🤔 Para Refletir :
"Mudar não é fraqueza, pelo contrário, é um sinônimo de superação"
- Ricky O Bardo

Qual ENGINE você está usando no momento?

Eliyud Masculino

O Coringa
Membro
Membro
Quid ita serius?
Juntou-se
12 de Agosto de 2019
Postagens
1.245
Bravecoins
2.263
Eu estou levantando essa discussão mais pra saber em quais engines eu poderia eventualmente vir a investir em criar tutoriais. Mas, já que podemos expandir o assunto, diz aí: qual engine você está usando e por quê?

Eu uso a Unity, porque é a engine em que mais tive facilidade em aprender e prosseguir em aprender. A documentação é fácil de ser estudada e a sua capacidade é praticamente ilimitada.

Também uso o RPG Maker MV, pois estou em um bom momento de aprendizado na utilização do JavaScript dentro da engine e isso está me permitindo construir mecânicas e sistemas bem bacanas.

Tenho interesses em aprender mais sobre a Godot, mas ainda não encontrei um tempinho pra estudá-la.

E aí, qual a sua ou as suas engines do momento?

Nos últimos dois anos só tenho usado a Game Maker Studio 2, mas dei uma passadinha aqui e ali pela Unity também. Não que  eu tenha desenvolvido muita coisa nesses dois anos, tho  T_T

Tô usando um toolkit próprio por pura preguiça de baixar o Unity. Também penso em voltar a mexer com o GM (quando a preguiça me deixar [nunca]).
Me interesso por tutoriais de qualquer coisa que não sejam de RM.

Não sou muito fã de engines mas costumo usar algumas para economizar tempo com o "trabalho braçal" e poder me dedicar mais à criação do jogo em si ao invés de gastar hors e horas com programação de códigos.

RPG MAKER MV. É a ferramenta que mais gosto e com a qual mais me sinto confortável (apesar de achá-la mui limitada).
REN'PY. Obrigatório para quem deseja se aventurar no universo das Visual Novels.
Tyrano Builder: è uma ferramenta mais amigável que o REN'PY e está disponível na STEAM por um preço módico.
Click Team Fusion 2.5: por se interessante para pequenos projetos baseados em puzzles.

No mais faço uso do bom e velho c++ com alguma biblioteca visual, para aplicações e jogos mais simples.

Unreal 4. Difícil descrever o por quê sem entrar em detalhes técnicos (memória, poder no geral). Já pra projetos pequenos acabo usando minha própria framework, por questões de conveniência.

Vivo alternando entre Unity e GMS.
Sinceramente a Unity tem absolutamente tudo que você pode precisar, é muito no-brainer.
Já o GMS eu gosto pela UI, syntax e nostalgia no geral, hehe.

E concordo com o Hermes, qualquer tutorial seria interessante, desde que não fosse do RPG Maker. Keepo.

Sou um dos poucos doidos que ainda usa RPG Maker 2000, hehe. Já estou com ele há uma década e meia e terminei me apegando.

Mas de uns meses pra cá eu quis dar uma variada e comecei a estudar mais o Clickteam Fusion. Eu já utilizava essa linha desde o The Games Factory 1.06, mas passei um bom tempo sem mexer nela. Fiquei positivamente surpreso ao encontrar bastante conteúdo sobre essa engine em português, algo que era escasso há relativamente pouco tempo.

Eu diria MV, mas seria parcialmente mentira... Eu to trabalhando muito mais com o PIXI que me impressionou deveras muito, me impressionou tanto ao ponto de achar que o uso dele para as coisas na engine(MV) foram extremamente pobres, e dizer que o RPG Maker é caixinha pequena que tem o PIXI em volta e não o contrário.

E quando sair o MZ estarei nele em partes também k

Estou totalmente desatualizado...
No entanto, no momento estou estudando Python e já programei os clássicos PONG, SNAKE e o SUDOKU com a biblioteca Pygame.

Python:
# SNAKE
##### 10 - Game over ####
import pygame, random
from pygame.locals import *

# Helper functions
def on_grid_random():
    x = random.randint(0,59)
    y = random.randint(0,59)
    return (x * 10, y * 10)

def collision(c1, c2):
    return (c1[0] == c2[0]) and (c1[1] == c2[1])

# Macro definition for snake movement.
UP = 0
RIGHT = 1
DOWN = 2
LEFT = 3

pygame.init()
screen = pygame.display.set_mode((600, 600))
pygame.display.set_caption('Snake')

snake = [(200, 200), (210, 200), (220,200)]
snake_skin = pygame.Surface((10,10))
snake_skin.fill((255,255,255)) #White

apple_pos = on_grid_random()
apple = pygame.Surface((10,10))
apple.fill((255,0,0))

my_direction = LEFT

clock = pygame.time.Clock()

font = pygame.font.Font('freesansbold.ttf', 18)
score = 0

game_over = False
while not game_over:
    clock.tick(10)
    for event in pygame.event.get():
        if event.type == QUIT:
            pygame.quit()
            exit()

if event.type == KEYDOWN:
            if event.key == K_UP and my_direction != DOWN:
                my_direction = UP
            if event.key == K_DOWN and my_direction != UP:
                my_direction = DOWN
            if event.key == K_LEFT and my_direction != RIGHT:
                my_direction = LEFT
            if event.key == K_RIGHT and my_direction != LEFT:
                my_direction = RIGHT

if collision(snake[0], apple_pos):
        apple_pos = on_grid_random()
        snake.append((0,0))
        score = score + 1

# Check if snake collided with boundaries
    if snake[0][0] == 600 or snake[0][1] == 600 or snake[0][0] < 0 or snake[0][1] < 0:
        game_over = True
        break

# Check if the snake has hit itself
    for i in range(1, len(snake) - 1):
        if snake[0][0] == snake[i][0] and snake[0][1] == snake[i][1]:
            game_over = True
            break

if game_over:
        break

for i in range(len(snake) - 1, 0, -1):
        snake[i] = (snake[i-1][0], snake[i-1][1])

# Actually make the snake move.
    if my_direction == UP:
        snake[0] = (snake[0][0], snake[0][1] - 10)
    if my_direction == DOWN:
        snake[0] = (snake[0][0], snake[0][1] + 10)
    if my_direction == RIGHT:
        snake[0] = (snake[0][0] + 10, snake[0][1])
    if my_direction == LEFT:
        snake[0] = (snake[0][0] - 10, snake[0][1])

screen.fill((0,0,0))
    screen.blit(apple, apple_pos)

for x in range(0, 600, 10): # Draw vertical lines
        pygame.draw.line(screen, (40, 40, 40), (x, 0), (x, 600))
    for y in range(0, 600, 10): # Draw vertical lines
        pygame.draw.line(screen, (40, 40, 40), (0, y), (600, y))

score_font = font.render('Score: %s' % (score), True, (255, 255, 255))
    score_rect = score_font.get_rect()
    score_rect.topleft = (600 - 120, 10)
    screen.blit(score_font, score_rect)

for pos in snake:
        screen.blit(snake_skin,pos)

pygame.display.update()

while True:
    game_over_font = pygame.font.Font('freesansbold.ttf', 75)
    game_over_screen = game_over_font.render('Game Over', True, (255, 255, 255))
    game_over_rect = game_over_screen.get_rect()
    game_over_rect.midtop = (600 / 2, 10)
    screen.blit(game_over_screen, game_over_rect)
    pygame.display.update()
    pygame.time.wait(500)
    while True:
        for event in pygame.event.get():
            if event.type == QUIT:
                pygame.quit()

exit()

Atualmente eu utilizo Unity para 2D e Unreal para 3D.

Unity porque eu gosto de como as coisas funcionam lá, e quais passos eu tenho que tomar para criar aquela mecânica que eu tenho em mente. A linguagem é do tipo que eu gosto, que é bem agradável trabalhar orientação a objetos com ela.

A grande comunidade a cerca desta Engine e a quantidade de conteúdos educacionais mesmo em português ajuda bastante ao novado que queira ingressar nela.

A Unreal ao meu ver contém ferramentas que ajudam a trabalhar com 3D, janelas que separam cada conteúdo que você abre dá a impressão do quanto ela é ampla, ainda mais que ela dá alguns templates de projetos com vários tipos de jogabilidade para você estudar, porta-los e adaptá-los.

O trabalho com efeitos de geração de partículas e controle de Materials é bastante agradável.

Em algum momento também farei trabalhos mais complexos na Unity para eu escolher entre ela e a Unreal e ter a Engine definitiva para o 3D.

Última edição:
Sou um dos poucos doidos que ainda usa RPG Maker 2000, hehe. Já estou com ele há uma década e meia e terminei me apegando.

Mas de uns meses pra cá eu quis dar uma variada e comecei a estudar mais o Clickteam Fusion. Eu já utilizava essa linha desde o The Games Factory 1.06, mas passei um bom tempo sem mexer nela. Fiquei positivamente surpreso ao encontrar bastante conteúdo sobre essa engine em português, algo que era escasso há relativamente pouco tempo.

Mesma coisa aqui, fiquei muito tempo no 2K, não tenho arrependimento. Porém do ano passado pra cá mergulhei na Unity e tem sido bem agradável.

Apesar de eu ter minhas fugidinhas com o RPG Maker MV, eu estou bem focado na Unreal atualmente. A comunidade dela é tão grande quanto a da Unity, com muuito material bacana.

Mas o principal motivo de estar usando ela é pelo poder mesmo, seguido de que a porcentagem a ser paga da licença em casos de projetos comerciais é fixa e bem menor que da unity, em se tratando de desenvolvedores como nós, que não tem muita grana pra investir de começo.

Voltar
Topo Inferior