🤔 Para Refletir :
"Não, não olhe para mim, olhe para seu mouse e teclado e comece a desenvolver!"
- Victor Sena

Problemas com ruby

jhonblack0011 Masculino

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
08 de Fevereiro de 2017
Postagens
43
Bravecoins
26
Olá galera, desde já peço desculpas pelo tópico... Como o chat foi retirado (ou talvez esteja em outro lugar e eu não esteja achando, já que eu ainda estou me familiarizando com o novo visual da condado), eu decidi colocar minha duvida sobre ruby aqui.

Quero começar a fazer scripts para o RPG Maker VX ACE, porém logo após instalar o ruby no meu PC a tela de instalação das gems e do MSYS2 não abrem, e o MSYS2 fica dando problema, se alguém já passou por isso peço humildemente sua ajuda... (preciso muito aprender a programar nessa linguagem).

Meu sistema é 32 bits, windows 10.

Peço desculpas mais uma vez se o tópico estiver no lugar errado... (Se alguém achar o chat me avise, kkkkk)
 
MSYS é uma merda mesmo, Ruby no geral é muito chato de usar no Windows. Sugiro usar o WSL pra essas coisas que é beeem mais fácil. Inclusive integra com o VS Code e você consegue editar as coisas nele de forma (praticamente) transparente.

Dito isso, feliz ou infelizmente o VX Ace não usa sua instalação do Ruby, e sim o próprio subsistema dele (Ruby 1.9.3 embedded + algumas gems, em particular lembro só da win32api e zlib, e não dá pra instalar mais além dessas). O fluxo comum geralmente é usar o editor interno da engine (pressione F11 no editor de mapas) pra programar, depois rodar o jogo em modo de teste pra ver o resultado.
 
Última edição:
MSYS é uma merda mesmo, Ruby no geral é muito chato de usar no Windows. Sugiro usar o WSL pra essas coisas que é beeem mais fácil. Inclusive integra com o VS Code e você consegue editar as coisas nele de forma (praticamente) transparente.

Dito isso, feliz ou infelizmente o VX Ace não usa sua instalação do Ruby, e sim o próprio subsistema dele (Ruby 1.9.3 embedded + algumas gems, em particular lembro só da win32api e zlib, e não dá pra instalar mais além dessas). O fluxo comum geralmente é usar o editor interno da engine (pressione F11 no editor de mapas) pra programar, depois rodar o jogo em modo de teste pra ver o resultado.

Entendo... Como eu não costumo usar o ruby eu iria instalar para começar aprender ele, porém vai dar muita dor de cabeça.
Vou ver se migro para o RPG Maker MV que da mais disponibilidade para criação de scripts.
 
Se ainda não tiver comprado o MV, recomendo pular direto pro MZ. Não existe mais necessidade nenhuma de usar o MV se você for capaz de criar seus plugins, ou ao menos estiver no caminho para aprender. Durante as promoções, a diferença de preço é irrisória.
 
Se ainda não tiver comprado o MV, recomendo pular direto pro MZ. Não existe mais necessidade nenhuma de usar o MV se você for capaz de criar seus plugins, ou ao menos estiver no caminho para aprender. Durante as promoções, a diferença de preço é irrisória.

Qual a diferença do MV para o MV?
Ele vale mais a pena?
Qual linguagem de programação é usada na engine?
Já está lançada a versão definitiva ou está como o MV quando foi lançado (ainda tendo que fazer atualizações )?
 
Poucas, mas relevantes. Embora você consiga abrir projetos do MZ no MV (e vice-versa), este é bem mais otimizado. Você tem projetos mais leves em todos os sentidos, mais rápidos etc. O MZ também usa Js, algumas coisas programadas pro MV podem até funcionar nele com alguma adaptação. Baixe as duas versões de exemplo e teste, a diferença no desempenho é expressiva.

Quanto à versão definitiva, felizmente não. Prometeram isso no lançamento do MV, dizendo que seria a última versão do programa e tals, mas há muito tempo ele não recebe uma atualização relevante. Ao menos nos últimos tempos foram só correções nas traduções e minúcias similares. Ainda espero algumas atualizações no MZ antes do lançamento da próxima versão do programa. (Porque certamente o Ojama não vai mexer no time que está ganhando.)

O mais importante é estar atualizado. Você não perde nada em usar o MZ ao invés do MV, só ganha com as correções e melhorias aplicadas. E a diferença de preço deve ser coisa de dez ou vinte reais nas promoções.
 
Poucas, mas relevantes. Embora você consiga abrir projetos do MZ no MV (e vice-versa), este é bem mais otimizado. Você tem projetos mais leves em todos os sentidos, mais rápidos etc. O MZ também usa Js, algumas coisas programadas pro MV podem até funcionar nele com alguma adaptação. Baixe as duas versões de exemplo e teste, a diferença no desempenho é expressiva.

Quanto à versão definitiva, felizmente não. Prometeram isso no lançamento do MV, dizendo que seria a última versão do programa e tals, mas há muito tempo ele não recebe uma atualização relevante. Ao menos nos últimos tempos foram só correções nas traduções e minúcias similares. Ainda espero algumas atualizações no MZ antes do lançamento da próxima versão do programa. (Porque certamente o Ojama não vai mexer no time que está ganhando.)

O mais importante é estar atualizado. Você não perde nada em usar o MZ ao invés do MV, só ganha com as correções e melhorias aplicadas. E a diferença de preço deve ser coisa de dez ou vinte reais nas promoções.

Estava dando uma olhada na engine... Uma coisa que gostei muito nessa trilha foi a adaptação de criar mapas do XP que adicionaram no MZ, e a diferença de preço para o MV é gritante, mas é como você disse, não muda tanta coisa assim de um para outro... Tem um ponto muito importante também... Os requisitos do MZ são praticamente 3X a mais do que o MV, ter um i3 e 8 gb de ram é meio de mais para criar jogos no estilo 2D, acho que isso não atende minhas necessidades, na verdade nem roda aqui... Sem falar que a pessoa que vai jogar seu jogo tem que ter os mesmos requisitos exigidos pela engine, e querendo ou não isso já um computador meio potente.
Pessoas que tem uma placa gráfica onboard com menos de 8 RAM não vão conseguir jogar.

O nicho de RPG 2D já é pequeno, e a quantidade de pessoas pra ter um PC potente para rodar um RPG 2D é menor ainda. (isso acaba virando um nicho dentro de um nicho), então varia muito da necessidade..

Mas gosto bastante do tipo de mapeamento sobre camadas e seleção de plugins... Vamos ver o que sai mais para frente ai.
 
Então, estes requisitos estão inflacionados. Tenho 4GB de ram, placa de vídeo Intel basicona e um i5, roda liso, diferentemente do MV. Tanto a ferramenta quanto os jogos, se o desenvolvedor tiver cuidado. Mas aí é contigo, boa sorte. :)
 
Confirmo que o MV consome mais recursos de memória que o MZ no meu bom e velho note i3 com 4gb de ram. Os requisitos que eles colocaram na steam foram baseados na máquina mais próxima que eles puderam testar, nem tiveram o trabalho de colocar um mínimo e recomendado, por exemplo. Sempre teste as coisas você mesmo antes de assumir que algo não irá rodar.
 
Voltar
Topo Inferior