A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Olá Condado!
Hoje em dia, algoritmos computacionais estão presentes em quase tudo na nossa vida. Além dos tradicionais computadores e notebooks, muitos estão totalmente acostumados com o uso de aplicativos para vídeo games, smartphones e tablets, TVs inteligentes podem executar programas personalizados e até mesmo outros aparelhos que usamos no nosso dia-a-dia.
Assim sendo, estou promovendo um curso totalmente gratuito destinado aos Screatchs na Escola Orlando de Campos em Suzano/SP. Os destinatários do Screatch são crianças do ensino fundamental, permitindo a construção de animações, trabalhando também, numa abordagem interdisciplinar, ou seja, utilizar conceitos das disciplinas escolares para montar projetos específicos e permitir que as crianças aprendam de forma criativa e saborosa.
O Scratch é um novo contexto de programação visual e multimídia baseado em Squeak. Está destinado à criação e promoção de sequencias animada para a aprendizagem de programação de forma simples e eficiente. Oferece uma interface intuitiva e muito fácil de compreender. No Scratch é possível trabalhar com imagens, fotos, música, criar desenhos, mudar aparência, fazer com que os objetos interatuem... Sua programação é inteiramente visual. Ele recupera o modelo construtivista do Logo e dos E-Toys Squeak.
O Scratch é um novo contexto de programação visual e multimídia baseado em Squeak. Está destinado à criação e promoção de sequencias animada para a aprendizagem de programação de forma simples e eficiente. Oferece uma interface intuitiva e muito fácil de compreender. No Scratch é possível trabalhar com imagens, fotos, música, criar desenhos, mudar aparência, fazer com que os objetos interatuem... Sua programação é inteiramente visual. Ele recupera o modelo construtivista do Logo e dos E-Toys Squeak.
Plano de Ensino
Objetivos da Disciplina
Geral
Utilizar ambientes de programação com edição, compilação, testes e geração de códigos integrados, inclusive aqueles que acompanham programas aplicativos, a partir de especificações.
Específicos
Desenvolver programas e a lógica; definir algoritmos, estabelecendo natureza, origem e estrutura de dados; utilizar ambientes de programação com edição, compilação, testes e geração de códigos integrados, inclusive aqueles que acompanham programas aplicativos, a partir de especificações; atender à necessidade do usuário em sua estação de trabalho.
Desenvolvemos um jogo de Arcade denominado Breakout é um jogo eletrônico para Arcade desenvolvido pela Atari, Inc e lançado em 13 de maio de 1976. Foi idealizado por Nolan Bushnell e Steve Bristow e influenciado pelo jogo de arcade de 1972 Pong, também da Atari. O jogo foi convertido para os consoles e atualizado como Super Breakout. Além disso, Breakout foi à base e inspiração para livros, jogos, e o computador Apple II.
No jogo, uma camada de tijolos é alinhada no topo da tela. A bola passa pela tela, rebatendo nas paredes laterais e superiores da tela. Quando um tijolo é atingido, a bola rebate de volta e o tijolo é destruído. O jogador perde uma vida quando a bola toca a parte inferior da tela. Para prevenir que isso aconteça, o jogador move uma paleta para rebater a bola para cima, mantendo-a no jogo.
O projeto está compartilhado no site do Scratch. Segue o link:
https://scratch.mit.edu/projects/146349074/