Camarada, eu sei que o vídeo não é pra ser uma análise séria com argumentos para provar que Pokémon XY é o melhor jogo da série, mas eu gostaria de colocar aqui algumas evidências do porquê ele não é.
1 - Ele te dá poucas escolhas de pokémons novos para capturar. XY, até hoje, foi o jogo da série que menos introduziu pokémons novos, 72 no total (Antes de Kalos, a região que menos introduziu pokémons novos foi Johto, com 100). Ou seja, aqueles que queriam ter uma experiência 100% nova, zerando o jogo com apenas pokémons novos, jogaram no modo hard.
2 - O jogo é fácil demais. Há pessoas que não usam a dificuldade de um jogo como um fator de qualidade, mas eu sim. O desbalanceamento se deve, principalmente, à mudança que eles fizeram no EXP. Share, fazendo com que o jogador fique muito overlevel em relação à maioria dos oponentes (pra não dizer todos). Na minha visão, essa mudança do EXP. Share ficaria mais balanceada se o seu efeito funcionasse apenas em batalhas contra pokémons selvagens. Dessa forma, o Grind seria mais rápido e um possível overlevel do jogador seria justo.
3 - Mega-Evoluções são quebradas no in-game. Esse não é um problema tão grave assim, já que a maioria das Mega Stones só estão disponíveis no post-game, mas o jogo te dá acesso à mecânica cedo demais (na minha opinião). Como os líderes de ginásio não usam elas, eles acabam ficando mais fáceis do que deveriam.
4 - O post-game de XY é bem inferior ao post-game dos jogos anteriores. Eu, particularmente, não considero post-game algo tão importante, mas a série pokémon (principalmente em Gold & Silver) costuma dar uma certa atenção a isso. É um ponto negativo um jogo ser mais fraco que seus antecessores num determinado quesito.