🤔 Para Refletir :
"A pressa é a inimiga do grinding."
- Moge

PT Basic - Aprenda a programar em português

makergame2000

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
13 de Dezembro de 2015
Postagens
217
Bravecoins
2
8231620.png


introdução ao novato (Texto para o site)
PT Basic - Aprenda a programar em português.
Todos os programas no seu computador são feitos com código com linguagens de programação, uma linguagem de programação é um conjunto de instruções que irá comunicar com o seu computador e relizar tarefas, existem centenas de linguagens de programação, umas mais complicada que outras e outras melhores que outras.
Com PT Basic você irá apreder a fazer listas de instruções para o seu computador realizar tarefas.

PT Basic é uma linguagem de programação para iniciantes na programação e é baseada em BASIC uma linguagem criada em 1964 com fins educativos, para um pouco sobre a história sobre o BASIC você pode ver está pagina no wikipédia.
Existem varios BASICs mas todos eles estão escrito em inglês que é a linguagem normal no mundo da programação, todas as linguagens de programas estão e são escritas em inglês como por exemplo Java, C#, C++ e Ruby, esta quatro linguagens são muito conhecidas e muito usadas pelo o mundo.

PT Basic está todo em português facilitando muito a vida de quem fala português e para quem é um total inciante no mundo da programação.
Aprenda a criar programa de computador e como dar instruções ao computador para realizar tarefas.



Crie diversas aplicações desde jogos e até virús.
O Editor possui algumas ferramentas e opções para facilitar o uso e para ajeitar às suas preferências.
PT BASIC suporta Windows XP, Vista, 7, 8 e 8.1.




1441390830.png


1441390748.png


1441391832.png


1441391530.png





http://ptbasic.weebly.com
http://ptbasic.boards.net






Atualmente a versão do PT BASIC que é a 1.4 foi lançada em 2015 e não foi atualizada desde dessa altura, altualmente eu não atualizo mais essa versão, PT BASIC 1.x é agora apenas uma versão "classica", desde dessa altura que tenho apenas prestado atenção ao PT BASIC 2


PT BASIC 2 é a proxima versão e sucessor do PT BASIC original.

O desenvolvimento foi iniciado em 8 Dezembro de 2015 e poderá ter uma versão Beta em Junho de 2016.

PT BASIC 2 é multi plataforma ao contrário da versão Original, PT BASIC 2 pode funcionar em Linux, Windows e Mac.

É feita totalmente em C# e PT BASIC 2 é totalmente interpretado em vez de ser traduzido como a versão original, não precisa de outras linguagens para funcionar.

PT BASIC 2 não irá presicar de um IDE prórpio como o PT BASIC Original precisa, você pode usar qualquer editor e executar o código desde que tenha o PT BASIC 2 instalado no computador.

O Código será mais limpo e bonito nesta nova versão, praticamente todos os comandos vão ser reescritos e serão simplificados para aumentar a produtividade.

Novas funções serão apresentadas e comandos com funções online vão existir nesta versão.

Esta versão irá suportar Gráficos sendo a primeira linguagem de programção em português a suportar gráficos.
TOJ7xeG.png
 
Uau, não sabia que existia algo desse tipo, bem interessante, irei até recomendar para uma colega minha que estava interessada em seguir esse rumo.
 
Já tive contato com linguagens desse tipo, como o portugol entre outras.Acho mais interessante partir para uma linguagem de programação direto, já demora normalmente, esse tipo de abordagem eh melhor para crianças ou para pessoas com deficit de atenção.
 
Essa próxima semana vou encarar esse software e ver como me saio, então ele também é um compilador?
 
Crixus comentou:
Essa próxima semana vou encarar esse software e ver como me saio, então ele também é um compilador?
Só a nova versão que é o PT BASIC 2, que ainda estou a trabalhar nele, eu vou tentar lançar um beta nesta semanas mas não sei, ainda faltam algumas coisas e há uns bugs.

A versão atual está muito desatualizada nem garanto que funcione lá muito bem no windows 10.

Podes ler mais aqui sobre a nova versão http://ptbasic.weebly.com/pt-basic-2.html

O PT Basic 1.x que chamei agora de classico vai ter uma versão melhorada para o windows 10 e vou usar o mesmo estilo de programação que usei do PT basic 2, só que esta versão vai ser bastante diferente a nivel de syntax da versão 1.x, vai ser mais simples de usar e mais leve e também pode ser compilada e funcionar no Linux e Mac, http://ptbasic.weebly.com/tulipa.html
 
Opa! Testei agora de manhã no trabalho, não me familiarizei muito com os comandos por serem textos muito longos com undelines e os acentos que não estou acostumado a usar em programação, mas ele funcionou fluentemente como eu esperava.

Eu entendi bem como você fez o fundo, usando VBS e métodos de BAT do Windows, ficou Show, agora imagino como vai ficar quando for com C#.

Muito bom mesmo.
 
Crixus comentou:
Opa! Testei agora de manhã no trabalho, não me familiarizei muito com os comandos por serem textos muito longos com undelines e os acentos que não estou acostumado a usar em programação, mas ele funcionou fluentemente como eu esperava.

Eu entendi bem como você fez o fundo, usando VBS e métodos de BAT do Windows, ficou Show, agora imagino como vai ficar quando for com C#.

Muito bom mesmo.
Nas novas versões os comandos são mais simples de escrever e também não são em caps lock
 
Não achei interessante, bem pelo contrário.

Não é nada viável tanto porque que eu saiba todas as linguagens de programação são em inglês ou código de máquina. Aprender uma linguagem no nosso idioma seria confundir ainda mais o aprendizado da verdadeira programação. O Basic é uma linguagem que eu nem chamaria de programação, mas sim de script por não ter poder algum. Eu não recomendaria nem para fins didáticos.

Para quem quer iniciar no mundo da programação de maneira básica e relativamente descomplicada, eu recomendo utilizar de programação orientada a objetos, é por ai o pontapé inicial, trabalhar com objetos prontos que requerem conhecimento básico em programação. Crie aplicativos simples e com o tempo vai se aprimorando de maneira automática, foi assim comigo com o Delphi, aprenda os conceitos de maneira correta e universal, vai ser um pulo partir dai para algo mais complexo como o C/C++, Assembler e por aí vai. Dessa forma em pouco tempo de dedicação você até entra no mercado de trabalho com uma ferramenta muito poderosa, o que jamais irá acontecer com o Basic.

Fica a dica.
 
Hector MG. Barbossa comentou:
Não achei interessante, bem pelo contrário.

Não é nada viável tanto porque que eu saiba todas as linguagens de programação são em inglês ou código de máquina. Aprender uma linguagem no nosso idioma seria confundir ainda mais o aprendizado da verdadeira programação. O Basic é uma linguagem que eu nem chamaria de programação, mas sim de script por não ter poder algum. Eu não recomendaria nem para fins didáticos.

Para quem quer iniciar no mundo da programação de maneira básica e relativamente descomplicada, eu recomendo utilizar de programação orientada a objetos, é por ai o pontapé inicial, trabalhar com objetos prontos que requerem conhecimento básico em programação. Crie aplicativos simples e com o tempo vai se aprimorando de maneira automática, foi assim comigo com o Delphi, aprenda os conceitos de maneira correta e universal, vai ser um pulo partir dai para algo mais complexo como o C/C++, Assembler e por aí vai. Dessa forma em pouco tempo de dedicação você até entra no mercado de trabalho com uma ferramenta muito poderosa, o que jamais irá acontecer com o Basic.

Fica a dica.

Atualmente, com a nova versão e a tal que suporta GUIs em linux e mac e windows e que é compilado em C#, eu não estou apontar mais para iniciantes à programação, pode reproduzir esse efeito mas o efeito desejado é mesmo desenvolvimento rapido e simples de aplicações em português, no entanto isto pode servir como linguagem de Hobby ou passatempo.

Linguagens em português não são recentes, a mais famosa sendo Portugol http://www.dei.estt.ipt.pt/portugol/, mas eu acho que PT BASIC consegue ofercer muito mais.
 
Muito bom [member=420]makergame2000[/member], achei bem interessante, parabéns.

Vou ficar de olho nas novidades por aqui.
 
Muito bom [member=420]makergame2000[/member]

Eu tive o primeiro contato com “programação” no técnico de informática no Senai e na faculdade de licenciatura de Matemática, com algoritmos e lógica de programação. Na época era feito na mão (Fluxogramas) e Portugal. Hoje indico o software:  VisuAlg que é um programa que edita, interpreta e executa algoritmos com uma linguagem próxima do português estruturado como um programa normal de computador. Desenvolvido por Cláudio Morgado de Souza é um programa de livre uso e distribuição, empregado no ensino de programação em várias escolas e universidades no Brasil e no exterior.  Portanto, acho muito válido “PT Basic - Aprenda a programar em português”, para fins didáticos.
 
Eu também acho válido, muitos sistemas de programação nada mais são que SDK's (junção de vários bibliotecas para criação de softwares ou aplicações, até web sever-side), portanto a idéia de entender algorítimos no idioma nativo já impulsionaria muito para a compreensão da lógica em sim.

Por isso também achei bem válido.
 
makergame2000 comentou:
Atualmente, com a nova versão e a tal que suporta GUIs em linux e mac e windows e que é compilado em C#, eu não estou apontar mais para iniciantes à programação, pode reproduzir esse efeito mas o efeito desejado é mesmo desenvolvimento rapido e simples de aplicações em português, no entanto isto pode servir como linguagem de Hobby ou passatempo.

Linguagens em português não são recentes, a mais famosa sendo Portugol http://www.dei.estt.ipt.pt/portugol/, mas eu acho que PT BASIC consegue ofercer muito mais.


ele compila em um executavel? se sim pra qual plataforma e arquitetura? não sou muito fã de portugol pois o msm so roda dentro do IDE , (embora vi uma vez um projeto de compilador)


Hector MG. Barbossa comentou:
Não achei interessante, bem pelo contrário.

Não é nada viável tanto porque que eu saiba todas as linguagens de programação são em inglês ou código de máquina. Aprender uma linguagem no nosso idioma seria confundir ainda mais o aprendizado da verdadeira programação. O Basic é uma linguagem que eu nem chamaria de programação, mas sim de script por não ter poder algum. Eu não recomendaria nem para fins didáticos.

Para quem quer iniciar no mundo da programação de maneira básica e relativamente descomplicada, eu recomendo utilizar de programação orientada a objetos, é por ai o pontapé inicial, trabalhar com objetos prontos que requerem conhecimento básico em programação. Crie aplicativos simples e com o tempo vai se aprimorando de maneira automática, foi assim comigo com o Delphi, aprenda os conceitos de maneira correta e universal, vai ser um pulo partir dai para algo mais complexo como o C/C++, Assembler e por aí vai. Dessa forma em pouco tempo de dedicação você até entra no mercado de trabalho com uma ferramenta muito poderosa, o que jamais irá acontecer com o Basic.

Fica a dica.


Realmente tenho q admitir q para fins comerciais,BASIC não eh a melhor opcao, mas para hobby ou passatempo, como no meu caso que programo jogos(apenas hobby) para sistemas antigos como o zxspectrum(tk90x no Brrasil),master system e mega drive.Se não fosse pelo meu passatempo nao conheceria o BASIC a fundo.
 
[member=306]Cristiano Sword[/member]

Tente evitar postar duas vezes ou mais seguidas sem um tempo grande de diferença XD
Juntei suas mensagens pra ficar organizado, assim fica melhor pra quem for ler, ler tudo de uma vez.

[member=420]makergame2000[/member]

Ixi, linguagem em português deve ser só boa mesmo pra aprender a lógica.
Sabe se existe alguma linguagem de programação em outras línguas? XD

Agora fiquei curioso, eu só vi linguagens em inglês até agora. (Deve ser a padronização, seria horrível várias linguagens escritas em várias línguas)
 
[member=306]Cristiano Sword[/member]
Neste momento Compila para Windows e Linux, estou a trabalhar para compilar para Mac, é ficheiro normal de .exe, será necessario ter instalado Mono no Linux e no Mac.

A compilação é feita em C#, os programas executam em código C#.
Existe também outro método de exportação no PT BASIC para um ficheiro proprio tal como java

[member=8]FelipeFalcon[/member]
Existe muitas, esta por exemplo http://www.logicbasic.net/pt/
 
Antes do PT BASIC 2 sair decedi dar uma atualização e uma refazer o ptbasic original, o nome de código é Tulipa e  será a versão 1.5 do PT BASIC, esta versão é total feita em C#, é similar ao PT BASIC 2.0 nesse aspeto.

Para mais informação http://ptbasic.weebly.com/tulipa.html
 
Voltar
Topo Inferior