Prezados, boa tarde.
Faz um certo tempo que não publico nenhuma reflexão nova, e fiquei a pensar sobre o motivo disto. Parei e refleti sobre o meu tempo dedicado ao desenvolvimento de jogos - e que até hoje, infelizmente, não gerou nenhum fruto. Percebi, portanto, que o que me atrai em continuar no GameDev não é a busca pelo sucesso, mas sim a jornada do aprendizado, pois é uma área em que você precisa saber um pouco sobre tudo.
Gostaria de convida-los - e a quem mais quiser divagar - para refletirmos sobre a nossa jornada Game Dev.
Minha primeira experiência, foi com um papel e uma caneta. Quando muito jovem, quando ainda jogava Final Fantasy 7 na TV de tubo da sala, sonhava em fazer um RPG, imaginava "summons", armas, itens, personagens e, principalmente, histórias. Certamente foi a vontade de contar histórias que me trouxe para o GameDev, visto que era mais fácil encontrar um Vídeo Game do que um livro aonde eu cresci.
Muitos anos após, experimentei o RPG maker 2000 - por um curtíssimo tempo - sucedido quase que imediatamente pelo RPG maker 2003. Engine esta que - apesar de suas enormes limitações - eu guardo com carinho no coração, eis que foi através dela que realmente pude entender toda a dificuldade por trás de se criar um jogo e, principalmente, continuar motivado até a sua conclusão. Lembro de ficar horas tentando criar o famigerado "menu customizado por imagens". Algo que certamente parece muito simples para o dias atuais. Cheguei a usar o RPG maker XP também por um curtíssimo tempo, e somente retornaria ao GameDev meados depois com o lançamento do RPG maker MV na Steam.
Lembro que quando vi a promoção da Engine por menos de R$ 50,00, mesmo adulto, fui tomado por várias emoções e sentimentos daquela época em que utilizava o "RPG 2k3" e frequentava as comunidades "makers". Comprei e usei por um bom tempo - e mesmo assim ainda não gerei qualquer fruto publicado, mas, certamente, um dia irei.
Refletindo sobre o tempo que passei utilizado o RPG maker 2003 e MV - os que mais usei - percebo hoje que a maior parte do meu tempo foi dedicada a fazer o projeto não parecer feito no RPG maker. Digo isso não como uma forma de menosprezo ou vergonha, mas tão somente pelo fato que meus esforços estavam direcionados em não usar o RTP, usar menus e sistemas de batalhas mais complexos e visualmente distintos do comum, e de me maravilhar com qualquer plugin que modifique alguma configuração nativa da engine, etc.
Cheguei a experimentar a Unity, mas alguém cuja a única experiência de programação foi o RPG maker, senti-me completamente perdido. Somente o @Eliyud sabe a dificuldade que tive de usar a engine. Foram quatro horas para conseguir encontrar um jeito de fechar a engine, e mais duas para conseguir desinstalar ela.
Hoje, ainda não me dei por vencido. Dedico parte do meu - escasso - tempo em contar as minhas histórias. Seja ela através de sprites em pixel-art, seja pelas histórias que posto na Academia de Escrita, pelo planejamento infindável daquele jogo que nunca lançarei, e até mesmo por meio desta reflexão que você está lendo agora (presumo).
Hoje, ainda não me dei por vencido. Dedico parte do meu - escasso - tempo em contar as minhas histórias. Seja ela através de sprites em pixel-art, seja pelas histórias que posto na Academia de Escrita, pelo planejamento infindável daquele jogo que nunca lançarei, e até mesmo por meio desta reflexão que você está lendo agora (presumo).
Dito isto, gostaria de ouvir um pouco sobre a história de GameDev de vocês.
Quem me acompanha nessa reflexão?