🤔 Para Refletir :
"Não descarte uma ideia aparentemente ruim, pode ser apenas o efeito do spoiler."
- Frank

Propriedade intelectual e games - devo me preocupar?

Eliyud Masculino

O Coringa
Membro
Membro
Quid ita serius?
Juntou-se
12 de Agosto de 2019
Postagens
1.245
Bravecoins
2.263
Venho trazer essa questão porque a minha equipe está em conflito sobre o MOMENTO CERTO e a NECESSIDADE de registro de propriedade intelectual do game que estamos produzindo (que terá fins comerciais). Mas para entendermos melhor a questão, vou dar alguns detalhes:

A ideia do game surgiu de mim e de um amigo, que resolvemos juntar nossas paixões e fazer algo em conjunto - ele, produzir um livro e eu, produzir um game - com a mesma história. No início, meu objetivo era apenas distrair a minha mente durante o tratamento de uma depressão (a qual trato até então). Mas, juntos, nós conseguimos criar um universo tão bacana e um enredo tão atraente, que eu passei a investir em recursos e ilustrações de terceiros para o game e passei a vê-lo como um produto que será vendido. Ocorre que, no estado atual de produção (ainda um embrião, com um GDD bem completo, com pouquíssimas coisas ainda indefinidas) eu julgo CEDO pra tomarmos qualquer iniciativa em relação a abrir um estúdio, empresa, registrar uma marca ou whatever, enquanto o meu querido amigo acha que devemos fazer isso antes de divulgar qualquer informação na internet (isso inclui postar o projeto em fóruns).

Temos duas opiniões conflitantes que podem atrapalhar um ao outro. A ele, porque ele acha que isso seria prejudicial ao livro, no que diz respeito a alguém plagiar alguma ideia. A mim, porque eu tenho intenções de gerar um público, por mais pequeno que seja, durante a produção do game, e não somente quando ele estiver prestes a ser concluído.

Vocês podem me ajudar a chegar a uma conclusão satisfatória sobre esse assunto? Eu to sendo tão incoerente em não me preocupar com essas questões jurídicas no momento presente?

Esse é um questionamento bem pertinente, tanto que movi o tópico pra área de Debates e Estudos.

Não vejo a necessidade do copyright ser feito por vocês agora, ainda mais que vocês mal saíram da fase de pré-produção - não é prática comum em nenhum estúdio indie registrar propriedade intelectual muito antes do lançamento do jogo. Além disso, você pode registrar o nome do projeto e alguns outros elementos, mas as ideias e história em si são termos abrangentes demais para serem protegidos por um copyright comum. Eu posso muito bem fazer um jogo sobre um encanador que sai pulando por aí e mata tartarugas e come cogumelos, contanto que ele não tenha a aparência e nome parecidos com o tal do Mario.

Registrar propriedade intelectual é um trabalho burocrático, custoso e demorado em qualquer lugar do mundo - algo que só vai dar dor de cabeça pra vocês e tirar a energia que deveria estar focada no desenvolvimento nesse momento. Fazer um jogo ou escrever um livro é muito mais do que ter uma boa ideia - é ter uma boa execução daquela ideia - então por mais que vocês espalhem pros quatro cantos do mundo o que vocês estão fazendo, não é como se alguém simplesmente fosse "roubar" aquele conceito e fazer melhor do que vocês.

É claro que você eventualmente deve registrar seu jogo, mas para nós que somos indies é bem melhor ir criando um público e compartilhando o desenvolvimento do que guardar segredo até a última hora e descobrir que não tem ninguém pra ver o trabalho quando ele for lançado  _b

Então, complementando o que o [member=225]Lord Wallace[/member]  falou, muita coisa não é registrável no Brasil, principalmente em relação à um livro (que não tem nada visual, que daí sim é registrável). Diferentemente do que muita gente acha, propriedade intelectual NÃO PRECISA ser registrada. O ato de você criar algo já te garante essa propriedade, e se você conseguir provar diante de um juiz que você é o autor, isso é o suficiente, e isso é verdade para livros. Gráficos são outras coisas, aí sim você pode registrar para evitar que outros lucrem com a imagem do seu personagem, mas eu realmente não acho que seja a hora de vocês fazerem isso. O benefício de divulgar o jogo antes de acabá-lo (ou registrá-lo) é muito maior do que os malefícios na minha opinião.

A opinião de vocês vai de encontro com a minha. Tem a questão de não ter nenhum conteúdo (no que diz respeito a mecânica) criado exclusivamente por nós. O jogo é inteiramente feito por recursos de terceiros (com os devidos termos de uso em projeto comercial). Então, eu acho que é desnecessário para o GAME ter esse registro por agora.

Cara, escrevi um guia sobre direitos autorais para games no meu blog faz algum tempo.
https://alyssonlneto.blogspot.com/2019/07/entenda-os-direitos-autorais-para-games.html

Tentei resumir o máximo possível e ir direto aos pontos mais importantes pra ajudar o pessoal com essas dúvidas.

A propósito, tem outros guias lá também, recomendo a leitura.

CleanWater, mais uma vez, trazendo um artigo esclarecedor e completo!
Obrigado e meus parabéns, man!

Você com certeza ajuda muita gente com o seu blog.

A minha equipe já definiu que é bobagem pensar nessas paradas de registro AGORA, enquanto o projeto ainda é um "embrião". De qualquer forma, quando formos tratar desses assuntos novamente, vou copiar esse teu artigo, os comentários da galera acima e os da outra comunidade em que postei a dúvida e colar num BANNER e pagar para um avião ou drone passar com ele na frente da casa de cada integrante da equipe, pra ver se fica bem claro! Hahahahahaha

Eliyud comentou:
CleanWater, mais uma vez, trazendo um artigo esclarecedor e completo!
Obrigado e meus parabéns, man!

Você com certeza ajuda muita gente com o seu blog.

Que isso… Só faço o que posso… ::P:

Fico feliz de saber que pude ajudar alguém com esses artigos, ainda pretendo escrever mais artigos para ajudar o pessoal. Sempre que quiser dar uma olhada lá, fique a vontade. *:)

Voltar
Topo Inferior