E mesmo assim, essas possuem um grande fator replay, pois é bem comum existirem várias narrativas e múltiplos finais. E a mecânica se baseia na escolha de reação de personagem e/ou resposta de certa pergunta. Mas, mesmo sendo um gênero não popular, pessoalmente digo que é uma das formas mais simples e mais efetivas de levar o jogador a famigerada imersão, afinal, por essa grande capacidade de escolha: VOCÊ é o personagem.
É por isso que normalmente a Visual Novel possui narração em primeira pessoa e os eventos presentes possuem a narração de certo personagem que tende a se alternar por outro em certos pontos da história.
Genericamente os cenários são pré-estabelecidos e estáticos com o sprite de personagem imposto nele, a perspectiva geralmente é em primeira pessoa, com o protagonista não sendo visto pelo jogador. Em certos momentos chave do jogo, existem os chamados CG, uma certa imagem em especial ou cutscenes, detalhada e desenhada especialmente para aquela situação e com efeitos, jogo de câmera e incluem o protagonista do jogo. Esse é um dos fatores que influenciam o replay já que normalmente é impossível se ver todos os eventos especiais em uma jogada apenas.
Simples e fácil, sem grandes desafios tirando a longa leitura. Isso é o que basicamente uma Visual Novel é e ao mesmo tempo não é. Assim como num livro, tudo depende da narrativa em geral. O mesmo assunto pode virar uma grande decepção na mão de um autor e uma obra prima nas mãos de outro.
E mesmo assim, essas possuem um grande fator replay, pois é bem comum existirem várias narrativas e múltiplos finais. E a mecânica se baseia na escolha de reação de personagem e/ou resposta de certa pergunta. Mas, mesmo sendo um gênero não popular, pessoalmente digo que é uma das formas mais simples e mais efetivas de levar o jogador a famigerada imersão, afinal, por essa grande capacidade de escolha: VOCÊ é o personagem.
É por isso que normalmente a Visual Novel possui narração em primeira pessoa e os eventos presentes possuem a narração de certo personagem que tende a se alternar por outro em certos pontos da história.
Genericamente os cenários são pré-estabelecidos e estáticos com o sprite de personagem imposto nele, a perspectiva geralmente é em primeira pessoa, com o protagonista não sendo visto pelo jogador. Em certos momentos chave do jogo, existem os chamados CG, uma certa imagem em especial ou cutscenes, detalhada e desenhada especialmente para aquela situação e com efeitos, jogo de câmera e incluem o protagonista do jogo. Esse é um dos fatores que influenciam o replay já que normalmente é impossível se ver todos os eventos especiais em uma jogada apenas.
Simples e fácil, sem grandes desafios tirando a longa leitura. Isso é o que basicamente uma Visual Novel é e ao mesmo tempo não é. Assim como num livro, tudo depende da narrativa em geral. O mesmo assunto pode virar uma grande decepção na mão de um autor e uma obra prima nas mãos de outro.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=9ps9z8KJxaE&t=1591s[/youtube]
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Conclusão
Enfim, é incrível que para muitos visual novel seja apenas jogos com apelo erótico, mas no quesito terror, por exemplo, para chegarmos a ter medo, aliás, qualquer outro sentimento em uma obra, não é necessário basicamente um tiroteio, retaliação com gráficos ou uma movimentação absurda. Tudo que precisamos é um pouco de imersão. Sim, imersão.
Também não vai ser o texto no geral que trará o medo, mas também tudo aquilo que está a sua volta. Os sons, o cenário, a dublagem, não é tão difícil assim chegar ao ponto chave do coração humano e seus sentimentos.
Também não vai ser o texto no geral que trará o medo, mas também tudo aquilo que está a sua volta. Os sons, o cenário, a dublagem, não é tão difícil assim chegar ao ponto chave do coração humano e seus sentimentos.
Cite um visual novel que você conheça que não possui apelo erótico!
Muito Obrigado pela Atenção!