🤔 Para Refletir :
"Seu jogo não foi feito para a gaveta, já postou uma screenshot dele hoje?"
- Aleth728

Qual o melhor RPG Maker ?

A questão não é "qual é o melhor RPG Maker ?" e sim, qual é o que melhor que se adapta a você, se no caso você for bem iniciante em tudo acredito que você tenha que usar o VX ACE, se já for um pouco mais profissional acredito que o MV pode te fornecer grandes possibilidades  (tanto na parte gráfica quando na de programação), agora se você for bem old school 2k/2k3 sem duvidas é pra vc, porém ele é o mais difícil de trabalhar devido as limitações que ele tem se comparar com outros. (E TEMOS TAMBEM O XP MAS ESTE DAÍ NINGUÉM NUNCA LEMBRA UAHSAUHSUAHSUAHS)

Ps: ainda existem muitos outros fatores que devem ser levados em conta na escolha de um e outro, vai depender do que você quer fazer, mas se tivéssemos que fazer um resumo geral é isso daí acredito eu

[member=2447]DLUCIAN15[/member]
Evite escrever seus textos em caixa alta (Caps Lock ativado), assim seus tópicos e postagem apresentarão um visual mais agradável e chamará mais a atenção dos interessados em ajudar/interagir contigo.
Sobre a sua questão, isso vaira de maker para maker, acho que a pergunta que se encaixaria melhor nesse caso seria: "Qual a versão do maker que mais se adapta às minhas necessidades ou expectativas?".
Dizer qual a melhor versão é algo muito incerto, mas faço das palavras do [member=648]Cross Maker[/member] as minhas.

Ahoy-
É algo complicado de decidir. Cada um vai defender o seu preferido com unhas e dentes. O meu queridinho até hoje é o RPG Maker XP. O mapeamento nele é dividido em camadas, dando chance a muitos detalhes sem precisar criar mapas via Photoshop/Panomap.

Eu recomendaria testar todos em ordem, XP -> VX Ace -> MV (caso tu tenha condições de adquirir todas). Pois a engine foi evoluindo. O XP tem menos recursos, é bem fácil de se achar. No VX Ace já foi adicionado mais detalhes, o Database recebeu adições, geradores de Char e de Dungeons.
O MV já é um novo paradigma, focando em mobile. E a programação por scripts agora é em Javascript, que dá liberdade a muitas coisas, e ao aprender a linguagem, o conhecimento pode ser transferido para sistemas Web facilmente, pois é uma linguagem que nasceu para a Web.

Como as Engines são bem carinhas ao meu ver, e o Ace e o MV estão com preços parecidos, eu pegaria o MV de inicio. O conhecimento de mapeamento e eventos seria facilmente transferido para o Ace, caso no futuro tu decidisse dar uma chance ao VX Ace.

Procure por recursos (gráficos e scripts) lançados (nos fóruns) para cada uma das engines e pondere sobre isto, pois será bem triste tu comprar a engine que não tem os recursos que tu gostaria de ver.
Caos e tédio a todos.

NumPaD comentou:
Ahoy-
É algo complicado de decidir. Cada um vai defender o seu preferido com unhas e dentes. O meu queridinho até hoje é o RPG Maker XP. O mapeamento nele é dividido em camadas, dando chance a muitos detalhes sem precisar criar mapas via Photoshop/Panomap.

Eu recomendaria testar todos em ordem, XP -> VX Ace -> MV (caso tu tenha condições de adquirir todas). Pois a engine foi evoluindo. O XP tem menos recursos, é bem fácil de se achar. No VX Ace já foi adicionado mais detalhes, o Database recebeu adições, geradores de Char e de Dungeons.
O MV já é um novo paradigma, focando em mobile. E a programação por scripts agora é em Javascript, que dá liberdade a muitas coisas, e ao aprender a linguagem, o conhecimento pode ser transferido para sistemas Web facilmente, pois é uma linguagem que nasceu para a Web.

Como as Engines são bem carinhas ao meu ver, e o Ace e o MV estão com preços parecidos, eu pegaria o MV de inicio. O conhecimento de mapeamento e eventos seria facilmente transferido para o Ace, caso no futuro tu decidisse dar uma chance ao VX Ace.

Procure por recursos (gráficos e scripts) lançados (nos fóruns) para cada uma das engines e pondere sobre isto, pois será bem triste tu comprar a engine que não tem os recursos que tu gostaria de ver.
Caos e tédio a todos.

Apenas um adendo: É bom ficar de olho na Steam e suas promoções. Geralmente nas "sales" vêm umas ótimas promoções do RPG Maker.

Cross Maker comentou:
[...] (E TEMOS TAMBEM O XP MAS ESTE DAÍ NINGUÉM NUNCA LEMBRA UAHSAUHSUAHSUAHS)

O XP a todos governa, um perfeito meio termo. Use ele se quiser essa tal "experiência old school" mas sem limitações de formato de imagem e sound. hehehe

Voltar
Topo Inferior