🤔 Para Refletir :
"Medo de usar script calls e plugins? Isso existe?"
- Delayzado

Publisher é uma boa ?

julioou

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
18 de Março de 2019
Postagens
38
Bravecoins
3
Estou pensando em abrir uma publisher,
O que vocês acham ? Alguém têm uma experiência para compartilhar ou coisa do tipo ?

Obs: Não tenho dinheiro, mais tenho varias ideias de marketing e administração.

Acho um negócio arriscado, já que um dos pré-requisitos pra uma publisher é ter bastante dinheiro pra investir - dinheiro o suficiente pra pagar pelo marketing e publicação que os estúdios menores não têm condições de bancar. Além disso, você teria que ter um nome de peso pra chamar a atenção e competir com a concorrência, além de um conhecimento bem aprofundado sobre a publicação e o mercado de jogos nacional e internacional.

O único cenário que vejo alguma possibilidade disso dar certo com pouco dinheiro é investindo no nicho de estúdios semi-profissionais nacionais (pessoal que faz jogos de RPG Maker mais sérios, etc) que não são atendidos pelas publishers indie tradicionais, e tentar crescer a partir daí. Ainda assim, acho improvável de dar certo.

Até onde sei o único motivo para recorrer a uma publisher é dinheiro, se você não tem dinheiro o máximo que vai oferecer é uma consultoria.

Cara, dependendo do tamanho do seu negócio você nem precisa de muito dinheiro. Tem muita gente que faz TCC de facul e deixa o jogo engavetado porque a galera não pensa nem em pagar a taxa do Steam Direct.

Eu mesmo quase fechei com um cara assim. Ia pagar a taxa para ele, ajudar em fazer a página na loja e, em contrapartida, ia ficar com 80% do faturamento. Para quem antes pensava em deixar o jogo engavetado, sai no lucro.

FL comentou:
Cara, dependendo do tamanho do seu negócio você nem precisa de muito dinheiro. Tem muita gente que faz TCC de facul e deixa o jogo engavetado porque a galera não pensa nem em pagar a taxa do Steam Direct.

Eu mesmo quase fechei com um cara assim. Ia pagar a taxa para ele, ajudar em fazer a página na loja e, em contrapartida, ia ficar com 80% do faturamento. Para quem antes pensava em deixar o jogo engavetado, sai no lucro.

Estou pensando em pegar projetos nesse esquema, mas não sei bem onde achar esses jogos.

Fiz uns cálculos básicos e o custo para vender de um jogo de 15 reais seria de 60% do valor, sobra ai 40% de lucro bruto que eu dividiria em proporções iguais entre mim e o dev, ou seja o desenvolvedor ficaria com apenas 20% do bruto ou 50% do lucro bruto.

night walker comentou:
Até onde sei o único motivo para recorrer a uma publisher é dinheiro, se você não tem dinheiro o máximo que vai oferecer é uma consultoria.

Então, preciso encontrar um jeito de oferecer esse serviço de forma que o meu cliente não o faça apenas pelo dinheiro.

Lord Wallace comentou:
Acho um negócio arriscado, já que um dos pré-requisitos pra uma publisher é ter bastante dinheiro pra investir - dinheiro o suficiente pra pagar pelo marketing e publicação que os estúdios menores não têm condições de bancar. Além disso, você teria que ter um nome de peso pra chamar a atenção e competir com a concorrência, além de um conhecimento bem aprofundado sobre a publicação e o mercado de jogos nacional e internacional.

O único cenário que vejo alguma possibilidade disso dar certo com pouco dinheiro é investindo no nicho de estúdios semi-profissionais nacionais (pessoal que faz jogos de RPG Maker mais sérios, etc) que não são atendidos pelas publishers indie tradicionais, e tentar crescer a partir daí. Ainda assim, acho improvável de dar certo.

Como eu não tenho nenhum montante de dinheiro. Acho que a segunda opção seria a minha escolha, preciso estudar essa possibilidade melhor, principalmente para achar bons parceiros.

julioou comentou:
Estou pensando em pegar projetos nesse esquema, mas não sei bem onde achar esses jogos.

Fiz uns cálculos básicos e o custo para vender de um jogo de 15 reais seria de 60% do valor, sobra ai 40% de lucro bruto que eu dividiria em proporções iguais entre mim e o dev, ou seja o desenvolvedor ficaria com apenas 20% do bruto ou 50% do lucro bruto.
Erm, nas faculdades? Tenta visitar uma facul e falar da sua proposta, se os professores podem indicar algum aluno. Para eles é vantajoso que os alunos tenham projetos publicados

Outra opção seriam grupos de desenvolvedores mias profissionais. Dá para pegar o contato de muitos alunos e até professores.

Também há eventos como o Big Festival que você encontra tudo quanto é gente de desenvolve jogos. Você só precisa ir atrás!

Eu estava planejando ser publisher esse ano. Se um amigo antigo de outro forum terminar o jogo dele, pretendo publicá-lo como combinado se ele ainda quiser, mas sinceramente não faria negócio com quem nem conheço. Vai que a pessoa pisa na bola e some no mundo?

É arriscado, e quem vai pegar fama de que vende jogo bugado é a CleanWaterSoft, não o canastrão que deu no pé (aliás, pra pegar má fama nem precisa disso, mesmo fazendo um serviço excepcional).

O [member=225]Lord Wallace[/member] já apontou alguns pré-requisitos importantes pra ser publisher, o [member=779]FL[/member] complementou. Com base na minha experiência, eu recomendaria você tentar publicar um jogo seu primeiro, ganhar nome e experiência no mercado, e depois pensar em arriscar nisso. :awesome:

Não estou tentando te desanimar, só alertar. Não existe caminho fácil nesse meio indie dev.

FL comentou:
julioou comentou:

FL comentou:
Erm, nas faculdades? Tenta visitar uma facul e falar da sua proposta, se os professores podem indicar algum aluno. Para eles é vantajoso que os alunos tenham projetos publicados

Outra opção seriam grupos de desenvolvedores mias profissionais. Dá para pegar o contato de muitos alunos e até professores.

Também há eventos como o Big Festival que você encontra tudo quanto é gente de desenvolve jogos. Você só precisa ir atrás!
´

Boa valeu, não tinha pensado nisso.

CleanWater comentou:
Eu estava planejando ser publisher esse ano. Se um amigo antigo de outro forum terminar o jogo dele, pretendo publicá-lo como combinado se ele ainda quiser, mas sinceramente não faria negócio com quem nem conheço. Vai que a pessoa pisa na bola e some no mundo?

É arriscado, e quem vai pegar fama de que vende jogo bugado é a CleanWaterSoft, não o canastrão que deu no pé (aliás, pra pegar má fama nem precisa disso, mesmo fazendo um serviço excepcional).

O [member=225]Lord Wallace[/member] já apontou alguns pré-requisitos importantes pra ser publisher, o [member=779]FL[/member] complementou. Com base na minha experiência, eu recomendaria você tentar publicar um jogo seu primeiro, ganhar nome e experiência no mercado, e depois pensar em arriscar nisso. :awesome:

Não estou tentando te desanimar, só alertar. Não existe caminho fácil nesse meio indie dev.

Sobre ser conhecido, eu também vejo esse problema, em ambas as partes, do dev de confiar seu suado trabalho e do publisher de ser processado num futuro próximo.

Eu já iniciei meu projeto, porém, ele demorar pra ficar pronto e seguindo uma deadline curta que eu propus a mim mesmo a qualidade não vai ficar tão boa quanto a de um projeto mais bem elaborado, que aqui no condado tem muitos que dão de 10 a zero no que eu pretendo pro meu.

Vou pesquisar um pouco sobre como abrir a empresa em si, acho que assim posso passar mais confiança para os devs, alias, seguindo a recomendação das galera, irei focar em dev indie.

Se você mora em São Paulo, recomendo participar do SPIN, um encontro de indie devs organizado pela Spcine que acontece toda primeira quarta feira do mês. É um ótimo lugar pra conhecer devs profissionais ou amadores e fazer networking.

Eu já iniciei meu projeto, porém, ele demorar pra ficar pronto e seguindo uma deadline curta que eu propus a mim mesmo a qualidade não vai ficar tão boa quanto a de um projeto mais bem elaborado, que aqui no condado tem muitos que dão de 10 a zero no que eu pretendo pro meu.

Cara, sobre isso. O Porradaria Upgrade era desse jeito quando comecei.
screenshot102.png

Hoje ele está assim na Steam.

ss_c1b5e9c957fda0f3416bb5e2b1308ab23cd19297.600x338.jpg

Notou a diferença? Pressa é inimiga da perfeição. Foram 2 anos de trabalho nesse jogo praticamente. Fora o tempo que gastei depois do lançamento implementando várias funcionalidades que não tinha (controles USB, Conquistas Steam, bugs imprevistos, suporte a Linux, etc).

E também, poderia contar o tempo da versão original, que era desse jeito…

FOTO3.PNG

Faz seu projeto com calma, dentro das suas limitações. Mesmo depois de lançado, você ainda vai continuar trabalhando nele, e melhorando sempre. :awesome:

CleanWater comentou:

Cara, sobre isso. O Porradaria Upgrade era desse jeito quando comecei.
screenshot102.png

Hoje ele está assim na Steam.

ss_c1b5e9c957fda0f3416bb5e2b1308ab23cd19297.600x338.jpg

Notou a diferença? Pressa é inimiga da perfeição. Foram 2 anos de trabalho nesse jogo praticamente. Fora o tempo que gastei depois do lançamento implementando várias funcionalidades que não tinha (controles USB, Conquistas Steam, bugs imprevistos, suporte a Linux, etc).

E também, poderia contar o tempo da versão original, que era desse jeito…

FOTO3.PNG

Faz seu projeto com calma, dentro das suas limitações. Mesmo depois de lançado, você ainda vai continuar trabalhando nele, e melhorando sempre. :awesome:

Eu entendo que parece que estou afobado, no entanto, eu vejo na verdade que eu estou sendo eficientista.

Vou explicar o meu dilema.

Eu elaborei um método de divulgação e venda que no papel parece lindo. Então decidi colocar alguns jogos em desenvolvimento para tentar testar esse método(leia se ganhar dinheirokkk). Já foram 2 e eu não consegui terminar nenhum, então para driblar a falta de capacidade técnica ou motivação, decidi então iniciar o meu Magnus Opus numa engine familiar e que é a mais facial de criação que já testei, o RPG maker.

Pois bem, o problema é que este ano, as coisas estão acontecendo de forma implacável.

Então, fico no dilema de construir um jogo e aplicar o método e descobrir que ou o meu jogo é tão ruim que nem o tal método funciona ou que o método por si não funciona.
Ou então eu posso pegar um bom jogo de outra pessoa aplicar o método, sendo este um bom jogo só existe uma chance de falha que seria o método não funcionar, 50% de  chance de fracasso reduzido.

O fato é que na segunda opção eu poderia lançar um jogo em 1 mês, enquanto na primeira opção, primeiro eu preciso fazer o jogo coisa que pode acontecer daqui a 3 meses ou nem acontecer.

É definitivamente complicado.

night walker comentou:
Que método é esse? Fiquei curioso agora rs

Se você tiver um jogo e gostaria de publicar me manda MP.

Por enquanto eu prefiro manter sigilo porque é algo novo, com todos os seus prós e contras da novidade.
Eu fico meio chateado de não poder contar... Mais o negocio é que eu não vejo concorrência hoje, então, eu gostaria de contar com o fator novidade na hora de lançar o meu jogo, ou o de outra pessoa caso eu consiga achar algo realmente bom.

Voltar
Topo Inferior