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"Já experimentou mudar a fonte do jogo?"
- Delayzado

Programação para Crianças

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A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
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21 de Julho de 2015
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Olá Condado!

Hoje em dia, algoritmos computacionais estão presentes em quase tudo na nossa vida. Além dos tradicionais computadores e notebooks, muitos estão totalmente acostumados com o uso de aplicativos para vídeo games, smartphones e tablets, TVs inteligentes podem executar programas personalizados e até mesmo outros aparelhos que usamos no nosso dia-a-dia.

Assim sendo, estou promovendo um curso totalmente gratuito destinado aos Screatchs na Escola Orlando de Campos em Suzano/SP. Os destinatários do Screatch são crianças do ensino fundamental, permitindo a construção de animações, trabalhando também, numa abordagem interdisciplinar, ou seja, utilizar conceitos das disciplinas escolares para montar projetos específicos e permitir que as crianças aprendam de forma criativa e saborosa.

O Scratch é um novo contexto de programação visual e multimídia baseado em Squeak. Está destinado à criação e promoção de sequencias animada para a aprendizagem de programação de forma simples e eficiente. Oferece uma interface intuitiva e muito fácil de compreender. No Scratch é possível trabalhar com imagens, fotos, música, criar desenhos, mudar aparência, fazer com que os objetos interatuem... Sua programação é inteiramente visual. Ele recupera o modelo construtivista do Logo e dos E-Toys Squeak.

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Plano de Ensino   

Objetivos da Disciplina

Geral

Utilizar ambientes de programação com edição, compilação, testes e geração de códigos integrados, inclusive aqueles que acompanham programas aplicativos, a partir de especificações.

Específicos

Desenvolver programas e a lógica; definir algoritmos, estabelecendo natureza, origem e estrutura de dados; utilizar ambientes de programação com edição, compilação, testes e geração de códigos integrados, inclusive aqueles que acompanham programas aplicativos, a partir de especificações; atender à necessidade do usuário em sua estação de trabalho.

Desenvolvemos um jogo de Arcade denominado Breakout é um jogo eletrônico para Arcade desenvolvido pela Atari, Inc e lançado em 13 de maio de 1976. Foi idealizado por Nolan Bushnell e Steve Bristow e influenciado pelo jogo de arcade de 1972 Pong, também da Atari. O jogo foi convertido para os consoles e atualizado como Super Breakout. Além disso, Breakout foi à base e inspiração para livros, jogos, e o computador Apple II.

No jogo, uma camada de tijolos é alinhada no topo da tela. A bola passa pela tela, rebatendo nas paredes laterais e superiores da tela. Quando um tijolo é atingido, a bola rebate de volta e o tijolo é destruído. O jogador perde uma vida quando a bola toca a parte inferior da tela. Para prevenir que isso aconteça, o jogador move uma paleta para rebater a bola para cima, mantendo-a no jogo.

O projeto está compartilhado no site do Scratch. Segue o link:

https://scratch.mit.edu/projects/146349074/



 
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