🤔 Para Refletir :
"Zzz... Zzzz... Opa! A cutscene já acabou?"
- Delayzado

Quais licenças se devem usar para distribuir o seu jogo, código ou recursos?

Crixus

Marquês
Membro
Membro
Juntou-se
07 de Julho de 2015
Postagens
586
Bravecoins
4
Por exemplo, comecei a usar o GitHub ontem, pra caso venha a expor alguns códigos (Sistemas prontos para base ou uso direto), notei que nele existe um menu pra definir a licença para os que vierem à usar.

Eu nunca fiz uso disto, pois até uns 6 anos atrás só usava Softwares piratas por causa da limitação dos meios de compra no Brasil.

A minha dúvida é e palta pra uma discussão é, por exemplo, tenho um jogo, compro recursos sonoros de uma pessoa e recursos gráficos de outra e por fim uso o próprio RpgMV, imagino que cada um tenha sua própria licença de uso, como devo prosseguir para coloca-las, quais as mais ideias, etc.

No GitHub eu notei que são estás:
  • Apache License 2.0
  • GNU General Public License v3.0
  • MIT License
  • BSD 2-Clause "Simplified" License
  • BSD 3-Clause "New" or "Revised" License
  • Eclipse Public License 2.0
  • GNU Affero General Public License v3.0
  • GNU General Public License v2.0
  • GNU Lesser General Public License v2.1
  • GNU Lesser General Public License v3.0
  • Mozilla Public License 2.0

O mesmo vale pra discussão, se eu quero distribuir códigos, gráficos ou mídias de autoria própria gratuitamente, qual dessas licenças devo usar, existe uma especifica pra cada situação?

A minha dúvida é e palta pra uma discussão é, por exemplo, tenho um jogo, compro recursos sonoros de uma pessoa e recursos gráficos de outra e por fim uso o próprio RpgMV, imagino que cada um tenha sua própria licença de uso, como devo prosseguir para coloca-las, quais as mais ideias, etc.

Cara, a pergunta em si é bem complexa de responder, existem vários fatores (que inclusive acabei de ter a ideia de falar sobre isso no blog da CWS um dia). Mas essa do seu jogo é fácil de responder.

O jogo é seu, você pode usar a licença que quiser, mas os recursos são das pessoas. Portanto, você tem que ler a licença delas, para saber o que é permitido fazer com os recursos (usar em um jogo comercial por exemplo, etc). Quando distribuir seu jogo com os recursos alheios, leia a licença e especifique nos créditos e/ou arquivo leia-me, que os recursos não são seus e o que a pessoa pode (ou não fazer) com esses recursos.

Se você disser simplesmente algo como "Todos os direitos reservados", por exemplo. O papo acaba aí. Todos os direitos reservados significa isso mesmo, nada mais nada menos. Os créditos são seus, o direito de cópia e comercialização, também é seu, etc, e tudo isso já está amparado pela lei 9610 dos direitos autorais e pelo tratado de berne.

Nota: Você não pode dizer que todos os direitos (de algo que não é seu) são reservados. Isso é fraude. Você tem que especificar, tipo, jogo feito por Crixus, todos os direitos reservados, recursos gráficos de fulano (licença tal tal e tal).

Espero ter ajudado! :awesome:

Ajudou bastante, mas preciso ainda ter mais opniões sobre as diferentes areas envolvendo recursos, códigos avulso ou dentro de softwares ou jogos.

Por isso o tópico se mantém, ficaria feliz que o assunto fosse abordado no seu Blog, por exemplo uma série, cada "capitulo" uma situação.

Crixus comentou:
Ajudou bastante, mas preciso ainda ter mais opniões sobre as diferentes areas envolvendo recursos, códigos avulso ou dentro de softwares ou jogos.

Por isso o tópico se mantém, ficaria feliz que o assunto fosse abordado no seu Blog, por exemplo uma série, cada "capitulo" uma situação.

Farei isso sim. :awesome:

Vou ver se consigo resumir a lei 9610 em uma postagem, e falar sobre outras licenças nas outras.

Assim que eu postar no blog, aviso aqui! :XD:

Se seu jogo é distribuído encriptado e você tem a licença para utilizar os recursos você pode colocar a licença que bem entender no seu jogo, ou nem colocar licença alguma. Só me preocuparia com licenças se for algo comercial, do contrário não utilizando nada pirata dificilmente estará infringindo a licença de alguém.

Código: Guia rápido e tabela de comparação.

Recursos: Freesounds resume em 3 licenças, que costumam ser seguidas em outros sites, como o OpenGameArt (apesar deste ter mais licenças). São (de forma bem resumida):
  1. CC3: Dê créditos.
  2. CC3 noncommercial: A de cima, mas só pode ser usado em material não comercial.
  3. CC0: Domínio público. Você pode usar sem dar créditos.

O esperado de um jogo/repositório é cumprir cada licença dos subrecursos em questão. Já vi repositórios todo MIT, mas com algumas exceções se tratando de algumas bibliotecas. Exemplo: https://chromium.googlesource.com/chromium/deps/opus/+/1.1.1/celt/kiss_fft.c licença do arquivo que diferente do restante. Também já vi, nos créditos de um jogo, a licença de fontes (tipografia).

Voltar
Topo Inferior