🤔 Para Refletir :
"As memórias, os sussurros, tudo vem da floresta, ela faz parte de você. E você faz parte dela."
- Yonori Akari

Programação para GAMES - Distância entre Objetos pt. 1 (Teoria)

Dr.XGB Masculino

O Cenourão
Administração
Administração
Jogador maluco, problemático, olho parado.
Juntou-se
21 de Julho de 2015
Postagens
570
Soluções
3
Bravecoins
2.833
Área
Programação
Motor de jogo
RPG Maker 2003
PROGRAMAÇÃO PARA GAMES
Distância entre Objetos - PARTE 1 (Teoria)

Salve, meu povo lindo do meu s2! 😍

É com muito orgulho e muita alegria que venho lançar uma série para o canal do Condado Braveheart!
Vou começar com uma série voltada para programação de jogos, independente de Game Engine ou linguagem de programação. O conteúdo apresentado pode ser aplicado para qualquer ambiente de desenvolvimento de jogos.

E pra gente preparar nossos corações valentes a esse universo de binários, vamos começar a falar sobre como calcular a distância entre dois objetos utilizando um fundamento da geometria. Uma coisa que a gente via direto na escola e ficava perguntando: "Pra que vou utilizar esse trem na minha vida?" 🤔
Pois bem, essa é a oportunidade de descobrirmos o quanto a matemática pode nos salvar em diversas situações durante nossos desenvolvimento de sistemas, principalmente quando o assunto é desenvolvimento de jogos.

Então assista o vídeo pois teremos muito mais, aproveita deixa um like e se inscreva no canal da Condado também, show?
E eu FUI! o/

Última edição:
Boa aula Dr. Cenoura!

Abordou operações inversas, fundamentos da geometria com o famigerado Teorema de Pitágoras que é uma expressão que pode ser aplicada em qualquer triângulo retângulo (triângulo que tem um ângulo de 90°), por isso gostei bastante da aula prática. Dr. XGB, eu lutei tanto para convencer os “dirigentes da educação” (está em aspa, pelo motivo obvio) que essa é a única maneira correta em plena era tecnologia e robótica, mas cansei... Os políticos, infelizmente outros docentes e os próprios progenitores não concordam. Eu levava legos para sala de aula para criar edifícios e aplicar a fórmula do teorema, mas o currículo não promove e fortifica essas iniciativas, além disso, que ocupação, hoje em dia se escreve com papel e caneta apenas? Enfim, chega de desabafo. Parabéns pelo projeto e se um dia voltar a lecionar... Pretendo utilizar (já peço permissão) para utilizar esse e muitos outros materiais que você meu amigo irá produzir.

Matemática é vida, está em toda parte. É a ciência que representa o primeiro conhecimento humano e até os animais desfrutam muito bem dela. Nota 10

Rapaz, que honra ler isso de um professor de exatas.

Dr. XGB, eu lutei tanto para convencer os “dirigentes da educação” (está em aspa, pelo motivo obvio) que essa é a única maneira correta em plena era tecnologia e robótica, mas cansei... Os políticos, infelizmente outros docentes e os próprios progenitores não concordam. Eu levava legos para sala de aula para criar edifícios e aplicar a fórmula do teorema, mas o currículo não promove e fortifica essas iniciativas, além disso, que ocupação, hoje em dia se escreve com papel e caneta apenas?

Eu também penso assim: se você não entender como as coisas funcionam por "debaixo dos panos", como que a gente vai aprender a construir um sistema fazendo por fazer?
É sempre bom a gente ampliar a visão das coisas para podermos implementar, e a matemática, na minha opinião, é indispensável quando se trata em Desenvolvimento de Sistemas.
Mas esse povo só quer saber do dinheiro no bolso. Melhorar a educação que é bom, nada. Digo isso com propriedade porque eu trabalho no setor público e as coisas aqui tbm são nessa pegada: tudo dentro da caixinha igual ao quadradinho vermelho da caveira no vídeo kkkkkkkkkkk !!

Pretendo utilizar (já peço permissão) para utilizar esse e muitos outros materiais que você meu amigo irá produzir.
Claro! Está autorizadíssimo a utilizar quaisquer materiais que eu produzir aqui na comunidade =D

Quinze minutos falando sobre distância euclidiana, representando os pontos no espaço em destaque como um boneco de palito e uma caveira...? Espetácular! huahsae' xD
Sempre bom o teu conteúdo, Dr.!

Salve, salve, Dr. XGB.

Excelente aula!

Aposto que a próxima vai ter algumas matrizes, trigonometria, aquelas coisas gostosas, né? Tá, estou me adiantando, isso provavelmente só usa mais no 3D.

Mas é muito bom ver este tipo de material agnóstico por aqui, para o pessoal entender os conceitos a fundo. Se aqui não fosse tão barulhento eu queria gravar umas aulas também.

Continue o bom trabalho!

Aposto que a próxima vai ter algumas matrizes, trigonometria, aquelas coisas gostosas, né? Tá, estou me adiantando, isso provavelmente só usa mais no 3D.
Claro! Será sempre nessa pegada. No 2D dá pra trabalhar com bastante coisa da geometria. Também pretendo abordar funções, logaritmo e, se bobear, um cadinho de física tbm 🤩

Muito obrigado pelo feedback! 😃

Voltar
Topo Inferior